Paletas de 9 sombras Ruby Rose
Maquiagem
Paletas de 9 sombras Ruby Rose
Paleta Sunflower Bru Tavares
Maquiagem
Paleta Sunflower Bru Tavares
swatches da base ruby rose natural look
Maquiagem
swatches da base ruby rose natural look
Novas máscaras FOREO UFO
Beleza
Novas máscaras FOREO UFO
Lançamento: Tudo sobre o Anthelios Color Dose da La Roche-Posay
Beleza
Lançamento: Tudo sobre o Anthelios Color Dose da La Roche-Posay
Resenha: Base Flawless Skin Cushion da Klasmé
Maquiagem
Resenha: Base Flawless Skin Cushion da Klasmé
MaquiagemMaquiagem para Festivais de Música – Rock in Rio
MaquiagemPaletas NYX Smokey e Natural
Beleza, Maquiagem

Maquiagem vencida é causa de muitas doenças

em 20/08/2013 por Karen Bachini

Maquiagem Validade Doenças de Pele (2)

Vira e mexe, a gente fala aqui sobre validade dos cosméticos. Já falamos que tem que prestar atenção, tem um post onde falo sobre quais produtos duram quanto tempo e tem até dicas para higienizar seus produtos e cantinho de maquiagem para que eles durem mais sem bactérias e fungos.

O ideal é ficar sempre de olho na data de validade das suas maquiagens. Os produtos importados costumam ter validade de X meses após aberto. Nesses casos o ideal é colar um adesivo com a data que ele vai vencer, ou com a data que você abriu o produto. Ficar de olho também na textura, cor e cheiro do produto ajuda muito, porque se você não cuidar direitinho do seu cosmético ele pode ficar estranho antes da data de validade e aí o ideal é parar de usar mesmo.

É muito importante que o produto seja guardado em local seco e com temperatura ambiente, de preferência em armários e gavetas, longe da luz.

Mas as vezes falta falar sobre as consequências de usar cosméticos vencidos ou contaminados. Porque as vezes a gente vê que um cosmético está vencido ou meio diferente, e pensa que não vai dar em nada, que é só uma vez, e isso pode causar uma coisa séria. Ou então aquele seu produto maravilhoso que está só um mêszinho fora do prazo de validade. O uso desses produtos pode causar alergias, dermatites, infecções e muitos outros problemas. O uso de lápis, sombra ou rímel pode causar até conjuntivite bacteriana.

Produtos de má qualidade que não são devidamente testados também podem causar irritação, alergia e até acne.

Maquiagem Validade Doenças de Pele (3)

A Dra Angélica, dermatologista especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), destaca os principais riscos de produtos vencidos e datas de validade apropriadas para cada um deles. Olha só:

  • Lábios

As principais consequências são infecções fúngicas, como candidíase ou até bacteriana. A dica é utilizar os dedos para aplicar o produto, e quando começar a cheirar mal é hora de jogar fora. O prazo médio de produtos como batons e gloss varia de seis meses a um ano.

  • Olhos

Os olhos são uma das partes mais sensíveis do corpo. Portanto, cosméticos repletos de substâncias potencialmente irritantes, como talco, podem causar problemas. As sombras, por exemplo, podem causar alergias e até conjuntivite. As mascaras de cílios devem ser substituídas a cada três meses. O rímel pode não apenas vencer e causar infecções nos olhos, mas também ressecar a pálpebra.

  • Rosto

Entre os maiores problemas encontrados em produtos para tratamento faciais estão os conservantes parabeno e a base de formaldeído. Ambos são conhecidos por causar dermatite de contato na pele e sabe-se que o segundo possui ação cancerígena, presente em pequenas amostras em conservantes. Depois de seis meses de uso, bases podem causar alergias e vermelhidão de pele. Blush vencido também é um risco para a pele, causando dermatite de contato fúngica ou bacteriana. Lavar corretamente o pincel de blush manterá sempre o produto fresco por mais tempo.

E aí, que tal dar uma geral na sua coleção e garantir que nenhum produto está vencido ou com textura, cheiro ou cor estranha?

