Paletas multifuncionais favoritas!
Maquiagem
Paletas multifuncionais favoritas!
Sistema Velvet – nova base, corretivo e pó de contém1g
Maquiagem
Sistema Velvet – nova base, corretivo e pó de contém1g
Batom marrom – 6 indicações para entrar na tendência!
Maquiagem
Batom marrom – 6 indicações para entrar na tendência!
Dupes nacionais de makes gringas!
Beleza
Dupes nacionais de makes gringas!
Glycolic TX – a nova base do Boticário
Beleza
Glycolic TX – a nova base do Boticário
Máscara de cílios – indicações para cada gosto!
Maquiagem
Máscara de cílios – indicações para cada gosto!
MaquiagemMáscara Christian DiorShow New Look
CabelosLinha Controle de Queda Dove Hair Therapy
Beleza

Diário do Maquiador: Curso no Senac

em 16/08/2012 por Karen Bachini

Oi pessoal (: Meu nome é Barbara, e eu vou retratar com 1 post semanal como está sendo o meu curso de Maquiador no Senac.

O curso de maquiador profissional possui a carga horária de 160 horas. No meu caso, irá durar 5 meses, pois faço dois dias por semana (3ª e 5ª feira), quatro horas por dia (18h-22h). Nem todas as turmas funcionam assim. Tem turmas que fazem mais dias na semana, e um número maior de horas, consequentemente o curso durará menos. Para saber quais as próximas turmas, a distribuição dos dias e da carga horária é só dar uma olhada aqui e escolher a unidade do Senac mais próxima de você (caso você não seja de São Paulo, entre no site do Senac de seu respectivo estado), entre em contato por telefone ou vá até a unidade para tirar todas as suas dúvidas. Mas há também a possibilidade de se inscrever online, é só ir no site e escolher a turma na unidade desejada.

Eu faço na unidade do Senac em Santo André – São Paulo. E gostaria de deixar claro que há algumas mudanças de unidade para unidade, mas creio que não sejam tantas. Enfim, retratarei meu curso, baseando-me em minhas experiências nessa unidade, não podendo garantir que será a mesma coisa em outras unidades.

As fotos não ficaram muito boas, pois eu tirei na correria, estava na hora do intervalo, tanto que é possível ver o material (cadernos e bolsas) de todas as meninas que fazem o curso comigo, e eu não poderia mexer nas coisas delas para tirar a foto, enfim… dá pra ter uma idéia né? Kkkk (prometo caprichar nas próximas fotos).

A nossa turma divide a sala com o pessoal da estética (não sei como funciona nas outras unidades), ao fundo é possível ver toda a aparelhagem e os armários que são utilizados por eles.

Esse post era pra ter saído dia 3, pois o primeiro dia do curso foi dia 2 (quinta-feira), mas eu (muito esperta) esqueci de levar a câmera, assim como na aula seguinte, então vai ser meio que três dias de curso em um único post. Mas prometo não esquecer mais, e resumir as duas aulas da semana em UM post toda sexta, ok?

1º DIA

Não há muito a ser dito sobre o primeiro dia. Foram feitas as apresentação onde cada uma deveria dizer o nome, a idade, o que faz da vida, a sua história com a maquiagem e o porquê escolheram o curso de maquiador profissional. Depois disso a professora nos entregou a “apostila” (um CD, pois o SENAC é muito ecológico) e a lista de materiais, e foi realizada uma leitura dessa lista, com uma explicação de cada item e a mostra dos mesmos pertencentes à professora.

2º DIA

Foi feita a leitura e explicação da apostila por meio de uma apresentação em um projetor.

Os temas abordados foram:

  • Imagem pessoal e profissonal

Respeito com os clientes e colegas de trabalho, tratamento do clientes e regras de  educação social.

  • Apresentação pessoal

Aparência, cuidados de higiene, vestimenta e acessórios e hábitos a serem cultivados.

  • Higiene do ambiente de trabalho

Manter limpo as toalhas de uso individual, limpeza e organização do local (seja salão ou sua casa), e higienização de todo equipamento e material de trabalho.

  • Higiene de artigos e materiais

Todos os tipos de processos para higienização, especificando quais procedimentos são cabíveis a cada tipo de material para que não haja nenhum dano.

  • Relacionamento com o cliente

Como se portar, etc etc etc…

  • Como contornar situações delicadas

Como agir e reagir?

