TOP 5 Bases Para Pele Negra!
Beleza
TOP 5 Bases Para Pele Negra!
Lápis Colorido Tie-Dailus!
Maquiagem
Lápis Colorido Tie-Dailus!
Batom Líquido – Vizzela
Beleza
Batom Líquido – Vizzela
Lip Oil – RubyRose
Maquiagem
Lip Oil – RubyRose
Batom Power Bullet Matte – Huda
Beleza
Batom Power Bullet Matte – Huda
A SouSmile Funciona?!
Beleza
A SouSmile Funciona?!
PublicidadeBijus Maria Escandalosa!
MaquiagemMáscara para Cílios Lilás – Contém 1g
Maquiagem

Validade dos Cosméticos e Maquiagens

em 06/03/2012 por Karen Bachini

A meta de quem coleciona maquiagem é ter 99 bases, pós e corretivos, 999 batons, 9999 sombras, e assim vai! O problema é que INFELIZMENTE maquiagem tem validade. E passou da validade, já era.

E as estatísticas não mentem, 9 em cada 10 mulheres usam maquiagem vencida. Algumas não se dão conta que a maquiagem venceu, outras acham que não há problema. Mas o uso de maquiagem vencida pode ser um meio propício para a proliferação de bactérias e fungos, e pode ocasionar alergias, contaminação ou infecção por bactérias, principalmente na área dos olhos.

O produto vai mudando de cor, cheiro, textura, e quando insistimos em usa-los, podemos desenvolver até uma alergia ou infecção. Se você notar qualquer alteração(por menor que seja) no produto, verifique a validade. Essas alterações são sinal de que a matéria prima está estragando/estragou.

Sendo assim, vou deixar algumas dicas para aumentar a validade da sua maquiagem e alguns cuidados que você precisa tomar:

  • Antes de comprar um produto, verifique a validade. As vezes as promoções nos enganam e acabamos comprando produtos quase vencidos.
  • A consistência do produto influência na validade. Quanto mais seco, mais o produto dura. Maquiagens em pó e compactas duram mais do que maquiagens líquidas e cremosas.
  • Alguns produtos vem com a data de fabricação/validade estampada na caixinha de papelão. O problema é que a maioria das pessoas joga essa caixinha fora. Se esse é o seu caso, compre mini etiquetas e cole nos seus produtinhos com as datas para que você não esqueça.
  • Lave as mãos antes de usar/manusear suas maquiagens.
  • O método de aplicação também influencia na duração da maquiagem. Sempre mantenha seus pincéis e esponjas limpos e higienizados.
  • Procure pegar os produtos com uma espátula em vez de enfiar o dedo.
  • Se você usou uma máscara quando teve conjuntivite ou um gloss quando teve herpes evite usa-los novamente ou você poderá se contaminar novamente. Você pode cortar o batom ou mergulha-lo no álcool, apontar os lápis, raspar a sombra e usar de um potinho separado para evitar contaminação.
  • Quando for aplicar maquiagem em uma área com machucado, use um cotonete e nunca pegue diretamente do pote do produto.
  • Lave sempre seus pincéis de maquiagem ou esponjas. Muita gente gosta de usar sabonete antibacteriano para ajudar. Água morna também ajuda.
  • Se o pó compacto não tiver separação para você guardar a esponjinha longe do produto, use um papelzinho entre o pó e a esponja. E mantenha a esponja limpa!
  • Procure não emprestar seus cosméticos para outras pessoas. Maquiagem são itens muito pessoais, ainda mais máscaras, glosses e produtos que você não pode esterilizar depois.
  • NUNCA, JAMAIS guarde suas maquiagens no banheiro. Isso diminui a validade delas em mais de 60%. Guarde-as em um lugar arejado, longe do calor ou da umidade.
  • Quando você leva produtos na bolsa/necessaire diminui a validade delas também uma vez que ficam expostas ao calor e sofrem danos no transporte.
  • Não se engane achando que se você comprar um MEGA pote de sombra você está economizando. Dê preferência para embalagens menores que você sabe que vai conseguir utilizar antes de passar a validade.
  • Todo produto feito com componentes químicos e minerais tem prazo de validade.

Agora vou falar um pouco sobre cada tipo de produto e suas validades estimadas.  Mas é muito importante que você verifique a validade que está na caixinha do produto. Ela sempre mostra o período com mais precisão.

Alguns produtos tem “Válido até XX/XX/XX” e isso indica uma data fixa, quer dizer que a validade começou a contar desde o minuto que foi fabricado. Outros tem algo como “6M”, e isso indica que a validade começa a contar no minuto que você abriu o produto.

  • Base e Corretivo

Base e Corretivo

Base Oil Free: 12 meses | Base com Óleo: 18 meses | Corretivo: 18 meses

Mantenha suas bases e corretivos longe do calor, umidade e da luz do sol. Na hora de pegar a base ou corretivo sempre use uma espátula limpa, ou prefira embalagens pump, assim você não contamina o produto.

Quando a base ou corretivo passa da validade ele começa a mudar de cor e textura. Muitos começam a ficar mais escuros e começam a empelotar ou separar os ingredientes(tipo bifásico), e você precisa ficar “misturando” para que ele se torne uniforme novamente. Tá na hora de jogar fora amigo!

  • Batom e Gloss

Batom e Gloss

Batom: 12-18 Meses | Gloss: 6-12 Meses

O batom vencido costuma ficar com cheiro ruim e fica seco. O gloss costuma mudar de textura.

Batons de longa duração costumam ter uma validade mais curta porque contêm ingredientes que evaporam mais rápido do que os produtos tradicionais.

  • Pó, Blush, Bronzer, Iluminador

Pó Solto, Compacto, Iluminador, Bronzer e Blush

Pó Solto ou Compacto, Iluminador, Blush, Bronzer e demais produtos em pó: 18-24 Meses

Ser higiênico com suas ferramentas(pincéis ou esponjas) aumenta a duração de seus cosméticos. Se você usar pincéis ou esponjas sujos, pode diminuir a validade deles para 6 meses. Evite usar o mesmo pincel em várias maquiagens e sempre lave após o uso.

As maquiagens em pó são as que mais duram, e você nota que elas estão passando da validade quando elas começam a ficar muito duras e difíceis de aplicar, ou pouco pigmentadas.

  • Sombra, Delineador, Iluminador líquido/creme

Produtos Líquidos ou em Creme

Delineador, Iluminador, Blush, Primer para olhos ou rosto e demais produtos em creme/líquidos: 6-12 Meses

Esses produtos também me deixam chateada. A duração da maioria é 6 meses, e depois disso eles costumam perder a textura e a cor, ficar estranhos, meio bifásico no caso dos líquidos e duros e secos no caso dos cremosos/pasta. Infelizmente eles estragam facilmente, e uma vez que estragou, a melhor dica é jogar fora e comprar outro.

Fechar o produto bem fechado, deixar pouco tempo aberto, longe de umidade, calor, usar ferramentas limpas ajudam a conservar o produto.

  • Sombra em pó ou solta e Máscara para Cílios

Sombra e Máscara

Sombra em pó solto ou compacta: 24 meses | Máscara para cílios: 3-6 meses

As maquiagens em pó são as que mais duram, e você nota que elas estão passando da validade quando elas começam a ficar muito duras e difíceis de aplicar, ou pouco pigmentadas. Quando a sombra vence, você tem praticamente que raspar ela da embalagem para conseguir alguma cor e pigmentação.

