Eu odeio academia. Nós temos um relacionamento problemático há anos, e nunca foi algo estável e duradouro. Eu, que estou acima do peso e sou assim desde que me entendo por gente, sempre achei um ambiente extremamente agressivo (ao menos em um primeiro momento). Agressivo porque não nos sentimos bem ou adequadas para estar ali. Nossas séries são diferentes, as pessoas subestimam o que conseguimos fazer ou ficam observando nossos erros.
Me sinto realmente péssima. Há meninas que conseguem achar aulas mais adequadas ou estruturas menos opressivas e não enxergam a academia como um lugar inóspito a gordinhas, mas eu infelizmente nunca senti isso.
Ter uma vida saudável não tem segredo além de uma alimentação bacana e atividade física. O problema é que sempre focamos apenas na estética de tudo isso, buscando dietas insustentáveis ou exercícios que não gostamos, logo, é uma receita fadada ao fracasso. Hoje eu descobri como sentir a atividade física como algo prazeroso, e isso só aconteceu saindo dos exercícios engessados em máquinas de repetição dentro de uma academia.
Crie metas
Independente da atividade que pretende fazer, comece aos poucos e vá observando o seu rendimento. Pense que em dois meses você quer conseguir alcançar ritmo x, ou em três meses progredir na distância da corrida, etc. Sempre que possível, estude essas metas com um educador físico.
Playlist é fundamental
Eu não suporto fazer exercício se não estiver tocando É o Tchan, sabe? Tem que ser uma música que te anima e te dá empolgação. Quando sinto preguiça de ir me exercitar, coloco minhas músicas em casa para ir me preparando e animando. As playlists podem ser legais também para cronometrar seu tempo de exercício.
Uma excelente dica para montar suas playlists são os apps Spotify e Deezer.
Caminhadas e corridas
Caminhada é o exercício mais democrático e fácil de fazer. Comece aos poucos, com distâncias curtas e vá seguindo no seu ritmo. Evite correr ou puxar o ritmo se não se sente preparada, e se sentir qualquer dor, procure um médico e educador físico.
Lutas
Sempre tive vontade de praticar alguma luta, porque além de ser um excelente exercício, te passa conhecimentos sobre esportes e sobre seu corpo e evolução. Dependendo da sua cidade, existem academias específicas para lutas com professores mais qualificados. Vale a pena perguntar a amigos e pedir referências sobre lugares com atividades e preços bacanas.
Saindo da rotina de academia
Na minha cidade há uma febre louca por CrossFit, atualmente eu tenho feito treino funcional e estou amando. A academia que frequento é especializada em treino funcional, logo, as atividades não são individualistas em máquinas e existe todo uma interação em grupo. Me dá bastante orgulho ver o corpo evoluindo, sem cair no tédio ou me sentir inferior por não fazer algo. As cargas e repetições são adequadas para cada tipo de pessoa.
Procure profissionais
Vale a pena procurar um profissional para ajustar suas metas àquilo que você pode fazer agora, alinhado com sua rotina e realidade. Nutricionistas, médicos e educadores físicos tão aí pra nos passar segurança e evitar problemas de saúde.
E aí? Já segue alguma dessas dicas? O que melhor funciona pra você?
eu gosto muito de fazer jump, é uma das poucas atividades que me dá prazer
Eu sempre fui dessas também, tinha uma academia na frente de casa e paga por um ano e não ia. Me descobri mesmo na dança (zumba/ritmos) e comecei a ir todo dia naturalmente, nao perdia por nada! Mas aí a aula de dança perdeu muita qualidade e eu, a empolgação. Voltei a faltar muito de novo, mas to mega triste! Suas dicas foram totalmente pertinentes e, aí possível, quem segui-las consegue pegar a rotina tranquilamente!
Eu já adoro ir todos os dias pra academia…hihihihh
eu confesso que a cada dia que vou na academia e como se tivesse matando um leao srsrs
mais estou começando me animar a ir com mais vontade
beijos