TOP 5 Bases Para Pele Negra!
Beleza
TOP 5 Bases Para Pele Negra!
Lápis Colorido Tie-Dailus!
Maquiagem
Lápis Colorido Tie-Dailus!
Batom Líquido – Vizzela
Beleza
Batom Líquido – Vizzela
Lip Oil – RubyRose
Maquiagem
Lip Oil – RubyRose
Batom Power Bullet Matte – Huda
Beleza
Batom Power Bullet Matte – Huda
A SouSmile Funciona?!
Beleza
A SouSmile Funciona?!
CabelosMaciez express: saiba como utilizar o condicionador a seco
MaquiagemResenha: Os corretivos coloridos da Océane Femme
CÃO-SENSO-LIVRO
Pets

Resenha do livro Cãosenso de John Bradshaw

em 09/09/2016 por Sara Favinha

O livro Cãosenso foi escrito em 2011 por John Bradshaw, um biólogo com mais de 25 anos de experiência na observação de cães domésticos e seus donos. Através desse livro, o autor traz diversas pesquisas científicas que nos ajudam a entender um pouco mais da espécie canina e das sua reais necessidades, mostrando que a maioria dos problemas de comportamento dos cães acontecem pela falta de compreensão dos donos sobre a espécie e suas necessidades.

Cãosenso

Conteúdo do livro

O autor desconstrói a famosa Teoria da Dominância, e mostra que ela foi equivocada quando comparou cães e lobos. Os lobos estudados viviam em cativeiro e não tinham nenhum parentesco (nas matilhas de lobos na natureza todos são parentes), ou seja, seu grau de agressividade e problemas de comunicação não refletiam o que acontece com as famílias de lobo em vida livre. Para entendermos os cães, precisamos estudar os cães e não os lobos. Inclusive o etólogo e autor da Teoria da Dominância, David Mech, veio à público se retratar e pedir por favor que parem de divulgar essa teoria equivocada. Essa teoria é muito utilizada ainda hoje em dia por adestradores que utilizam métodos coercivos para ensinar, justificando-os pela Teoria da Dominância, que diz que você precisa ser o alpha e mostrar ao cão quem manda.

O livro também nos faz questionar ao mostrar sobre o desenvolvimento dos cães. Hoje o comércio de filhotes, que muitas vezes são separados precocemente da mãe e irmãos, pode gerar sérios problemas comportamentais. Muitas raças são selecionadas para trabalhos que nunca irão desempenhar e o principal papel dos cães hoje em dia, que é ser um cão de companhia, muitas vezes é esquecido nessa seleção. Muitos cães de raça também estão apresentando problemas genéticos e doenças graves devido à endogamia. Endogamia é quando os acasalamentos são feitos entre parentes, o que gera uma significativa diminuição da variabilidade genética e intensificação dos problemas genéticos.

Quem tem que ler?

O livro Cãosenso é essencial para qualquer pessoa que tem ou que trabalha com cães e que queira conhecer mais sobre eles. Ele desmistifica o senso comum, mostrando a importância de sempre buscar na ciência e pesquisas mais atuais as respostas que precisamos para sermos melhores donos para nossos cães. É o tipo de livro que todo dono de cão deveria ler.

Gostou desse post?
Cadastre-se e receba todas as nossas dicas, artigos e tutoriais por email!
Conversa com a gente
  1. Avatar
    Francienne Simas
    16/09/2016 às 21:39

    Muito interessante, não conhecia a existência desse livro e agora simplesmente não me vejo sem comprá-lo!

    http://www.costurandosemagulha.com

  2. Avatar
    Franci Pacheco
    11/09/2016 às 11:22

    muito interessante esse livro

  3. Avatar
    Tatiane Nascimento
    09/09/2016 às 19:06

    Adorei o post…