Base Skin Perfection – Eudora
Beleza
Base Skin Perfection – Eudora
Máscara Lash Idôle – Lancôme
Beleza
Máscara Lash Idôle – Lancôme
Paleta de Sombras – Niina Secrets
Beleza
Paleta de Sombras – Niina Secrets
TOP 5 Bases Para Pele Negra!
Beleza
TOP 5 Bases Para Pele Negra!
Lápis Colorido Tie-Dailus!
Maquiagem
Lápis Colorido Tie-Dailus!
Batom Líquido – Vizzela
Beleza
Batom Líquido – Vizzela
PetsCinco curiosidades sobre filhotes!
CabelosComo cuidar de um cabelo quimicamente detonado?
Beleza

O que é melhor? Se virar sozinha ou contratar um maquiador?

em 04/03/2016 por Renata Stanquini

Um dia desses eu estava conversando com algumas amigas sobre a difícil decisão entre pagar um maquiador profissional ou maquiar a si mesma para ir num evento importante. A maioria delas foi unanime em dizer que preferia pagar um profissional por não se sentirem capazes de fazer algo mais elaborado. O jargão “barato sai caro” foi abusivamente utilizado para ilustrar as experiências amargas de quem já optou por economizar na contratação.

Tenho que concordar que, de fato, os maquiadores tem mais experiência, possuem produtos melhores e conhecem técnicas que farão toda a diferença nas fotografias. Com um profissional capacitado você também não sofrerá nenhum estresse quanto ao resultado final e vai poder confiar que ficará ainda mais linda assim que levantar da cadeira do salão. Eu admito todas essas verdades, mas ainda fico pensando: “Será que não existe nenhuma sequer vantagem em escolher maquiar a si mesma ao invés de correr para o salão de beleza?”

Como o assunto rende muito, pensei em fazer um post com os prós e contras de escolher se maquiar sozinha. Confira comigo e tire suas conclusões:

CONTRAS

  • O nervosismos atrapalha

maquiar01

Nós mulheres temos o dom de colocar tudo a perder quando ficamos nervosas. Pode reparar: quanto mais você quer alguma coisa, mais você se atrapalha pra conseguir – acontece na sua vida amorosa, por quê seria diferente com a maquiagem, né? HAHA Isso deve ser levado em consideração. Ficar nervosa durante a preparação de uma maquiagem super elaborada pode trazer consequências terríveis –  o traço de delineador que você fazia em 30 segundos passa a levar mais de 15 minutos – em cada olho! Você queria traço fino, mas ficou grosso. Você planejou usar um cílios postiço poderoso, mas na hora H ele não gruda de jeito nenhum… Quando se está nervosa, os possíveis desastres são inúmeros e, se não me engano, até Lei de Murphy explica isso…

  • Pouca experiência influencia

A não ser que você trabalhe como promoter de balada, dificilmente você terá uma festa para ir todo dia. Isso significa que sua habilidade para maquiagens festivas se resume a um ou dois casamentos que você vai por ano. Essa falta de frequência diminui a sua pratica e a falta de experiencia influencia no resultado final. O que era pra ficar parecido com Kim Kardashian, acabou ficando mais para Coringa…

desaster01

Agora, experiência é algo que um bom maquiador tem de sobra. Suas mãos já devem estar até calibradas de tanto pincelar rostos para dias especiais – combinação de cores, acertar o tom da base, contorno perfeito… tudo isso ele(a) fará praticamente de olhos fechados. Enquanto você vai gastar horas pensando em qual blush combina melhor com a cartela de sombras que você utilizou, o maquiador vai tirar da maleta o tom certeiro para te deixar maravilhosa.

  • Eles sempre têm produtos melhores

desaster03

Mesmo que você seja a rainha da automaquiagem, tenha produtos excelentes em sua penteadeira e esteja sempre buscando aprimorar sua habilidade, o resultado da sua maquiagem pode ficar bem diferente de quando você faz e de quando uma maquiador faz. Além da prática uma outra coisa que influencia é a qualidade dos produtos. Profissionais tem sempre em mãos um kit abastecido com produtos de alta qualidade que são projetados para melhor performance – estes produtos custam mais do que você imagina. Basta conversar 5 minutos com um maquiador para descobrir a gama gigante de itens especiais para câmeras de alto definição, por exemplo. A contratação de um artista vai te dar acesso a produtos que você jamais pensou em investir.

