TOP 5 Bases Para Pele Negra!
Beleza
TOP 5 Bases Para Pele Negra!
Lápis Colorido Tie-Dailus!
Maquiagem
Lápis Colorido Tie-Dailus!
Batom Líquido – Vizzela
Beleza
Batom Líquido – Vizzela
Lip Oil – RubyRose
Maquiagem
Lip Oil – RubyRose
Batom Power Bullet Matte – Huda
Beleza
Batom Power Bullet Matte – Huda
A SouSmile Funciona?!
Beleza
A SouSmile Funciona?!
MaquiagemMake de farmácia na Europa: quais produtos valem a compra?
Morando SozinhoGuia prático para mudar de casa sem stress

base-Tarte-Shape-Tape-Foundation-ReSENHA

Maquiagem

Tudo sobre a nova – e polêmica – base Shape Tape da Tarte

em 19/01/2018 por Karen Bachini

Quem aí tá acompanhando o bafafá da nova base Shape Tape da Tarte

O produto mal chegou às lojas e já está dando o que falar – no bom e no mau sentido.

Se você está por fora, deixa eu te atualizar: a internet toda se comoveu em grande expectativa quando a Tarte anunciou, no começo desse ano, que lançaria a Shape Tape Foundation  uma versão base do já famoso, amado e idolatrado corretivo Shape Tape.

Ficamos ainda mais entusiasmados quando descobrimos que essa base chegaria em duas versões: hidratante e matte. A ideia era ter uma base inclusiva no mercado, que agradasse gregos e troianos.

Pois bem. Chegou o grande dia do seu lançamento. Todos na maior expectativa e… quê? São só esses os tons disponíveis pra essa base? É sério isso? 

Pior que era. A Tarte lançou 30 tons de base (15 para cada tipo de acabamento), sendo que a grande maioria é para peles brancas e apenas três (isso mesmo, 3!) para peles negras!

  • Chore com esses swatches:

Tarte-Cosmetics-Shape-Tape-Hydrating-AND-MATTE-Foundation-Swatches

E quer saber o pior? Essas únicas 6 cores são muito alaranjadas e nem funcionam direito para peles negras.

Só não reclamou quem não quis porque, olha, a indignação foi geral. Estou em dúvida entre qual influenciador foi mais…sincero, digamos assim, quando foi dar a sua opinião sobre o assunto.

Entre os vídeos mais honestos que eu vi estão o da Jacki Aina e do Jeffree Star que sempre dizem o que pensam, custe o que custar.

A polêmica foi tanta que até quem não disse nada a respeito acabou se envolvendo na controvérsia, como foi o caso da NikkieTutorials. Ela foi tão criticada por não ter mencionado esse fator das cores em sua resenha que até preferiu tirar seu vídeo do ar, acreditam?

nikkie-tutorials

Depois de alguns dias sem se pronunciar, apagando comentários e tentando controlar o escândalo, a Tarte percebeu que a coisa estava saindo do controle e decidiu fazer um pronunciamento oficial! No seu instastories, a marca pediu desculpas pelo ocorrido e assumiu o erro de ter lançado uma base com tanta falta de diversidade nas cores.

O argumento foi que eles tinham mais 10 cores em andamento, mas que não conseguiram lançar a tempo. Disseram também que sabem que isso não é nenhuma desculpa e que estão pressionando os fornecedores para fazer isso o mais rápido possível! Olha só os prints que eu tirei do pronunciamento da marca feito ontem, dia 18:

tarte-prints-stories-instagram-apologies tarte-prints-stories-instagram-apologies2

“À essa altura vocês já sabem que nós revelamos a tão esperada Shape Tape Foundation… E a cartela de cores que lançamos definitivamente não era uma representação completa de todos vocês. Pode ser um pouco tarde demais, mas podemos assegurar-lhes que isso não foi feito por mal. Todos nós acompanhamos a #shapetapenation e vimos seus tweets questionando… Queríamos obter o produto o mais rápido possível, e tomamos a decisão de avançar antes que todas as cores estivessem prontas. Sabemos que não há desculpas e assumimos a total responsabilidade pelo lançamento dessa maneira. Perdemos o que é realmente importante nesta indústria, e para aqueles que se sentiram lesados em nossa comunidade, queremos nos desculpar pessoalmente. Estamos fazendo tudo o que está ao nosso alcance para trazer esses tons inacabados o mais rápido possível, a qualquer custo. PODEMOS E VAMOS MELHORAR.”

Bom, cada um tire a conclusão que quiser sobre isso. Eu achei que foi show de vacilação porque eles nem se esforçaram pra criar cores para os negros e a impressão que eu tive foi que eles meio que lançaram 3 cores pra ninguém reclamar, mas que o foco mesmo foram as peles claras.

Dito tudo isso, vamos falar da BASE!

SOBRE A NOVA TAPE SHAPE FOUNDATION

Como eu disse anteriormente, a nova base Shape Tape da Tarte é da mesma família dos corretivos mais vendidos da marca (dizem que a cada 20 segundos um corretivo Shape Tape é vendido nos Estados Unidos! CHOQUE!).

