Swatches da coleção de paletas wild – huda beauty
Beleza
Swatches da coleção de paletas wild – huda beauty
Paleta Orgasm on the beach – Nars
Beleza
Paleta Orgasm on the beach – Nars
Paleta Hoola Contourist – Benefit
Beleza
Paleta Hoola Contourist – Benefit
Paleta de corretivo – Nathalia capello
Beleza
Paleta de corretivo – Nathalia capello
Paleta de Blush e Iluminador Nádia Tambasco by Océane – Face To Glow
Beleza
Paleta de Blush e Iluminador Nádia Tambasco by Océane – Face To Glow
blushes e iluminadores marimaria makeup
Beleza
blushes e iluminadores marimaria makeup
MaquiagemPó solto The Velvetizer da Urban Decay – como funciona?
MaquiagemO que eu achei do pó compacto da Dalla Make Up?

sobre-ingredientes-composição2

Beleza

Como descobrir se um cosmético faz mal pra pele?

em 04/04/2018 por Karen Bachini

É triste dizer, mas vivemos num mundo onde nem todos os cosméticos são 100% confiáveis. Alguns possuem em suas fórmulas ingredientes bem duvidosos que podem fazer mais mal à nossa pele do que bem. Por isso acredito ser muito importante desenvolver uma postura mais consciente e pesquisar bastante sobre a composição antes de comprar qualquer produto.

Com isso em mente, desenvolvi meu próprio sistema à prova de ciladas que envolve muita investigação e senso crítico – afinal, não importa se o produto é de marca cara ou barata, se é nacional ou importado, o que importa é se seu uso vai ou não oferecer algum risco à saúde, seja a curto ou longo prazo.

Se você também quer começar a desenvolver esse senso crítico, tenho aqui um passo-a-passo que pode te ajudar. Então, vamos lá! Comece considerando:

Qual a função do produto? 

Antes mesmo de pesquisar a composição do produto, é importante saber exatamente qual é a sua função. Digo isso porque muitas vezes a gente se depara com ingredientes considerados ruins, mas que devido a função do produto não oferecem perigo algum. Um bom exemplo disso são as máscaras de cílios que muitas vezes apresentam ingredientes comedogênicos (ou seja, que entopem os poros). Isso seria um problema se o produto estivesse em contato direto com a sua pele e ficasse lá por longas horas, mas como se trata de uma máscara de cílios, não tem do que se preocupar.

O mesmo princípio se aplica para batons, delineadores, lápis de sobrancelha e etc. A não ser que seja um ingrediente cancerígeno ou que cause danos ao seu sistema endocrino, está tudo certo!  Também evite formulas com sulfatos (especialmente quando se trata de produtos de skincares) porque estes deixam resíduos na pele.

A composição

Agora que você já sabe a função do produto e onde ele vai ser aplicado, tá na hora de investigar os componentes que normalmente estão descriminados na embalagem. Costumo olhar um por um, pesquisando sua função, contra-indicações, riscos à saúde e etc.

como-pesquisar-ingredientes-cosmeticos1

A minha ferramenta favorita para essa tarefa é o www.COSDNA.com, um site muito completo em que você lista os ingredientes e ele te diz quais componentes podem te dar espinhas, se tem riscos de irritar sua pele, se tem muita fragrância na formula e até se pode causar algum dano à sua saúde com o uso prolongado. (Leia esse post pra aprender como usar a ferramenta.)

Além do Cosdna, tem outros sites que eu também indico. São esses:

A quantidade do ingrediente na fórmula

No topo da lista sempre tem os ingredientes que tem a maior concentração. Ou seja, os primeiros 5 ingredientes listados são cerca de 80% da fórmula. Eu gosto de analizar pelo menos os 10 primeiros, mas ingredientes como fragrâncias sintéticas eu não gosto de ver nas fórmulas em nenhum lugar.

  • Antes de concluir… 

É legal reforçar que os efeitos dos componentes na nossa pele também dependem da concentração, qualidade, processo e até de como os ingredientes reagem entre si.

Além disso, cada pele é diferente, algumas pessoas podem ter mais probabilidade de irritação do que outras, então a minha intenção é alertar vocês para que prestem mais atenção no que estão colocando na sua pele, mas quem faz o julgamento sobre se um produto é bom pra você ou não é VOCÊ. Não comece a achar que se um produto tem um ingrediente que pode causar acne ou irritação ele é ruim, porque nossa pele e prioridades são diferentes.

