TOP 5 Bases Para Pele Negra!
Beleza
TOP 5 Bases Para Pele Negra!
Lápis Colorido Tie-Dailus!
Maquiagem
Lápis Colorido Tie-Dailus!
Batom Líquido – Vizzela
Beleza
Batom Líquido – Vizzela
Lip Oil – RubyRose
Maquiagem
Lip Oil – RubyRose
Batom Power Bullet Matte – Huda
Beleza
Batom Power Bullet Matte – Huda
A SouSmile Funciona?!
Beleza
A SouSmile Funciona?!
BelezaOs novos perfumes 212 VIP Pills da Carolina Herrera
MaquiagemNOVIDADE: Kat Von D vai virar uma marca vegana
como-cortar-franja-sozinha
Cabelos

Dicas para cortar sua franja em casa sem errar

em 06/07/2016 por Renata Stanquini

Todas as vezes que eu penso em cortar a franja em casa, a primeira coisa que vem à minha cabeça é uma criança sentada no chão do banheiro cortando o próprio cabelo com uma tesoura escolar. Sempre acho que vai ficar um desastre assim como nas nossas aventuras infantis. Só que, pensando bem, esse é o tipo de coisa que devíamos saber fazer sozinhas, né? Ninguém merece ter que ir pro cabeleireiro todo mês só pra aparar um dedinho de cabelo…

E pra aprender a fazer isso sem nenhuma supervisão, é bom anotar as dicas abaixo para não ficar igual aquela menina que queria ter a franja da Maju Trindade.

1. Planeje cada movimento

Quando você não faz ideia do que está fazendo, a chance de se dar muito mal é ainda maior. Por isso, minha primeira dica é não cortar sem antes planejar cada movimento. Comece pesquisando qual é o melhor tipo de franja para o formato do seu rosto, depois procure fotos de referencias e veja videos de profissionais ensinando como reproduzi-las. Assim você vai conseguir evitar maiores arrependimentos…

2. Não pegue cabelo demais

A parte onde fica nossa franja se chama “coroa”. Pra separar a sua é só dividir o cabelo no meio, alinhar o ponto superior a cabeça ao fim das sobrancelhas em um triangulo perfeito. Pegue somente o necessario para dar o volume que você deseja. Se você pegar cabelo fora desse triangulo, vai ficar totalmente sem forma. Muito cuidado nessa parte.

como-cortar-franja5

3. Corte com a franja seca

Cortar com a franja molhada pode ser muito mais arriscado do que com ela seca. Isso porque nosso cabelo parece ser muito mais longo do que realmente é quando está encharcado. Se você tentar corta-la com ele molhado, pode errar feio na medida e acabar cortando bem mais do que planejava.

4. Não puxe o cabelo pra cortar

Essa dica complementa a de cima. Ao puxar o cabelo pra cortar, você fica com a falsa impressão de que ele é mais comprido. Se fizer assim, logo que você soltar vai perceber que o cabelo encolhe e fica mais curtinho. Pra não correr esse risco, penteei sua franja pra frente, olhe reto para o espelho e, sem puxar, corte a franja 1 dedinhos abaixo do que você deseja que ela fique. Esse truque é ótimo porque, se ela ficar mais comprida do que queria, é só cortar mais um pouco, mas se ficar mais curta não tem jeito… tem que esperar crescer!

5. Escolha a tesoura certa

Por favor, não tente cortar sua franja com uma tesoura escolar ou de cozinha. Essas tem as lâminas mais grossas e dão um acabamento bem menos natural… Pra ficar tudo perfeitinho, o ideal é ter uma tesoura de cabelo simples daquelas que você compra em perfumarias grandes, tipo a Ikesaki, sabe?

tesoura-certa-para-corte-de-cabelo

6. Use a pontinha da tesoura

Uma dica importante é usar somente as pontas da lâmina pra cortar, sem abrir demais a tesoura. Isso porque quanto mais pra perto do cabo, menor controle você tem no corte porque essa parte da lâmina exige mais força e coordenação pra fecha-la em linha reta. Pra visualizar melhor isso, fiz um desenho abaixo onde eu pintei de rosa somente a parte que você deve utilizar. Olha só:

tesoura-para-franjas-sozinha

A posição da tesoura também é importante. Se você cortar com a tesoura na horizontal, vai ficar com o corte mais definido. Se fizer na vertical, vai ter um acabamento mais natural, despojado e com movimento. Aí você vai pelo seu gosto…

posição-da-tesoura

7. Vá com mão leve

Quando você vai sem força com a mão, é mais fácil de arrumar certos deslizes. Mas se você for com toda a força, pode perder o controle e cortar tudo torto. Não precisa ter pressa… Respira fundo, vá com calma e com a mão levinha.

como-cortar-franja-em-casa(4)

Espero que as dicas tenham ajudado! BEIJOS

Gostou desse post?
Cadastre-se e receba todas as nossas dicas, artigos e tutoriais por email!
Conversa com a gente
  1. Avatar
    Franci Pacheco
    07/07/2016 às 10:12

    essas dicas serão muito úteis

  2. Avatar
    Zilandra Batista Rodrigues
    06/07/2016 às 21:35

    Um trauma de infancia..O DIA QUE CORTEI MINHA FANJA EM CASA KK

  3. Avatar
    06/07/2016 às 17:59

    Eu sempre corto a minha em casa, meço no cabelo seco, mas corto com ele molhado
    Acho mais fácil e sempre corto menos do que preciso cortar para ter como arrumar caso dê merda haha

    Um beijo,
    Foca no Glitter

  4. Avatar
    Tatiane Nascimento
    06/07/2016 às 17:48

    Eu com cabelo cacheado nem penso em cortar franja…