PRÓS

  • Uma chance de se superar

maquiar05

Eu sei que você tem se empenhado bastante e tem todos os dias tentado coisas novas. Também sei que você já elevou pra outro patamar sua necessaire e que tem se esforçado para fazer o melhor traço de gatinho possível. Dá pra notar que você já conhece todos os truques e dicas para fazer um contorno perfeito e que no seu grupo de amigas você até já recebeu o titulo de “a guru da maquiagem”. Pois então… Já que suas habilidades tem aumentado a cada dia, não seria uma boa hora para se superar e receber milhares de elogios do tipo: “Nossa! Como você tá linda! Quem te maquiou???” Eu acho uma oportunidade e tanto!

  • Você conhece bem seu estilo

maquiar06

Cada pessoa tem o seu jeito de maquiar. Algumas gostam de maquiagens mais clássicas e discretas, outras não abrem mão de um olhão esfumado com preto e iluminador estralado! Se você já tem um estilo definido, se automaquiar é bem mais seguro…  Afinal, você se conhece melhor do que ninguém e sabe bem o que funciona pra você ou não.

  • No fim das contas, você economiza

maquiar04

Contradizendo o ditado “barato sai caro”, temos que dar o braço a torcer que se você tem capacidade para fazer algo semelhante ou até igual a um profissional, porque não guardar a grana que você iria gastar para pagar um maquiador e fazer você mesma a make da noite? Sem contar que o dinheiro que você gastou para turbinar sua necessaire tem que fazer sentido alguma hora, não é mesmo?

  • Desenvolve sua auto-confiança

maquiar02

Não é maravilhosa a sensação que se tem ao terminar uma maquiagem elaboradíssima e saber que foi você mesma que fez? Eu acho que faz um bem danado para auto-estima. É tão libertador constatar que você não depende de ninguém pra se sentir bonita e que sozinha você pode chegar ao resultado esperado usando os produtos da coleção que você cuidadosamente montou ao longo desses anos. Também é um alivio saber que caso apareça um evento ainda mais importante de ultima hora nos próximos dias, você vai saber o que fazer sem se desesperar nem um pouco!

Agora quero saber de vocês… vocês preferem pagar um profissional ou se virar sozinhas? Comentem!

Ah… e quem tiver uma experiência pra contar sobre isso, pode deixar nos comentários! (: Beijos!

Gostou desse post?
Cadastre-se e receba todas as nossas dicas, artigos e tutoriais por email!
Conversa com a gente
  1. Avatar
    07/03/2016 às 16:35

    Olha… Como maquiadora profissional é lógico que vou opinar a favor da contratação do maquiador. HAHAHA

    Mas na verdade, acho que tudo depende. Depende de se conhecer e saber se é capaz de realizar sua própria maquiagem, se terá tempo e confiança naquele dia, enfim… Vários fatores determinarão o que é o melhor a fazer.

    Já quanto ao fato de se decepcionar com o trabalho de um maquiador e fazer com que você nunca mais procure um e passe a fazer sua própria produção como os comentários que li até o momento, tem a ver como qualquer outro profissional. Também sou advogada e em uma ação posso ganhar e deixar meu cliente feliz, assim como em outra posso perder e me tornar (para ele) a pior advogada da face da terra. É relativo, pois há profissionais bons e ruins em todas as áreas.

    Além disso, o que dificulta o trabalho de um maquiador é o tanto de youtuber que ensina a se maquiar e que faz você acreditar que também pode – HAHAHA – Brincadeira! O que dificulta mesmo, é o tanto de photoshop que há em diversas makes espalhadas pela internet afora que te fazem acreditar naquela perfeição e achar que o maquiador que você contratou e que não deixou igual é incompetente. As clientes não pensam nisso, infelizmente!

    • Renata Stanquini
      Renata Stanquini
      08/03/2016 às 11:15

      Disse tudo, Bia! Eu concordo que tem profissionais ruins em todas as áreas… Por isso é bom ver o portfólio do maquiador pra ver o seu talento antes de fechar. Referencias também ajudam a não contratar um maquiador que não tem técnica, nem conhecimento de tendencias, que não se atualiza e etc.

  2. Avatar
    Giovana Biagini
    07/03/2016 às 15:20

    Eu prefiro fazer sozinha!
    Aprendi que a maioria dos maquiadores fazem o que querem e não o que você pede.
    Tive diversas experiências ruins, mas a pior de todas foi no dia do meu casamento e a partir daí eu nunca mais paguei maquiador, corri atrás de aprender como me maquiar melhor, com técnicas diferentes e aos poucos investi na minha necessaire.
    Não me arrependo nada! Há pelo menos 2 anos faço minha própria maquiagem pra tudo.
    Na minha opinião o importante é se sentir bem consigo mesma e não adianta nada pagar um maquiador maravilhoso e sair achando que você é outra pessoa..

