Paletas de 9 sombras Ruby Rose
Maquiagem
Paletas de 9 sombras Ruby Rose
Paleta Sunflower Bru Tavares
Maquiagem
Paleta Sunflower Bru Tavares
swatches da base ruby rose natural look
Maquiagem
swatches da base ruby rose natural look
Novas máscaras FOREO UFO
Beleza
Novas máscaras FOREO UFO
Lançamento: Tudo sobre o Anthelios Color Dose da La Roche-Posay
Beleza
Lançamento: Tudo sobre o Anthelios Color Dose da La Roche-Posay
Resenha: Base Flawless Skin Cushion da Klasmé
Maquiagem
Resenha: Base Flawless Skin Cushion da Klasmé
BelezaO que você vê quando se olha no espelho?
Geek e TecnologiaCriando molduras dentro das fotos
Cabelos

Como lavar os cabelos

em 18/09/2014 por Gleici Duarte

E você, querida leitora, deve estar se perguntando agora: “Quem essa louca pensa que é pra me ensinar a lavar meu cabelo a essa altura do campeonato?”. Prazer, Gleici HAHAHHA

Gente, parece besteira, mas as dicas que vou ensinar agora eu sigo há pouco tempo e que têm me ajudado muito nos cuidados com os fios. Contei com a colaboração do Yuri Botello, amigo lá do Cronograma Capilar pra elaborar o post.

3---washing-hair

  • Procure linhas certas para seu cabelo, seja oleoso, normal ou seco. Isso faz muita diferença no controle da oleosidade e hidratação.
  • Controle a temperatura da água. Quanto mais quente, mais agressão física o cabelo sobre, abrindo as cutículas e perdendo nutrientes. Água fria ajuda a dar brilho e força pro cabelo.
  • Ao lavar o cabelo embaixo do chuveiro, tenha cuidado para mover a cabeça e os fios em diferentes direções. A água (principalmente quente) que bate direto e continuamente no topo da cabeça agride o cabelo. Já notaram que é nessa região onde temos os fios mais quebrados e fragilizados? Pois é, sol, passar a mão e chuveiro direto causam isso.
  • Ao usar o shampoo, priorize a raiz e deixe apenas o shampoo que escorre agir nas pontas, evitando esfregar. Agora, se você usa muito creme sem enxágue, uma massagem suave nas pontas pode ser necessária.
  • Menos pode ser mais. Muita espuma pode indicar excesso de produto e a ausência dela não significa que não está limpando. Você pode ter o mesmo efeito, ou até melhor, usando uma quantidade de produto menor.
  • Não use as unhas pra massagear o couro cabeludo. Além de irritação, você pode agredir a saúde dos folículos.
  • Aplique o condicionador também no couro cabeludo. Além de evitar frizz, você vai cuidar de uma parte do fio que um dia será sua ponta. O segredo para não deixar oleoso é escolher a linha certa pro cabelo e enxaguar muito bem pra retirar qualquer resíduo. Condicionador residual pode deixar o cabelo emplastado, pesado, dar caspa, irritação e amolecer demais a fibra capilar. Creme pra ficar no cabelo é o sem enxágue.
  • Se o seu condicionador não desembaraçar o cabelo durante o enxágue, talvez você não esteja usando o produto adequado.
  • Quem tem cabelos crespos e cacheados muito secos pode se beneficiar da técnica de Co-wash, que basicamente abandona ou intercala o uso de shampoo para manter a hidratação do fio. Mas cuidado, a técnica pode deixar o cabelo oleoso.
  • Há meninas que defendem o No e Low Poo, que são técnicas que defendem o abandono ou diminuição do uso de produtos com sulfato, silicones insolúveis e derivados de petróleo que danificam os fios ao longo do tempo. Adoro gente que questiona rótulos e padrões e começa a usar produtos de forma diferenciada. Pra quem quiser conhecer mais sobre a técnica, entre no grupo clicando aqui.
  • Finalize o cabelo com aqueles produtos que você gosta. Cremes sem enxágue, balms, óleos finalizadores são aliados no controle do volume, frizz e modelagem das ondas.
  • Secar o cabelo com toalhas fofas, esfregando o cabelo, além de aumentar o frizz agride a fibra capilar pois exerce o mesmo efeito de uma esfoliação. Sem falar que uma toalha mais grossa faz com que a gente perca a noção de força na hora de apertar as mechas molhadas, podendo quebrar os fios.
  • Pra secar com o secador, respeite a direção do fio, ou seja, aplique o jato de cima pra baixo. Se usar calor, lembre-se de aplicar protetor térmico.

E aí? Você faz algum desses passos de forma diferente? Conta tudo pra gente! Beijos cabelísticos!

Gostou desse post?
Cadastre-se e receba todas as nossas dicas, artigos e tutoriais por email!
Conversa com a gente
  1. Avatar
    19/09/2014 às 17:07

    Amei as dicas… faço todas, menos a de secar o cabelo com a toalha.. alias acabo de descobrir que ferro total o meu cabelo ! Hahaha.. vou só dar umas passadinhas e deixar secar sem nada.
    Otimo post, vai ajudar varias meninas.
    Beijos <3

    Convido a todas para conhecerem o meu blog em http://www.dezoitoepoucos.com

  2. Avatar
    Franci Pacheco
    19/09/2014 às 13:10

    Amei as dicas, por incrível que pareça eu faço a maioria dos passos, certinho :D

  3. Avatar
    19/09/2014 às 11:29

    Adorei as dicas para cacheadas! Serão muito úteis para os meus fios UASHASHU http://simsemfrescura.blogspot.com.br/

  4. Avatar
    19/09/2014 às 11:17

    Adorei as dicas! Como a gente muitas vezes faz as coisas no automático e na pressa esquecemos de etapas importantes para lavar o cabelo com o cuidado que ele merece. Beijos

    • Avatar
      20/09/2014 às 01:59

      total, fê! focamos tanto em coisas caras e complexas, mas o básico tá defasado

  5. Avatar
    Camila Magalhães
    19/09/2014 às 08:44

    Oi Gleici, adorei as dicas. O assunto é tão simples, mas no dia-a-dia não fazemos isso né?
    Tomarei mais cuidados com meu cabelo. =)

  6. Avatar
    raquel
    18/09/2014 às 20:27

    amei as dicas <3 e não foi só eu que gostei não,minha mãe tava aqui comigo lendo essas dicas e ela gostou bastante!!! iremos lavar os cabelos de um jeito diferente agora!beijusss

  7. Avatar
    18/09/2014 às 16:23

    ótimas dicas,são coisas que a gente nem percebe que faz no dia a dia…beijo

    • Avatar
      09/10/2014 às 20:23

      eu queria seguir tudo 100%, mas às vezes também passa batido HAHAHA