A máscara vencida tem um cheiro diferente da nova, e o produto começa a ficar mais duro. A máscara geralmente tem validade de 3 meses após aberto, mas dá para usar até uns 6 meses.

Após os 6 meses ela fica costuma ficar muito seca e consistente, difícil de aplicar, e a proliferação de bactérias e fungos pode causar infecção nos olhos. A consistência e a cor(preta) da máscara são ideais para isso.

Se a sua máscara ficar dura antes dos 5 meses, você pode tentar mergulhar ela  em água quente, com o tubo fechado mesmo, para tentar dar uma derretida nela e fazer ela voltar a consistência original.

Uma dica que ajuda a máscara a não ficar dura é não bombear ar para dentro da máscara, naquela tentativa de pegar mais produto.

A curta validade da máscara me desencoraja MUITO a comprar máscaras caras, e eu prefiro investir nas mais baratas. A dor no coração de abrir a sua máscara Lâncome de 2 meses atrás e ver que ela está super seca é enorme. Uma dica que eu dou é você comprar sua máscara caríssima preferida e guardar o aplicador dela. Higienize, lave bem, use sabonete antibacteriano e use o aplicador para aplicar uma máscara mais baratinha. Muitas vezes é o aplicador que faz toda a diferença.

  • Perfumes e Esmaltes

Esmaltes e Perfumes

Perfumes: 2-5 anos | Esmaltes 8-24 meses

Os esmaltes devem ser mantidos longe do sol e do calor, porque esses destroem a composição dos esmalte e separam os ingredientes causando descoloração. Se você mantiver seus esmaltes na geladeira eles vão durar o dobro do tempo!

Guarde seus perfumes longe do sol e do calor. A luz do sol altera a coloração e o aroma do perfume. Guarde de preferência dentro de um armário.

Outras validades:

Filtro solar: 6 meses | Cremes para o rosto: 6 meses | Produtos para o cabelo: 1 ano

E aí, vamos fazer uma limpeza no cantinho de maquiagem e ver se tudo está dentro da validade?

Gostou desse post?
Cadastre-se e receba todas as nossas dicas, artigos e tutoriais por email!
Conversa com a gente
  1. Avatar
    26/02/2017 às 19:20

    Adorei esta matéria!!! Muito útil!!!

  2. Avatar
    16/12/2015 às 14:31

    Há uma app que cuida da pela e faz isso verifica sozinha a validade do produto o link é esse ai:
    http://www.negaslima.com.br/dicas-beleza-makeup/como-saber-a-validade-dos-cosmeticos-e-maquiagens

  3. Avatar
    Amanda Sousa
    29/11/2015 às 00:56

    Adorei mas eu uso uma app super legal que faz isso para mim e agora tem uma versão nova só procurar por makeupdate xeruuu fica a dica!

  4. Avatar
    Aline Rover
    30/07/2015 às 11:54

    Bom dia. Muito importante este post, sou consultora Mary Kay, e um grande diferencial que presto para minhas clientes é avisa-las do vencimento dos produtos, principalmente da máscara de cílios, tenho uma ficha de cada uma detalhada elas amam se sentir tão cuidadas ainda mas com algo tão importante que tem sim que ser cuidado….. Obrigada por compartilhar, dicas maravilhosas. Beijo

  5. Avatar
    Paula
    18/06/2015 às 12:38

    Oi Karen, nunca comentei um post em algum blog, mas esse preciso comentar…. estava pesquisando na internet sobre a validade das maquiagens, li o seu post e adorei. Mas aí vi o mesmo post no blog da Camila Coelho, alguns anos depois do seu. E parece o mesmo post! Não sei se isso é comum ou não, mas to chocada.
    http://camilacoelho.com/2014/07/01/fiquem-ligadas-validade-dos-produtos-de-beaute/
    Bjos e tudo de bom!

  6. Avatar
    15/08/2014 às 10:02

    Depende da sombra, várias paletas que eu tinha deram fungo e tive que jogar tudo fora. Aliás fiz isso recentemente, joguei tanta coisa fora: blushs, primer, sombras, batons, pó… Dor no coração. Agora decidi ter só o que realmente vou usar. Chega de jogar dinheiro no lixo.

  7. Avatar
    Lúcia
    25/06/2014 às 14:32

    eu tenho um rímel da maybelline ‘ the colossal volume express ‘ há oito meses e ele não me parece que esteja estragado, até porque a consistência é a mesma, o cheiro é igual e tudo, e nem está seca..

  8. Avatar
    Bia
    15/12/2013 às 14:52

    Realmente esses produtinhos nos deixam chateadas, usei a poucos meses sombra venciada, o problema é que nao havia validade, pois veio em uma maleta. Alergia na certa! Não conseguia nem abrir meus olhos direito, mas tenho muita mas muita pena de jogá-la fora pois é tão linda, o cheiro nao mudou em nada só que ela ficou mais “cremosa”, vamos dizer, não era mais soltinha bem como o pó, ela estava mais grudada. Realmente é uma pena, mas a mulherada deve cuidar…. Ótima matéria, na verdade perfeita! Parabéns por esse blog belíssimo…

    • Kah
      16/12/2013 às 21:00

      Obrigada Bia.. precisamos ficar atenta a essas coisas, pela nossa saúde! :)

  9. Avatar
    Nara Rita
    09/12/2013 às 16:44

    Adorei as dicas ! Parabéns pela matéria

  10. Avatar
    camilla
    22/11/2013 às 23:30

    ola.. tbm adora maquiagem.. mas é bom ficar atenta… principalmente com rímel e batons…. , mas o blush por exemplo fica facil de perceber……ele se quebrar e forma bolas

    • Avatar
      camilla
      23/11/2013 às 00:01

      ola..a dilma conceição falou sobre os produtos da boticario .. sobre o pó compacto… é verdade tem olhar a validade …. me aconteceu a mesmo coisa.. aff , e na verdade só os batons na linha intense são bons por serem de embalagem pequena por exemplo e vc usa mais … o que acabaria antes da validade

    • Avatar
      camilla
      23/11/2013 às 00:02

      ola.. dilma conceição falou sobre os produtos da boticario .. sobre o pó … é verdade tem olhar a validade …. me aconteceu a mesmo coisa.. aff , e na verdade só os batons na linha intense são bons por serem de embalagem pequena por exemplo e vc usa mais … o que acabaria antes da validade

    • Kah
      25/11/2013 às 18:08

      Obrigada pela dica Camilla

  11. Avatar
    Van
    12/11/2013 às 20:57

    Oi, adorei as dicas…ontem eu verifiquei a validade dos meus produtos e praticamente estou sem nada…kkk…sério, fiquei apenas com um rímel, pó e corretivo. Isso tb é bom para deixar de ser tão consumista comprando mais do que consegue usar…rsrs
    Beijos

    • Kah
      12/11/2013 às 21:14

      É mesmo.. e dá uma renovada nos itens.. =D

  12. Avatar
    Satomi
    19/10/2013 às 18:23

    Eu acho um bocado ridículo o prazo de validade de maquilhagem, se fosse a olhar para isso, já tinha deitado fora metade da maquilhagem que tenho :-\ claro que no que toca a bases e máscaras, vou estando atenta, pq a decomposição dos mesmos é mais rápida.

