Paletas de 9 sombras Ruby Rose
Maquiagem
Paletas de 9 sombras Ruby Rose
Paleta Sunflower Bru Tavares
Maquiagem
Paleta Sunflower Bru Tavares
swatches da base ruby rose natural look
Maquiagem
swatches da base ruby rose natural look
Novas máscaras FOREO UFO
Beleza
Novas máscaras FOREO UFO
Lançamento: Tudo sobre o Anthelios Color Dose da La Roche-Posay
Beleza
Lançamento: Tudo sobre o Anthelios Color Dose da La Roche-Posay
Resenha: Base Flawless Skin Cushion da Klasmé
Maquiagem
Resenha: Base Flawless Skin Cushion da Klasmé
Geek e TecnologiaResenha (review) da câmera Samsung NX300M
Tv, Séries e LivrosAmor sem Fim – resenha
Pets

Seu cão pode fazer xixi quando você pede, sabia?

em 08/11/2014 por Sara Favinha

Necessidades Fisiológicas

Se o seu cão é um filhotinho, ele costuma fazer xixi com muita frequência não é mesmo? O cocô eles fazem menos vezes, mas mesmo assim pode passar de quatro episódios por dia. Quando o Lollo, um labrador retriever chegou aqui em casa eu cheguei a contar. E sabe quantos xixis ele fazia por dia, em média? Dezessete! DEZESSETE! rs

Calma, existe uma vantagem muito grande nisso! Como assim Sara? O.o Quanto mais vezes o cãozinho faz xixi, mais fácil fica pra ensinar ele a fazer sob comando! Sim, é possível associar uma palavra com as necessidades fisiológicas do seu cão!

caozinholimpeza

Vantagens

O objetivo de associar uma palavra com as necessidades fisiológicas do seu cão é que você pode pedir pra ele fazer xixi (e cocô) em várias situações, olha só:

  • Quando a gente viaja e leva o cãozinho, podemos pedir pra ele fazer as necessidades antes de entrar no carro ou seja, minimizamos o risco de fazer as necessidades dentro do carro (principalmente se for filhote) ou de ficar apertado na viagem. Caso você precise parar no meio da viagem (recomendamos parar de uma em uma hora), é só pedir pra ele fazer as necessidades de novo;
  • Quando visitamos parentes e amigos é bem desagradável se o cãozinho “batiza” a casa alheia não é mesmo? Você pode pedir pro seu cão fazer as necessidades antes de entrar na casa;
  • Quando entra em shoppings e outros estabelecimentos;
  • Quando está chovendo e você precisa que seu cão faça as necessidades rapidinho fora de casa.

Eu levo meus cães em muitos eventos e palestras também e facilita bastante a minha vida eles fazerem suas necessidades sob comando!

Como ensinar?

Primeiro, você precisa escolher a palavra ou as palavras que quer usar. Eu uso com meus cães a expressão “Wee wee” que significa fazer xixi em inglês e “Poh Poh” para o cocô. Mas você pode usar apenas uma palavra para as duas coisas. O importante é que seja uma palavra curta e diferente das outras que você já usa com ele.

Não importa se o seu cão é filhote ou adulto, ele pode aprender! Assim que ele começar a fazer o xixi, você fala a palavra repetidamente: “Wee wee, wee wee, wee wee, wee wee…. até ele acabar. Quando ele acabar, você faz uma festinha e dá um biscoito ou petisco que ele goste bastante.

É importante fazer isso por pelo menos três semanas, de preferência todos os dias e se o seu cão for filhote, o máximo de vezes no dia que conseguir. Faça isso também com o cocô, usando a palavra que você escolheu.

Depois das três semanas, teste o comportamento. Enquanto seu cãozinho está fazendo alguma atividade com você, brincando, treinando ou simplesmente deitado do seu lado enquanto assiste TV, leve ele pro banheiro e dê o comando verbal do xixi ou do cocô (se certifique que ele não tenha acabado de fazer, senão as chances diminuem muito). Se ele fizer, faça muita festa e dê um petisco e se ele não fizer, significa que vocês precisam treinar mais.

Tenha paciência e ensine seu cãozinho com amor, da mesma forma que você gosta que as pessoas te ensinem.

Você vai precisar recompensar com petiscos por pelo menos mais três meses, pra que o comportamento fique bem sólido! Depois disso, você passa a fazer apenas o carinho bem animado que será suficiente pra manter o comportamento.

Gostou desse post? Se quiser, me mande mais sugestões que terei o maior prazer em escrever! AAAhhhh, agradeço de coração à receptividade e à todos que comentaram e curtiram, a Karen me convidou pra escrever agora semanalmente pra vocês, demais né?? :)

Gostou desse post?
Cadastre-se e receba todas as nossas dicas, artigos e tutoriais por email!
Conversa com a gente
  1. Avatar
    barbara
    24/11/2015 às 19:56

    oi…. acho que essa dica vai me ajudar muito com meu baby… ele só faz xixi em casa… isso é lindo… mas tem um lado negativo… ele não faz fora de casa… por exemplo, se vamos passear na casa da vovó e ficamos o dia todo por lá, ele segura e não faz xixi (o dia todo)… só faz mesmo quando chegamos em casa… agora imagina se formos viajar ou eu precisar deixar ele com alguém pra viajar????

