Lançamento – NIVEA Sun Beauty Expert!
Beleza
Lançamento – NIVEA Sun Beauty Expert!
Blush – Almanati
Beleza
Blush – Almanati
Corretivo Boeing – Benefit
Maquiagem
Corretivo Boeing – Benefit
Rímel ”No Panda” – Vizzela
Maquiagem
Rímel ”No Panda” – Vizzela
Base Aqua Hidratante – Quem Disse Berenice
Maquiagem
Base Aqua Hidratante – Quem Disse Berenice
Perfume 212 Vip Rosé – Carolina Herrera
Beleza
Perfume 212 Vip Rosé – Carolina Herrera
OffCoisas fofas que não podem faltar no seu escritório ou mochila
MaquiagemUm quase Ruby Woo de Make B
Morando Sozinho

Como sair da casa dos seus pais?

em 06/03/2014 por Karen Bachini

como morar sozinho (2)

Essa coluna é quase uma homenagem a Fran do Morando Sozinha! hahahaha! Mas não consegui dar outro nome a essa série de posts que quero fazer aqui, onde vou contar tudo para vocês sobre como foi a minha saga de sair de casa e ir morar sozinha, em outra cidade, outro estado. Muitas coisas vão ficar de dicas para vocês que querem sair da casa dos seus pais ou já moram sozinhos e precisam de algumas dicas nesse aspecto.

Eu acho que chega uma hora que tem adultos demais morando na mesma casa, você, seus pais, seus irmãos, outros familiares e até seu cachorro conta. Comigo foi assim, chegou uma hora que eu tinha minha cabeça, minhas idéias, meus sonhos que eu gostaria de perseguir, e infelizmente eles não estavam na segurança de morar com meus pais.

Foi nessa hora que eu decidi que era hora de procurar outros empregos, juntar um $ para sair de casa e tentar a minha vida de um outro jeito, um jeito mais karen-de-ser. E bom, para sair da casa de seus pais não é fácil. Ainda mais quando você precisa arcar com tudo, afinal não é todo mundo que pode ajudar seus filhos a montarem uma casa ou pagar o aluguel, que foi o meu caso. Eu acabei conseguindo sair de casa sem brigar com meus pais (que não queriam nada que eu saísse), mas eles não puderam me ajudar em nada. Tudo que eu consegui, foi resultado de muito trabalho e economia.

Se prepare e organize

Faça uma lista de todas as possíveis despesas que você pode ter. Aluguel, luz, água, condomínio, alimentação (dentro e fora de casa), lavanderia, telefone, internet, transporte, inclua tudo que você lembrar.

Para mim, o segredo de me virar sozinha foi ter o controle sobre tudo que eu poderia vir a gastar, para diminuir o máximo possível o número de surpresas e despesas extras. Daí eu já sabia mais ou menos quanto eu ia precisar gastar por mês com a minha independência, e quanto eu tinha disponível de salário mensal.

Junte $$$

Para mim, um dos objetivos de sair de casa era obter total independência financeira. Na minha cabeça não funcionava eu morar sozinha mas correr e pedir ajuda dos meus pais quando tivesse uma conta extra ou ficasse doente. Então eu separei um dinheiro que cobriria todas as despesas extras que pudessem acontecer, e também, com base nos meus cálculos de quanto eu gastaria por mês, juntei o que eu ia precisar para sobreviver 6 meses se eu ficasse desempregada.

Qual é o pior que pode acontecer?

Eu sempre ficava pensando no pior que podia acontecer, sabe? Se eu perder meu emprego, terei algum dinheiro para me manter até encontrar outro. Se eu ficar doente, meu plano de saúde vai cobrir. Se eu precisar mudar repentinamente, tenho o dinheiro que eu preciso para pagar a mudança e eventuais despesas do novo apartamento.

E para mim, isso foi fundamental para me dar a segurança que eu precisava. E acho que na minha cabeça eu sempre soube que se tudo falhasse, se tudo desse muito errado, o máximo que iria acontecer era voltar para casa com o rabo entre as pernas e uma experiência que não deu certo nas costas. Mas errar é normal né?