    De resto, sombras, blushes e batons duram me uma eternidade. Apesar de algumas terem muitos anos, e já terem passado a validade há muito tempo, apresentam se em bom estado. Tenho usado e nunca tive qualquer tipo de reacção alérgica.

  13. Avatar
    jane
    13/09/2013 às 13:59

    Olá, comprei um batom da mac e ele está com cheirinho bem estranho. Procurei a data de validade dele e não tem.. Será que esta vencido…aff

    • Kah
      17/09/2013 às 13:55

      Não sei amore.. mas se tiver com cheiro estranho do original é bem provável que esteja mesmo =/

  14. Avatar
    Cristina
    05/09/2013 às 14:39

    Perfumes são ótimos, pois duram muito! Mantendo longe do calor e umidade, de preferencia, dentro da própria caixa e em local escuro, como faço com os meus, podem durar bem mais de 5 anos. O que será que pensam dessas informações de validade aquelas meninas que tem 20 ou 30 blushs, hem? Pois blush, sabe com é, a gente só usa um pouquinho de cada vez. Tenho 6 já acho muitos.

    • Kah
      05/09/2013 às 15:22

      Não dá conta de usar tudo com toda certeza!! ;)

  15. Avatar
    Vitória
    03/09/2013 às 21:10

    Gente não usem make vencida. Eu tenho um problema na boca que cria feriadas toda semana. Eu vivo a base de pomadas. Vou fazer o exame de sangue pra ver o que provoca isso. As pessoas acham que é pelas coisas que eu como, mas eu tenho quase certeza que é por make vencida, pois começou a avermelhar minha boca e ferir depois que usava elas. Tenho muito medo de nunca mais poder usar uma make ou um batom e não ficar mais bom.

    • Kah
      05/09/2013 às 14:59

      Obrigada por compartilhar.. .sinto muito.. :/

  16. Avatar
    Daiane Milesi
    21/08/2013 às 10:44

    Amei o seu post!! Muito bem explicado!! Não tinha idéia de que a validade dessas maquiagens fossem tão curtas!! Comprei muita coisa nova na minha última viagem e vou correr para usá-las!!!rs Bjs Kah amo seus post!!!

    • Kah
      26/08/2013 às 20:37

      BEijos sua linda! =DDDD

  17. Avatar
    01/08/2013 às 14:30

    Kah, esse foi um dos melhores posts que li nos últimos tempos kkkkk voltei de viagem agora pouco e comprei muita make nova… sempre jogo fora oq venceu, faz pena, mas é necessário! bjos

  18. Avatar
    Isabella Araujo
    29/07/2013 às 18:54

    Nossa, minha mãe adora dizer que eu sou neurotica com esse negocio de validade, vou mostrar esse post pra ela, pra ver se ela para de usar coisas vecidas!

  19. Avatar
    Izabel Moreira
    11/06/2013 às 20:48

    Nossa amei este post, muito esclarecedor. Obrigada!

  20. Avatar
    11/06/2013 às 18:59

    Adorei o post…

  21. Avatar
    Bruna
    09/05/2013 às 01:58

    É realmente temos que ficar atentas nas validades!
    Adorei o post nunca vi um igual!
    Me ajudou bastante!
    Obrigada..

  22. Avatar
    Stella Lobo
    25/04/2013 às 10:51

    Muito bom o post! Acabei de receber uma compra que fiz em um site e o corretivo já veio com aparência estranha, com várias bolhinhas e sinais de raios… Será que estragou só de transportar?! :(

    • Kah
      26/04/2013 às 10:59

      ihhhhhhhh… ve direitinho.. =/

  23. Avatar
    Pathy
    21/04/2013 às 12:28

    Ola , Comprei uma base da MAC ontem e so hj fui ver a validade que outubro de 2013 , achei um absurdo isso , sera que se eu for na MAC eles trocam por uma com maor validade? e os outros 3 produtos q comprei tudo validade pra o ano que vem , um janeiro de 2014 , achei muito absurdo.

    • Kah
      26/04/2013 às 12:11

      Na verdade amor a validade é sempre 2 anos após aberto, é que aqui no brasil eles tem que por uma data =/

  24. Avatar
    Flávia
    20/04/2013 às 00:35

    Amei o post,joguei varias coisas foras, com muita dor no coração haha,gostaria de saber sobre os lapis de olho, pois, fui olhar os meus estão tudo sem a data de validade! :(

    • Kah
      26/04/2013 às 00:32

      =/ é chato mas é melhor jogar fora do que ter um problema depois né?!

  25. Avatar
    Luisa
    04/04/2013 às 14:48

    Olá, me tira uma dúvida…em uma viagem para o exterior comprei uns produtos, mas não encontrei a data de validade. Onde ela fica? me disseram que esses produtos não tinha validade…

    • Kah
      11/04/2013 às 16:05

      Geralmente é 12meses após aberto :D

  26. Avatar
    Roberta
    25/03/2013 às 13:27

    Como saber a validade dos cosméticos comprados online? Comprei um protetor na época cosméticos já olhei o site inteiro e não acho a validade

    • Kah
      08/04/2013 às 14:01

      Só vem no produto mesmo

  27. Avatar
    01/03/2013 às 23:31

    Oiiii Adorei seu site ;)
    beijossss

  28. Avatar
    Pamela
    30/01/2013 às 14:16

    Esse na minha opinião, foi o teu melhor post!! Eu passei a fazer isso, colar na embalagem a data do vencimento ;) Ontem chegou meu blot da M.A.C e a validade dele está para 2016, mas com pó compacto não tenho preocupação, agora com sombra e rímel noooossa!! só da lâcome eu tenho 3 e amo, mas realmente o prazo de validade é curto demais… vou investir nesses da Maybelline (comprei o rímel the colossal, não me impressionou e ele é meio fedido, não é? ). Enfim, já escrevi muito e parabéns pelo post.

    • Kah
      30/01/2013 às 15:15

      Hahaha.. Obrigada!!! Beijos sua linda! ;)

  29. Avatar
    09/01/2013 às 14:02

    oi comprei um creme de cabelo a fabricaçao dele foi em 23/02/2011 e a validade é de 2 anos ate quando q ele ja ta vencido

  30. Avatar
    Andrea
    30/12/2012 às 11:32

    Kah, eu estoco !!!!! Sei lá parece que vai haver uma explosao nuclear eu tenho reposição lacrada p/ o resto da vida….kkkk o Pior são as bases da Colorstay q por terem saído de de catálogo um tempo comprei todas as q eu achei nas farmácia USA, depois voltou com outra embalagem e eu me abasteci novamente…e em Paris eu estoquei uma da Gemey…conclusão deve ter umas 20 em estoque e já faz de 2001 até 2005 que andei comprando….fui verificar e todas tem o mesmo cheiro…não ruim, mas as da Revlon cheiram alcólico….as da Gemey chiero de creminho normal….ou estão todas boas ou todas podres…kkkk vou fazer o teste do toque no braço, acho que só tenho essa saída!!! Depois te conto o resultado. bjos

    • Kah
      02/01/2013 às 15:30

      Beleza, mas toma cuidado! Bjos ^^

  31. Avatar
    Lucilene
    29/12/2012 às 11:03

    Eu guardo todas as embalagens em uma caixa, e de tempos em tempos eu dou uma verificada. A única regra que sigo à risca é a das máscaras, a minha Colossal da Maybelline já fedia antes e depois de um tempo está insuportável. Tenho um blush/bronzer da Avon, aquele de bolinhas, e o vencimento dele foi em novembro de 2012, mas não vi nenhuma diferença na composição, cheiro ou resultado. Se eu não tivesse guardado a embalagem e como ele não sofreu alteração como eu saberia se devia continuar usando ou não? Acho que depende muito da consistência mesmo e não da validade impressa em si.
    Até porque esse produto eu comprei em 2009 e o vencimento dele é para o fim de 2012, portanto são quase 4 anos informados pelo fabricante, contrariando a regra dos 2 anos.

