Cabelo elástico é um pesadelo na vida de qualquer mulher. tinturas, descolorações, incompatibilidade entre químicas, alisamentos e danos físicos severos são as principais causas do emborrachamento.
É comum entre as mulheres se confundir durante o diagnóstico e recorrer a tratamentos emergenciais desnecessários. Isso acontece quando puxamos algum fio de cabelo e ele estica, e então vem o desespero. O que precisa ser deixado claro é que todo cabelo saudável tem uma flexibilidade natural, e é completamente normal que o fio ou finas mechas tenham certa maleabilidade.
FAZENDO O DIAGNOSTICO
Para saber se o seu cabelo está elástico de fato, não puxe apenas um fio, mas sim uma mecha mais rala do cabelo ainda úmido. O cabelo com textura elástica fica embaraçado, aglomerado e se desfaz como um elástico se desfazendo ao ser tensionado.
Por isso, faça esse teste apenas numa porção do cabelo mais escondida para evitar que a quebra fique aparente.
Os cabelos emborrachados também ficam extremamente fragilizados ao uso de shampoo, não soltando o produto mesmo após vários enxágues. Aplique condicionador para facilitar a remoção e proceda com enxágue.
E AGORA?
Se o diagnóstico acima foi positivo, você pode recorrer a:
- Reconstruções com queratina líquida;
- Máscaras repositoras de massa;
- Linhas de reconstrução capilar ricas em queratina e proteínas;
- Tratamentos profissionais em salão.
O erro mais comum é achar que o cabelo elástico necessita apenas de reconstrução (queratina e proteínas), porém, essa fragilidade deve ser cuidada também com linhas de nutrição para devolver o óleo e maciez aos fios. Hidratações são importantes mas não fundamentais, já que o cabelo precisa de mais consistência e força do que moléculas de água dentro da fibra.
Existe um erro comum de indicação de selagem ou progressivas, porém, isso faz com que haja apenas uma maquiagem artificial na estrutura do cabelo ao invés de recuperar de dentro pra fora. Em casos extremos, opte por retirar as pontas ou partes mais danificadas, e proceda com cuidados intensos para que o dano não aumente.
Anotou todas as dicas? Mantenha a calma, cuide com cuidado e lembre-se de que cabelo cresce, ok?
E não deixe de conferir esse post sobre como recuperar o cabelo elástico.
eu tinha bastante dúvida de como saber se o cabelo está realmente elástico.. amei esse post
Meu cabelo depois da bariatrica nao é o mesmo
amei suas dicas
beijos lindona