Não saia de casa brigado

Minha família sempre foi extremamente tradicional. Na cabeça do meu pai, uma moça morando sozinha não existia. Ainda mais morando sozinha em outro estado, longe da família e dos amigos.

Foi muito difícil conversar com ele e fazê-lo entender que eu precisava morar sozinha, precisava sair de casa. Mas eu tentei de todas as formas possíveis ouvi-lo e entender o lado dele. E sei que nossos pais amam a gente acima de tudo e só querem o melhor no mundo para a gente. Mas as vezes, eles podem ser cabeçudos. Daí cabe a você manter a calma e conversar civilizadamente.

Mesmo que demore algum tempo, seus pais vão entender suas necessidades e como isso é importante para você. Então dê tempo ao tempo, porque se tudo der errado e você sair brigada de casa, vai ser muito mais difícil voltar se tudo der errado.

Não confie no cartão de crédito, super parcelamentos e futuras promoções

Se tem uma coisa que eu aprendi é: contar apenas com o que você tem certeza. As vezes a gente fica super empolgado para sair de casa, e sai comprando todos os móveis e tudo que vai precisar parcelado em 1713612 de vezes. Daí, algo acontece e você não consegue pagar.

Se você quer independência, seja independente. Compre apenas aquilo que você pode pagar, e, de preferência: a vista. Quando você parcela algo é mais uma despesa fixa que você está adicionando a sua vida. E morar sozinho depende muito de cortar despesas em vez de fazer mais.

Outra coisa: Não faça despesas contando que você vai ser promovido no trabalho daqui a um tempo, porque as coisas mudam e você pode não ser promovido e ficar totalmente no vermelho.

Gostou desse post?
Cadastre-se e receba todas as nossas dicas, artigos e tutoriais por email!
Conversa com a gente
  1. Avatar
    Beatriz Gonsalves
    03/12/2015 às 17:33

    Pois o meu caso é complicado. Meu namorado mora um pouco distante, 3 horas de viagem até aqui. E entre outros problemas, eu vou transferir minha faculdade pra lá e correr atrás de um emprego. E o mais difícil para o meu pai, morar com ele! Bom, vc teria alguma dica pra eu abordá-lo de uma forma menos dolorida? Ps: Amei o post :)

  2. Avatar
    15/07/2015 às 20:43

    Caramba, amei esse post, são dicas muito valiosas, e faz a gente pensar que nada pode ser feito na correria de ultima hora, tudo precisa de planejamento e dedicação. Amei as dicas <3
    http://esperandooinverno.com/

    • Karen Bachini
      18/07/2015 às 08:07

      Que bom que gostou! Vai nessa mesmo de muita dedicação e planejamento que é sucesso. :D

  3. Avatar
    27/08/2014 às 15:03

    Morar sozinha era um plano que eu tinha pra quando terminar a faculdade e arrumar um emprego, mas onde estava morando, não tinha condições, ate que aquietei e resolvi esperar, terminei a faculdade, comecei a trabalhar, namorar e casei, não passei pela maravilhosa experiência da independencia, mas estou na maravilhosa experiência de morar junto. é um desafio e tanto também! Parabéns pelo planejamento e por compartilhar, muitas pessoas precisam dessa luz, para não quebrar a cara a toa, ou precisam quebrar a cara para aprender rsrsrs bj

  4. Avatar
    Karen Eloyse
    29/07/2014 às 18:01

    Algumas pessoas tem sorte ! No meu caso , não tenho sorte , liberdade , nem nada . Eu vivo presa , meus país não me deixam trabalhar , estudar , respirar , sair , ter amigos , e sair só se for com eles ou com minha irmã ! Queria estudar , fazer minha faculdade de direito , que aqui na minha cidade não tem , e a mais próxima é a uma hora e meia . Perdi vários amigos porque eles brigaram com todos , e o mais triste , perdi dois amores , os que eu mais amava por culpa deles ! Hoje em dia eu vivo 24 no quarto , só choro e quando como vomito ! Minha vida é horrível , quero muito morar sozinha , e eu já conversei civilizadamente com eles r eles me disseram que de casa eu só saio casada ! Me ajuda , não sei oque fazer :/ não tenho nem mais amigos! Obrigada desde já . Ah , obs : tenho 18 anos !