  32. Avatar
    23/12/2012 às 18:34

    Meninaa, amei o seu post! Até linkei ele no meu post sobre validade após abertura de colírios, que também é outra coisa que ninguém observa e pode dar sérios problemas =/

    http://fleurwoz.blogspot.com.br/2012/12/o-que-voce-nao-sabe-sobre-colirios.html

    Linkei ele ai! Vou aproveitar e conhecer mais o seu blog. Bjobjo

  33. Avatar
    Alessandra
    15/10/2012 às 09:50

    Gostei bastante do seu post. obrigada pelas informações.

    • Kah
      16/10/2012 às 18:06

      Obrigada flor, fico feliz em ter ajudado, bjks !

  34. Avatar
    Leticia
    12/09/2012 às 10:30

    nossa, acabei de perceber que meu corretivo ja venceu.. rsrs como ja joguei fora a caixinha de papelao, tava dificil saber.. Mas pela sua descrição ele certamente está vencido.. além de dois anos e 6 meses desde de que foi aberto, ele começou a ficar levemente mais pegajoso, se não misturar ele acaba ficando separado (pigmento e óleo) e já fez meu olho coçar mais de uma vez.. Vou jogar fora!! rsrs

  35. Avatar
    Carina
    20/08/2012 às 10:53

    Oi querida, eu sei que não tem muito a ver com post! Acontece que eu estou atrás da paleta Naked 2 a muito tempo, só encontro falsificada e outras com o valor muito alto. Ai, lembrei de vc! vc teria alguma dica de onde eu encontra-la? obrigada
    P.S: Não tenho cartão internacional =**

    • Kah
      22/08/2012 às 21:46

      Oi amora, dificil, as talvez com a glamorous ou roana elas aceitam deposito!

  36. Avatar
    19/08/2012 às 10:08

    Simmmmmmmm.. ctz q eu tenho um monte de produtos vencidos! Sou dessas que morre de dó de jogar fora, sabe? Por mais que eu tenha outros, rs… Vou verificar e renovar! Ótimo post.

    • Kah
      20/08/2012 às 10:56

      Fique atenta!! Beijos!! ;)

  37. Avatar
    dilma santos da comceição
    19/08/2012 às 09:01

    COMPRE MAKE B.PO COMPACTO BRONZEADO NA BOTICARIO , DEPOIS QUE SAIR DA LOJA FOI PERCEBER QUE FALTAVA UM MES PARA VENCER.

  38. Avatar
    04/08/2012 às 18:56

    :)

  39. Avatar
    04/08/2012 às 18:53

    oi galera eu keria pergunta como ke faz para pintar o cebelo de rosa nao td so um pouco vc fala disso?

    • Kah
      06/08/2012 às 18:29

      Tem vários tutoriais no google e youtube!

  40. Avatar
    Sitna Souza
    04/08/2012 às 09:47

    Kah! O que fazer quando na embalagem informa que tem validade a partir da abertura do produto e tem uma etiqueta informando outra validade DD/MM/AAAA. Isso já aconteceu comigo, alguns produtos importados comprados em farmácias. Qual validade deve seguir???

    • Kah
      06/08/2012 às 18:26

      A validade seria X meses a partir de aberto ou até XX/XX/XXXX

  41. Avatar
    Criiis
    26/07/2012 às 23:00

    Imagina pessoas que tem aqueles montes de maquiagem acumuladas e usam tudo de uma vez, quando perder, provavelmente vai perder muita coisa ao mesmo tempo, que pena ne?! ;/

  42. Avatar
    Renata
    17/07/2012 às 15:28

    Adoro suas dicas e ainda mais seu blog e seu canal no youtube!! continue sempre assim linda!!!! vc merece tudo de melhor no mundo!! bjao

  43. […] jogar fora o que venceu, e dar para outra pessoa o que você não usou ao longo desse ano. Aqui tem um post super legal sobre data de validade de cosméticos, confira! Postado por Kah Seguir […]

  • Avatar
    06/05/2012 às 08:34

    ótimo post!!! =)

    • Kah
      07/05/2012 às 14:55

      obrigada!!
      :)

    • Avatar
      sarah
      04/08/2012 às 18:55

      tbm achei o seu site incrivel me ajudou muito

  • Avatar
    Yasmin
    06/05/2012 às 01:50

    Cara, eu sou muito fã sua, da Gi de Borboletas na carteira, da Pri de passando blush e da Claudinha

  • Avatar
    kelei
    05/05/2012 às 20:52

    Oi Kah, depois que comecei a ler o seu Blog, renovei minhas maquiagens…tenho guardado todas as embalagens,data de validade é algo que não se brinca!!Me preocupo pricipalmente com minha filha que tem 10 anos passou a adorar maquiagem e o problema e que todas as amiguinhas dela também querem usar as maquiagnes que comprei pra ela(que são próprias para a idade…!)Sabe como como é, quando a mãe diz é chata, fala demais…então sentei ela aqui na frente do post, mostrei pra ela que não sou eu quem tá dizendo e sim alguém que entende muito do assunto e acho que agora ela vai entender melhor e tentar mudar de atititude, crescer mais consciente!!!!Maquiagem é algo de uso muito pessoal!!!!Super bjo, linda!

    • Kah
      08/05/2012 às 10:17

      muito legal sua iniciativa com sua filha, está de parabens!!
      beijos pra vcs duas lindas!!!!
      :D

  • Avatar
    Marcella Maranha
    04/04/2012 às 09:32

    Nooooossa depois q aprendir tudo isso corrir pra pra jogar um monte maquiagens velhas, morrir de pena pq tinha tanta coisa q eu amava, mas agora aprendir a liçao e so compro o necessario. Estou com uma a alergia nos olhos e agora eu sei o pq (maquiagem velha é claro!). Me ajudou muito o seu post e agora estou criando novos conceitos de maquiagens. Obrigada!

    • Kah
      04/04/2012 às 11:02

      Nada linda!!!
      Beijocas ^^

  • Avatar
    Izabele
    22/03/2012 às 18:00

    Amei esse post Kah, muito útil mesmo. Quantas pessoas não tem ideia da validade dos seus produtos. Eu mesmo sou muito desligada em relação a validade das maquiagens, por isso mesmo vou fazer uma faxina agora e checar tudo hehe
    Beijo

    • Kah
      23/03/2012 às 11:03

      @Izabele, faça isso sim, florzinha!
      beijoo!!
      ;)

  • Avatar
    18/03/2012 às 01:19

    Oie, Karen Tudo bem ?
    Visito seu blog já faz tempo porém é a primeira vez que eu comento,
    adoro seu blog vc é linda e muito legal. Adoro seus post´s
    e esse da validade dos produtos foi mais que perfeito !
    Tenho um blog tbm estou começando agora e se poder dá uma passadinha lá, agradeceria imensamente!
    Parabéns pelo Blog!