  2. Avatar
    Ale
    13/10/2015 às 11:43

    Olá tenho uma york de 1 ano e meio e desde que ela chegou em casa com 45 dias até hoje sempre que alguém chega em casa ela fica tão animada que faz xixi e também se eu der uma bronca ela também faz xixi, primeiro me falaram que com a idade isso passava mas ela ainda continua, vc sabe como minimizar este comportamento? Algumas pessoas precisam chegar em casa e mexer nela outras só dela ver ela faz xixi, eu e meu marido esperamos um tempo para fazer carinho quando chegamos é isso ajuda, mas algumas pessoas é só ela ver que faz xixi. Obrigada

  3. Avatar
    Giselli
    20/11/2014 às 13:01

    Seria legal falar um pouco sobre cada raça!
    Meu cachorro,por exemplo,é um Yorkshire,de nove anos.
    Que tal a idéia?
    Adoro seus posts!!!!!!!

    • Avatar
      15/12/2014 às 18:46

      Olá Giselli, tudo bem? Muito legal sua sugestão, está anotada! Muito obrigada!! Beijos

  4. Avatar
    16/11/2014 às 17:20

    E o que acontece se o cachorro já for adulto?Acho que vai precisar de bem mai8s paciência né?

    • Avatar
      15/12/2014 às 18:18

      Oi Kalina, tudo bem? O seu cão adulto pode aprender exatamente da mesma forma, eles continuam aprendendo por toda a vida!

      Faça o teste e venha me contar! :)

  5. Avatar
    JAQUELINE
    12/11/2014 às 12:56

    Nossa adorei essas informações. Não tenho nenhum cãozinho no momento, mas assim que tiver vou seguir essas dicas.

    • Avatar
      15/12/2014 às 18:20

      Olá Jaqueline, tudo bem? Boa sorte com seu novo cãozinho, quando chegar venha me contar! :)

  6. Avatar
    Karen Alves
    10/11/2014 às 09:24

    Oi Sara.. Eu adoro seus posts, aprendemos muito!

    Tenho um poddle macho de mais ou menos 1 anos e 6 meses, quando ele chegou já tinha uns 6 meses, já era grandinho.
    Acontece que nunca tivemos cachorro em casa, então não sabemos como agir em certas situações.

    Por exemplo, ele é muito apegado a todos da familia, principalmente com minha irmã, que está gravida, quando ela está em algum lugar ele sempre está junto e quando alguém chega perto ele tenta morder a pessoa. Achamos que ele quer protege-la de alguma forma. rsrs

    Mas isso vem acontecendo comigo também, por exemplo, eu passei o FDS em casa com ele, dando atenção, brincando… ele gosta muito do meu namorado, porque eles brincam, mas agora ele está tento “ciúmes” do meu namorado comigo. Na hora de dormir, ele ficou no quarto com a gente e tentou morder ele, de manhã no café da manhã a mesma coisa, e uma hora eu estava com ele no colo, meu namorado foi passsar a mão nele, e foi morido =(

    Não sabemos o que fazer, pra educar ele, ou que ele sente pra fazer essas coisas …

    Me da um help =S

    • Avatar
      15/12/2014 às 18:51

      Olá Karen, tudo bem? Poxa que situação chata… infelizmente a agressividade é um problema grave e tende a aumentar com o tempo.

      Nesses casos, de agressividade, é preciso o olhar de um profissional para entender exatamente quais são as recompensas do comportamento, as causas e aí sim traçar um planejamento, passo a passo, para trabalhar a possível posse dos donos.

      Nesses casos, é muito delicado e perigoso passar orientações virtuais, pois existem sinais e micro sinais de aviso antes de agredir que o cão emite e que muitas vezes só um profissional vai conseguir identificar.

      Para traçar o planejamento também é preciso ter toda uma base teórica e prática, entendendo como modificar comportamentos sem deixar que ocorram novamente.

      Me mande um email, talvez a gente atenda na sua região: sara@tudodecao.com.br.

      Beijos e obrigada pelo seu comentário! :)

  7. Avatar
    amanda
    09/11/2014 às 22:56

    Adorei saber disso!!! Muito interessante

  8. Avatar
    09/11/2014 às 20:21

    Que boa técnica! Eu peguei o meu cachorrinho na rua, abandonado. E por incrível que pareça, ele não fez xixi na casa. Ficamos assustadas, até que resolvemos levá-lo na rua e pronto, problema resolvido. Fazemos o possível para levá-lo várias vezes ao dia, mas ainda assim acho pouco. Quem sabe não começo essa técnica aqui.

  9. Avatar
    Franci Pacheco
    09/11/2014 às 14:35

    Que post incrível, não sabia disso.

  10. Avatar
    08/11/2014 às 19:04

    Nossa adorei o post,to querendo comprar um filhotinho e já como ensina lo…beijosss

    • Avatar
      15/12/2014 às 18:43

      Que bacana Tatiane, espero que essas informações possam te ajudar bastante!! :)