Base Aqua Hidratante – Quem Disse Berenice
Maquiagem
Base Aqua Hidratante – Quem Disse Berenice
Perfume 212 Vip Rosé – Carolina Herrera
Beleza
Perfume 212 Vip Rosé – Carolina Herrera
Matt Touch Blush – Essence
Maquiagem
Matt Touch Blush – Essence
Swatches – Base Feels RubyRose
Maquiagem
Swatches – Base Feels RubyRose
Primer Minimize Pores – Smashbox
Maquiagem
Primer Minimize Pores – Smashbox
Batom Artist Nude Cream – Make Up Forever
Beleza
Batom Artist Nude Cream – Make Up Forever
ViagemSuíça: 5 cidades para visitar
ModaBota over the knee
Pets

Meu cão destrói tudo! E agora?

em 21/03/2015 por Sara Favinha

Seu cão é um verdadeiro furacãozinho? Ele destrói tudo que vê pela frente? Você já perdeu sofás, cadeiras, vários pares de chinelos e tapetes? Saiba que isso tem solução!

great_dane_torn_couch

Filhotes…. destroem!

Morder e mastigar é um comportamento natural nos filhotes, que assim como nossas crianças exploram o ambiente e os objetos com a boca. Se você não quer perder vários móveis e objetos da sua casa, é preciso fazer a coisa certa.

Por que com as crianças fazemos de um jeito e com os filhotes de cães esperamos que eles não mastiguem nada?

Quando os bebês humanos são pequenos mas já estão começando a andar, seus pais ficam correndo de lá pra cá atrás da criança. No momento em que não conseguem dar atenção para o pimpolho, ele é colocado em um cercadinho junto com muitos brinquedos. O que precisamos fazer com os cães filhotes é basicamente a mesma coisa: quando estão soltos pela casa, ficam sob supervisão e quando não podemos dar atenção à eles, preparamos um ambiente seguro e cheio de brinquedos e coisas apropriadas para morderem e os colocamos lá.

Uma vez que o cão aprendeu…

Quando o filhote aprende que mastigar a palha da cadeira é delicioso, que aquele pedaço de madeira (o pé do sofá) é suuuper macio e que a pontinha do tapete é uma delícia, pode dar mais trabalho para que ele pare com esse comportamento. Isso porque o filhote já entendeu que aquilo é bacana. Por isso a prevenção é a melhor saída! Um filhote que não aprendeu a destruir, com 5 ou 6 meses de idade já estará podendo ficar solto pela casa sem problemas, desde que suas necessidades básicas estejam sendo supridas (vamos falar desse assunto nos próximos posts).

Biting the shoe

Se o seu cãozinho já aprendeu a mastigar tudo o que vê pela frente, siga os passos abaixo que podem te ajudar muito:

1. Prepare um ambiente adequado para o cão, sem nenhum objeto que ele possa mastigar. Pode ser o quintal, a lavanderia, uma sacada. Você vai precisar retirar vassouras, capa de máquina de lavar, tapetes, plantas e qualquer objeto que seja facilmente mastigável.

2. Adquira brinquedos de Enriquecimento Ambiental e implemente uma rotina rica em estímulos  (leia esse post: http://eaibeleza.com/animais/mais-diversao-para-o-seu-cao/) e crie um ambiente muito divertido, cheio de novidades para ele. É importante que você faça a rotatividade dos brinquedos, tá?

3. Quando puder supervisionar seu filhote, deixe ele solto pela casa, sempre com opções de ossinhos e brinquedos para mastigar e caso ele morda algum objeto, afaste ele gentilmente do local. Se ele insistir, retire o filhote do ambiente e tente mais tarde. Já deixe o ambiente cheio de brinquedos para ele ter opções de mastigação.

4. Quando estiver ocupado ou for sair de casa, deixe seu filhote no “parque de diversões” dele, sem que ele tenha opção de ficar solto pela casa toda.

5. Nunca dê broncas! Se o filhote errou, é porque ele teve a oportunidade para isso. Quando se dá bronca nos filhotes eles acabam, invariavelmente, ficando com medo e assustados com seus donos e na maioria das vezes aprendem a destruir as coisas escondidos, o que não vai resolver o problema.

Fazendo esse manejo simples durante alguns meses, seu filhote vai amadurecer e perder os hábitos antigos de mastigar objetos da casa! Se o seu cão já é adulto e tem ainda o comportamento de filhote de mastigar tudo, o mesmo procedimento também funciona!