    • Kah
      04/08/2014 às 19:36

      Eloyse, meus pais sempre foram muuuito rígidos e me diziam a mesma coisa, que de casa eu só saia casada e não podiam me ajudar a fazer faculdade, eu tinha que chegar sempre as 22h em casa.
      Mas se você realmente quer sair de casa você tem que perseguir seus sonhos e a sua liberdade, mas não é sair de casa sem ter onde morar, você precisa se programar, arrumar dinheiro, quem sabe com trabalhos de artesanato que você pode fazer em casa ou algo do tipo, e ter um plano. Assim você conversa com eles e se eles não te permitirem, você ainda pode ir e se virar sozinha porque é maior de 18 anos.

  5. Avatar
    Sabrina Galdino
    07/06/2014 às 19:00

    Comigo não é diferente de casos em que os filhos querem sair de casa e a mãe só imagina isso se você casar.
    Entendo completamente o lado deles, mas eles também tem que entender o lado dos filhos. Não tem jeito, é coisa da vida mesmo! uma hora temos que sair de casa para fazermos nossas vidas, seguir nosso rumo e ser independente!
    No meu caso será difícil falar porque já imagino a reação deles, principalmente da minha mãe.
    Estou juntando dinheiro, desde já cortarei os meus gastos e farei uma economia, pensando nisso! pois quero ser independente, não dá mais para ficar em casa. Chega! como falou: tem adultos demais em casa, você tem outros planos.
    Vejo vários depoimentos de quem mora sozinho e quero isso para mim (lado bom e ruim), mas tenho que me preparar bem mesmo!

  6. Avatar
    23/03/2014 às 15:31

    Bom esse post me troxe algumas pessoas aqui da blogoesfera na cabeça, mais valeu as dicas são demais kah!

  7. Avatar
    Nanii
    10/03/2014 às 12:35

    Ai Kah, o meu caso ainda é mais complicado… meu pai é daqueles que pensam: filha minha só sai de casa casada. Trabalho desde os meus 12 anos (sempre fui babá e agora trabalho em um salão de beleza). Não moramos no Brasil então pro meu pai eu sair da casa dele e ir morar em outro lugar (dentro da mesma cidade) é uma ofensa e rejeição á nossa família… to numa saga menina rsrs mas é sempre bom ver esses posts mais ”cabeça” assim quando por fim eu puder me mudar eu já estou com tudo preparado :)
    Beijos!

    • Kah
      20/03/2014 às 14:25

      Isso é bem normal em algumas familias.. mas sempre lembre que eles na verdade só querem o seu bem!
      =)

  8. Avatar
    09/03/2014 às 00:21

    Gostei ! Continua!

  9. Avatar
    Michele
    08/03/2014 às 15:04

    Adorei o post, Kah! Eu me lembro vagamente de quando vc se mudou pra São Paulo e comentou que pensava em postar algumas dicas sobre como comprar os móveis de um jeito q economizasse $. Estou nessa fase de mudança e, menina, como é caro montar uma casa! Se vc tiver alguma dica nesse sentido, será de grande ajuda! Em tempo: o primeiro item para meu futuro apto veio através de uma indicação sua: foi no site da Rustika. Comprei um criado mudo deles que é lindinho! Fico no aguardo de novos posts sobre o tema. Super beijo!

