Paletas multifuncionais favoritas!
Maquiagem
Paletas multifuncionais favoritas!
Sistema Velvet – nova base, corretivo e pó de contém1g
Maquiagem
Sistema Velvet – nova base, corretivo e pó de contém1g
Batom marrom – 6 indicações para entrar na tendência!
Maquiagem
Batom marrom – 6 indicações para entrar na tendência!
Dupes nacionais de makes gringas!
Beleza
Dupes nacionais de makes gringas!
Glycolic TX – a nova base do Boticário
Beleza
Glycolic TX – a nova base do Boticário
Máscara de cílios – indicações para cada gosto!
Maquiagem
Máscara de cílios – indicações para cada gosto!
CabelosComo cuidar de cabelos mistos?
Beleza7 dicas para fazer boas compras na Sephora
olaplex3-como-descolorir
Cabelos

Olaplex: Como descolorir o cabelo sem estragar o fio

em 18/05/2016 por Karen Bachini

Há uns dias atrás foi pro ar aqui no blog um post sobre descoloração. Lá eu expliquei como essa técnica funciona e como a mistura da água oxigenada e o pó descolorante age na estrutura dos fios. Também não deu pra deixar de falar sobre efeitos provocados por esse processo químico e de como os cabelos ficam fragilizados e perdem nutrientes nessa brincadeira toda…

Só que, sendo sincera, ressecamento e a perda de vitalidade não são exatamente os efeitos colaterais mais difíceis de lidar, não. Ainda existe outro fator ainda mais grave pra você se preocupar na descoloração: a quebra dos fios.

A quebra acontece quando o produto químico (no caso, o pó descolorante) interrompe as ligações de proteína da fibra capilar fazendo com que os fios percam água e nutrientes. A partir daí, o fio entra fase plástica de deformação (que é a elasticidade) onde surgem fissuras que atingem até a parte mais interna dos fios. Como resultado, os cabelos ficam enfraquecidos e se rompem não na raiz, mas literalmente ao meio.

Pra evitar isso, surgiu no mercado um produto que, depois de fazer muito sucesso na gringa (inclusive, entre as Kardashian), está começando a fazer fama também entre as brasileiras. Alguém sabe de quem estou falandoooo?

PRODUTOS-olaplex-kit3

Sim!!! O Olaplex – também conhecido como santo protetor das loiras.

Pra quem não sabe, o Olaplex serve basicamente para misturar no pó descolorante e na água oxigenada para deixar os fios mais fortes para receber a química. Ele reconstruí as ligações perdidas de proteína e protege a fibra capilar para que você chegue aos tons de loiros claros e loiros platinados sem que o cabelo quebre ou sofra algum efeito colateral irreversível, como a elasticidade de fios.

instagram-olaplex-antes-e-depois

Na linha vem 3 produtinhos:

  • BOND MULTIPLIER (PASSO 1): Produto que vai ser que vai ser misturado (numa medida determinada pelo seu cabeleireiro) ao pó descolorante + oxidante (para descoloração) ou coloração permanente + oxidante (para coloração).
  • BOND PERFECTOR (PASSO 2): Creme que deve ser aplicado no cabelo depois do enxágue da química e antes do shampoo. Ele vai funcionar como um complemento para o passo 1 agindo também para restaurar as ligações de proteína e reparar o cabelo.
  • HAIR PERFECTOR (PASSO 3): Produto de manutenção para dar continuidade ao tratamento em casa. É uma versão mais diluída do passo 2 que vai dar um pouco mais de emoliencia aos fios e devolver a maciez.

Se você entende inglês, vale a pena ver esse video para ter uma ideia de como ele é usado:

Diferente do que algumas pessoas pensam, a função do Olaplex não é evitar que o cabelo resseque ou fique áspero depois da descoloração. Muito pelo contrário… Sensorialmente falando, muitas das pessoas que usam o Olaplex até sentem que os fios ficam mais duros do que o normal. Isso acontece porque o produto deixa os cabelos mais firmes, enrijecidos e, consequentemente, dá um aspecto bem menos “maleável”, digamos – assim como acontece com qualquer outra linha de reconstrução.