Aprendemos os tipos de pele, os produtos a serem usados em cada um e a estrutura do rosto.

E por fim, teve uma dinâmica onde a professora dividiu a turma em 4 grupos e apresentou uma situação delicada para ser discutida, e depois exposta para a classe, com a explicação das atitudes que seriam tomadas naquela situação.

3º DIA

Nós levamos nossos materiais para aprender os processos de higienização de pele. E realizamos a higienização revezando em duplas.

E aprendemos os formatos de rosto, e como corrigir cara um.

Houve uma dinâmica onde a classe tinha que descobrir o formato de rosto de cada um.

———

Eu sei que esse post ficou longo e meio “chatinho”, pois teoria é meio chato mesmo. Mas quando as aulas práticas começarem (o que não vai demorar muito) garanto que os post ficarão muuuuito legais e cheeeios de fotos dos resultados. Beeeeijos para todas vocês, e espero que gostem do meu diário de curso :)

Perguntas? Podem fazer aqui no post mesmo ou pelo Twitter! Prometo responder a todos!

OBS: Eu, Kah, tenho um vídeo bem antigo onde falo um pouco sobre como foi o meu senac, etcetc.

Gostou desse post?
Cadastre-se e receba todas as nossas dicas, artigos e tutoriais por email!
Conversa com a gente
  1. Alessandra Rebello Dias
    10/07/2015 às 09:52

    Sempre fui muito procupada com a questão da maquiagem e por isso resolvi fazer o curso em Manaus Amazonas estou iniciando o curso e estou ansiosa para descobrir os encantos da maquiagem e como proceder em cada ocasião

  2. Bruna
    17/02/2014 às 10:15

    Olá Barbara , gostaria de saber sobre os materiais , pelo o que me falaram, eles dão uma lista com os materiais que vamos precisar , eles falam qual a melhor marca a ser comprado também ? quanto deu o total dos seus materiais ?Obrigado ! Beijos

  3. Edu
    31/01/2014 às 18:13

    Oi Meninas,
    Muito interessante vcs postarem sobre o curso do Senac, estou interessado em pagar um para a minha filha, mas eu tenho uma dúvida.
    Será que vcs podem me ajudar ?
    Gostaria de saber de vcs que estão fazendo e até das que já terminaram. Como está o mercado ? O Senac indica algum lugar para trabalharem inicialmente ? Quanto tempo depois vocês conseguiram se colocar no mercado, tanto trabalhando em algum salão, clinica etc, quanto em casa? Qual o faturamento médio de vcs , se é que já conseguem medir ? Além da matrícula, qual e onde é melhor comprar o material aqui em SP (qq região?).
    Desculpem tantas perguntas e se algumas forem tolas me perdoem, mas é que eu quero investir na minha filha, porém estou tentando entender este mercado, pois não sei se dá para ter lucro sem abrir algum espaço de cara, coisa que exigirá um grande investimento.
    Um abraço e sucesso a todas vcs
    Dudu, pai babão !…rs..

  4. Ana Paula de Jesus Castro
    07/01/2014 às 14:10

    Compensa fazer o curso? E qual os itens da lista? obg

  5. Beatriz
    13/12/2013 às 02:38

    Oii Kah,vou começar a fazer o curso de maquiagem também no senac santo andré,mas o meu período é de manhã….como estão sendo as aulas?
    Beeijos

    • 16/12/2013 às 23:09

      Oi Bia, ja acabei hehehehe

  6. Carla
    18/09/2013 às 17:27

    Olá… gostaria mto saber se vc poderia me tirar uma dúvida… já procurei em td o lugar mas não encontro o q estou procurando… enfim… queria mto saber, o que uma pessoa precisa fazer para dar aula de maquiagem profissional… com td registrado direitinho… se souber de qqr coisa, por favor me fale… :*

    • 20/09/2013 às 17:05

      Antes de tudo precisa ter o curso de maquiagem profissional, com o diploma ta tudo certo! ^^

  7. VIVIAN LOPES
    04/01/2013 às 14:09

    Oi Barbara, estou interessada no curso de maquiagem,realizei a inscrição para o curso de Visagismo (SENAC tbm) que realmente é o q desejo (mas não consegui a bolsa):(… Enfim acho q irei me arriscar…Espero valer a pena… Posta mais coisas….rs!