  10. Avatar
    08/03/2014 às 13:34

    Tava precisando desse post, mas do que preciso mais é como convencer a minha mãe e vó a sair de casa, meu avô que é super tradicional aceitou de boa, estou noiva com um filho e minha avó e mãe não deixam eu ir morar em outro estado na casa da minha sogra… moraria na casa dela até eu e meu noivo conseguimos juntar o suficiente para dar de entrada no nosso lar… ah, e estou com ele à 5 anos, ele já morou 2 meses na minha casa e nosso noivado ta pra terminar por isso :(

    • Kah
      12/03/2014 às 10:34

      Puxa vida.. tomara que vc consiga resolver as coisas da melhor maneira possivel.. ;)

  11. Avatar
    fabiana
    07/03/2014 às 23:28

    concordo com tudo que vc disse.. no meu caso sai de casa brigada (meu pai era mt cabeça dura) minha sorte que tinha dinheiro guardado pra comprar os moveis e alugar um lugar. no final deu tudo certo tanto na parte financeira a ficar de bem com meu pai.. e realmente tem que estar sempre deixando um dinheiro reservado pois vc nunca sabe o que pode acontecer..
    adorei demais o post.

  12. Avatar
    Nina Camarotto
    07/03/2014 às 16:42

    Nossa estou SUPER passando por esse momento agora!!! Me mudo amanhã pro meu apêzinho, aqui em SP onde nasci e cresci. Meus pais ficaram mega chateados no começo, e eu também tentei entender o lado deles e sempre fui explicando que faz parte da vida adulta, uma hora os filhos saem mesmo de casa. Graças a Deus tenho sorte de ter uma família cabeça aberta e que sempre me apoiou muito. E não existe sensação melhor do que pegar a chave do primeiro lar. Cara foi muito emocionante!!! Parabéns pra você que fez tudo sozinha, sei como é difícil. Um beijão, adorei que vai ter uma série de posts sobre o assunto rs.

    • Kah
      12/03/2014 às 10:26

      QUe bom!! Terão mais com certeza!! ^^

  13. Avatar
    Jeniffer Coutinho
    07/03/2014 às 15:09

    Oi Kah, eu adoro seu blog, venho TODOS os DIAS aqui e, sério, montem minha bolsa de maquiagem baseada nas suas resenhas. Enfim, te adoro!!! Esse assunto é particularmente especial pq eu estou em processo de sair de casa. Bjsss

    • Kah
      12/03/2014 às 10:27

      Espero ajudar muitooooo! Beijokas ^^

  14. Avatar
    07/03/2014 às 05:33

    Oi Kah, nossa voce parece ter lido meus pensamentos! Estou passando por uma fase super assim, estou querendo me mudar (estado) pra poder fazer minha faculdade. Tenho milhares de duvidas e queria tanto que pudesse me ajudar a saná-las. Amo seu blog, ele me inspira muito, poderíamos manter um contato?
    Parabéns pelo trabalho. Muito sucesso pra ti.

    • Kah
      07/03/2014 às 10:33

      É uma longa jornada… mas com jeito vc consegue!! =D

  15. Avatar
    Geórgia Cabral
    06/03/2014 às 23:04

    Amei o post!
    Já havia pensado sobre muitos tópicos, mas me garantir sobre ficar desempregada, foi algo que ainda não tinha passado pela minha cabeça :O eu e meu namorado estamos ensaiando morar juntos (ele mora comigo e com meus pais há 1 ano e meio), mas tenho muitos pets- 2 cães e 4 gatos – que dificultam um pouco as coisas, hehe.
    Mas o maior segredo é ter calma e nunca dar um passo maior do que a perna!

    Parabéns pelo post! Amei você ter variado um pouco da maquiagem e contado um pouquinho mais sobre você e sua vida :) beijos!

    • Kah
      07/03/2014 às 10:35

      Rs.. LEgal!!!
      Beijos amore! ^^

  16. Avatar
    Nathalia Pontes
    06/03/2014 às 22:40

    Muito bom! Ótima ideia juntar dinheiro pra 6 meses, dica de economista! rs
    Acho que o mais difícil mesmo é não parcelar nada, tem que ter muito autocontrole pra não acabar jogando alguma coisa no cartão. Eu por exemplo adoro comprar coisas pra cozinha e sempre gasto mais do que posso por que é tudo tão “bonitinho”.
    Beijos Ka!