    • Renata Stanquini
      Renata Stanquini
      08/03/2016 às 11:18

      Nossa Gi! No casamento deve ser uma experiencia traumática! :O Acho o máximo ver as mulheres se virando sozinha e se sentindo poderosas com elas mesmas, mas acho que não podemos generalizar. Infelizmente você teve pessimas experiencias, mas eu conheço maquiadores fabulosos que respeitam o gosto da noiva (ou cliente) e que tem muito talento! Acho que vale a pena pesquisar melhor, caso decida voltar a contratar um maquiador, né? Se não, sem problemas! Aposto que você tem muito mais prazer em gastar horas se arrumando do indo pro salão hahaha beijos!!!

  3. Avatar
    Marianna Fernandes
    06/03/2016 às 15:43

    Estou passando exatamente por essa situação nesse fds.. Tenho um casamento pra ir, mas não sei se me maquio ou contrato alguém. Já tenho uma boa habilidade pra fazer uma make trabalhada, mas ainda não chega aos pés de um profissional. Já tenho vários produtos importados e de ótima qualidade, se contratar um profissional estaria desperdiçando a chance de usar tais produtos de verdade.. Ai dúvida!

    • Renata Stanquini
      Renata Stanquini
      08/03/2016 às 11:26

      Mari! Que situação dificil ! hahaha foi exatamente isso que me levou a escrever o post…. É bem complicado decidir. Mas avalie os pros e os contras que eu citei. Se você tem se aprimorado e tem capacidade de fazer algo muito bom…Por que não, né? Mas se vc reconhece que um maquiador faria algo ainda melhor, então veja se vale o investimento…. AH! algo que eu esqueci de mencionar no post mas que faz muita diferença é: Você vai tirar muitas fotos??? Se sim, eu diria pra contratar um profissional…

  4. Avatar
    Franci Pacheco
    05/03/2016 às 17:52

    eu prefiro me virar sozinha rsrs

  5. Avatar
    Tatiane Nascimento
    04/03/2016 às 17:30

    Eu como sou péssima na make prefiro contratar um profissional

  6. Avatar
    Zilandra Batista Rodrigues
    04/03/2016 às 15:42

    Eu acho que no final das contas sempre e bom se virar sozinha, alem de treinar, tem aquela coisa de superação, claro que temos que treinar muito antes do evento rsrsrs
    bjsss

    • Renata Stanquini
      Renata Stanquini
      08/03/2016 às 11:27

      Verdade!!! :D

  7. Avatar
    04/03/2016 às 14:43

    Eu prefiro praticar e ai tentar fazer uma maquiagem top assim, quando me sentir mais confiante. Eu era PÉSSIMA, mas estou pesquisando, vendo muitos vídeos e estou sentindo que está melhorando bastante sabe?

    Beijos, http://loveiscolorful.com/

  8. Avatar
    Isabella Pereira
    04/03/2016 às 14:03

    Muitas meninas ficam na dúvida sobre isso, as vezes decidimos pagar aquele maquiador top e não chega nem perto do que imaginamos, o segredo é treinar em casa e conseguir fazer aquela make baphônica!
    http://lov3-friday.blogspot.com.br/

    • Renata Stanquini
      Renata Stanquini
      08/03/2016 às 11:28

      Também acho que o treino leva a perfeição… O que não pode é ter preguiça!

  9. Avatar
    Marina M. Prado
    04/03/2016 às 13:52

    Olha, eu sou suspeita para falar sobre isso. Eu não sabia nada de maquiagem na minha formatura de faculdade. Resolvi pagar um maquiador top da minha cidade. Saí de lá com uma maquiagem que não era nem de longe o que eu queria ( queria um olho preto esfumado e saí de lá com um preto com prata horrível) e tinha feito orçamento antes direitinho. Terminaram a minha maquiagem muito depois do horário e cobraram muito mais que o combinado. Como eu já estava p. da vida e atrasada, xinguei, paguei e sumi dali. Desde então não pago maquiador mais. Prefiro eu mesma fazer a minha maquiagem e, se der errado, pelo menos passo menos raiva.

    • Renata Stanquini
      Renata Stanquini
      08/03/2016 às 11:30

      Só de imaginar uma maquiagem preta com prata para uma formatura, já me deu um calafrio! Menina… que situação!!! Imagino que depois dessa, a gente pega mesmo é trauma! Mas pensa pelo lado bom… agora você se sente mais confortável fazendo em si mesma do que estar nas mãos de outra pessoa. Isso garota, é o que eu chamo de autonomia! Arrasou!