Paletas multifuncionais favoritas!
Maquiagem
Paletas multifuncionais favoritas!
Sistema Velvet – nova base, corretivo e pó de contém1g
Maquiagem
Sistema Velvet – nova base, corretivo e pó de contém1g
Batom marrom – 6 indicações para entrar na tendência!
Maquiagem
Batom marrom – 6 indicações para entrar na tendência!
Dupes nacionais de makes gringas!
Beleza
Dupes nacionais de makes gringas!
Glycolic TX – a nova base do Boticário
Beleza
Glycolic TX – a nova base do Boticário
Máscara de cílios – indicações para cada gosto!
Maquiagem
Máscara de cílios – indicações para cada gosto!
MaquiagemO corretivo Full Cover da Make Up For Ever
SaúdeVerdades e mitos sobre alergia à maquiagem
Cabelos

O que fazer quando o cabeleireiro erra?

em 04/04/2016 por Renata Stanquini

Não é horrível quando você entra no salão confiante de que vai ficar ainda mais linda e acaba saindo de lá com o cabelo detonado, todo quebrado, pontas arrebentadas, com uma cor nada legal e, como se não fosse pesadelo o bastante, ainda tem que PAGAR pela cagada que o (mau) profissional fez?

Pois é… pode acontecer com qualquer um e é a maior frustração!

Só que não é assim que as coisas deveriam ser… Assim como todo produto ou serviço que a gente compra por aí, os salões de beleza também são obrigados por lei a oferecer aquilo que prometem e deixar seus clientes felizes. Sendo assim, quando o cabeleireiro erra por irresponsabilidade, ele está, na verdade, descumprindo as leis do consumidor. 

bad-hair-cut

Por isso, se alguma infelicidade acontecer com você no salão, desde um corte malfeito até um processo químico que deu errado, saiba que você tem o direito de:

  • Pedir que o serviço seja refeito
  • Pedir seu dinheiro de volta
  • Exigir que seu cabelo seja recuperado até voltar a ser como antes

Lembrando que tudo que for gasto tentando deixar seu cabelo igualzinho a como ele era antes deve ser pago pelo cabeleireiro que fez a besteira, tá?

E se o salão se negar?

Se o salão se negar a devolver seu dinheiro, refazer o serviço ou recuperar seu cabelo dos danos, você pode (e deve) fazer um boletim de ocorrência na Delegacia de Defesa do Consumidor da sua cidade e…(aqui entre amigas) fazer um barraco nas redes sociais hahaha A publicidade negativa sempre “incentiva” os prestadores de serviço a resolverem o problema rapidinho… Só não precisa descer o nível para não perder a razão, ok? Sempre tome cuidado com o perjúrio e a difamação, e lembre-se da diferença entre difamar alguém e contar sua experiência.

E se mesmo assim não adiantar? 

Se mesmo assim nada acontecer, você pode abrir uma reclamação no PROCON (Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor) para tentar um acordo com o salão responsável pela desgraça. Se mesmo assim esse acordo não acontecer, você será encaminhada (se quiser, claro) para o Juizado Especial Cível, conhecido também como Juizado de Pequenas Causas, para pedir uma indenização por danos morais. E, segundo o que é proposto por lei, nos casos de indenização até 20 salários mínimos, você não vai precisar nem contratar um advogado…

Preciso de testemunhas ou provas?

Não. O Código de Defesa do Consumidor diz que a responsabilidade do salão é objetiva, ou seja, você não vai precisar provar que a culpa foi do profissional… Até mesmo se você já chegou no salão com o cabelo danificado de outros tratamentos e seu cabeleireiro terminou de detona-lo, a culpa será somente dele porque, de acordo com o CDC, o profissional assume todos os riscos do que pode vir acontecer quando presta um serviço.

A unica coisa que você vai precisar para fazer seus direitos valerem é da nota fiscal ou recibo que mostre que você contratou o serviço – comprovante de cartão de débito ou credito também servem. Já as fotos do antes e depois não são obrigatórias, mas ajudam bastante no processo. Por isso, fica aí a dica… vai fazer algo “arriscado” no cabeleireiro? Peça nota e tire muitas fotos! E apesar de ter testemunha não ser obrigatório, se conseguir levar alguém no cabeleireiro com você é melhor ainda. Lembre-se de que quanto mais provas melhor.