    • Kah
      07/03/2014 às 10:38

      É mesmo.. tudo lindo e “baratinho”, e qdo ver na hora de pagar leva aquele susto!! Rs… ;)

  17. Avatar
    Franciele Toledo
    06/03/2014 às 20:20

    Adoro esses posts mais “cabeças”. Muito bons para refletir e expandir o pensamento!
    Bjs

  18. Avatar
    06/03/2014 às 19:13

    Apesar de ter saído da casa dos meus pais já há dois anos, eu ainda dependo deles. Infelizmente minha faculdade fica em outra cidade e tive que morar em república pq pagar aluguel sozinha ainda sai caro pra mim. Eu sempre fui muito independente, sempre ganhei meu dinheirinho desde que me entendo por gente e hoje em dia me sinto de mãos atadas por TUDO precisar deles. Mas infelizmente minha área é meio complicada de arrumar estágio e aonde eu moro não tem nenhuma oportunidade, o que dificulta mais ainda.
    Mas to louca para arrumar um emprego e deixar de depender deles.
    Adorei o post, Kah <3

    • Kah
      07/03/2014 às 11:09

      Que bom que gostou!! ^^

  19. Avatar
    06/03/2014 às 17:48

    Adorei o post Kah…

  20. Avatar
    06/03/2014 às 17:28

    Isso é exatamente o que estava precisando, pretendo sair da casa dos meus pais em breve e precisava de dicas

  21. Avatar
    Amanda
    06/03/2014 às 15:16

    Pontos muito bem abordados Kah.
    No meu caso acontece o mesmo: gente demais na mesma casa e eu tenho outras ideias e planos.
    O meu dilema é que eu ajudo na parte financeira da casa. Se eu saio o desfalque é grande. Fico sem saída, mas pra mim já passou da hora de ir morar sozinha.

  22. Avatar
    Júlia Gelinski
    06/03/2014 às 15:05

    Adorei as dicas, meu sonho é morar sozinha mas confesso que ainda não tomei nenhuma providencia pra isso haha quero começar a guardar dinheiro mas meu curso é integral, o que dificulta muito pra ter um emprego :/

    • Kah
      07/03/2014 às 11:03

      Depois que terminar… coloque como projeto! ^^

  23. Avatar
    06/03/2014 às 13:06

    Quando estava na metade da faculdade, comecei a planejar: pretendia juntar um dinheiro, terminar a faculdade, arranjar um emprego que desse pra me bancar, essas coisas… Era um plano a médio prazo. Mas aí, pouquíssimo tempo depois de ter planejado tudo, comecei a namorar e acabei casando antes mesmo de me formar na facul. Ou seja, morar sozinha jamais, né?.. rs
    Estou longe de me arrepender de ter mudado a minha decisão, e vou te dizer que o “passo a passo” é quase o mesmo, já que é preciso muita organização e economia.

    • Kah
      07/03/2014 às 11:05

      Só que está acompanhada e provavelmente amando muitoooo <33333

  24. Avatar
    Franci Pacheco
    06/03/2014 às 13:02

    Muito bom esse teu post :D

  25. Avatar
    vanessa da silva
    06/03/2014 às 12:01

    adorei o post e a série,no momento PRECISO de muitas dicas mesmo sobre o assunto tenho como meta do ano sair de casa e esse poste me ajudou muito e espero os outros,acompanho você a uns dois anos (não sou de comentar muito rs) e a sua força e a forma que encara as coisas,seu pé no chão e sua dedicação ao blog me inspiram muito,parabéns pelo seu trabalho não perco um post e muito sucesso pra ti! obrigada de verdade pelas dicas!

  26. Avatar
    06/03/2014 às 11:24

    Kah você foi uma luz para mim kkkk, vou ter que morar sozinha e estou com a cabeça a mil, espero ansiosa para os próximos posts! Queria te perguntar quanto dinheiro você juntou para sair, queria saber mais ou menos para ter uma noção. Beijos! Amei o post <3

    • Kah
      12/03/2014 às 10:29

      Obaaaaaa! Vem mais por ai!! ^^