Bom, eu já uso esse corretivo há algum tempo (comprei no Mercado Livre com esse vendedor aqui) e posso dizer que AMO! Ele cobre tudo, dura o dia todo e não resseca muito a região em volta dos olhos. É mágico!

Sendo famoso assim, era muito natural que sua versão em base geraria uma histeria coletiva. Ainda mais com essa ideia brilhante de fazer dois tipos de acabamento: Matte, para quem tem pele oleosa e Hydrating, para quem tem pele seca.

bases-tarte-shape-tape-foundations-hidratyng-and-matte

MATTE X HYDRATING

Ambas as bases são bem parecidas, fáceis de espalhar e deixam um efeito de pele de RYCAH! Ambas as formulas foram desenvolvidas pra dar cobertura alta e disfarçar acne, cicatrizes, manchas ou qualquer imperfeição na pele!

Eu vi alguns vídeos de primeiras impressões dos gurus de maquiagem no Youtube e percebi que, em geral, todos chegaram a mesma conclusão: embora ambas as bases sejam parecidas elas são diferentes. A hidratante tem cobertura média e acabamento luminoso e hidratado, enquanto a matte tem cobertura alta e acabamento aveludado.

Deixo aqui o vídeo da Nicol Concilio que nunca usa filtro nos vídeos, então dá pra gente ver bem como o produto fica na pele. (Se quiser pular direto pra parte que ela aplica a base, é só ir pro minuto 7:33)

O aplicador da base também chama atenção. Ele é igualzinho ao do corretivo, só que maior.

Muita gente criticou dizendo que o pump seria mais higiênico mas eu acho que tá tudo bem, outras marcas trabalham com aplicadores aprecidos inclusive a Clinique.

Como você pode ver aí no vídeo acima, a Tarte também lançou junto com as bases o Double Duty Beauty Paddle Brush ($28) , um pincel daqueles ovais que, segundo eles, proporciona melhores resultados na aplicação. Algumas pessoas reclamaram que o cabo é de plástico e é frágil.

Tarte-Shape-Tape-Foundation-Resenha

Junto com o pincel veio também a esponjinha tipo beauty blender.

Preço e onde comprar? 

Infelizmente, não temos Tarte aqui no Brasil e o e-commerce da marca também não entrega por aqui. Pra conseguir, só mesmo encomendando com a M&P Imports ou com a Minha Querida Necessaire. O preço lá nos EUA é de R$39 dólares.

Eu comprei a base no lançamento mas estou super na dúvida se devo ou não fazer a resenha. Parte de mim quer muito testar mas eu acredito que devamos dar apoio e divulgar marcas mais inclusivas, que tentam fazer o seu melhor para todas as cores de pele.

E você, o que acha?

Gostou desse post?
Cadastre-se e receba todas as nossas dicas, artigos e tutoriais por email!
Conversa com a gente
  1. Avatar
    Franci Pacheco
    31/01/2018 às 16:05

    eu achei meio estranha a polêmica… tem muitas outras marcas maiores e mais famosas, que também não lançam as cores de bases pra todo mundo, e nada acontece.. acho errado, sim.. mas acho mais errado criticar apenas uma marca.

  2. Avatar
    Luciana Gatil Catisserie
    20/01/2018 às 06:53

    que ‘polemica” mais ridicula! agora as empresas sao obrigadas a lancarem cores politicamente corretas! afff a Iman tem uma linha de make so para pele negras, nao tem 1 unica cor para pele brancas e ninguem NUNCA falou NADA mas agora na primeira oportunidade,pronto! La vem vitimismo e gente infiando questao racial no meio! Haja paciencia! Sera q ninguem pensou q pode ser uma decisao comercial? Sera q ninguem pensou q podem ter N motivos alem de racismo? Acho q nao,ne porq hj os “justiceiros sociais” nao iriam perder uma oportunidade de gritar racismo e clamar pela patrulha do politicamente correto…. que mundo chato!

    • Avatar
      Iara Breder
      20/01/2018 às 14:34

      Se o mundo tá chato pra você imagina pra quem tá sendo excluído? Obviamente uma marca não é obrigada a lançar determinada cor para seus produtos, mas as críticas são válidas sim! A Tarte não é uma marca especializada em um determinado nicho comercial, é uma marca de grande abrangência no mercado norte americano, é no mínimo uma grande burrice eles excluírem grande parte do seu mercado consumidor em um dos maiores lançamentos da marca pra esse ano.

    • Avatar
      27/09/2018 às 18:26

      Se a marca da Iman é apenas pra pra pele negra ela não tem obrigação de lançar nada pra quem tem a pele branca, né? Mas é melhor eu calar a minha boca e parar de incomodar vcs brancos. E é ENFIANDO, a forma correta.Não sabe escrever, mas reclama dos justiceiros sociais, tão chato isso!