Gostou desse post?
Cadastre-se e receba todas as nossas dicas, artigos e tutoriais por email!
Conversa com a gente
  1. […] Fonte: Blog E Aí, Beleza?  http://eaibeleza.com/beleza/maquiagem-vencida-e-causa-de-muitas-doencas/ […]

  • Avatar
    26/12/2013 às 22:24

    Eu tenho uma quantidade boa de maquiagem, mas raramente vejo a data de validade (até porque a maioria fica na caixa do produto e não guardo elas). Não uso nada que esteja com cheiro ruim, mas isso não me garante em nada.

    Semana passada eu levei minha maquiagem pra uma apresentação de ballet e muitas meninas comentaram que eu tinha bastante coisa e lendo esse post agora parei pra pensar: tem coisa lá que deve estar impropria pra uso a muuuito tempo :S :S Me sinto agora no dever de separar essas coisas para nunca mais usar (mas acho que não vou jogar fora pois tem coisas que me marcaram muito)

    Gostei muito do post.
    Abraços ^^

    • Kah
      27/12/2013 às 18:22

      Fique atenta! Beijos ^^

  • Avatar
    19/12/2013 às 14:49

    Se a Gisele olhasse para o post de forma a aproveitar as informações contidas no sentido de precaução com a saúde, que na verdade foi esse o objetivo, talvez ela gostasse.

  • Avatar
    02/12/2013 às 19:38

    Kah, eu estava com dúvida sobre esse assunto e procurei no google e achei seu blog. O seu post foi excelente, no entanto, uma base vencida é pior a reação na pele?

  • Avatar
    Gisele
    29/08/2013 às 22:57

    Desculpa, Kah, mas não vou admitir ouvir uma médica dizer pra usar os dedos porque é higiênico. Quer dizer que se você for fazer um procedimento em você mesma não precisaria usar luvas se lavar bem as mãos? Mãos SÃO sujas, não importa se você lavou usando seu sabonete preferido (que certamente não é hospitalar)… Não me leve a mal, ADORO o blog, mas não curti mesmo esse post..

    • Kah
      04/09/2013 às 15:19

      Tudo bem… também tem lógica o que disse… =/

  • Avatar
    Ritalina da Silva Martins
    26/08/2013 às 18:51

    Realmente, usei durante muito tempo maquiagem, delineador, pó, sombra e tudo que tenho dinheiro, por causa desse descuido da validade dos produtos e por minha pele estar mais frágil, não posso usar mais maquiagem como antigamente. Chegou a um dia eu usar e nem perceber que era por causa da maquiagem e a pálpebra do meu olho começou a descascar, ficar com aparência de que estava na carne viva e coçava muito e no meu rosto começou a aparecer machas pretas mas numa cor bem fraca, mas era perceptível, hoje faço tratamento dermatológico e como todos sabem, os produtos não são nada baratos. Fica a dica para todos as mulheres, adolescentes enfim todas as apaixonadas por maquiagem o cuidado redobrado, quanto a validade de nossas maquiagens, se vale para os alimentos, vale para os nossos mimos também.
    Parabéns pelo post, além de dicas para ficarmos bonitas, vale orientar quanto a saúde também. beijos

  • Avatar
    24/08/2013 às 14:15

    Gastar horrores com maquiagem pra jogar fora em 3 meses ‘-‘

  • Avatar
    Franci Pacheco
    23/08/2013 às 15:12

    Super bacana esse post, fiquei até com medinho, vou começar a cuidar agora mesmo!

  • Avatar
    Mary
    21/08/2013 às 19:30

    Ah eu sei que o assunto é serio, mas as datas dos produtos importados são surreais. Se alguem for jogar uma Naked1 no lixo porque usa a 6 meses? Me ligammmm!!!!

    Acho que o mais importante é a avaliação dos produtos secos e dobrar esses cuidados com os mais umidos… Tipo lapis e rimel.

    Vc morena ficou mais bonita viu

  • Avatar
    marina
    20/08/2013 às 22:38

    adorei!

