TOP 5 Bases Para Pele Negra!
Beleza
TOP 5 Bases Para Pele Negra!
Lápis Colorido Tie-Dailus!
Maquiagem
Lápis Colorido Tie-Dailus!
Batom Líquido – Vizzela
Beleza
Batom Líquido – Vizzela
Lip Oil – RubyRose
Maquiagem
Lip Oil – RubyRose
Batom Power Bullet Matte – Huda
Beleza
Batom Power Bullet Matte – Huda
A SouSmile Funciona?!
Beleza
A SouSmile Funciona?!
ViagemComo fazer compras inteligentes na gringa?
ModaMinha coleção de roupas para a ETHUS!
bepantol-spray-nos-cabelos-(5)
Cabelos

Como é a estrutura de um fio de cabelo?

em 10/05/2016 por Renata Stanquini

Quando uma pessoa vai explicar pra gente alguns processos capilares é muito comum ela usar expressões como “abrir a cutícula”, “proteger o cortéx” ou “manter saudável a fibra capilar”. Muitas vezes não fazemos ideia do que essas coisas querem dizer, mas balançamos a cabeça fingindo que estamos entendendo tudinho. #QuemNunca? 

Só que mais do que não passar vergonha nessas horas, conhecer a estrutura do nosso cabelo é fundamental até pra nos fazer entender como ele reage a um determinado tratamento.

Pra isso, explicarei nesse post de forma breve e didática em quais partes nosso fio de cabelo está dividido e qual a função de cada uma delas. Confere aí:

A estrutura do fio

O nosso fio de cabelo é dividido em 3 partes principais: CutículaCórtex e Medula.

estrutura-de-um-fio-de-cabelo

A cutícula é a parte de fora do fio, ou seja, aquela que a gente consegue enxergar. Sua missão é basicamente proteger o córtex dos produtos químicos e agente externos, como se fosse um tipo de capa de chuva que mantivesse o cabelo livre de coisas ruins.

Quando o cabelo está saudável, as escamadas (ou seções) da cutícula ficam todas alinhadinhas e fechadas, que é o que garante a maciez e brilho intenso. Agora, quando o cabelo está sofrido e maltratado, essas escamas ficam todas levantadas fazendo com que os fios de cabelo embaracem um nos outros e dando um aspecto sem vida e áspero quando você passa a mão. Também é importante dizer que quando essas escamas não estão devidamente fechadas, as outras partes do fio ficam totalmente vulneráveis as agressões externas que pode resultar em ressecamento e, assim, também a perda de brilho e frizz.

cuticula-do-cabelo-fechada-x-aberta

Já o córtex é a camada mais volumosa do fio. Ela é formada por várias fibras diferentes que, juntas, formam várias cadeias de queratina que se enroscam uma nas outras fazendo um tipo de espiral. É nessa parte que ficam algumas características importantes do nosso cabelo, como a elasticidade, a solidez e a permeabilidade. É também nessa área que  fica o pigmento (ou melanina) que determina a coloração dos cabelos.

cortex

Por fim, temos a medula que, por incrível que pareça, não está presente em todos os fios de cabelo – aliás, tem gente que nem tem! A medula é um tubo denso e misterioso formado por algumas células ricas em queratina mais maleáveis. Ninguém sabe exatamente qual é a sua função, mas alguns especialistas acreditam que ela serve para direcionar os fios nascidos em direção ao poro. Também reza a lenda que os fios podem ficar mais desidratados se o espaço dentro da medula estiver vazio, mas nada disso é exatamente comprovado, ok?

Assim como eu já disse na introdução, saber o básico da estrutura do fio não vai te fazer uma expertise no assunto, mas vai te ajudar a entender melhor a necessidade do seu cabelo e compreender também como funcionam técnicas um pouco mais complicadas como alisamento, cronograma capilar e até descoloração.

Se tiver mais duvidas sobre o assunto, é só deixar nos comentários! BEIJOS!

Gostou desse post?
Cadastre-se e receba todas as nossas dicas, artigos e tutoriais por email!
Conversa com a gente
  1. Avatar
    Tatiane Nascimento
    10/05/2016 às 18:10

    Adorei esse post!

  2. Avatar
    Franci Pacheco
    10/05/2016 às 14:55

    adorei saber mais sobre a estrutura do fio

  3. Avatar
    10/05/2016 às 14:24

    Adorei esse post! Estou sempre procurando saber um pouco mais sobre o meu cabelo, esse é o ano que ele vai ficar lindo&maravilhoso, hahaha!

    Um beijo! ♥
    http://www.daniquedisse.com.br

  4. Avatar
    Zilandra Batista Rodrigues
    10/05/2016 às 14:02

    Uauuu
    esse post foi uma verdadeira aula
    ARRASOU