SIM, GENTE! Eu, Renata, vou me casar! Parece mentira, mas agora é real oficial! Depois de quase 6 anos de relacionamento, eu e meu noivo (até então, namorado) decidimos definitivamente começar nossa vida juntos! UHUU!
Claro que uma das primeiras pessoas que eu contei a novidade foi a Karen, que logo sugeriu da gente começar aqui no blog uma série sobre casamentos! Sendo assim, é com muita alegria que eu anuncio pra vocês, apaixonadas por beleza (e que, por um acaso, também estão noivas nesse momento), que esse blog está prestes a ficar ainda melhor! E aí, vamos papear sobre casamento?
Como economizar no casamento?
Pra introduzir esse tema nada melhor do que começar falando de DINHEIRO – um fator impossível de ignorar quando o assunto é casamento.
Hoje em dia tudo é muito caro e tem muita gente que acaba desistindo de fazer grandes comemorações quando se depara com os números. Eu fui uma delas. Depois de fazer muitos orçamentos, eu e meu noivo percebemos que pra tornar o nosso sonho possível e de acordo com a nossa realidade teríamos que optar por um casamento low-cost – ou seja, algo mais simples, intimista e… minimalista, digamos assim rs
Pra você que também pretende fazer a mesma coisa, aqui vão algumas dicas que a gente tem seguido e que tem nos ajudado a manter o nível do casamento o mais econômico possível, mas ainda assim incrível! Olha só:
AJUSTE SUAS EXPECTATIVAS À REALIDADE
fotos: lápis de noiva
Pinterest, blogs de casamento, Marina Ruy Barbosa (rs) – tudo isso vai contribuir pra você colocar suas expectativas sobre “o casamento ideal” lá em cima. Se essa for sua realidade, amiga, manda a ver! Porém, se você (como eu) não ficou rica ainda, é bom se livrar de cada uma dessas expectativas antes que se aborreça ou fique frustrada!
E como você pode fazer isso? Bom, evitar referências surreais já é um bom começo! Porém, a maneira mais prática de fazer isso é definindo o seu budget logo no começo do planejamento. Acredite, quanto mais cedo você se sentar com o seu noivo e definir o quanto vocês tem/podem gastar no casamento de vocês, mais fácil será encarar a realidade e colocar seus pés no chão. Não fuja disso, é um passo essencial!
FAÇA UMA LISTA DO QUE TEM QUE TER
fotos: lápis de noiva
Agora que vocês já tem o budget na mão, tá na hora de definir O QUE TEM QUE TER! Cabine de fotos, banda ao vivo, naked cake, etc etc etc. Liste cada um desses gostos que vocês não abrem mão em ordem de prioridade e procure cortar ou economizar ao máximo em todas as outras coisas que não entraram nessa lista.
PROCURE ALTERNATIVAS MAIS BARATAS – PRA TUDO!
fotos: lápis de noiva
Orquídeas são lindas, mas você tem idea de quanto custa um arranjo com essas flores? Uma fortuna! Se você está focada em economizar no seu casamento, vai ter que procurar alternativas mais em conta pra tudo.
Ao invés do melhor buffet da cidade, por que não aquele restaurante charmosinho que você sempre passa em frente? Ao invés de oferecer um jantar, por que não trocar por um coquetel com finger food? E por que que ao invés de uma orquestra, vocês não procuram aquela dupla de voz e violão que arrasa também? Existem alternativas mais baratas pra tudo, você só precisa saber pesquisar e desapegar! (vide novamente a dica 1).
ESCOLHA O MÊS MENOS CONCORRIDO
fotos: lápis de noiva
Outra decisão muito prática que pode salvar uns bons mil reais é escolher o mês menos procurado pra se casar. Maio e Setembro? Nem pensar! São os mais concorridos e por isso os preços ficam mais salgados do que normalmente. Escolha um mês mais tranquilo para os fornecedores, como Janeiro ou Agosto, por exemplo.
CONTE COM AMIGOS E FAMÍLIA
fotos: lápis de noiva
Se você parar pra pensar, com certeza vai encontrar no seu círculo de amigos ou da família alguém que faça bolo e docinhos, alguém que toque violino lindamente, alguém que costure profissionalmente e por aí vai.