    • Kah
      18/03/2012 às 23:00

      Ok linda!! Obrigada!
      Beijoss
      ;)

  • Avatar
    17/03/2012 às 19:04

    Nossa ! amei esse site , super legal , eu conheci esse este site através dos seus videos do youtube , pois estou fazendo video-aulas , o meu sonho é ter os cosmeticos da maybelline rsrs eu tenho um blog chamado lov´s pet ( http://lovspet.blogspot.com.br/ ) se quiser dar uma visitinha , sempre tera um lugar reservado para vc ! bjjs

    • Kah
      18/03/2012 às 23:12

      Obrigada!
      Pode deixar! Bjo

  • Avatar
    Beatriz
    17/03/2012 às 19:00

    Nossa ! conheci esse site pois eu estou tendo video-aulas no youtube pois quero saber mais sobre make , e ae vi os seus videos e ameii de mas , o meu sonho é ter produtor de beleza da mayblinne , rsrs ameii o site, bjjs

    • Kah
      18/03/2012 às 23:12

      Muito Obrigada!
      Beijos sua linda!!

  • Avatar
    Gabryella Araújo
    16/03/2012 às 14:13

    kah, meu cartão é mastercard (NACIONAL) e é cadastrado na paypal. Se eu quizer comprar na brigettes boutique pela paypal, vc sabe dizer se vai ser liberado e vou conseguir fazer a compra?
    Ou realmete vou precisar ter um cartão internacional?
    beijos, querida!

    • Kah
      19/03/2012 às 04:21

      @Gabryella Araújo, Eu acho que apenas cartão internacional que funciona
      beijos

  • Avatar
    13/03/2012 às 23:47

    Kaah, me diz uma coisaa… como que entorta a pontinha do aplicador da máscara?! Esqueci o nome… a escovinha, sabe?!
    Vejo nos vídeos que as meninas deixam sempre em outro ângulo, mas num sei como que faz!! Me dá esse help!
    Beijão, o blog tá lindão!

    • Kah
      14/03/2012 às 14:58

      @Beatriz, É só vc colocar um pedaço dentro da máscara e deixar para fora de onde vc quer que entorte para tras, e entortar!

      • Avatar
        14/03/2012 às 16:57

        @Kah, Ahhhh, simples assim! Vou tentar com um velhinho pra não errar de primeira!
        Brigada Kaah! =)

  • Avatar
    Julie
    13/03/2012 às 20:04

    Nooossa,eu super amei esse post,eu A-M-O seu blog!!!

    • Kah
      13/03/2012 às 22:57

      @Julie, muito obrigada, participe sempre que puder!
      beijosss!

  • Avatar
    13/03/2012 às 03:15

    É meio porquinho, mas eu tenho uma filosofia de maquiagem vencida: Posso ter comprado há mil anos atrás, mas só paro de usar se me der algum tipo de alergia/irritação, etc. Mas enfim, excelente post!

    • Kah
      13/03/2012 às 13:01

      Hehehehehe…
      Fique atenta, ok? Beijocas!

  • Avatar
    08/03/2012 às 13:42

    kah, e o primer da urban decay?
    Tem validade de 6 meses. Mas esse potao vai durar mt
    vc usa por quanto tempo?
    Em outro post vc disse q nunca terminou com um pote desses.

    • Kah
      08/03/2012 às 17:22

      @karlinha borges, Oi amor, ele uso ele até 1 ano, e não notei diferença na fórmula ;)
      beijos!

  • Avatar
    lis
    08/03/2012 às 12:30

    É importante prestar bem atenção, tenho uma amiga q teve sérios problemas na face e passou uns tres meses sem usar make por causa do tratamento!

    • Kah
      08/03/2012 às 16:39

      @lis, isso é muito importante, por isso fique atenta!!
      BEijoss sua linda! ;)

  • Avatar
    07/03/2012 às 23:31

    Adorei o post, acho muito importante que os blogs falem também sobre isso. A gente às vezes esquece que tem que fazer periodicamente uma faxina na gaveta de makes. Requer um pouco de tempo, mas essa “inspeção” é muito necessária!

    • Kah
      07/03/2012 às 23:46

      Tempo e abnegação né??? Descobrir que suas preferidas estão vencidas é uma tristeza….
      Beijos sua linda!

  • Avatar
    Paula
    07/03/2012 às 23:22

    oi Kah, adoro seu blog *-* Tenho uma mascara de cilios da avon, que a validade é 01//2014, será que continua vencendo nos 6 meses como voce falou? :/

    • Kah
      07/03/2012 às 23:43

      Se está na embalagem do produto.. vai em frente e fique atenta mesmo assim. Se der algum problema recorra aos seus direitos depois!!!
      Beijao!

  • Avatar
    Daniella
    07/03/2012 às 21:36

    Adorei a dica sobre validade, morria de dúvida a esse respeito. Comecei a pouco tempo a “tentar” me maquiar e tenho acompanhado vários blogs, o que por sinal já virou um vício.

  • Avatar
    Jéssica Xavier
    07/03/2012 às 19:39

    O problema é que NUNCA na vida, com excessão é claro, que a pessoa seja maquiadora, nós conseguimos usar o produto num tempo tão curto assim… As marcas deveriam fazer algo com validade maior ou com menos produto(e menos preço, é claro!)

    • Kah
      07/03/2012 às 23:39

      Boas idéias!!
      Beijos amyga!!

  • Avatar
    07/03/2012 às 18:19

    Ótimas dicas! Vou já fazer um limpa na minha caixinha e tirar o que esta vencido haha

    Beijoos!
    http://simplesglamour.blogspot.com/

    • Kah
      07/03/2012 às 18:27

      @Ana Carolina, Faça isso o quanto antes minha amygaaa!!
      beijosss ;)

  • Avatar
    Lu Torido
    07/03/2012 às 13:46

    Bom, vou comentar o que ouvi falar, aliás isso foi uma conversa com uma química, conhecida minha.
    Que estas datas de validade, principalmente dos makes, na maioria das vezes é calculada pelo mínimo, que eu poderia ser risco de culpa, dobrar este tempo. Digo que fiquei mais aliviada, pq estava chorando por ter q jogar o meu Blush Orgasm logo. Mas como não sou de apenas uma opinião, pesquisei mto e vi os 2 lados. Então resolvi que, os produtos dos olhos respeitarei o prazo de validade, e os outros não, DESDE QUE não mude o cheiro, a textura e/ou o gosto. Mas cada um é cada um, como vc mesma disse. Só quis deixar aqui uma opinião, que peguei de uma profissional da área de quimica. Na verdade ela trabalha com alimentos.