    • 04/01/2013 às 18:55

      Oi Vivian, obrigada por comentar. Acho que não é um risco, é uma oportunidade! Aproveite bastante. E pode deixar que eu vou postar mais sim. Eu vou fazer um vídeo respondendo TODAS as dúvidas de vocês. Beijos e obrigada linda :*

  8. geina
    08/11/2012 às 16:08

    olá,sou apaixonada por make,tenho interesse em aprender a fazer make linDas e bafonica, no senac o niveo da aula é boa?as alunas aprendem a fazer megas produçoes?vc se sente profissional depois do curso, e da para tirar uma grana como maquiadora?

    • 13/11/2012 às 15:36

      É sim amora mas depende muito do professor ;D

  9. 29/09/2012 às 19:28

    Adorei o post…

  10. Priscilla
    26/08/2012 às 13:49

    Bárbara, cade o proximo post? Estou esperando anciosamentee
    *__*

    • 26/08/2012 às 15:16

      Por conta desse atraso, vai sair dois essa semana *: Desculpe, a KAH foi viajar e não deu para revisar e postar! Mas vai sair essa semana, não se preocupe, beijos *:

      • Priscilla
        27/08/2012 às 01:47

        Muuito obrigada floor
        =D

  11. Vanessa
    26/08/2012 às 01:19

    É tem algumas mudanças nas unidades. Eu fiz no SENAC Santana, mas tive as mesmas coisas que vc até agora!

    Não sei como vai funcionar na sua unidade, mas na minha forneciam todo o material, mas foi a ultima turma, pq sumia muita maquiagem e/ou o povo não tinha o mínimo de cuidado.

    O legal mesmo é na pratica, essas aulas teórica são uma chatice só!

    E boa sorte com o Portfólio e o TC!!

    • 26/08/2012 às 15:15

      Muito obrigada por comentar! Uma pena não fornecerem mais o material por conta de furtos. É, realmente o legal é a prática! Teoria é um saco! KKKKKKK Já comprei uma câmera melhor pra poder fazer o portifólio! kkkk. Beijos *:

  12. 21/08/2012 às 16:58

    Uma perguntinha., porque no Brasil as maquiagens Sao fiestas deitadas, e o unico pais que ensina assim, pergunto porque vi estas cadeiras camas, ai na foto. Eu sou maquiadora e Aprendi que a Melhor maneira e sentada,,porque assim Nao muda a forma do rosto e quando esta deitado, Nao e a forma que o rosto e realmente. Vc poderia preguntar para sua professora?

  13. 18/08/2012 às 20:39

    Oi Bárbara! Tbm estudei nessa mesma unidade e com a mesma professora. Na verdade comecei com uma outra, mas depois trocaram pela Maíra. Isso fez com que e gostasse mais do curso, pois a professora anterior era muito fraca. Eu honestamente me decepionei com o curso, não sei se minhas expectativas eram altas, mas esperava muito mais!! =/
    Confesso que em termos de técnica eu aprendi mais com vídeos no YT do que nas aulas. Clar que essa é a MINHA experiência! Beijoo;

    • 19/08/2012 às 10:38

      Obrigada por compartilhar sua experiência conosco Jeh! Eu, até agora tenho gostado muito do curso, apesar de achar um pouco fraquinho sabe, é que pra quem já assistia os vídeos do YT e já aprendia o básico e até o avançado, o curso fica meio fraco, pois começa no básico do básico, pra quem não sabe nada! Mas creio eu que no final do curso, melhore, pois o básico já vai ter passado (: Vamos ver como vai ser com a minha turma, vou postar a minha opinião sobre as aulas todaa semana, dizendo se estou achando fraco ou não. Obrigada e beeeijos *:

  14. Andreia Coelho
    17/08/2012 às 21:11

    To muito afim de fazer este curso !!

  15. Carol Lopes
    17/08/2012 às 14:08

    Oi Barbara, adorei a sua iniciativa. Estou interessada nesse curso faz tempo e moro justamente em Santo André. Então será legal poder ver como são as aulas através de vc! Antes de iniciar você tinha alguma experiência com maquiagem? Vc acha que quem nunca maquiou outra pessoa conseguirá aprender numa boa? Obrigada, beijos!

