Vocês lembram daquele episódio de Friends em que a Rachel sai pra procurar um emprego e volta pra casa dizendo que riram dela em 12 entrevistas só porque ela não sabia fazer nada?
Esse episódio representa a situação de muita gente que está sem emprego, sem experiência e sem a mínima ideia de como deixar seu currículo mais interessante.
Se esse é o seu caso, tô aqui pra te ajudar! O primeiro passo é não se desesperar, ok? Esse processo de conquistar o primeiro job quando você nunca trabalhou na vida é difícil para todo mundo. Mas com alguns macetes aprendidos aqui, tenho certeza que você vai conseguir deixar seu currículo incrível. Anota aí:
1. Comece com seus objetivos
A parte mais difícil de um currículo também é a mais importante. Saber onde você quer chegar e expor isso claramente para o empregador é fundamental na hora de conquistar um emprego (seja ele seu primeiro ou não).
Claro que você não vai precisar apresentar um plano de vida completo, com estrategias profissionais programadas até a sua aposentadoria – óbvio que não! A ideia aqui é mostrar pra quem estiver lendo seu currículo em qual área você quer trabalhar e quais suas expectativas pro futuro. Seu objetivo é trabalhar com moda? Quer trabalhar no ramo da culinária? Ser um astronauta? Seja qual for sua meta profissional, conte no seu currículo!
Também vale lembrar que você não deve fazer isso com pressa. A sua maior chance de atrair a atenção do empregador está nessas linhas (sem pressão haha). Então senta, respira e escreva com atenção. Depois leia, leia de novo e de novo até ter certeza que foi clara.
2. Fale mais sobre suas habilidades
Mesmo que você nunca tenha trabalhado na vida, existem coisas que você sabe fazer muito bem e com muita naturalidade – são seus dons, aquilo que você faz com facilidade, que aprendeu sozinho.
Se você está com dificuldade de identificar quais são suas habilidades, pense naquilo que as pessoas mais te elogiam – seu jeito de lidar com as pessoas, sua criatividade, sua agilidade em resolver problemas difíceis, seu senso de lógica, sua aptidão com números e cálculos, enfim! O que as pessoas falam pra gente dizem muito sobre os nossos talentos.
Aqui vai um exemplo pessoal: Quando eu tinha uns 14 anos todo mundo elogiava as casas que eu construía e decorava no The Sims (sim, ainda sou bem viciada nisso), e foi assim que eu percebi que eu era criativa e tinha facilidade em combinar cores e estampas. Resultado? Virei designer!
3. Exponha melhor o seu nível de conhecimento
Não basta só colocar as escolas que você frequentou e o cursinho de inglês que você completou. Você precisa explorar mais seu nível de educação incluindo coisas que atribuíram algum tipo de conhecimento pra você. Não tá conseguindo pensar em nada? Então vai aqui alguns exemplos de coisas que você pode colocar no seu currículo:
- Projetos na escola ou faculdade que recebeu premiação;
- Trabalhos voluntários na sua comunidade ou igreja;
- Prática de algum esporte;
- Cursos livres;
- Palestras de profissionais que você assistiu;
Essas coisas podem fazer muita diferença no seu currículo porque mostram um pouco do seu entusiasmo, da sua capacidade de trabalhar em equipe e até mesmo o quanto você se envolve numa causa.
Lembrando que você só deve colocar coisas que tem a ver com a vaga que você está concorrendo. Tipo, não adianta nada colocar que você fez curso de patchwork numa vaga para Assistente Comercial, né?! É só usar o bom senso e vai dar tudo certo!
4. Pesquise referências de layout
O layout e a apresentação do seu currículo também são muito importantes. Por favor, não seja aquela pessoa que vai enviar um currículo escrito no Word com fonte Comic Sans tamanho 18. (Eu te imploro!!!)
Na internet você encontra um monte de exemplos de layout pra CV pra tudo quanto é tipo de vaga – desde as mais sérias que exigem cores mais sóbrias, até as mais espalhafatosas e criativas pra vagas mais informais. Fiz uma pastinha no meu Pinterest com uns 30 modelos pra você se inspirar. Veja aqui.
_
Talvez se a Rachel tivesse seguido essas dicas ela não teria trabalhado por tanto tempo servindo café no Central Perk, não é mesmo?! De qualquer forma a gente tem que lembrar que a nossa amiga venceu na vida, foi pra Bloomingdales, depois conquistou o emprego dos sonhos na Ralph Lauren e, se não fosse pelo Ross, teria até seguido pra Paris pra agarrar a proposta de trabalhar na Luis Vitton (não fica triste Rachel, preferimos você em NY do ladinho do seu amor).
Então tá combinado. Segue as dicas e arrasa. Se bater um desespero, se inspira na história de sucesso da Rachel e vamo que vamo! BEIJOS e boa sorte!
Meninas também estou nesta luta e a sensação de estar perdido só aumenta :(
Mas quero agradecer Renata, pois com certeza suas dicas vão me ajudar bastante a conquistar o meu espaço no mercado.
Estou terminando o meu curso técnico, porém estou sem saber por onde começar a busca por vagas na área que estou formando.
Estou feliz por ter encontrado o blog, pois todas as dicas vão me ajudar e complementar as dicas que eu achei no blog Como Fazer um Currículo!!
Vou deixar o link para você que também não sabe por onde começar a escrita do seu currículo: http://comofazerumcurriculo.net.br/curriculo-sem-experiencia/
Adorei, to começando agora e ando meia perdida
muito útil esse post, adorei!