    • Kah
      07/03/2012 às 14:01

      @Lu Torido, Sinceramente Lu, Sábia decisão. É bom a gente ter em mente que estar de olho na validade da maquiagem é importante. Mas também não precisamos ser radicais e só porque passou um dia da validade jogar tudo fora.
      É mais ou menos o que eu faço aqui ;)

  • Avatar
    Carol
    07/03/2012 às 13:34

    Boa dica viu Kah!! Nosso maior erro é não prestar atenção nestes pequenos detalhes.
    Ah, so uma coisa: maquiagem, pinceis e acessórios não conseguimos esterelizar, somente fazer a desinfecção dos mesmos. Esterelização é quando eliminamos por completo qualquer forma de vida, seja por meios físicos (autoclave, estufa, raios gama), meios químicos (ac. peracetico) ou quimico-fisicos (ox. etileno).
    Bjks e adoro seu blog.

    • Kah
      07/03/2012 às 14:02

      @Carol, Obrigada pela informação :)

  • Avatar
    Ana Paul
    07/03/2012 às 13:08

    Olá Karen, belezinha?!?!
    Então, com relação ao que vc comentou sobre o herpes e a conjuntivite, é o seguinte, se a pessoa manifestou o herpes, ou seja, teve aquelas feridinhas na boca, ela já esta infectada e vai ter a doença a vida toda (mesmo não manifestando a doença, o vírus está lá no organismo dela) e o baton ou o gloss que ela usou vai ficar contaminado, mas se ela usar novamente não vai se reinfectar, pois já porta o vírus, então acho que não há problema em usar o gloss. O problema esta em usar o gloss quando se esta com a feridinhas e emprestar ele para outras pessoas que não tem a doença, pois ai as mesmas se infectarão também.
    Na conjuntivite, diferente do herpes, a pessoa não fica portando a bactéria ou o vírus que causou a doença, depois de tratar a microrganismo é eliminado, portanto se ela manifestar a doença e usar o produto, este será contaminado, e se usá-lo novamente poderá se reinfectar e manisfestar a doença de volta, então nesse caso haverá problemas em reutilizar o produto e em emprestar a outras pessoas.

    Bjooca

    • Kah
      07/03/2012 às 14:03

      @Ana Paul, Obrigada pela informação :)
      Beijos linda!

  • Avatar
    Giovana Morales
    07/03/2012 às 11:12

    ka, ja peguei conjuntivite muitas vezes, tenho imã pra ela, e eu consultei uma vez uma doutora e perguntei se poderia usar o rimel e se depois is ter que jogar fora pois estava contamidado, ela me disse que não, porque o corpo está imune durante semanas, e o virus não fica no msm lugar , portanto que o colirio que usei, eu ja acabei usando quando estava com conjuntivite e não peguei dinovo! Otimo post adoro, são coisinhas que nos temos sempre que saber . Beijos

    • Kah
      07/03/2012 às 18:36

      @Giovana Morales, obrigada por sua participaçao aqui, viu sua linda?
      Beijos pra vc! =)

  • Avatar
    Bruna
    07/03/2012 às 10:19

    ooi Kah adoroo seu blog ..
    bom a validade dos produtos é realmente um grande problema ..
    pq nos queremos todoss os produtos que vimos nos blogs, vcs nos mostram produtos maravilhos e nos com esse vicio compramos , e assim acabamos comprando muitaa coisa e nao usamos nem metade do que temos :[
    e acaba passando tudo da validade e jogamos nosso diheirinho fora!
    querendo ou nao os blogs nos influenciam ao consumismo ( nada contra os blogs )
    bom, eu vou parar um pouco de comprar make e vou usar o que eu tenho (tenhoo muitaaaaaaa coisa)
    vc usa uma paleta de sombra por apenas 24 meses ? :[

    • Kah
      08/03/2012 às 01:55

      @Bruna, Bru eu fico de olho na textura das sombras, quando elas estão velhas e passadas elas ficam super duras ;)
      Se ficou assim eu jogo fora!
      Beijocas

  • Avatar
    Rayme
    07/03/2012 às 09:05

    muito bom o post
    as vezes precisamos de umas cutucadas
    na verdade todos sabem que faz mal né, mas muitas vezes esquecemos, ou até mesmo achamos que não fará mal

    • Kah
      07/03/2012 às 10:17

      @Rayme, oi amor.. o problema é esse mesmo, ter peninha de jogar o produto fora.. que bate mesmo, mas é melhor pensar na gente primeiro ne??
      Beijos linda! =)

  • Avatar
    Nayara
    07/03/2012 às 08:45

    Menina, eu já assisto o seu canal do youtube há tempos , resolvi visitar seu blog hoje e eu simplesmente amei, essas informações acho que todo mundo deveria saber por que é uma questão de utilidade pública você foi muito feliz em nos dar essas maravilhosas dicas, parabéns! meu canal no you tube é : nay4464 vou ficar feliz em receber sua visita, você é dez!!!!!

    • Kah
      07/03/2012 às 10:29

      @Nayara, obrigada!!
      Pode deixar linda! beijos! :)

  • Avatar
    Marina
    07/03/2012 às 08:29

    O que eu já deve ter usado fora da válidade… :x rss
    SAUDADES dos tutoriais em vídeo kah =) E os favoritos do mês? bjão

    • Kah
      08/03/2012 às 01:51

      @Marina, Oi Mari, jájá tem tuto ai!
      E os favoritos eu SEMPRE esqueço de gravar auhsuahuashusa
      ;**

  • Avatar
    07/03/2012 às 02:36

    Kah, suas dicas são super valiosas e veio na hora certa garota! Depois do post vou começar a usar sem dó a minha base da Make Up For Ever comprada contando moedinhas rsrs Tenho a 3 meses e usei apenas para dois eventos rs Aproveitando a questão de higiene e cuidados, costumo lavar os pinceis com shampoo anti-resíduo, qual seria um prazo médio para lápis de olhos?
    Seu blog eh perfeito! Tem tudo o que precisamos saber sem frescura ou melação excessiva, amo,amo sua sinceridade,honestidade e atenção com todos seus seguidores!

    • Kah
      08/03/2012 às 01:52

      @Luana Cangerana, É lú, não adianta ficar economizando pra depois jogar fora né! rsrs
      O prazo de lápis de olho é por volta de 1 ano e meio – 2 anos :)
      beijocas!

  • Avatar
    Natália
    07/03/2012 às 02:05

    Adorei, Kah!
    Mas e aí… o produto venceu mas continua com as mesmas características de qd foi comprado. A gente faz o que? Usa ou joga fora? Eu confesso que eu uso… x)

    • Kah
      07/03/2012 às 10:19

      @Natália, oi amore! então, o certo certo mesmo é não usar mais devido aos riscos la do post..
      Mas cada um sabe o que faz ;)
      Bjo!

  • Avatar
    Priscilla Carlos
    07/03/2012 às 01:08

    p/ variar, adorei seu post!
    tbm nunca me liguei em validade, ate uma amiga minha q tbm adora make veio aki a uns dias e ficou só me enchendo o saco perguntando qnto tempo tinha algumas coisas e me fazendo jogar outras, kkkkkk
    morro d dor, não vou mentir!!! :/
    mas tbm acho ótimo a ideia de levar a própria maquiagem p/ qndo for a algum salão…
    vou a um casamento próxima semana e já tinha pensando nisso, mas morrendo d medo d me tacharem d fresca ou d lesada, kkkkk
    enfim… como disse, adorei a matéria, como sempre vc nos ajudando muito!
    bjo!!!

    ps: Kah, tbm vou aproveitar a deixa e te perguntar uma coisa… mas essa eh nada a v com maquiagem, ou não… pq eh sobre produtos de pele…
    gostaria de saber qual a diferente do TÔNICO p/ o ADSTRINGENTE…
    pq tenho um adstringente e sempre usava, mas já vi vc e outras blogueiras tbm falando sempre no tônico, nunca do pobre do adstringente, hehehe

    • Kah
      08/03/2012 às 01:53

      @Priscilla Carlos, A Pri eu sempre sou tachada de “fresca” mas não to nem aí, prefiro ser fresca e limpinha HAHAHAHHAHA

      Amor eu vou procurar mais sobre esse assunto porque pra ser sincera não sei a resposta! :)
      beijos!