E por causa desse enrijecimento da fibra, o tempo de abertura também é influenciado pelo produto. A solução pra isso é usar um pó descolorante de volumagem acima de 9% para que ele consiga atravessar a cutícula até o córtex (que é aonde ficam os pigmentos naturais do cabelo) sem danificar a estrutura dos fios.

resultado-usando-Olaplex

O mais legal é que até as pessoas que já estão com o cabelo muito judiado podem usar o produto. Quem não vai descolorir, mas vai passar por algum processo químico danoso (tipo alisamento, relaxamento, luzes e etc) também pode usar pra garantir que os fios aguentem firme e que cada uma das partes da estrutura do fio seja mantida.

Mas existe um “porém” em tudo isso… Conversando com o meu cabeleireiro Evaldo, do Studio Tez, descobri que, embora o Olaplex seja recomendado para quem está com os cabelos mais frágeis, quem estiver com os fios porosos precisa primeiro tratar disso antes de se aventurar na descoloração… A razão disso é obvia: nenhum produto, por melhor que seja, faz milagre! Se seu cabelo estiver poroso ele vai quebrar MESMO usando Olaplex na mistura. Por isso, o melhor a se fazer é encontrar um profissional de confiança para te orientar!

olaplex-0--antes-e-depois

foto: @prissieo

Outras marcas nacionais já se empenharem em criar suas versões mais acessíveis. Uma delas foi a Olenka, que trouxe no mercado o Blond Plex ano passado, e a Cless que lançou mais recentemente o Blonder Plex. Eu não testei nenhuma das duas, mas o que eu posso dizer é que dificilmente eles vão agir exatamente igual ao Olaplex… isso porque a formula do Olaplex é secreta e já existem pelo menos 8 pedidos de patente (todos negados, claro). Sendo assim, acredito que tudo que as marcas brasileiras (e gringas) conseguiram fazer até agora foi criar produtos similares, mas não sei se eles conseguiram de fato desvendar esse mistério. Quem testou alguma dessas duas, pode contar pra gente o que achou nos comentários!

Olaplex só é vendido para salões de cabeleireiro, então se você tentar comprar esse produto direto com a marca, a chance de você conseguir é quase zero. Mas existem alguns vendedores no mercado livre, por exemplo, que vendem o kit com os 3 produtos. Tem também outros que vendem somente o passo 3, que é o de manutenção em casa.

instagram-olaplex-manutenção

Não é aconselhável que você use os dois primeiros passos em casa sozinha -até porque somente uma pessoa com muita experiencia vai conseguir definir as medidas necessárias pra mistura – mas se mesmo assim você quiser se aventurar em usa-lo sem a ajuda de um profissional, a minha dica é pesquisar bastante antes para não acabar usando de maneira errada. Ah! E não se esqueça de sempre fazer teste de mecha antes pra ver se não vai ter nenhuma reação anormal, ok?

Espero que esse post tenha ajudado vocês a esclarecerem algumas duvidas sobre o produto e se tiverem mais perguntas, é só deixar nos comentários! BEIJOS!

Gostou desse post?
Cadastre-se e receba todas as nossas dicas, artigos e tutoriais por email!
Conversa com a gente
  1. ROSLAINE RIBEIRO GIERING MENTZING
    29/05/2020 às 20:25

    Ja uso o olaplex numero 3 e agora consegui comprar o kit , so estou com um pouco de medo pq vi um video na internet onde a menina fala que o cabelo dela ficou verde pq ela usou com descolorante azul..so que depois que ela lavou ficou amarelo.
    Pode me ajudar a esclarecer essa duvida..

  2. Franci Pacheco
    22/05/2016 às 12:18

    muito bom o post, ainda não tinha ouvido falar desse produtinhos

  3. Zilandra Batista Rodrigues
    18/05/2016 às 23:04

    Vou mandar este post para o salao que danifcou meu cabelo kkkkk
    nao conhecia esse produto
    bjs lindona

  4. 18/05/2016 às 19:05

    Já usei Olaplex e digo que é um grande desperdício de dinheiro, ajudou em nada! :/
    Nunca mais caio nessa…

  5. 18/05/2016 às 18:28

    Estou louca querendo pintar o meu cabelo, mas ele está muito quebrado, não vai aguentar.
    Estou cuidando demais dele, e pesquisando sobre novos produtos!!
    Ameeei conhecer esse!!

    beijos, http://loveiscolorful.com/

  6. Tatiane Nascimento
    18/05/2016 às 16:30

    Morro de vontade de clarear meu cabelo,mais esse é meu medo de estragar muito ele