Tinta, tonalizante e pigmento – essas são as 3 formas mais comuns de pintar os cabelos hoje em dia. E, apesar muita gente achar que é tudo a mesma coisa, elas possuem muitas diferenças entre si principalmente no que se diz respeito a composição química e resultado final.
Entenda quais são essas diferenças e qual você deve escolher na hora de mudar o visual:
Tinta
O que é: Coloração que age em toda a estrutura do cabelo, mudando o tom dos fios permanentemente. Contém amônia – uma substância que garante a durabilidade da cor e que pode ser incompatível à outros tipos de químicas. A tinta abre até 2 tons do cabelo natural e (caso você queira abrir mais tons) pode ser combinado com água oxigenada para descolorir os fios. A tintura tem que ser reaplicada entre 20 a 30 dias (o que pode variar de pessoa pra pessoa) e só desbota se o cabelo for lavado com muito frequência.
Vantagens
- Cor intensa e uniforme;
- Cobre todos os fios;
- Longa duração;
- Não desbota facilmente;
Desvantagens
- Retoque na raiz de 15 a 20 dias;
- Danifica os fios, principalmente se combinado com água oxigenada;
- Deixa os cabelos ressecados e ásperos;
Indicação: A tintura é indicada pra quem quer mudar o visual radicalmente e/ou quer se livrar dos fios brancos.
Tonalizante
O que é: Coloração semipermanente que deposita pigmento na cutícula do fio. Por agir somente na parte externa dos cabelos, o tonalizante intensifica a cor dos seus cabelos temporariamente e vai saindo a cada lavagem. É importante dizer também que o tonalizante não clareia os fios; ele só realça a cor que o seu cabelo já tem.
Vantagens:
- Oferece tons mais suaves;
- Não agride os fios;
- É compatível com qualquer química;
- Dá muito brilho;
Desvantagens:
- Dura muito pouco (cerca de 20 lavagens, sendo bem otimista);
- Não cobre uniformemente
Indicado: É indicado pra quem já está com o cabelo tingido com alguma cor que desbota muito (como o ruivo, por exemplo) e/ou pra quem já tem química e não quer agredir mais os fios.
Pigmento
O que é: Pigmenta os fios temporariamente como se fosse um tipo maquiagem vai saindo em pouco dias (cerca de 10 dias, no máximo). O pigmento não tem química na formula, mas, se quiser que a cor penetre melhor, é preciso que seu cabelo seja claro ou já esteja descolorido.
Vantagens:
- Não muda radicalmente o visual, então você pode se arrepender;
- Não têm química e por isso não agride os fios;
- Dá pra pigmentar os fios em casa sem ajuda de um profissional;
- Você pode misturar pigmentos pra fazer cores fantasias;
Desvantagens:
- Dura muito pouco;
- Pode ficar manchado se não for aplicado com cuidado;
Indicado: É indicado pra camaleoas como eu que estão sempre com vontade de mudar o visual e/ ou pra quem já está com o cabelo muito danificado e não quer agredir mais os fios.
Fiz um vídeo no meu canal explicando como chego no meu tom de rosa misturando pigmentos. Assista:
E aí, deu pra entender as principais diferenças? Curtiu? Mande duvidas pra mim nos comentários. BEIJOS!
Olá ótimo post. No caso de usar a tintura, como ela eh agressiva, deve se usar alguma coisa ou fazer algum outro procedimento após a pintura???
Thanks
Como sempre muito útil, obrigada por esclarecer!!
agora consegui entender as diferenças, amei o post
Que maravilha! Postagem super informativa, bem balanceada e com aberturas de alas para inovações únicas e mais autoconhecimento. Adorei as clarificações! Nunca pintei o cabelo e não pretendo, mas é sempre super bacana enriquecer bagagens assim e compartilhar as bases com quem sabemos que já pode aderir.
http://www.semquases.com
Adorei o post…
Ficou top este post
KAHMARAVILHOSA