  • Avatar
    Adriana Prado
    20/08/2013 às 20:23

    Tenho poucos produtos, só o básico e o que realmente uso. Produtos como batom ficam facilmente com perfume alterado quando vencido, descarto logo.
    Beijo

  • Avatar
    20/08/2013 às 16:40

    Super amei o post…beijo

  • Avatar
    Michelle
    20/08/2013 às 16:19

    É bem verdade… Usei na semana passada um batom vencido. Realmente não vi a data de validade, que já havia passado a alguns meses. Resultado: boca inchada, descamando, com aspecto grosseiro de ressecamento. Estou tendo que ficar sem make e passando produtos próprios para hidratação de lábios…

  • Avatar
    20/08/2013 às 15:54

    Adorei o post Kah, eu tenho muito receio de usar qualquer coisa que já esteja vencida, então assim que vence eu descarto e compro um novo. Não é legal correr risco com a pele só para economizar ou por ficar com dó de jogar fora, pq depois os gastos podem ser maiores com tratamentos.

  • Avatar
    Raquel
    20/08/2013 às 13:59

    Gostei muito do post!
    Super informativo.
    Eu sou muito relaxada quanto a acompanhar o prazo de validade dos meus cosméticos, mas vou passar a ficar mais de olho.
    Beijos..

    • Kah
      26/08/2013 às 13:48

      Fica sim sua linda! Beijos ^^

  • Avatar
    Carol Tatsch
    20/08/2013 às 13:27

    Oi Kah… E você que possui uma coleção beeeem grandinha? Desapega de algumas de suas makes?
    bjs e sucesso c:

    • Kah
      26/08/2013 às 13:57

      De muitaaaaaas.. hhahhahah

  • Avatar
    Gi Henning
    20/08/2013 às 13:02

    Achei ótimo esse alerta. Eu jogo fora sem dó no coração. Mas isso pq já pisei na bola e fiquei com o olho super inchado… por conta de sombra vencida.
    Parabéns por pensar nesses detalhes!!
    Bjuh

    • Kah
      26/08/2013 às 13:59

      Obrigada por partilhar ;)

  • Avatar
    Jacqueline Santos
    20/08/2013 às 12:21

    Muito interessante esse post Ka, eu mesma já peguei uma infecção nos olhos devido a uma lápis de olho, provavelmente vencido ou coisa do tipo.
    Beijos Ka.

  • Avatar
    Camila
    20/08/2013 às 12:02

    Oi Kah! Sempre fico na dúvida na validade de alguns produtos específicos: batom, base e pó. Pq eu acho meio impossível acabar com produtos assim num periodo de 6 meses… você, que tem bastante maquiagem, usa o critério do cheiro, ou joga fora mesmo sem acabar durante o tempo indicado? Pq eu acho que tem mais jogada das marcas, para que a pessoa use logo o produto e tenha que comprar outro do que, de fato, que eles estejam vencidos. Pq mesmo maquiando todo dia, não dá pra acabar com essas coisas… :(

    • Kah
      29/08/2013 às 22:44

      Eu uso o creiterio do cheiro e da textura linda porque alguns acabamd urando mais né?!

  • Avatar
    20/08/2013 às 11:48

    Quero morrer quando vou usar uma sombra e percebo que já perdeu a cor,”venceu” ,fora ou dentro de prazo;ou abro um batom e está com gotinhas.Jogo fora,fazer o quê,mas podiam durar mais.Prometi que enquanto não usar o que está guardado,não compro mais nada,senão é prejuízo à toa.Bjs

  • Avatar
    Gisele
    20/08/2013 às 11:35

    O rímel vai ressecar a.. PÁLPEBRA??

    Kah, please, isso tá bizarro.. ;)

    • Kah
      29/08/2013 às 22:42

      Gi resseca sim, eu já tive esse problema e ficou tudo cheio de pelinhas brancas por causa do rímel :D

  • Avatar
    Gisele
    20/08/2013 às 11:33

    Lábios: a dica é usar OS DEDOS para aplicar o produto???
    :O

    Gente, peloamor. Se quiserem evitar contaminação, usem espátula e pincel, nunca os dedos!!! Eu hein!!!

    • Kah
      29/08/2013 às 22:41

      Gi se você está usando o SEU produto em VOCÊ de MÃOS LIMPAS não tem problema né :D