TOP 5 Bases Para Pele Negra!
Beleza
TOP 5 Bases Para Pele Negra!
Lápis Colorido Tie-Dailus!
Maquiagem
Lápis Colorido Tie-Dailus!
Batom Líquido – Vizzela
Beleza
Batom Líquido – Vizzela
Lip Oil – RubyRose
Maquiagem
Lip Oil – RubyRose
Batom Power Bullet Matte – Huda
Beleza
Batom Power Bullet Matte – Huda
A SouSmile Funciona?!
Beleza
A SouSmile Funciona?!
VídeosComo fazer um pau de shot?
ModaMarsala: como combinar a cor do ano
Pets

O seu cão tem habilidades sociais?

em 07/02/2015 por Sara Favinha

Habilidades sociais

Um cão que sabe vários comandos de obediência nem sempre é um cão educado! Eu conheço alguns cães de amigos que não sabem nem sentar, mas são verdadeiros lordes e ladies na interação com pessoas e outros cães. Mas por que isso acontece? Existe uma grande diferença entre o cão saber executar comandos de obediência e ter aprendido habilidades sociais. As habilidades sociais só são adquiridas com a exposição à diferentes ambientes e pessoas. É só a gente pensar na nossa infância. Quantas vezes você saiu de casa desde que era bebê? A quantas festinhas, passeios e viagens você foi? Quantos dias de sua vida você frequentou a escola? É bem provável que seus pais já tenham passado muita vergonha com as suas estripulias em restaurantes e casas de amigos e você já deve ter aprontado um monte na escolinha, mas seus comportamentos foram sendo moldados ao longo do tempo e hoje (provavelmente rs) você sabe se comportar de acordo com o ambiente em que está. Ou seja, você aprendeu as regras de convivência familiar e em sociedade.

caozinho

Agora vamos projetar a mesma situação para os cães. Quantas vezes seu cãozinho já saiu de casa, foi para a creche ou escolinha, para parques, shoppings, viagens, casa de parentes? Geralmente essa exposição é bem menor, não é? Um cão que é muito exposto aos ambientes acaba aprendendo muito mais rápido como se comportar em sociedade e em pouco tempo já não dá trabalho nenhum e encara os estímulos como sendo coisas normais do dia a dia, assim como a gente faz.

Comandos de obediência

E onde entram os comandos de obediência, Sara? Na metodologia que desenvolvemos para o treinamento de cães, os comandos de obediência ensinados são aqueles que serão úteis no dia a dia da família. Por exemplo, o cão aprende a sentar para receber os donos quando chegam em casa e depois generalizamos para todas as visitas que chegam também. É realmente muito desagradável um cão que pula em todas as pessoas o tempo todo não é? (no próximo post eu vou te ensinar como consertar esse comportamento :). Então, ensinamos um comportamento incompatível com pular, que é sentar e é assim que o cão vai ganhar carinho das pessoas. O objetivo ao ensinar comandos de obediência não é que o cão apenas obedeça e não tenha vontade própria, mas sim dar ferramentas para que ele aprenda como se comportar em diversas situações e passe a ser aceito nos ambientes, evitando ser preso no quintal quando chegam visitas, podendo sair de casa em passeios e viagens e conquistando as pessoas por sua boa educação, sendo sempre bem recebido nos lugares.

Como desenvolver as habilidades sociais do meu cão?

Para desenvolver as habilidades sociais do seu cão você precisa começar a levar ele para diversos lugares junto com você. Comece com parques e praças em horários tranquilos e com pouca movimentação e sempre que alguém quiser interagir com ele de forma calma, permita. Procure estabelecer uma rotina, leve ele sempre que puder, de preferência todos os dias. Quando seu cãozinho estiver tranquilo nesses passeios, comece a levá-lo na casa de parentes que gostam de cachorro e não se esqueça de coloca regras como por exemplo não deixar o cão subir no sofá caso seu parente não queira, levar o cão várias vezes para fazer as necessidades fora da casa para evitar acidentes, etc. Depois vá evoluindo para locais públicos como shoppings, barzinhos. Caso você tenha muita dificuldade e esteja passando vergonha com ele… procure um adestrador que use métodos positivos para te ajudar, uma ajuda profissional pode ser de grande valia!

saraeradha

Sara e Radha

Em resumo, é a aquisição de habilidades sociais e regras na convivência dentro da família e em sociedade que vão fazer com que o se cãozinho seja super bem comportado! E não tem nada mais fofo e agradável do que um cão comportado, não é mesmo?

Boa sorte e se tiver dúvidas poste aqui nos comentários que terei o maior prazer em te ajudar!

Gostou desse post?
Cadastre-se e receba todas as nossas dicas, artigos e tutoriais por email!
Conversa com a gente
  1. Avatar
    21/02/2015 às 09:48

    Olá Franci, obrigada querida!!! :) :) :)

  2. Avatar
    Franci Pacheco
    09/02/2015 às 16:41

    Eu acho esses posts tão úteis *-*

  3. Avatar
    09/02/2015 às 10:56

    A minha adoro sair,não é educada…hahahhh
    Mais quando vê outro cão não fica latindo,acho que ela é super sociável…beijo

    • Avatar
      21/02/2015 às 09:38

      Olá Tati tudo bem? Ela deve ser muito fofa pelo que você conta… rsrsrs Beijos!!

  4. Avatar
    07/02/2015 às 18:40

    Eu acho importante o cachorro saber se comportar, principalmente se vc leva ele pra lugares públicos (embora eu ache mais legal passear com ele em uma praça, onde ele pode correr e se divertir do que no shopping ou num bar barulhento).
    http://www.issoaquiloetal.wordpress.com

  5. Avatar
    07/02/2015 às 18:23

    Super preciso dessas dicas! Meu bebê Bidu é super agitado quando chega visita, quando eu chego em casa,e essas dicas vão ajudar muito!
    Beijo

    • Avatar
      21/02/2015 às 09:39

      Que bacana Bianca, leia meu próximo post também sobre pulos, pode ser que te ajude!! Grande beijo!!