Ah! Também é preciso destacar que a culpa só sai das costas do profissional se antes ele declarar por escrito todos os riscos que seu cabelo corre ao fazer o tratamento que está pedindo. Aí, se você assinar esse termo de responsabilidade e seguir com o tratamento, tudo que acontecer a partir daí será sua culpa… é o que o chamam de consentimento informado.

quando-o-cabeleireiro-erra

É claro que saber de todas essas coisas é o primeiro passo para se livrar dessa dor de cabeça, mas o melhor mesmo é sempre estar esperta na hora de contratar um profissional.

Antes de qualquer mudança radical, converse bastante com ele, faça muitas perguntas, leve fotos de referencia para ele ver exatamente o que você espera, questione sobre os cuidados pós-tratamento e, por fim, procure fazer sempre com um cabeleireiro de sua confiança.

E você, cabeleireiro, fale sempre a verdade para a sua cliente. Se você acha que não vai ficar bom, fale. Se você acha que vai danificar demais, que pode causar queda ou que a cor vai ficar diferente demais do que ela espera, explique. Tenho certeza que você será muito mais admirado e respeitado pela sua postura responsável do que por qualquer outra coisa!

Sei que muitas de vocês já viveram situações parecidas, então tá aberta a discussão nos comentários para que vocês contem suas experiencias pra gente!

Conta aí… já tiveram também alguma experiencia traumática no salão? Beijos!

Gostou desse post?
Cadastre-se e receba todas as nossas dicas, artigos e tutoriais por email!
Conversa com a gente
  1. Juliana Faria
    23/02/2023 às 10:43

    Faz algumas semanas que fui pela primeira vez em um salão fazer luzes em meu cabelo.
    A cabeleireira manchou todo o meu cabelo, refez o trabalho e não conseguiu consertar.
    Eu desesperada falei que ia procurar uma profissional para fazer a correção de cor, a dona do salão falou para eu encaminhar o valor que o salão ia arcar com a correção…
    Quando enviei o valor, ela falou que estava muito caro, e que não ia pagar, e me passou o telefone de outra cabeleireira, dizendo que ela já tinha pago era só eu ir que ela ia consertar.
    Imagina a minha situação, desesperada com o cabelo todo manchado, não tinha psicológico para aceitar uma indicação do salão que não me passou credibilidade alguma.
    Ou seja, o salão me falou que estava dando a solução, se eu queria o mais caro, paciência…
    Hoje tive que cortar o meu cabelo e voltar a cor natural para resolver.
    Com a auto estima daquele jeito e sem respaldo pois ela alega que me deu suporte eu que não aceitei. 😥
    Eu sou obrigada a aceitar indicação de um salão que estragou o meu cabelo???

  2. Darilia Amancio
    21/04/2022 às 10:01

    Olá meninas bom dia…. fui em um salão e a moça errou no meu corte…. porém quando ela viu minha insatisfação, ela reconheceu o erro….e me devolveu o valor que havia cobrado….ee deu tratar até o meu cabelo crescer outra vez…. pra mim foi a coisa mais honesta que já vi… fiquei apaixonada por ela e não larguei mais….. precisamos de mais profissional assim….

  3. Aline
    07/11/2021 às 11:13

    Fui no salão beleza Natural eles passaram um super relaxamento onde fui aí q meu cabelo caiu TD, aí fui lá ontem eles falaram q foi por causa do processo químico de BOTOX, mais o produto deles fez com q meu cabelo caísse TD, e meu cabelo tava lindo tinha cacho hj em dia nem isso

  4. Cristina Macedo da Silva
    16/09/2021 às 17:15

    Oi ontem fiz luzes e hidratação,mas quando profissional tava secando percebi que meu cabelo estava elástico, pois ele falo que não havia problema que dia seguinte estaria normal,mas eh fiquei apavorada então hoje acordei lavei e percebi qhe continuava elástico liguei pra ele ele disse que não era pra ter lavado pois quando faz hidratação não lava cabelo no dia seguinte pq cabelo,perguntou shampoo que eu usei respondi seda ele deu risada, pois eu falei vc não me disse momento algum que não podia lavar cabelo dia seguinte e nem me orientou usar algum tipo de shampoo questionei que ele deveria ter feito teste mechas ,ele me disse que lá salão vende shampoo e tratamento pra recuperar pedi prs ele passar valor ele não. Me respondeu,pagou 320 pelas luzes pelo que pesquisei pra tatrar em casa tenho gastar uns 250 mas no caso ele que tem arcar com as despesas?

