TOP 5 Bases Para Pele Negra!
Beleza
TOP 5 Bases Para Pele Negra!
Lápis Colorido Tie-Dailus!
Maquiagem
Lápis Colorido Tie-Dailus!
Batom Líquido – Vizzela
Beleza
Batom Líquido – Vizzela
Lip Oil – RubyRose
Maquiagem
Lip Oil – RubyRose
Batom Power Bullet Matte – Huda
Beleza
Batom Power Bullet Matte – Huda
A SouSmile Funciona?!
Beleza
A SouSmile Funciona?!
Geek e TecnologiaComo cuidar direitinho da bateria do seu celular?
Tv, Séries e LivrosSe Eu Ficar – resenha
Tv, Séries e Livros

Você conhece o gênero literário Sick-lit?

em 05/12/2014 por Gabriela Cubayachi

livro-literatura-e-ai-beleza

O gênero literário Sick-lit vem fazendo muito sucesso nos últimos anos. O termo pode ser traduzido como “literatura-enferma” e, para quem ainda não conhece, trata-se de livros em que seus protagonistas sofrem de alguma doença. A primeira vez que li sobre o gênero, confesso que pensei que grande parte dos livros seria pesado e forte, mas a verdade é que existem muitas obras que conseguem tratar as doenças de uma forma leve e muito inspiradora. Para provar isso, trouxe 3 sugestões de livros que eu amo e que representam muito bem esse gênero literário que tem dado o que falar por aí!

1. A Culpa É Das Estrelas (John Green)

a-culpa-é-das-estrelas-resenha-blog-e-ai-beleza
Esse é um dos livros mais famosos desse gênero, e tenho certeza de que você já ouviu falar! O livro conta a história de Hazel, uma adolescente com câncer no pulmão, que começa a frequentar um grupo de apoio e conhece Augustus, um garoto em remissão, mas que está no grupo para apoiar o amigo, Isaac. O que eu mais amo nesse livro, é que apesar de tratar sobre adolescentes com câncer, a doença não é o foco principal da história, mas sim a relação entre a Hazel e o Gus. Eu amo os diálogos inteligentes, o humor deles e a forma simples e real que a relação entre os dois é construída. É um livro que faz com que você dê risada e chore em uma mesma página, sabe? Poderia falar sobre ele o dia inteiro e mesmo assim não seria suficiente, porque me cativou demais e é um dos meus livros favoritos do mundo!

Para ver a resenha completa dele no meu blog, clique aqui.

2. O Projeto Rosie (Graeme Simsion)

livro-o-projeto-rosie-resenha-literária-galera-record-blog-e-ai-beleza
O Projeto Rosie vai contar a história do Don, um professor de genética que tem Síndrome de Asperger. No livro, o Don cria o Projeto Esposa, a fim de encontrar a mulher perfeita para ele. Apesar de ser um sick lit, o autor optou por levar a narrativa para o lado do humor, o que eu sinceramente achei que funcionou muito bem! Como é narrado em primeira pessoa, podemos acompanhar a doença do ponto de vista do Don e como são seus pensamentos, suas ações e sua visão do mundo. É uma perspectiva completamente diferente e que deixa o livro único. O interessante é que apesar de ser muito claro que ele tem a doença, o próprio Don não consegue enxergar isso de forma clara. Eu pensei que seria um clichê, mas na verdade é um livro muito leve, engraçado e com um enredo super bem construído e cheio de surpresas. Recomendo muito!

Para ver a resenha completa dele no meu blog, clique aqui.

3. Extraordinário (R.J. Palacio)

Livro-Extraordinário-Intrinseca-Resenha-Blog-E-Ai-Beleza
Extraordinário é um dos livros mais incríveis que eu li esse ano. Ele conta a história de Auggie, um garoto que, por causa de uma doença raríssima e de várias cirurgias, acaba ficando com o rosto deformado. Por ser diferente, ele sempre estudou em casa, mas os pais decidem que finalmente é hora de ele entrar na escola e sair da sua zona de conforto. O livro narra o primeiro ano do Auggie na escola e os capítulos são alternados, com pontos de vista tanto dele, quanto da família, amigos e pessoas que estão na vida dele de alguma forma. É uma história que ensina muito sobre amor, gentileza e como nossas ações e a forma como escolhemos enxergar os outros pode mudar o mundo, pouco a pouco. A linguagem é bem simples, os capítulos curtos e a leitura rende muito! É uma leitura maravilhosa, que abriu muito a minha mente e que eu recomendo para todo mundo!