    • 17/08/2012 às 14:23

      Oi Carol. então… eu sempre fui apaixonada por maquiagem! E sempre levei jeito sabe…. ai eu descobri os blogs, e fui me aprimorando. Eu acho que quem nunca maquiou ninguém, consegue sim aprender numa boa. Pelo menos na minha unidade, a professora explica e você tem que fazer, ela não faz por você, então é bem na raça mesmo, kkkkkk. É um curso muuuito completo, desde o básico ao mais avançado da maquiagem (: Beijos e obrigada

  16. 17/08/2012 às 12:49

    Eu moro em Brasilia e fiz um curso de maquiagem no SENAC em 2011 (de agosto a dezembro de 2011). Paguei R$ 280,00 e foi horrivel. A professora não sabia fazer maquiagem e toda vez que pediamos para ela maquiar uma aluna ela inventava uma desculpa. A única coisa que ela fazia era passar coisas no quadro para nós copiarmos. Nós brigamos e ela foi substituida. A outra professora entrou quase no final e o curso foi esticado por mais uns dias, senão nós sairiamos de lá sem saber nada. E a sala não era um por cento dessa que aparece nessas. A sala tinha espelhos quebrados, lâmpadas quebradas, cadeiras sem encosto para cabeça. Enfim, horrivel

    • 17/08/2012 às 14:25

      Que bom que você compartilhou sua experiência conosco, assim você motiva as meninas interessadas no curso a visitarem a unidade antes! Obrigada por comentar!

  17. Lourdes
    17/08/2012 às 10:05

    Barbará sempre que tiver problemas ou sugestões, procure a coordenadora do curso (Marta), não deixe nada prá depois. Isso depende o bom andamento do curso. Estamos torcendo por vc. Boa sorte.

  18. 17/08/2012 às 07:16

    Nossa esse post caiu do céu,esses dias mesmo estava comentando que quando retornar ao brasil(moro no japão) estava pensando seriamente em fazer o curso de maquiagem no senac.Irei acomoanhar sempre para ter uma ideia de como é o curso,muito anciosa pelos proximos post.
    Obrigada por dividir com a gente.
    Bjo

    • 17/08/2012 às 14:27

      Eu gostaria que alguém tivesse feito esse post para que eu acompanhasse (antes de entrar no curso), eu também acharia que caiu do céu! KKKKKK Beeeijos linda *: Obrigada!

  19. 17/08/2012 às 01:15

    Barbara, acho que ficou faltando colocar essa lista de materiais. Não sei se você considera invasão de privacidade ou algo do tipo, mas preciso saber se vou conseguir arcar com os custos durante o curso, saca?

    Um beijo!

    • 17/08/2012 às 14:29

      Oi Natália. Não se preocupe, vou fazer um post só com a lista de materiais, os produtos que eu quis comprar, pois achei que precisava e as marcas/produtos indicados pela professora. Logo logo sai! Beeeijos *:

  20. Priscilla
    17/08/2012 às 00:21

    Bárbara que tuudo esse seu post, sou de BH e devo começar meu curso de maquiador na senac em breve *__*, daki uns 2 meses (tá, n eh assiiim tao breve uaheuhuaea)
    To looouca pra ver sua lista de material, nao demora a fazer o post nao, ainda n faço ideia de como vai ser essa lista (apesar de eu ja ter feito uma minha beem gordinha), aposto q a marca q eles mais indicaram foi a mac,acertei? euaheuheauheuieah
    Vou acompanhar anciosamente seus posts, tuudo de bom pra voce !

    • 17/08/2012 às 14:31

      Oi Priscilla, por incrível que pareça, a marca que eles mais indicam é a Catharine Hill. E não se preocupe, na próxima semana eu já posto tuuuudo direitinho, detalhe por detalhe! Tudo de bom pra você também, obrigada por acompanhar, beeeeijos *:

  21. Liliana
    16/08/2012 às 23:37

    Eu ameeeeeeei esse post e vou ficar LIGADONA aqui,mais ainda do que já fico rsrsrs. Nos conte tudo,quero detalhes mais sórdidos possíveis hahaha.

    Beijos.

    • 17/08/2012 às 14:31

      KKKKKK, vou contar TODOOOOOS os detalheees, não se preocupe! (: Beeeijos linda .

