Oi, suas lindas!
A dica hoje é pra quem quer aproveitar o melhor das suas máscaras capilares. Dicas que vão desde armazenamento até uso e conservação.
Cada vez mais temos acesso a produtos de cabelos variados, então boa parte de nós acaba tendo mais de um em casa. Então é super importante para nosso cabelo e bolso saber como cuidar dos nossos investimentos, não é?
Vamos às dicas?
- Não coloque as mãos dentro da máscara
Passa a mão aqui, molha ali, leva lá e tudo isso vai se misturar à sua máscara. Por mais que exista conservantes em quantidades adequadas às exigências da legislação, testes de prateleira e testes de estabilidade, não custa nada ter um pouco mais de cuidado e evitar contaminar seu produto.
É só separar uma colher plástica e usar ela seca e limpa para retirar o produto. Como eu disse, os hábitos ali em cima não vão estragar sua máscara, mas evita-los vai garantir um produto perfeito, como no primeiro dia de compra.
- Não deixe ao sol
Muitos componentes são termossensíveis e podem se degradar com o calor e luz excessiva. O creme pode até parecer estável, mas a composição já está abalada. Fiquem de olho nos locais onde vocês compram seus produtos e se eles tomam sol nas prateleiras, ok?
- Não agite se não foi indicado
Isso vai fazer com que mais ar entre no produto, podendo também interferir na estabilidade. Ninguém quer um produto oxidado, né? E se ele começou a decantar, soltar óleos ou água, tá na hora de verificar a validade ou ligar para o SAC.
- Use segundo as indicações do fabricante
Parece uma dica boba, mas acredite: Alguém estudou muito tempo pra afirmar que o produto age dentro daquele período. Menos pode prejudicar o efeito e mais pode simplesmente não fazer efeito a mais. Usar produtos da mesma linha pode sim potencializar o efeito da sua máscara, principalmente das linhas profissionais. O pH, efeitos em cascata e resultados esperados são interligados de acordo com a elaboração da linha. Não tô dizendo que só se deve comprar linhas completas, e sim que boa parte delas funcionam bem melhor com todos os produtos.
- Menos é mais!
Retire o excesso de água com uma toalha (sem apertar os fios) e aplique a máscara nas pontas, evitando a raiz. Massageie bem e aí sim veja se há necessidade de usar mais produto. Cabelos muito molhados diluem a máscara e o efeito não fica bacana. O que faz a máscara dar amor pro cabelo é a massagem (enluvar) e tempo de espera certinhos. Máscaras grossas tendem a render mais, e as mais ralinhas, menos.
- Cuidado com a embalagem!
Não troque de embalagem sem necessidade. Assim como o uso, a embalagem também foi pensada pra conservar, especificamente, aquele produto. Sempre tampe bem e, se puder, conserve os lacres de segurança.
- Você pode bombar sua máscara
Sabe aquela máscara mais ou menos que não faz muita coisa no seu cabelo? Você pode potencializa-la com óleos naturais (100% vegetais como azeite, óleo de coco, etc) para aumentar a nutrição, bepantol líquido para dar um up no poder de hidratação e brilho e até queratina líquida pra dias de desespero e cabelos muito fracos. Mas lembre-se: Você não é química responsável pelo produto HAHAHHA.
Não misture as dicas em todo o pote, só faça a misturinha suficiente para usar na hora. Evite usar ampolas muito baratinhas em suas máscaras, pricipalmente as que contenham óleo mineral e muitos silicones na composição pois o efeito não vai ser muito bacana.
Guardo my precious no meu quarto. Até já fiz um vídeo sobre todos meus produtos aqui.
Agora, a dica mais curiosa:
- Evite guardar seus produtos no box do banheiro
Imagine aquela sua máscara super cara que você guarda ali dentro do box do banheiro. Agora imagine que você more com 4 pessoas e que cada uma tome um banho de 10 minutos. É, gata, são 40 minutos diários de vapor intenso e temperatura elevada na sua máscara HAHAHAHAHA. A estabilidade físico-química pode ficar comprometida e a qualidade do seu produto cair. O mesmo vale para janelas no banheiro que tomam sol ou bombardeiam de luz do dia em seus produtos.
Parece frescura, né? Mas só assim pra gente conservar melhor e aproveitar por mais tempo tudo o que nossos cosméticos oferecem.
AH! Se a textura, cor ou cheiro da sua máscara mudarem, ligue para o SAC do fabricante e não utilize até ter certeza de que você pode usar.
E aí, gostaram das dicas? Então vocês não podem deixar de conhecer meu Blog, YouTube e Grupo no Facebook. Beijos cabelísticos!
Adorei o post! Algumas dicas eu sabia… Outras eu nem me dava conta… (Sim, minhas máscaras ficam no meu banheiro… Apenas eu tomo banho lá. Mas mesmo assim.)
adorei as dicas!
bjs
Fê Pacheco
http://www.fepacheco.com.br
Obrigada, fer!
Adorei as dicas,super marcadinhas…beijo
;)
Amei as dicas, todas valiosas.
agora é botar em prática