  5. Mariana Pereira de Souza
    07/06/2021 às 23:13

    Tô eu aqui em meados de 2021 sofrendo pq alguém que se diz cabeleireira conseguiu deixar meu cabelo pior que Chitãozinho e Xororó quando eram novos.
    Li vários comentários a respeito e eu tbm não gosto e nem queria prejudicar os outros, acontece que enquanto profissionais irresponsáveis não sofrerem algum tipo de “punição”, eles continuarão sendo péssimos profissionais e lesando os outros.
    Não é justo pagar por um serviço prestado de má qualidade e ainda ter que ficar com prejuízo

  6. 19/01/2021 às 05:28

    Fui ao salão fazer uma limpeza de cor
    Um tom mais claro ela acabou com meu cabelo descoloração total fz manchou quebrou
    N quis devolver o valor ainda mentiu falando que vim com istorici de outro salão ainda falou que estava depressão meu cabelo natural comprido está na orelha hj já gastei uns dois mil com ele

  7. David
    26/03/2019 às 13:35

    Mulheres vão e se cagan colocando qualquer coisa na cabeça e logo culpam ao profesional. Procurem um psicólogo o problema não e o profesional , são vocês.

    • Ela Neide
      01/02/2020 às 09:34

      Profissionais que erram e não tem coragem de assumirem seus erros sempre jogam a culpa nos clientes!! É muito mais fácil falar que a cliente tem problema!! Só falta mandar ela procurar um psicólogo!! Esse tipo de profissional sim tem que ser processado!! Além de detonar o cabelo da cliente ainda querem abalar seu psicológico com esse tipo de comentário!! Infelizmente eu passei por esse tipo de situação com uma cabeleireira e ela disse-me pelo Whatsapp que eu estou com problema!! Graças a Deus o Whatsapp é mais uma ferramenta de provas contra esses profissionais que além de não trabalharem direito não tem ética profissional!!

  8. Claudia Larossa
    26/03/2019 às 13:36

    Olá! Eu ia num salão bom que sabia arrancar os olhos na hora de cobrar. Usava produtos bons das linhas Joiko, Keune, entre outras. No início meu cabelo estava lindo. Depois fui reparando como a cabeleireira desembaraçava meus cabelos começando da raiz até as pontas sem parar quando encontrava nós. Na hora da escova, eu dizia pra ela que o secador estava quente demais. Por vezes quase torrava meu couro cabeludo. Com o tempo percebi que meu cabelo havia quebrado em várias partes e ela sempre dizendo que meu cabelo é que era fraco e que eu devia estar com falta de vitamina. Fui ao médico fiz todo tipo de exames e não deu nada. Falei pra ela e ela só dizia que “cabelo cresce”. Nunca mais voltei lá. Procurei o salão que só trabalha com a linha Mutari que restaurou meu cabelo, porque trabalha com produtos feito especificamente para o cabelo brasileiro. Hoje meu cabelo cresceu, está bonito e tenho muito cuidado com quem está cuidando dele.

  9. vanessa
    26/03/2019 às 13:36

    E como fica a situação de pessoas que vão na casa da cabeleira ou mesmo ao contrário a cabeleira vai na casa da cliente. E faz um serviço de merda e não da a nota fiscal?. Mas a cliente tem como prova as conversa pelo Whatsapp.