  22. Samantha
    16/08/2012 às 19:36

    legal post…Vou começar o meu na segunda na embelleze mas tava meia desanimada mas depois que vi o seu post me animei mto…

    • 16/08/2012 às 22:36

      Que ótimo! Fique bem animada! O curso rende muito mais!! (: Beijos

  23. Jéssica Fleury
    16/08/2012 às 18:11

    Adoreiii, vou fazer o curso do senac ó to esperando abrir vaga =/ vou aconpanhar os seus posts!!! beijos

  24. SONIA MARIA CAVALCANTI
    16/08/2012 às 16:58

    OI BARBARA QUE LEGAL QUE ESTÁ FAZENDO O CURSO, ESTOU NO FINAL DO MEU FAÇO NA UNIDADE FAUSTOLO ESTOU AMANDO…. ESTOUA FAZENDO O TRABALHO FINAL …. SENTIREI SAUDADES…. VOU FICAR ACOMPANHANDO SEU DESENVOLVIMENTO UM GRANDE BJ. BOA SORTE

    • 16/08/2012 às 22:37

      Nossa, que legaaal! =D Espero que se saia bem no trabalho final, o meu é sóóó em dezembro… Muito obrigada (:

  25. Deniziane
    16/08/2012 às 16:50

    Eu vou começar a fazer o curso na Embellezze aqui na minha cidade Cubatão/SP, espero gostar muito, pq eu estou muitoOOoo ansiosa ^^
    Adorei o post, e boa sorte.
    bjão

  26. 16/08/2012 às 16:48

    oi, tudo bem?
    queria saber se a lista de material é muito grande, e se possível tem como enviar o q contém na lista, por favor :)
    obg

    • 16/08/2012 às 22:39

      Oi Bianca, vou fazer um post falando só sobre a lista, os materiais que eu comprei por conta própria, os indicados pela professora e as marcas indicadas também! Vai se em breve! Aguarde, será muuuuito legal, beeeijos *:

  27. Fabiana
    16/08/2012 às 16:39

    Eu fiz lá também, só que com outra professora, vale a pena o investimento.

    • 16/08/2012 às 22:39

      Com certeza, estou na minha 2ª/3ª semana, e estou supeeer satisfeita!!! É um investimento muito bom, o curso é muito completo! Beijos e obrigada por comentar (:

  28. 16/08/2012 às 16:08

    Muito legal o post tinha vontade de fazer o curso, agora fiquei mais animada. beijos

  29. Vivian
    16/08/2012 às 15:54

    Gostaria de saber quais os materias pedidos, a quantidade e o valor total dessa lista? Para poder saber mais ou menos o quanto no total tem que investir, sendo o valor da matricula 1,300 mais material ! Beijos

    • 16/08/2012 às 16:33

      Vivian, vou fazer um post só com os materiais pedidos e o que eu comprei , assim como os valores e os produtos e marcas indicados pela professora! Aguarde, vai ser beeeem legal!! (: Um ponto negativo nesse curso é que não fornecem o material, mas mesmo assim acho que vale suuuuper a pena! Obrigada por comentar!

  30. Emanuelli
    16/08/2012 às 14:33

    Sou formada no mesmo curso SENAC saúde e beleza em Florianópolis e gente infelizmente a decepção foi sem tamanho tomara que como você disse mude de uma sede para outra e seu curso de certo.beijos

    • 16/08/2012 às 14:35

      Até agora tem sido ótimo, tomara que continue né? Obrigada por comentar!

  31. Franci Pacheco
    16/08/2012 às 14:24

    Deve ser bem legal, mas não tenho paciência pra ficar em cursos :( Ansiosa pelo próximo post!

    • 16/08/2012 às 14:36

      Vai sair logo logo. Beijos e obrigada por comentar (:

  32. Celly Cecilia
    16/08/2012 às 14:23

    Olá, Barbara… Achei muito legal sua ideia de nos mostrar como é o curso por dentro :D
    quanto você está pagando??
    Só como uma ajuda, no ultimo paragrafo você sobre aula teórica, mas não seria prática?? :D
    Bjs

    • 16/08/2012 às 14:37

      Muito obrigada! R$1.300 (entrada de uma parcela no ato da matrícula + 5 parcelas). Ai, esqueci de colocar isso no post, que gafe!

    • 16/08/2012 às 14:41

      Muito obrigada por notar, já corrigi! Beijos *:

  33. Nádia
    16/08/2012 às 14:00

    Muito legal! Sempre quis saber sobre o cursos do Senac. Vou acompanhar!

