TOP 5 Bases Para Pele Negra!
Beleza
TOP 5 Bases Para Pele Negra!
Lápis Colorido Tie-Dailus!
Maquiagem
Lápis Colorido Tie-Dailus!
Batom Líquido – Vizzela
Beleza
Batom Líquido – Vizzela
Lip Oil – RubyRose
Maquiagem
Lip Oil – RubyRose
Batom Power Bullet Matte – Huda
Beleza
Batom Power Bullet Matte – Huda
A SouSmile Funciona?!
Beleza
A SouSmile Funciona?!
MaquiagemO delineador em gel Perversion da Urban Decay
MaquiagemResenha: batons líquidos Lip Matte da Latika
guia-do-shampoo_sshampoo
Cabelos

Guia do Shampoo: Descubra por que a textura é importante

em 06/06/2016 por Karen Bachini

Eu tenho certeza que você vai concordar comigo se eu disser que nem sempre um shampoo faz aquilo que ele promete na embalagem. Cabelos perfeitos, macios, fortes, brilhantes – tudo isso vem escrito no rótulo, mas raramente isso se torna real nas nossas vidas.

Como resultado, ficamos irritadas e até saímos por aí contanto pra todo mundo que aquele produto não presta. Só que o que a gente nem desconfia é que, muitas vezes, nós é que erramos quando compramos um shampoo que não tem nada a ver com a necessidade dos nossos fios.

Pra não errar mais na escolha, é importante que você saiba que existem basicamente 3 tipos de shampoo: leitoso, translúcido ou transparente. Cada um deles serve para um tipo diferente de cabelo. Se você ainda tem dúvidas de qual é a textura certa para o seu cabelo, fique atenta ao guia a seguir:

Leitoso: 

O shampoo leitoso geralmente é de cor branca e tem a textura mais densa. Ele é mais hidratante e trata profundamente os cabelos secos e quimicamente tratados. O único problema é que ele não limpa muito bem os fios e, por isso, quem tem cabelo oleoso não vai se dar muito bem com esse tipo de shampoo já que ele pode pesar os fios e aumentar a oleosidade.

Guia_shampoo-leitoso_hidratante_caracteristicas

Translúcido:

O shampoo translúcido (ou perolado) não é nem tão denso nem tão leitoso, nem tão leve nem tão transparente. Digamos que ele fica no meio do caminho. Ele é ótimo pra quem tem cabelo misto porque limpa os fios enquanto oferece uma certa hidratação. Quem tem cabelos secos, normais ou não tão oleosos também pode usar esse tipo de shampoo sem medo.

Guia_shampoo-translúcido_caracteristicas

Transparente:

O shampoo transparente serve pra limpar profundamente os fios e tem geralmente PH neutro. Os melhores nessa categoria são os shampoos de bebê porque além de limpar muito bem, eles são mais suaves. Ele é o mais indicado para cabelos oleosos porque controlam a oleosidade do couro cabeludo, removem toda a sujeira e deixam os fios mais leves. Quem tem cabelo seco tem que passar longe dos shampoos transparentes, pois eles podem deixar o cabelo mais áspero e sem brilho.

Guia_do_shampoo-transparente_caracteristicas

Quem tiver mais dúvidas sobre texturas de shampoo, pode deixar nos comentários! BEIJOS!

Gostou desse post?
Cadastre-se e receba todas as nossas dicas, artigos e tutoriais por email!
Conversa com a gente
  1. Avatar
    09/06/2016 às 08:19

    Adorei o post, muito esclarecedor. Só tenho uma dúvida e talvez alguém possa me ajudar. Já li uma vez em algum lugar que shampoo perolado pode causar caspa. Meu cabelo é cacheado e tinha muita caspa, sempre achei que era devido os leave-in que uso. Quando passei a usar apenas shampoo transparente resolvi o problema da caspa, nunca mais tive. Você já ouviu falar sobe isso? Beijos

  2. Avatar
    MarcelaMusse
    07/06/2016 às 12:56

    Sensacional! Acabei de descobrir que uso shampoo errado! Ahahaha… indo na farmácia em 3, 2… beeeijos

  3. Avatar
    Tatiane Nascimento
    06/06/2016 às 22:42

    Adorei o post

  4. Avatar
    06/06/2016 às 15:15

    Adorei o post, mas tenho umas coisinhas para implicar haha espero que não se importe, mas são coisas que eu descobri conversando com engenheiros da área ^^

    1 – Shampoo leitoso não é hidratante porque shampoo e hidratação NUNCA irão convergir na mesma direção. Shampoo existe para tirar a sujeira do seu cabelo e também a oleosidade e a justa oleosidade natural do seu fio é um tipo de hidratação natural, então um shampoo NUNCA irá hidratar o seu cabelo,ele apenas limpa mesmo (como foi já colocado no teu texto). Porque pensa assim: se o shampoo existe para limpar o cabelo e tirar a hidratação, óleos e sujeiras, etc, como vai existir um shampoo que vai depositar hidratação ao mesmo tempo? Logo esse shampoo não pode ser usado por ninguém porque se ele depositar uma hidratação, essa hidratação é do tipo que não é dissolvida pelo shampoo (porque não tem como colocar os dois em uma mesma embalagem), consequentemente é algo que nunca vai sair do seu cabelo e se nunca sair do seu cabelo, é prejudicial!

    2 – Shampoo de criança também não é aconselhado para lavar os cabelos, tem gente que se dá bem e tudo, mas em geral os ph’s dos shampoos infantis são muito básicos, porque o cabelo de criança é mais básico que o nosso. Então se um adulto usa shampoo de bebê com frequência, isso vai deixar as escamas do cabelo muito estouradas e pode ser problemático a longo prazo… Então shampoo transparente = legal, ph neutro. Shampoo de criança = nada legal, pode danificar a fibra capilar a longo prazo.

    Espero de verdade que você não se importe hehe, qualquer coisa pode apagar aqui!

    Beijos,
    Foca no Glitter

    • Renata Stanquini
      Renata Stanquini
      07/06/2016 às 11:10

      Oiiii Paula! Claro que a gente não se importa… os comentários são pra isso: pra ajudar a gente sempre rsrs Então, você tem toda a razão. Fui revisar esse post e percebi que no texto eu expliquei certo, mas o gráfico ficou errado! –‘ Então eu já arrumeeeei! Muito obrigada mesmo! Beijos!

  5. Avatar
    Zilandra Batista Rodrigues
    06/06/2016 às 13:48

    Kah eu posso estar errada, mais como eu tenho a raiz do cabelo oleosa eu gosto de dar uma alternada nos shampoos com texturas diferentes…
    Beijao lindona

  6. Avatar
    Franci Pacheco
    06/06/2016 às 12:39

    post super esclarecedor, amei

  7. Avatar
    Cinthia Pariz
    06/06/2016 às 11:45

    Como meu cabelo é misto e tem química, meu cabeleireiro ensinou a passar um translúcido na raiz e dos meio pras pontas um hidratante. Depois que fiz isso percebi uma grande melhora.