Blush – Almanati
Beleza
Blush – Almanati
Corretivo Boeing – Benefit
Maquiagem
Corretivo Boeing – Benefit
Rímel ”No Panda” – Vizzela
Maquiagem
Rímel ”No Panda” – Vizzela
Base Aqua Hidratante – Quem Disse Berenice
Maquiagem
Base Aqua Hidratante – Quem Disse Berenice
Perfume 212 Vip Rosé – Carolina Herrera
Beleza
Perfume 212 Vip Rosé – Carolina Herrera
Matt Touch Blush – Essence
Maquiagem
Matt Touch Blush – Essence
BelezaSérum Magia de Unicórnio da Koloss – é igual o da Farsáli?
MaquiagemResenha: Base Natural Radiant Longwear da NARS

penteadeira-capsula-1-2

Maquiagem

Penteadeira-cápsula: como funciona e como começar?

em 20/02/2018 por Renata Stanquini

Quem trabalha com blog de beleza sabe que faz parte do nosso trabalho testar produtos e descobrir como eles funcionam pra depois contar para os outros o que a gente achou e tudo mais.

O problema é que isso faz com que a gente, muitas vezes, acabe acumulando mais produtos do que damos conta de usar.

Foi pensando nisso que a minha colega de trabalho, maquiadora e youtuber de beleza, Linda Kramer, desenvolveu a penteadeira-cápsula – um método superútil não só pra quem trabalha na área mas também para aquelas pessoas que AMAM maquiagem e que costumam exagerar nas comprinhas, sabe?

Penteadeira-cápsula: o que é? 

A penteadeira-cápsula segue basicamente os mesmos princípios do guarda-roupa minimalista que nós já conversamos aqui.

Explicando resumidamente, eu diria que fazer uma penteadeira-cápsula é limitar o número de coisas que você usa/tem como uma forma de garantir que você aproveite todos os seus produtos, sem esquecê-los ou deixá-los vencer na sua gaveta sem querer.

Só que, diferente do guarda-roupa cápsula em que você determina um número bem reduzido de peças e abre mão de todo o resto, na penteadeira-cápsula você vai fazer apenas uma espécie de rodízio de produtos.

Como funciona? 

Esse rodízio funciona assim: todo mês você vai selecionar um número X de produtos pra usar nos próximos 30 dias, e o que sobrar você  guarda em um lugar onde você não possa ver.

O desafio é passar o mês inteirinho usando apenas esses produtos que você escolheu e só trocar no mês seguinte, criando assim uma rotação de produtos bem inteligente. Deu pra entender?

A Linda fez um vídeo no canal dela explicando melhor a ideia dela, vale a pena assistir:

Como começar? 

A primeira coisa que você deve fazer é colocar todas as suas maquiagens em um lugar onde você possa visualizar tudo o que tem, pode ser em cima da cama ou no chão mesmo.

Daí é só separar os itens que você quer usar nos próximos 30 dias. 

Você pode, por exemplo, separar assim:

penteadeira-capsula-01

  • 1 primer
  • 2 bases
  • 2 corretivo
  • 1 paleta de sombras
  • 2 blushes
  • 1 pó finalizador
  • 1 iluminador
  • 1 paleta de contorno
  • 4 batons
  • 2 máscaras de cílios
  • 1 delineador

É claro que essa lista vai variar de pessoa pra pessoa, dependendo do estilo e da rotina que cada uma leva. Por isso, não tem regra: basta selecionar poucos e bons itens que você sabe que vão te satisfazer aquele mês.

Uma dica é começar dando preferência aos itens encostados, que você já não usa há algum tempo, sabe? Assim, ou você vai redescobrir um antigo amor ou perceber que esse produto não funciona mais pra você e que é hora de dizer adeus, vai saber!

Minha experiência com a penteadeira-cápsula

Faz pouco tempo que eu estou seguindo esse método da Linda e já posso dizer que estou amando a experiência. Agora eu sinto como se realmente estivesse CONHECENDO meus produtos ao invés de usá-los simplesmente.

Consigo identificar o que funciona melhor pra mim, a performance de cada produto e tudo mais. Percebi também que com esse método eu fiquei mais atenta ao prazo de validade dos meus produtos, dando prioridade a esses, sabe?

Enfim, eu indico esse método pra todo mundo que – assim como eu – também tem MUITOS PRODUTOS e sente como se não estivesse dando conta de usar tudo.

Se você quiser aprender mais sobre penteadeira-cápsula, inscreva-se no canal da Linda porque todo mês ela mostra a seleção de produtos da vez e conta como está sendo a experiência dela. Vale muito a pena acompanhar!

E aí, o que você acha desse método? O que acha de colocar em prática? COMENTE!

Gostou desse post?
Cadastre-se e receba todas as nossas dicas, artigos e tutoriais por email!
Conversa com a gente
  1. Avatar
    Franci Pacheco
    07/04/2018 às 15:43

    já faço esse método há anos sem saber que tem um “nome” pra isso hahaha! Dá muito certo para mim <3

  2. Avatar
    Thatiane Góes
    22/02/2018 às 20:49

    Eu também conheci esse conceito através da Linda haha e apesar de já ter ouvido falar sobre o armário cápsula eu nunca tinha pensado em aplicar essa técnica na penteadeira (???) mas é uma experiência muito legal em realmente conhecer nossos produtos e usa-los de forma mais consciente. Eu também fiz um post no blog sobre esse conceito <3

    http://camarguices.blogspot.com.br/2018/02/para-inspirar-penteadeira-capsula.html

  3. Avatar
    Zilandra Batista Rodrigues
    20/02/2018 às 15:32

    Eu achei fantastico essa penteadeira capsula, ideal para colocar para jogo aquele produto que fica muitas vezes sem usar
    desde quando vi o video da Linda eu gostei da ideia
    beijos

  4. Avatar
    Daniela Taras Vieira
    20/02/2018 às 11:56

    Acompanho o canal da Linda há alguns meses. Ela tem pele oleosa e dá super dicas de produtos pra quem tem esse tipo de pele! E o canal é super divertido com a participação #maridón Samuel @opaidajulieta