  34. Natasha Camargo
    16/08/2012 às 13:32

    Uma duvida voce ja nao tinha feito esse curso,esta fazendo de novo?

    • 16/08/2012 às 14:18

      Oi Natasha, meu nome é Barbara, e estou entrando no blog como colaboradora durante o período do meu curso para dividir com vocês a minha experiência. A Kah fez sim o curso, e no próprio post tem o vídeo linkado, lá ela fala sobre todo o curso, dá uma olhada, é beeem legal. Beijos linda (:

  35. 16/08/2012 às 12:39

    Legal, vc esta bem entusiasmada. Vamos acompanhar o seu passo a passo. Boa sorte.

    • 16/08/2012 às 14:18

      Sim KKKK, eu estou MUITO animada, é realmente o que eu amo. Obrigada por comentar Lourdes! Beijos *:

  36. 16/08/2012 às 11:44

    Sou de São Caetano e estou LOUCA para fazer esse curso no SENAC Santo André, mas não ta abrindo turma =]
    vou amar os posts para poder saber de tudo..

    beijos
    http://instamakeup.com.br/
    @flaviaa_gil

    • 16/08/2012 às 14:20

      Flávia, várias meninas da minha turma reclamam da mesma coisa, o fato das vagas esgotarem rápido. De você entrar em contato com o Senac, é possível colocar o seu nome na lista de espera. Boa sorte, beeeijos e obrigada por comentar *:

  37. 16/08/2012 às 11:35

    Já tinha bastante vontade de fazer o curso ou no senac ou na embelleze, mas ainda to meio sem grana pra isso! Pretendo e no futuro, mas vendo o que acontece , deu mais vontade agora.

    • 16/08/2012 às 14:21

      Tomara que você consiga fazer o curso o mais breve possível, é uma delícia! Boa sorte Daay (:

  38. Damares Louise
    16/08/2012 às 11:18

    qual o valor do seu curso? bjooo

    • 16/08/2012 às 14:22

      R$1.300 (entrada de uma parcela no ato da matrícula + 5 parcelas). Ai, esqueci de colocar isso no post, que gafe! Obrigada por perguntar! (:

  39. Cris Albu
    16/08/2012 às 10:35

    Olá!! Quem é a sua professora? Também estudei lá. Beijões!!

    • 16/08/2012 às 14:23

      Professora Maíra! Que coincidência hein?? Beijos *:

  40. 16/08/2012 às 10:34

    Oi Bárbara,
    Também fiz o curso, mas na unidade da minha cidade. Por isso, como vc mesma disse, muita coisa é diferente. Aqui não há essa preocupação como o meio ambiente, a apostila é de papel mesmo! rs
    No restante, até agora está bem parecido, pois é a parte teórica. Vou acompanhar seus próximos posts e ir comentando!
    Ah, e eu também postei sobre como foi o meu curso lá no blog! Bjo :)

    • 16/08/2012 às 14:25

      É, realmente mudam algumas coisas, tá ai o exemplo que você deu né, a apostila. Mas nem faz tanta diferença, a minha professora passa a apostila em um projetor, ai ninguém precisa imprimir nem nada… Obrigada e comente sim! Vamos comparar nossos cursos! Beijos

  41. Thalita
    16/08/2012 às 09:54

    Hummm já estou ansiosa pra saber mais =S
    e agora que vou me mudar para SP tenho que fazer o curso. =D

    • 16/08/2012 às 14:25

      Que bom que você vai ter a chance de fazer o curso, realmente é uma experiência ótima! Obrigada!

  42. Thais Flipsen Cezimbra
    16/08/2012 às 09:23

    Olá!!! Que legal esse diario do seu curso! Tenho MUITA vontade de fazer esse curso! Mas primeiro quero fazer o de auto-maquiagem…
    Muito legal sua iniciativa de compartilhar com a gente seu dia a dia no curso! :D
    Beeeijos e boa sorte no curso e depois na vida profissional tbm! :D

    • 16/08/2012 às 14:27

      Nossa, muito obrigada mesmo! Eu decidi entrar em contato com a Kah e fazer esse Diário, por que assim como vocês eu tinha INÚMERAS dúvidas, que só posts semanais e detalhados, conseguirão responder. Obrigada por tudo, tudo de bom para você (: