Paletas multifuncionais favoritas!
Maquiagem
Paletas multifuncionais favoritas!
Sistema Velvet – nova base, corretivo e pó de contém1g
Maquiagem
Sistema Velvet – nova base, corretivo e pó de contém1g
Batom marrom – 6 indicações para entrar na tendência!
Maquiagem
Batom marrom – 6 indicações para entrar na tendência!
Dupes nacionais de makes gringas!
Beleza
Dupes nacionais de makes gringas!
Glycolic TX – a nova base do Boticário
Beleza
Glycolic TX – a nova base do Boticário
Máscara de cílios – indicações para cada gosto!
Maquiagem
Máscara de cílios – indicações para cada gosto!
ModaComo usar jeans rasgado (destroyed)
SaúdeCinco coisas que prejudicam a sua saúde e você nem imagina
Pets

Qual a frequência que devo dar banho no meu cão?

em 06/10/2015 por Sara Favinha

Todo mundo adora ver seu cão limpinho e cheiroso, escovado e perfumado e eu vou te contar algumas coisas sobre o banho que podem te ajudar a entender qual a melhor frequência dos banhos do seu cão.

A pele dos cães

A pele dos cães é diferente da nossa. Nosso corpo está cheio de glândulas sudoríparas e também glândulas sebáceas e essas últimas, se concentram em grande quantidade no nosso rosto. Já nos cães, as glândulas sebáceas estão distribuídas em toda a pele do animal e são mais numerosas nas patas (menos nas almofadinhas), cabeça (principalmente no queixo) e nas costas, inclusive na base da cauda. Elas são responsáveis por formar uma “capa protetora” na pele, protegendo-a da entrada de microrganismos e mantendo as características da pele de forma equilibrada.

Já as glândulas sudoríparas nos cães não são importantes para o controle da temperatura corporal, como acontece nos humanos e sim na integridade da pele. Elas estão mais presentes nas patas e no dorso do animal. O cão consegue se resfriar principalmente através da respiração, arfando e também trocando calor através das orelhas, patas e barriga.

Qual a frequência ideal de banho?

Como eu disse anteriormente, a pele dos cães têm uma barreira oleosa que a protege. Quando eles tomam banho, o sabão do shampoo retira essa barreira e deixa a pele exposta. Ao longo dos dias seguintes, as glândulas sebáceas entram em ação novamente e produzem mais sebo, para formar outra “capa protetora” na pele e isso causa aquele cheirinho desagradável. Por isso, os banhos não devem ser muito frequentes, pois a pele acaba sendo obrigada a produzir cada vez mais sebo para se proteger novamente e isso se torna um ciclo vicioso, quanto mais banhos o cão toma, mais rápido ele fica fedido novamente.

Banhos em frequência muito alta também podem gerar alergias e coceiras, a pele fica mais sensível e irritadiça e o cão pode se mostrar muito incomodado. Em cães de pelagem curta a longa, sem grandes quantidades de subpêlo, a frequência ideal de banhos é a cada 15 dias no verão e uma vez ao mês no inverno. Para cães de pelagem longa com bastante subpêlo, como husky siberiano, pastor alemão, bernese mountain dog, a frequência deve ser uma vez ao mês no verão e a cada mês e meio no inverno.

Aí você me pergunta: Se meu cão não tomar banho toda semana ele fica muito fedido!

E eu te respondo: Sim, ele vai ficar por um tempo. É um ciclo vicioso, quanto mais banhos ele toma, mais rápido fica fedido. Quando decidimos mudar isso, nas primeiras semanas o cão vai ficar com mais cheiro mesmo, mas aos poucos a pele volta a se autoregular. Pra isso, é importante que você o escove pelo menos duas vezes por semana e passe a frequência de banhos para 15 em 15 dias. Uma orientação muito valiosa é para que você limpe as patinhas do seu cão diariamente com aqueles lenços umidecidos para crianças. O cheiro diminui muito!

Muitos cães que treinei e que apresentavam problemas de pele, quando tiveram seus banhos diminuídos, mostraram uma grande melhora no quadro e até mesmo o desaparecimento do problema. Quando me deparo com esse tipo de dilema, penso muito na saúde do cão e como isso é mais importante do que ter um cãozinho perfumado o tempo todo.

morde-lambe

Gostou desse post?
Cadastre-se e receba todas as nossas dicas, artigos e tutoriais por email!
Conversa com a gente
  1. Danielly Assis
    24/11/2017 às 15:50

    E se usar shampoo sem sulfato, que não elimina de todo a oleosidade natural? Será que é bom, melhor, pode?

  2. Maira
    22/10/2015 às 22:55

    Bom, li o post e descordo de algumas coisas … O cão sim, não precisa de banhos frequentes, mas o excesso de banho não causa alergia o que causa alergia são alergênos e problemas de pele do animal podem sim serem tratados com banhos com xampus terapêuticos onde o intervalo do banho, dependendo do problema que o cão tenha, pode ser de no mínimo 3 dias.
    O excesso de banho sem necessidade causa uma irritação e não uma alergia!
    Beijo e adoro seu blog

  3. Michelle Alves
    07/10/2015 às 11:04

    Esse post é muito interessante, pois muitas pessoas não sabem que excesso de banho faz mal aos bichinhos. Como tenho cachorros de pelo curto (labrador) damos banho uma vez ao mês e escovamos todos dias, e por incrível que pareça nem pulgas os bichinhos tem, e outra coisa damos banho em casa e com sabão de cocô, como minha família é da roça sempre criamos os bichinhos assim e todos são saudáveis, e nunca tiveram problema de pele, carrapato ou outro problema que seja relacionado a pele.
    Beijos para todos!

  4. 06/10/2015 às 19:47

    Depende muito do tempo,quando está calor dou banho a cada duas semanas,mais quando está frio demoro mais…beijo

  5. Franci Pacheco
    06/10/2015 às 11:55

    Nossa, não fazia a mínima ideia dessas dicas. Adorei o post, foi super útil.

  6. 06/10/2015 às 10:50

    Eu só dava banho em 15 em 15 dias, mas o tempo tá muito quente, agora tô dando banho uma vez por semana. Mas vou repensar pois não quero que ela tenha alergia…