  10. Ursula Alaf
    06/08/2018 às 02:33

    Olá. Li o post e foi muito útil! Aconteceu comigo em abril de 2018 um super desastre no meu cabelo. Pesquisei muito até encontrar um salão que se diz especialista em loiros, pesquisei o Instagram deles, o Facebook e só cabelos lindos e loiros, inclusive posts falando sobre como ter cabelos loiros e saudáveis. Pensei ter achado meu salão. Fui lá, eles oferecem avaliação gratuita e teste de mechas também. Depois de ter conversado bastante e ter sido bem clara que para mim o importante era a saúde do meu cabelo, que não importava quantas sessões de clareamento seriam necessárias, eu queria meu cabelo saudável e loiro. Meu cabelo já estava com balayage e eu tinha feito uma selagem 1 mês antes de fazer o teste de mechas. No teste de mechas, que durou 40 minutos feito com pó descolorante e ox de 30 volumes, meu cabelo ficou elástico e quebrou ao puxar, o profissional considerou o resultado como dano ‘moderado’ e recomendou uma reconstrução. Fizemos a reconstrução logo depois do teste de mechas e dias depois voltei ao salão para fazer a transformação para o loiro. Só que no dia da transformação, ele não fez o teste de mechas para ver se o cabelo realmente iria aguentar. Enfim, confiei. Mostrei fotos de referência da cor que eu queria, ele disse que conseguiria deixar próximo à cor. Confiei. Fiquei 7 horas com o descolorante no cabelo (ele usou ox 30 e 40 volumes…), mas ele dizia que estava tudo correndo bem. Só quando ele finalizou o cabelo me virou pro espelho e logo vi que a cor não estava nem próxima à cor que pedi. Mas como fiquei 10 horas ao todo no salão, eu já estava exausta e não adiantaria nada dizer a ele que eu não tinha gostado, afinal já era mais de meia-noite… No dia seguinte falei pra ele que não tinha gostado da cor, ele disse tudo bem, venha ao salão para mexermos na cor. Fui, resolvemos mudar o tom de loiro, novamente saí do salão com o cabelo escovado. Até aí eu não tinha visto como estava meu cabelo de verdade. Resolvi lavar o cabelo em casa e aí fiquei chocada! Meu cabelo estava totalmente destruído, elástico, poroso, quebradiço, e a cor que ele tinha passado desbotou na primeira lavagem. Falei com ele de novo, e aí ele disse que meu cabelo tinha mais químicas do que podia computar e que esse tinha sido o melhor resultado que ele podia me oferecer e que nenhum outro profissional faria melhor do que ele… Fiquei chocada! Avaliei a página do Facebook dele com nota 1 e ele logo me chamou no WhatsApp… Eu disse que queria conversar com ele pessoalmente, queria mostrar o estado em que estava meu cabelo, ele disse que não tínhamos mais nada pra conversar, falou pra eu ficar em paz que meu cabelo cresce rápido. Absurdo! Fiquei horrorizada! Decepcionada e triste! Paguei caro e o cara destruiu meu cabelo. Reclamei no Reclame aqui, nada adiantou. Hoje, passados quase 4 meses do ocorrido, tenho tratado meu cabelo com produtos profissionais, inclusive, alguns que ele me indicou, mas o cabelo não teve melhora, acabei tendo que cortar “joãozinho”.

  11. Marcela Sve
    07/01/2018 às 15:05

    Então, anteontem eu fui pro salao pintar meu cabelo de cinza mas a cabeleireira nao descoloriu direito e a tinta nao pegou, dai ela deixou mais tempo no cabelo a tinta e ficou PRETO, ja lavei duas vezes e ta desbotando completamente irregular além de que por causa da descoloração ele ficou muito ressecado, eu to muito triste pq eu amava meu cabelo e agora ja n sei mais…

  12. Elaine Gonçalves de Paula
    11/11/2017 às 08:28

    Bom dia!!! Abri meu salão a pouco e ontem fui fazer um procedimento químico (retoque de mechas) gente o cabelo abriu para o laranja e quando reduz as mechas laranjas o tonalizante não funcionou e as pontas do cabelo onde já tinha luzes quebrou de um lado! Fiquei apavorada não cobrei o serviço dei uma máscara de tratamento para a cliente e me propus a recuperar o cabelo! Da um desânimo quando isso acontece!