Para ver a resenha completa dele no meu blog, clique aqui.

E aí, vocês já conheciam esse gênero literário ou tinham lido algum desses livros? 

Gostou desse post?
Cadastre-se e receba todas as nossas dicas, artigos e tutoriais por email!
Conversa com a gente
  1. Avatar
    Erica
    09/12/2014 às 16:45

    Eu já li o livro “O Projeto Rosie” mas o Don não era doente e sim fez uma palestra sobre a doença e era professor de genética :/

    • Avatar
      10/12/2014 às 00:28

      Oi Erica!
      Então, na verdade o livro é narrado pelo ponto de vista do Don e, como ele não sabe que tem a doença, isso não fica claro. Mas o próprio autor já afirmou isso, inclusive há várias partes em que podemos perceber os sintomas e até mesmo as pessoas ao redor dele comentando, como a professora que perguntou se ele não se sentia familiarizado com os sintomas que ele comentou na palestra, por exemplo, hehe!

  2. Avatar
    Pâmela Theyssa
    09/12/2014 às 12:26

    Ah, e também tem o Dançando Sobre Cacos de Vidro da Ka Hancock, é exatamente isso e lindo! Indico muito, vale a pena ler!

  3. Avatar
    08/12/2014 às 17:58

    Não sabia que davam esse nome pra esse gênero. Mas realmente,de inicio parece algo pesado… mas da pra encontrar temas sérios contadas de forma mais leves e até engraçadas as vezes, como você mostrou com sua listinha. Deles só li A Culpa é Das Estrelas, mas fiquei com vontade de ler os outros dois também.

    Beijos
    A Mente Transborda
    Curta no Facebook

    • Avatar
      10/12/2014 às 00:35

      Jeeeh, você por aqui!
      E pois é, tenho gostado muito de livros desse gênero! Leia sim, os dois são lindos demais <3

  4. Avatar
    Franci Pacheco
    06/12/2014 às 12:05

    Eu já li alguns livros assim e não sabia que era esse o gênero. Tenho o “A culpa é das estrelas” mas ainda não li :D

    • Avatar
      07/12/2014 às 15:09

      Oi Fraanci! Quando li alguns deles, também não sabia! Esse gênero não é muito comentado, mas é bem legal. E ai, leia porque o livro é lindo demais! <3

  5. Avatar
    Filipa
    06/12/2014 às 09:52

    Olá Gabriela!
    Eu desconhecia este género literário, pensava que estes livros não tinham género algum… eram livros >.<
    Gostei muito do post e não sei se o livro que vou indicar está dentro do género ou não mas vale a pena mencionar!
    "A walk to remember" escrito por Nicholas Sparks. Eu não sei o título em brasileiro porque sou portuguesa por isso pus o original.

    • Avatar
      07/12/2014 às 15:10

      Oi Filipa!
      Aaaah, que bom que gostou! E opa, esse livro é um super exemplo de sick-lit! <3

  6. Avatar
    Nayanne Catone
    06/12/2014 às 00:15

    Karen, ví seu último vídeo no canal e qual injeção é essa de vitamina que fortalece o sistema imunológico? Estou com o sistema imune baixo, gripando muito e não me alimento bem. Gostaria de saber! Não achei o post do assunto do vídeo por isso resolvi enviar por aqui. Obrigada. Bjuss…

    • Karen Bachini
      21/12/2014 às 15:53

      Nay, vai no seu médico e pede isso que ele vai indicar a melhor pra vc, como só aplica em hospitais você precisa da indicação :D

  7. Avatar
    Thifani
    05/12/2014 às 20:20

    Adorei

  8. Avatar
    05/12/2014 às 17:04

    Adorei o post…

  9. Avatar
    05/12/2014 às 16:12

    A Culpa é das Estrelas é um dos livros mais lindos que eu já li na vida! Com certeza entrou para a lista dos meus preferidos, assim como o filme. Mas tem que ter estômago pra ler/ver, viu! Chorei horrores nas duas ocasiões! E não sabia que o nome desses livros era ‘sick-lit’… Achei meio pesado, mas não precisa ser sombrio por causa disso, né?

    • Avatar
      07/12/2014 às 15:25

      Concordoooo, Ma! Não canso desse livro, inclusive coloquei na lista para reler assim que terminei. É um misto de sentimentos gigantes, faz a gente rir, chorar, rir de novo, enfim… Amo muito, hehe! E concordo com você! Acho importante ter livros tratando desses assuntos, ainda mais quando o autor faz isso de uma forma leve e gostosa de entender!