Não tenha vergonha de reunir uma verdadeira força-tarefa pra te ajudar nos preparativos. Quem te ama e se importa com você vai sentir a maior alegria em fazer parte desse momento, oferecendo desconto ou até mesmo dando de presente algumas coisas pra vocês!
Isso tem acontecido muito comigo e com meu noivo. Antes mesmo da gente definir a data, já vieram até nós pessoas muito queridas oferecendo todo tipo de ajuda. Tudo é bem-vindo, não seja orgulhosa(o). Aceite! Isso vai fazer uma diferença enorme não só no bolso de vocês mas também no significado dessa união.
DIY É VIDA!
fotos: lápis de noiva
DIY tem espaço garantido quando se quer economizar em qualquer coisa que seja. Tem um monte de coisas no casamento que você mesma pode fazer: convites, presente para as madrinhas, enfeites das mesas e por aí vai!
No meu caso, eu decidi que vou fazer eu mesma os convites (fiz a arte no photoshop e vou mandar imprimir na gráfica por R$1real cada folha) e também a minha maquiagem (que sim, foi uma decisão ousada mas que faz muito sentido pra mim).
Procure coisas que vocês ou alguém próximo tem habilidade em fazer e façam! Com certeza sai muito mais barato que contratar um fornecedor pra cada coisa! (Ps: E nisso o Pinterest pode mais ajudar do que atrapalhar, com certeza!)
FAÇA MUITOS ORÇAMENTO E PECHINCHE
fotos: lápis de noiva
Agora chegamos a parte chata: fazer orçamentos! Gente, uma realidade: quanto mais orçamentos você fizer, mais chances de economizar. Às vezes é só depois de entrar em contato com o décimo fornecedor que você encontra o preço que cabe exatamente no seu bolso! Continue procurando, não desiste não!
E quando encontrar, pechinche! Não precisa contar uma história triste pra comover o fornecedor, apenas deixe falar a mulher de negócios que está dentro hahaha. Se não conseguir negociar o valor, negocie condições de pagamento, aperte até aparecer uns itens cortesia e jamais (eu disse JAMAIS) pague 100% do valor sem um contrato bem definido ou antes que o serviço seja completamente prestado.
ATENTE-SE AO SIGNIFICADO DO CASAMENTO
fotos: lápis de noiva
Quando a gente está planejando o próprio casamento é tudo muito empolgante. A gente tem sonhos, expectativas e até alguns caprichos e vaidades que estamos loucas pra tornar realidade. Nesse processo é muito fácil perdermos o foco dos motivos que estão nos levando a nos unir a pessoa que amamos e começarmos a nos apegar às coisas pequenas – tipo a roupa das madrinhas, o DJ mais bombado, o vestido do estilista famoso e etc. Essas coisas durarão 4 ou 5 horas, no máximo, e que depois da lua de mel serão só lembranças boas e nada mais.
Ter em mente o porquê você quer se casar com aquela pessoa vai te ajudar a tomar decisões melhores durante todos o planejamento, vai por mim! Tenho certeza que mesmo se seu casamento não tiver a festa mais incrível ou a tão sonhada viagem pra Paris, ainda assim você vai estar muito feliz por estar vivendo aquele dia!
E aí, gente? Qual dessas dicas (vocês que já casaram) acham a mais difícil de seguir? Compartilhe com a gente sua experiência! BEIJOS
Eu me casei o ano passado e aprendi bem com relacao a sonhos e expectativas kkkk, mas olha através de muita pesquisa, diy e ajuda de familiares consegui fazer um mini wedding pra 60 pessoas por 5 mil! (Incluindo festa, dois vestidos de noiva, e roupa do noivo) Fiquei feliz de nao ter gastado tanto e as fotos ficaram ótimas, aqui o link https://pin.it/gjtjbk7cgd6js6
eu ainda não casei, mas sonho com esse dia e vou amar acompanhar os posts sobre esse assunto. Desejo muuuuita felicidade e amor pra vocês <3