      • Avatar
        Priscilla Carlos
        09/03/2012 às 20:36

        @Kah, já tinha visto q vc tinha me dado uma resposta… mas só hj lembrei de responder a sua resposta, hehehe

        se vc puder realmente ver isso por mim, vou ficar muito agradecida!!!

        bjoooo!!!!

        ps: vc eh uma fofa! adoro o jeito q vc fala com a gente… brigada mesmo pela atenção q nós dá!

  • Avatar
    07/03/2012 às 00:12

    Parabéns Karen, sempre dando otimas dicas!!! Tenho vc como inspiração ;)
    Adoro seu blog, acompanho todos os dias, nunca nos abandone!!!!

    bjsss

    • Kah
      07/03/2012 às 10:20

      @Gabriela, nuuuuuuuncaaaaaaaa!!! kkkk..
      obrigada ta? Beijao! =)

  • Avatar
    06/03/2012 às 23:28

    Antigamente não ligava muito para validades, mas de uns tempos pra cá comecei a ter muuuuita alergia a lápis de olho e rímel. Achei que era a marca e comprei um rímel caríssimo que depois de um tempo deu o mesmo problema. Aí fui me tocar da validade, e de fato… depois de aberto, meu rímel só dura uns 3, 4 meses, se eu for usar mais do que isso tenho alergia.

    Kah, uma pergunta que tem um pouco a ver com o post mas não tem: e quem é maquiadora, como faz com essa coisa de contaminação? Pq quando eu fui fazer uma maquiagem, vi que a moça estava usando só pincéis limpos e esponjas descartáveis, mas usou o aplicador do próprio rímel… também não vi ela raspando os produtos em pó, estava passando o pincel no meu olho e na sombra. Aí fiquei pensando, será que na prática de quem maqueia, esse cuidado todo é meio que deixado de lado porque não é muito prático?

    bjs!

    • Kah
      06/03/2012 às 23:41

      @Beatriz C., Olha amor, sendo 100% sincera com você, são raros os maquiadores que usam aplicadores de rímel descartáveis e raspam a sombra/blush da paleta.. Além de não ser plástico desperdiça muito produto.
      Os aplicadores de rímel descartáveis são caríssimos, uma solução que eu achei foram aqueles “limpadores de aparelho” que fazem o mesmo trabalho e são mais baratos, mas mesmo assim, custam R$1 cada e é descartável né.
      Sendo sincera com você eu acho que se o cliente vai exigir tudo descartável e super limpo ele vai ter que estar disposto a pagar mais pela maquiagem. Quando vc vai em um salão de bairro e paga R$20, R$30 reais na maquiagem você não tem como ser super exigente porque o valor que você paga não cobre por isso.
      Outra solução que eu achei para a máscara é pedir para a própria cliente levar sua máscara, e para algumas clientes que fazem maquiagem comigo todo mês, eu mesma comprei uma máscara para elas e deixei com o nome delas.
      Mas é como eu falei, algumas coisas vc consegue esterilizar, outras não. Na dúvida, leve sua própria maquiagem. Você pode parecer uma nojentinha e uma chata(porque é assim que os maquiadores me fazem sentir quando eu levo minha própria maquiagem) mas pelo menos não tenho risco de pegar alguma coisa.
      Eu mesma já maquiei diversas modelos que levam seus próprios pinceis, máscara, batom. Acho que é a atitude mais segura nesse caso! :)

      • Avatar
        09/03/2012 às 01:15

        @Kah, Não querendo me entrometer, mas ja me enfiando na conversa no http://www.buyincoins.com tem aplicadores por um preço bem acessivel, não sei se ja conhece o site, mas deixo de dica, tem muita coisa bacana.

        • Kah
          09/03/2012 às 13:51

          @Luana Cangerana, Obrigada pela dica!

  • Avatar
    Mariana Dias
    06/03/2012 às 23:20

    Mto importante não usarmos coisas vencidas que já começaram a mudar a textura e tal… mas mtas vezes eu acredito que a ganância das empresas em vender mais e mais produtos superam a credibilidade dessas datas de validades! por exemplo, me lembro bem de que qd vc postou as fotos da sua paleta da Urban Decay, vi que a validade era de apenas 1 ano! Acho mto exagero dizer que só vale por um ano uma sombra em pó!

    • Kah
      06/03/2012 às 23:42

      @Mariana Dias, Mari eu sempre fico de olho na textura, cores, isso tudo. Sendo sincera, base, produtos em creme, eu sou chata com validade.
      Agora sombras eu fico de olho na textura. Claro que não vou guardar o produto 10 anos. Mas não quer dizer que não dure uns 3 anos facilmente! :)
      É outra coisa que escrevi também, quanto mais sequinho o produto melhor é a duração.
      :D

  • Avatar
    06/03/2012 às 22:46

    Muito boa a dica Kah. Uma dúvida: para os produtos importados como MAC só vem na caixa quantos meses ele vale mas eu não encontro a data de fabricação. Neste caso como vc conta a partir do mes que vc comprou?

    Bjus

    • Kah
      08/03/2012 às 01:54

      @Carolina, “Alguns produtos tem “Válido até XX/XX/XX” e isso indica uma data fixa, quer dizer que a validade começou a contar desde o minuto que foi fabricado. Outros tem algo como “6M”, e isso indica que a validade começa a contar no minuto que você abriu o produto.”

  • Avatar
    06/03/2012 às 22:45

    Nossa, eu tenho um batom ha anoos. Não tenho problema nenhum com ele. Ele continua igual. Uso pouco por ser de uma cor muuito forte.

    • Kah
      07/03/2012 às 10:27

      @Ligia, tudo bem amor, mas fique atenta, ok?
      Beijocas *_*

  • Avatar
    06/03/2012 às 22:06

    Nossa, gostei de saber ao certo quanto vale.
    E eu estou dentro dessas nove da estatística!hahahua

    Nem sabia que rímel vence tão ráapido :(
    uso quase tudo vencido então…

    única coisa que consumo no prazo é produto pra cabelo,rs

    Beijoos

    • Kah
      07/03/2012 às 10:30

      @Vanessa, Fique atenta, linda, Beijos pra vc!! ;)

  • Avatar
    06/03/2012 às 21:27

    Kah esse post é muito importante, já tratei de colocar data de validades nas makes que não tem. A maioria das minhas sombras unitárias e duos já vem com a data, os produtos da contém 1g e avon colocam na caixinha de papel que, na maioria das vezes, jogamos fora :(. As empresas deveriam colocar as impressas no produto. O que mais me preocupa são as bases porque ficam diretamente em contato com a nossa pele. Não podemos ter dó de usar nossas make, nem mesmo de jogá-las fora quando vencidas

    • Kah
      06/03/2012 às 21:50

      @Michelle, vc tem razao amor! TAmbem acho um adianto a data do vencimento estar no proprio produto…
      um beijao pra voce! ;)

  • Avatar
    Renata Lima Alvim
    06/03/2012 às 21:22

    Kah, é você que faz as montagens das fotos dos produtinhos que você coloca ai no blog!? Se for digo: Nossa é incrivel, você é muito caprichosa (e q paciência)!!! E se não for: Uau mesmo assim… isso faz toda a diferença p/ o blog! Seu blog esta cada vez mais lindo…. Mil elogios!!!