Sendo assim, mesmo depois de ter pesquisado sobre os componentes de uma produto, tenha em mente:

  • Suas prioridades no cuidado da sua pele
  • O que a sua pele pode tolerar
  • O quanto você pode gastar
  • Se há alguma outra opção de produto no mercado
  • O que é mais fácil de comprar
  • O quão problemático o ingrediente é

Fiz um vídeo me aprofundando um pouco mais sobre esse assunto lá no meu canal. Dá o play pra assistir:

Muitas dessas dicas eu aprendi nesse post aqui. se você lê em inglês vale a pena dar uma conferida na íntegra.

E aí? Gostou das indicações? Comente e compartilhe com quem você acha que também vai gostar dessas dicas! BEIJOS!

Gostou desse post?
Cadastre-se e receba todas as nossas dicas, artigos e tutoriais por email!
Conversa com a gente
  1. Avatar
    20/05/2019 às 21:43

    A very nice information indeed. Thank you for sharing your thoughts this will really help us out a lot.

  2. Avatar
    Samya Schuhmacher
    12/04/2018 às 14:21

    Oi Kah. Acompanho seu blog e não pude deixar de comentar, pois penso ser uma informação de utilidade pública. É importante não ter substância comedogênica na mascara de cílios, lápis, sombra, delineador, etc. em qual produto que se aplique nos olhos. Pois corre-se o risco de entupir os poros que temos nas pálpebras e gerar uma infecção. Essa infecção é conhecida por terçol. Não só pela estética, mas pela saúde oftálmica, é essencial retirar toda a maquiagem dos olhos e não deixar resíduo de demaquilante bifásico neles (pq contém óleo). Fica o aviso!

  3. Avatar
    Zilandra Batista Rodrigues
    11/04/2018 às 15:31

    Kah
    vc e maravilhosa em tudo que faz,
    eu nao sabia desse site, para mim novidade
    muito importante saber o que estamos usando ne?
    beijos lindona

  4. Avatar
    Franci Pacheco
    06/04/2018 às 18:10

    Káh, que post de utilidade pública hein! Amei o vídeo!

  5. Avatar
    06/04/2018 às 14:11

    EI Kah, eu não fazia ideia que existia sites para nos ajudar a entender os ingredientes dos produtos. Muito esclarecedor seu post (vou assistir o vídeo tb). Obrigada pelas dicas. Muito importante mesmo saber o que estamos colocando nossa pele, por vezes temos problemas com ela e a culpa são dos produtos que deveriam ajudar.
    Beijos
    Tamara
    tamaravilhosamente.com

  6. Avatar
    Luana Rodrigues
    04/04/2018 às 11:33

    Olá KAREN,

    Sou a Luana, muito prazer!
    Depois de muito pensar resolvi te enviar este e-mail. Abandonei o medo e a vergonha para hoje te pedir uma ajuda muito importante.
    Quero começar dizendo que te sigo desde 2011, onde fui estudar no interior, e passava muito tempo sozinha em casa, e achei no youtube “amigas” para me fazerem companhia durante os dias difíceis e solitários.
    Foi nesta mesmo época que afundei no mundo da maquiagem, aprendi muito, basicamente tudo o que sei hoje. Você foi uma professora.
    Sou fascinada por este mundo, por isto depois de muita enrolação, medo e empecilhos, com um empurrão do meu namorado, iniciei o curso de maquiagem profissional da L’oreal Paris. É UM SONHO SE REALIZANDO *-*

    Quero seguir a carreira, ser uma maquiadora profissional, amar o meu trabalho e ser o melhor de mim.
    Então, o motivo real deste e-mail é, gostaria de saber se poderia me ajudar, tenho que ter uma lista grande de material (produtos) para o curso e inciar esse sonho. Já tenho algumas coisas sim. Que adquiri desde 2011, mas outras não. E sabemos que não é muito barato montar um acervo de make para trabalhar fora.

    Como sei que você, reconhecida do jeito que é, recebe MUITAS coisas (maquiagens perincipalmente <3) e no fim acaba não usando tudo, seja por qual for o motivo, poderia e gostaria de me ajudar. Fazer uma doação destes produtos, dos quais você não usa mais, etc.
    No caso, estou aceitando qualquer coisa, QUALQUER coisa SERIA UMA AJUDA ENORME!!!!!! seria mais um passo a frente para meu sonho se realizar. Um batonzinho, uma sombra, um pincel, qualquer coisa messsssmo.

    Não sei se me fiz entender muito bem haha. Mas é isso.
    AGRADEÇO você desde já, pelas aulas nesses anos, pela companhia.
    E te parabenizo por essa mulher incriável e inspirado que se tornou e pela profissional maravilhosa que tu é.

    Beijos. <3