  13. Tayane
    04/11/2017 às 07:51

    Olá meninas!
    Poxa hoje estou mega triste, fui cortar meu cabelo e levei fotos do corte que eu queria e mostre a cabeleireira e ela falou que dava pra fazer. Ai ela deu início ao procedimento geralmente eu fico olhando, mas não dava pra perceber o quanto ela estava tirando, eu também não sou de me meter, porquê se vou em uma profissional ela sabe não do que eu o que está fazendo, mas infelizmente essa não sabia ?.
    Eu pedi para ela tirar o meu cabelo da nuca e ela reduziu toda a parte de trás do meu cabelo a 3 dedos isso ele molhado, porque quando seca fica menor ainda, a parte da frente está maior como se manda o corte, mas quando seca minha cabeça fica quadrada, totalmente sem jeito!
    Eu estou fugindo de espelho, e das pessoas, porque todo mundo olha pra minha cara e pergunta: o que ouve com o seu cabelo?
    Estou com vontade de enfiar minha cabeça em um buraco ?
    Fui em um salão que só trata de cabelos cacheados, acho que a pessoa que é especializada em um tipo de serviço tem o obrigação de saber como proceder o corte com o cabelo seco e com ele molhado. Mas eu vou voltar lá e vou querer os meus direitos, o ruim é que eu não gosto de prejudicar os outros. Mas meu cabelo não pode ficar assim, ainda mais agora final de ano.
    Muito obrigada pelo post me ajudou muito!!!

  14. Patrícia Peixoto
    02/09/2017 às 00:59

    Hoje infelizmente aconyeceu comigo, fui ao salao para fazer mechas, e meu cabelo foi ao chão. Pior que ainda tive que pagar por isso. Estou arrasada, n sei o que fazer porq o cabelo que era bonito já se foi.

  15. Isa Espinosa
    14/08/2017 às 11:05

    bom dia Renata, gostei muitoooo deste post seu.. Sera que posso compartilhar nas redes com seu nome? Obg.

  16. Franci Pacheco
    05/04/2016 às 16:04

    eu já tive algumas decepções também, mas só de ser cortado mais curto do que eu queria haha, muito bom esse post

  17. Brunna M
    05/04/2016 às 12:14

    Li essa notícia e vou lá no salão hoje tentar resolver. Se der certo conto aqui. Se não… =|

    • Renata Stanquini
      05/04/2016 às 16:02

      Boa sorte, Brunna! Não pode deixar barato não… Se o profissional foi irresponsável, corre atrás dos seus direitos. Beijos!

      • Brunna M
        06/04/2016 às 10:35

        Bem, ela me ofereceu um tratamento capilar de graça no salão dela. No meu caso fiz uma progressiva que fez meu cabelo cair muuito. Eu sei que progressivas fazem o cabelo cair. Faço desde 2009, mas nunca caiu tanto assim. Ele cai o tempo inteiro. Vamos ver esse tratamento aí, além da pantogar que eu estou tomando e ainda não resolveu.

  18. 05/04/2016 às 09:56

    Que postagem de utilidade pública! Adorei demais saber que a lei determina a não necessidade de testemunhas nesses casos.

    http://www.semquases.com

  19. Maria Beatriz
    05/04/2016 às 09:54

    Eu tive esse problema esses dias, pedi para ela repicar, meu cabelo era na bunda e foi parar no ombro, sem brincadeira nenhuma, eu entrei em choque, não sabia o que eu fazia. Mas agora já foi, nada vai trazer o meu cabelo de volta mesmo :/
    http://www.maeeucresci.com

    • Renata Stanquini
      05/04/2016 às 15:58

      Essa é a pior parte, né Maria? Mesmo qe nada traga o seu cabelo de volta, você poderia ter se recusado a pagar… Direito seu!

  20. Zilandra Batista Rodrigues
    04/04/2016 às 20:34

    ainda nao tive esse problema, mais magino que deve ser muito ruim
    bjss

  21. Tatiane Nascimento
    04/04/2016 às 19:11

    Graças a Deus nunca aconteceu comigo,mais acho que eu morreria do coração…hihihihhh