Não importa quantos posts a gente faça sobre protetor solar – sempre vai surgir dúvidas sobre ele. É por isso que eu decidi trazer pra vocês um guia mais completo com todos os termos e siglas que você precisa saber antes de comprar protetor nosso de cada dia. Olha só:
O que é FPS?
Vamos começar por aquilo que você já está mais familiarizada: o FPS – ou fator de proteção solar. O número do FPS equivale o nível de proteção que você vai ter. Quanto maior o número, maior proteção (ou pelo menos, é assim que devia ser). Alguns médicos recomendam que escolha protetores de no mínimo FPS15. Outra recomendação é que você não deixe de reaplicar o protetor durante do dia, mesmo quando seu FPS é maior que 50.
Diferença entre UVB e UVA
O raio UVB é aquele que queima, deixa a pele vermelha e é o principal responsável pelo câncer de pele. Já o raio UVA não causa queimadura, mas penetra na pele profundamente, causando o envelhecimento da pele (ou seja, rugas, flacidez e manchas solares). O ideal é que você tenha um produto que te proteja contra esses 2 tipos de raios.
Resistência a água
Comprar um protetor solar com resistência à água não faz dele um produto à prova d’água. Significa apenas que ele não sai com tanta facilidade mesmo depois que você se molha. Por isso, se você vai entrar no mar ou na piscina, é importante reaplicar quantas vezes forem necessárias ao longo do dia.
E não se engane pensando que são só os protetores solares que você usa na praia ou na piscina que precisam ser resistentes a água. Os protetores solares do dia-a-dia também precisam ser resistentes por causa do nosso suor. Fique sempre atenta na embalagem e só compre protetores que atestam essa resistência.
Produtos químicos que você deve evitar
Na formula vem vários componentes químicos que a gente não faz ideia pra que servem. Existem 3 deles que você devia evitar:
- Oxybenzone: Esse ingrediente é bastante usado para absorver raios ultravioleta. Mas, de acordo com alguns estudos, esse componente pode ser absorvido através da pele chegando a corrente sanguínea, o que pode prejudicar o equilíbrio dos nossos hormônios, danificar as células e até levar ao câncer de pele.
- Retinyl Palmitate: É um tipo de vitamina A que pode aumentar o risco de câncer de pele e não aumenta a proteção solar. Melhor passar longe desse cara…
- Parabenos: É um conservante que deve ser evitado não só em protetores solares, mas em todos os cosméticos. No nosso organismo ele age igual ao hormônio estrogênio, que contribui para o aparecimento de tumores nas mamas.
Aplicação correta
Pra aplicar não tem segredo. Você só precisa lembrar de aplicar 30 minutos antes de sair ao sol e não esquecer de reaplicar a cada 2 horas ou depois de nadar ou suar. A quantidade tem que ser generosa, mas não precisa ser muito exagerada – aplique o suficiente pra cobrir o corpo todo.
Fonte: Pop Sugar.
Wow! I didn’t know this until now. Thanks a lot for sharing this information!
Uau. Não sabia de tudo isso. :O
post de utilidade pública, adorei!