TOP 5 Bases Para Pele Negra!
Beleza
TOP 5 Bases Para Pele Negra!
Lápis Colorido Tie-Dailus!
Maquiagem
Lápis Colorido Tie-Dailus!
Batom Líquido – Vizzela
Beleza
Batom Líquido – Vizzela
Lip Oil – RubyRose
Maquiagem
Lip Oil – RubyRose
Batom Power Bullet Matte – Huda
Beleza
Batom Power Bullet Matte – Huda
A SouSmile Funciona?!
Beleza
A SouSmile Funciona?!
Saúde3 coisas que me ajudaram a não desistir da academia
BelezaMelhores protetores solares de 2015
Pets

Cachorros só aprendem enquanto são filhotes, é verdade?

em 13/11/2015 por Sara Favinha

Muita gente acredita que os cães são capazes de aprender coisas novas somente até seu primeiro ano de idade. Isso pode acontecer pois a informação de que o cão só consegue ser socializado até essa idade, ou seja, acostumado com pessoas, outros animais, objetos e lugares diferentes é amplamente divulgada.

O que observo no dia a dia ensinando cães adultos é que eles podem aprender sim muitas coisas depois de um ano de idade. Na verdade, eles aprendem até o resto de suas vidas, assim como nós. A gente não deixa de aprender depois que ficamos adultos, pelo contrário, algumas pessoas atingem seu auge de aprendizado depois que se tornam adultas.

A fase de socialização mais importante do cão acontece quando ele é filhote, porém depois que ele amadurece, continua tendo sua capacidade de adaptação, que é menor do que a de um filhote, mas ela existe.

Einstein Canino, desde cedo

Obviamente, um cão que foi treinado desde filhotinho, que aprendeu diversas habilidades que aumentaram seu repertório comportamental, tem muito mais facilidade para aprender coisas novas quando adulto, pois ele “aprendeu a aprender” e provavelmente sua comunicação com seres humanos é muito melhor (esse é um dos objetivos do treinamento, fazer com que cão e dono se entendam cada vez mais). Portanto, um cão mais velho que não foi estimulado desde filhote pode precisar de mais tempo para aprender as mesmas coisas.

Quando me tornei treinadora de cães, tinha uma cachorrinha SRD chamada Banny, de dez anos. Comecei a ensiná-la nessa idade e ela aprendeu muitas coisas e estava sempre disposta a aprender cada vez mais!

Problemas de Comportamento

Com problemas de comportamento acontece a mesma coisa. É comum escutar: – Meu cachorro tem esse problema, mas ele é assim mesmo, ele nunca vai mudar! O comportamento do cão também é fruto do ambiente em que ele vive e é comum cães que foram adotados adultos modificarem seus comportamentos na nova casa, pois o ambiente é diferente. Sim, seu cão pode mudar de comportamento e para isso é necessário muitas vezes que você modifique a dinâmica familiar.

Um problema de comportamento já estabelecido leva mais tempo e dá mais trabalho para ser modificado, mas vale a pena pois a relação da família com o cão e qualidade de vida de ambos melhoram muito!

IMG_0435 2

Lollo, Labrador Retriever

Ensinar seu cão a fazer coisas novas ou dedicar tempo para resolver seus problemas de comportamento é investir em uma relação cada vez mais harmoniosa e feliz!

Gostou desse post?
Cadastre-se e receba todas as nossas dicas, artigos e tutoriais por email!
Conversa com a gente
  1. Avatar
    Anny Cahroline
    03/02/2018 às 16:07

    Adotei um cachorro porte medio. Ele chora muito e adora correr pra rua. O que fazer? Gostaria que ele ficasse mais calmo, ele não come, nem petisco. Bebê muita água, e acho que isso é bom. Nas primeira horas ele tinha medo até quando tocava nele, agora ficou mais sóciavel.

  2. Avatar
    23/11/2015 às 12:35

    Obrigada Tati!! Fico feliz que você goste! :)

  3. Avatar
    13/11/2015 às 18:35

    Amo quando vc faz post de cachorros,são a minha paixão…beijo

  4. Avatar
    Franci Pacheco
    13/11/2015 às 14:49

    gostei de saber sobre isso.