Você tem notado pontinhos brancos no cabelo que, se puxados, quebram o fio? Tá notando que quanto mais você penteia, mais ele quebra? O cabelo tá quebrando até ao passar a mão? Esses pontos brancos estão aumentando nas pontas e no meio do cabelo?
Ih, gata… Me abraça que o assunto é sério agora, viu?
É que tanta descoloração, mechas, progressiva, chapinha, sol e calor vão agredindo irreversivelmente seu cabelo. Sim, já aviso logo que se os pontinhos aparecem, o dano já não tem volta.
Os pontinhos do mau têm nome: Trichorrhexis Nodosa, e caracterizam a fibra capilar já rompida, e não dá pra colar de volta.
O que fazer?
A única maneira de se livrar dos pontinhos é cortando as pontas. Infelizmente, agora só podemos falar sobre cuidados futuros para que seu cabelo para de quebrar e não agrave mais ainda o caso. Evite a escovação nos cabelos secos e penteador muito apertados, pois isso vai acelerar o processo de quebra. Use pentes de dentes largos ou use os dedos com óleos e creme para domar as mechas.
Mesmo com o corte, os pontinhos podem voltar depois pois o dano pode estar em mais de um local ao longo do fio. Ah, é muito importante observar se os pontos não estão vindo da raiz do cabelo, pois isso pode indicar outro problema como fungos, ok?
O que vai acontecer se não cuidar?
O cabelo pode quebrar tanto a ponto de não ter mais mechas inteiras, apenas fiapos espigados. Qualquer puxão, passar a mão, pentear, sol, vento, etc vai levar o resto da dignidade do cabelo embora.
Ao pintar, alisar ou descolorir o cabelo nesse estado, a chance de ter um corte químico é muito grande. Já está rompido, certo? Você vai aumentar o dano em mais locais das mechas.
Depois do corte, o que devo fazer?
Força no cronograma capilar. Dê ao seu cabelo óleos naturais, proteínas e aminoácidos e muitos componentes que doem hidratação aos seus fios. Evite shampoo anti-resíduos e outros produtos que limpem demais ou impregnem no cabelo.
Prevenção:
- Faça reconstrução no seu cabelo antes de qualquer química, assim você dá força para o cabelo aguentar qualquer imprevisto ou dano além do esperado. Veja meus reconstrutores favoritos. Queratina sozinha não vai fazer milagre no cabelo, o ideal são reconstruções a base de aminoácidos.
- Umectantes e nutrições dão óleo e maleabilidade ao cabelo. Sempre use óleos finalizadores nas suas pontas, e não abra mão do azeite, óleo de coco e outros óleos vegetais.
- Use protetor térmico sempre que usar chapinha e secador, dessa forma o calor agride menos os fios. Eu, particularmente, indico o Chi Silk Infusion.
- Opte por descolorantes bons, ok? Eu sei que o descolorante de R$6,00 da farmácia parece legal, mas vai por mim, não é. As marcas mais famosas são: BlondMe, Keune, Igora e Amend.
- Evite pintar todo o cabelo a cada retoque. O ideal é retocar a raiz e tonalizar o comprimento com produtos livres de amônia e oxidantes. Esse post, apesar de ser para ruivas, pode ajudar também nos cuidados paliativos de forma geral.
Cabelo cresce! Agora é foco na manutenção. Beijo e até breve!
Obgda pelas dicas, amei e irei cuidar das madeixas ruivas.abraço
caramba, não sabia disso, adorei o post
Preciso cuidar muito melhor do meu cabelo.Amei o post…
Gleici linda! Ótimo post. Também vale lembrar que se puxar as bolinhas o cabelo quebra e pode formar pontas duplas… já pensou!! Ninguém quer isso!
Como sempre arrasando! Sua fã!
Beijão