Aos poucos você vai dando cada vez mais liberdade ao cão e na medida que ele acerta (não rói seus móveis e objetos) ele vai ganhando cada vez mais liberdade até que poderá ficar solto dia e noite sem problemas.

Se estiver tendo dificuldades me escreva pra que eu possa te ajudar!

Leia também um artigo sobre o assunto que escrevemos que pode complementar seu conhecimento.

Gostou desse post?
Cadastre-se e receba todas as nossas dicas, artigos e tutoriais por email!
Conversa com a gente
  1. Avatar
    07/02/2016 às 09:23

    Também não sei mais o que fazer, já perdi as contas de quantos chinelos ele já destruiu, tenho que deixar agora tudo escondido.

  2. Avatar
    26/10/2015 às 15:01

    Olá eu tenho uma cachorra (Labrador com Pitbull), ela fica muito presa, por que não confio nela ficar solta, quando eu estou vigiando ela todo momento ela não apronta, mas quando ela se solta e eu não vejo ela destrói as plantas que eu exigir mais cuidado. Mas eu não deixo ela solto por esse fato mesmo, por nem sempre poder ficar vigiando ela, queria uma ajuda, e quando eu solto ela fica muito eufórica pulando muito em cima de mim, queria que ela aprendesse a ficar solta normal.

    • Avatar
      06/11/2015 às 19:56

      Olá Jéssica, tudo bem?

      Pelo que contou, o que pode estar acontecendo é um ciclo vicioso, ou seja, quanto mais tempo ela fica presa, mais ansiosa ela fica. O ideal é que você faça exatamente o contrário, gaste a energia dela todos os dias com passeios, brincadeiras com bolinha, frisbee, treinos de comandos, etc. Isso porque o cão tem necessidades básicas que são inerentes à espécie, como gasto de energia e contato social. Um cão isolado socialmente acaba ficando com ´serios problemas de comportamento.

      Caso tenha dificuldades, sugiro que contrate um adestrador ou um passeador para te ajudar! :)

      Boa sorte!! Beijos

  3. Avatar
    24/04/2015 às 19:35

    Olá SARA!!! Eu tenho 11 anos sei que sou pequena ainda, mais suas dicas me ajudou com minha cachorrinha Luna agora ela esta se comportando muito bem!! OBRIGADA BJS S2

  4. Avatar
    24/03/2015 às 18:56

    Graças a Deus não tive nenhum cão com essa mania,mas as dicas estão super marcadas…beijo

  5. Avatar
    22/03/2015 às 17:11

    oi cah, nao tenho cachorro, so coelhinha e sofro com esse problema tambem kk D: eu acho bem pior porque claro que os cachorros tem a capacidade de abocanhar e coelho nao mas coelho ama roer tudo, é o que ela mais ama fazer, ate a parede, degrau ela tenta vamos ver se ela consegue kk
    cah me visite também:
    Gilvaniaevans.com

    • Avatar
      24/03/2015 às 10:20

      Olá Gil, tudo bem?

      Apesar de você ter uma coelhinha, o princípio é o mesmo, oferecer todos os tipos de brinquedos e objetos da preferência dela que possam ser destruídos e preparar um ambiente para que ela fique sem ter a possibilidade de destruir.

      Boa sorte com ela, já tive uma coelhinha e eles realmente são demais!

  6. Avatar
    21/03/2015 às 15:41

    Eu nunca tive cachorro, só gato e gato não tem esse comportamento (eles destroem arranhando o sofá, não mordendo), mas sempre ouço de algum amigo que o cachorro roeu o sapato, a bolsa, etc.
    http://www.issoaquiloetal.wordpress.com

    • Avatar
      24/03/2015 às 10:21

      Olá Julia, tudo bem?

      Com gatos também é possível evitar que eles destruam tudo arranhando os móveis, fazendo a mesma coisa, oferecendo todo tipo de substrato que eles possam arranhar (passar o catnip ajuda bastante também) e supervisionar no início para que não peguem o hábito de arranhar sofás, cortinas e tapetes. :)

  7. Avatar
    21/03/2015 às 15:22

    Ola minha querida,adorei o teu post!
    Sou apaixonada por caes!
    Passa no meu blog quando puderes.Bjzzzz

  8. Avatar
    Franci Pacheco
    21/03/2015 às 12:32

    Cada vez mais apaixonada pelos teus posts. Essas dicas foram super úteis!