Paletas multifuncionais favoritas!
Maquiagem
Paletas multifuncionais favoritas!
Sistema Velvet – nova base, corretivo e pó de contém1g
Maquiagem
Sistema Velvet – nova base, corretivo e pó de contém1g
Batom marrom – 6 indicações para entrar na tendência!
Maquiagem
Batom marrom – 6 indicações para entrar na tendência!
Dupes nacionais de makes gringas!
Beleza
Dupes nacionais de makes gringas!
Glycolic TX – a nova base do Boticário
Beleza
Glycolic TX – a nova base do Boticário
Máscara de cílios – indicações para cada gosto!
Maquiagem
Máscara de cílios – indicações para cada gosto!
CabelosLow poo – O que é? Como fazer?
OffMadre: a melhor escola de conhecimento criativo de São Paulo

como-fazer-no-poo-e-cowash

Cabelos

No poo – O que é? Como fazer?

em 28/06/2016 por Karen Bachini

Ontem foi ao ar um post explicando o que é Low-Poo. Inevitavelmente, acabaram surgindo algumas duvidas sobre No-Pow e Cowash que são técnicas intimamente ligadas e bastante conhecidas entre as experts em cachos. Hoje eu quero explicar pra vocês de uma maneira prática como o no-poo pode transformar os seus cabelos, olha só:

O que é No-Poo? 

O no-poo é uma técnica ou rotina capilar que exclui o uso de shampoos, fazendo a limpeza dos fios somente com cowash – isto é, usando somente condicionadores leves e livres de petrolatos e silicones de qualquer tipo.

Traduzindo ao pé da letra, no-poo significa “sem shampoo”. A técnica nada mais é do que deixar de usar shampoos para usar somente condicionadores suaves que não possuem silicones insolúveis em água na sua formula.

Algumas pessoas adotam o no-poo como um estilo de vida, banindo o shampoo por anos até. Mas outras usam o cowash só as vezes, quando sentem que seus cabelos estão muito ressecados ou em situações em que se precisa lavar o cabelo mais de uma vez por dia (na volta da academia, por exemplo). Aí, ao invés de lavar de novo com o shampoo, adota-se somente o condicionador pra deixar os cabelos limpinhos, soltinhos e lindos outra vez!

  • E a limpeza? 

Muita gente se questiona se somente o condicionador é capaz de limpar os nossos fios, bem como nosso couro cabeludo. Inacreditavelmente, a resposta é sim! Apenas a água e os agentes emolientes presentes no condicionador são suficientes para remover as impurezas e deixar os fios limpos.

  • Aprendendo a ler rótulos:

Só que não é com qualquer condicionador que você vai poder fazer no-poo e o cowash… Existem substancias como parafinas, petrolatos e silicones que deixam resíduos no cabelo e prejudicam totalmente o resultado final. É de extrema importância que você aprenda a ler rótulos para ter certeza que está usando só condicionadores sem nenhum desses ingredientes:

substancias-para-evitar-no-poo0

Como é feito o No-poo? 

Você precisa começar limpando suas “ferramentas capilares”, como pentes, escovas, presilhas e tudo que você costuma usar no seu cabelo para garantir que não vai ter nenhum restinho de produtos proibidos na sua nova rotina de no-poo.

Depois disso, você vai precisar lavar seu cabelo pela ultima vez com shampoo com sulfatos e sem petrolatos para que ele fique bem limpinho. Pode aplicar o condicionador próprio pra técnica (ou seja, sem nenhum dos ingredientes proibidos) e enxague. Prontinho… agora você está pronta pra adotar o estilo no-poo de vida! Lembre-se que a partir de agora todas as suas lavagens serão sem o uso do shampoo, somente com condicionador.

Como fazer o co-wash: Aplique o condicionador nas mãos e leve ao couro cabeludo massageando bastante com as pontas dos dedos. Enxague e em seguida aplique outro tipo de condicionador (ou o mesmo, você que manda) no cumprimento e nas pontas. Deixe agir uns minutinhos e depois enxague. Na hora de tirar o excesso da água, procure não esfregar os fios com uma toalha comum. Invés disso, use uma camisa de algodão que você não usa mais, ou uma toalha de microfibra pressionando o cabelo. Outra coisa que ajuda é desembaraçar os fios com os dedos ou até com uma tangle teezer ainda no banho.

Quais os produtos indicados? 

Se você quer adotar a técnica, aqui vai uma lista de produtos indicados para no-poo divulgados no blog cacheia.com:

condicionador-para-usar-no-poo-e-cowashprodutos-permitidos-para-no-poo

É claro que essa foi uma explicação bem resumida a técnica e, por isso, quero convidar quem entende muito mais profundamente sobre esse assunto pra acrescentar informações nos comentários. E aí…você adotou o no-poo? Há quanto tempo? Como tá sendo a experiencia? Conta pra gente!!! BEIJOS

Gostou desse post?
Cadastre-se e receba todas as nossas dicas, artigos e tutoriais por email!
Conversa com a gente
  1. aline
    05/07/2016 às 15:10

    sou cacheada assumida a vida toda! O engraçado que essa historia de cowash é algo que eu descobri FAZ MUITO TEMPO e tenho usado a vida toda, antes mesmo de se ouvir falar desse termo! rsrsrs…

  2. Mariá
    04/07/2016 às 14:06

    Karen! Cada vez mais que cresce a onda dos produtos naturais e veganos, não é? As pastas da feito brasil também são todas liberadas para No Poo e ótimas para deixar os cabelos em pé! Aqui ó: https://feitobrasilcosmeticos.com.br/colecoes/puro-luxo/

  3. Franci Pacheco
    29/06/2016 às 10:04

    estou adorando saber um pouco mais sobre essas técnicas, não conhecia ainda

  4. 28/06/2016 às 18:18

    No início é muito difícil o no poo. O cabelo fica com uma aspecto oleoso, pois ele está acostumado com o uso do shampoo, mas com o tempo isso vai melhorando. Agora estou usando produtos naturais para lavar e fazer o papel do shampoo.

    Beijos, http://loveiscolorful.com/