    • Kah
      06/03/2012 às 22:18

      @Renata Lima Alvim, Sou eu mesma ;)
      Obrigada sua lindaaaaaaa!

  • Avatar
    Jennifer
    06/03/2012 às 21:10

    Kah, esse post ficou o máximo! Tirou várias das minhas dúvidas. Agora tenho q olhar lá no cnatinho da maquiagem e praticar o desapego hahaha. Já mantive muitas coisas por teimosia. Graças a Deus nunca tive nenhuma alergia ou infecção, mas isso é sério. Fora q realmente as makes vencidas ficam com cheiro e consistências esquisitas…
    Beijo!

    • Kah
      06/03/2012 às 21:51

      @Jennifer, obrigada linda!!!
      Beijocas pra vc!! *-*

  • Avatar
    Luana
    06/03/2012 às 21:01

    Confesso que costumo usar algumas makes com validade vencida… nunca tive problemas. Mas se eu percebo que alguma coisa está diferente eu não uso não!

    E essa de guardar make no banheiro??? Só soube disso um pouco antes do carnaval. Até então eu guardava TODAS no banheiro! Meu banheiro é meu canto da beleza… agora não é mais! Fiz outro cantinho para minhas coisas! =)

    • Kah
      06/03/2012 às 21:48

      @Luana, hehhehe… muita gente tambem!! fica tranquila!!!
      beijos flor!!! =)

  • Avatar
    06/03/2012 às 21:00

    este post foi muito útil pra mim, brigada pelas dicas…

    • Kah
      06/03/2012 às 21:33

      @Adriana Britez, de nada linda!!
      Beijos ;)

  • Avatar
    06/03/2012 às 21:00

    Amei as informações !! a gente acaba achado que maquiagem dura por anos … hora de fazer uma faxininha nas gavetas de maquiagens rsrs. :)

    • Kah
      06/03/2012 às 21:34

      @Sandra Nascimento, É… heheheh..
      Da uma faxinada ai. . principalmente quem tem muita coisa…
      Beijoooooo linda! ;)

  • Avatar
    Patricia Moreira
    06/03/2012 às 20:45

    Nossa, muito bom este post… Sou daquelas que usam make até perceber que algo não está legal! Fico sempre de olho, antes de aplicar! Realmente, é uma pena ter que jogar fora uma make que está quase sem uso… As paletas, tipo das Costal Scents, acho que tem validade de 5 anos! O maior problema, eu creio, que sejam com as máscaras, batons, base e corretivos… as sombras são mais tranquilas! Valeu pelo post!

    • Kah
      06/03/2012 às 21:52

      @Patricia Moreira, que bom que gostou!!
      beijos pra vc florzinha ;)

  • Avatar
    Marcia
    06/03/2012 às 20:31

    Oi Kah
    Muito bacana o seu post! Além de super instrutivo faz a gente pensar. Será que preciso de tanta coisa? Pq depois ter q jogar fora uma maquiagem caríssima dói no coração…
    Valeu mais essa.
    Bjs
    Marcia

    • Kah
      06/03/2012 às 21:45

      @Marcia, obrigada linda!! Quem costuma ter muitas coisas, é bom dar uma olhadinha sempre.. por que acaba caindo no esquecimento, ne???
      Beijos linda! ;)

  • Avatar
    Luiza Santos Junqueira Ribeiro
    06/03/2012 às 20:30

    Ai, vou aproveitar o assunto pra pedir ajuda!
    Meu pai viajou pra gringa e eu pedi pra ele me trazer um Studio Fix Powder NC35! E ele me trouce um NW25! Só reparei o erro quando eu apliquei e estava parecendo um fantasma rosado! Eu sou muito amarelada, e não tem nenhum jeito que eu possa usar aquela base! Enfim, eu pensei: ou ela fica estragando na minha gaveta, ou eu posso trocar com alguém! Mas eu não conheço ninguém NW25… alguém aí estaria disposto a trocar uma NW25 (usada apenas uma vezinha que foi a que eu notei a cor errada) por uma NC35? Ou até eu posso vender!! Ajuda, Kaaah!

    • Kah
      06/03/2012 às 22:18

      @Luiza Santos Junqueira Ribeiro, Oi amor, vou deixar seu coment aqui e vamos ver se alguém aparece ;D

    • Avatar
      17/10/2012 às 11:40

      Oi Kah, ótimo post. Desde que conheci seu blog venho aqui sempre. Amei essas dicas. :)
      Será que a Luiza Santos Junqueira Ribeiro, ainda tem a base da MAC, eu queria comprar…

  • Avatar
    maisa
    06/03/2012 às 20:28

    deixa eu tirar uma dúvida… corretivo eu devo comprar no tom da pele do rosto ou mais claro?

    • Kah
      06/03/2012 às 20:54

      @maisa, No tom do seu rosto :)
      Mas é bom testar tons mais claros e mais escuros para ver se algum te ajuda a neutralizar :D

  • Avatar
    06/03/2012 às 20:14

    Ótimo post, Kah! Assim dá pra ter uma idéia da validade de cada tipo de produto. Muito bom caso não encontre data de validade no produto ou tenha jogado a caixinha fora. Sei que terei que jogar fora algumas coisinhas, estão até separadas das demais, prestes a serem exterminadas (ou levadas até o lixo lol)

    Quando vejo que o produto está muito alterado, me livro mesmo. Mas se passou do prazo e não houve nenhuma mudança, continuo usando. Mas nunca uso por muito tempo, vai depender se ainda tem muito produto ou se esta no fim x_x Não curto desperdiçar.

    =*****

    • Kah
      06/03/2012 às 21:53

      @Flavia Signori, um beijao amyga!! ;)

  • Avatar
    Lorena
    06/03/2012 às 20:13

    Que dóó de jogar fora!!! Depois de ler a matéria, fui correndo lavar meus pincéis e examinar as makess. Acabei jogando no lixo duas máscaras pra cílios e dois blushes. Mas o que me deixou mesmo de coração partido foi descobrir que na paleta NAKED vem dizendo que só dura 6 meses!!! Gente, depois de euzinha tanto cobiçar e desejar e esperar pra adquirir essa danada, ela só dura 6 meses! Será que é só isso mesmo? Fiquei triste. Hehe
    Obrigada pelas dicas, venho aqui no blog todos os dias! Beijos!

    • Kah
      06/03/2012 às 21:54

      @Lorena, obrigada pela participaçao, amor!! comente sempre que puder!!!
      Fique mesmo atenta aos vencimentos, viu?
      UM beijaooo!! =)

  • Avatar
    06/03/2012 às 19:58
    • Kah
      06/03/2012 às 21:35

      @LipGlossGirl, ok linda!
      obrigada!! beijossss ;)

  • Avatar
    06/03/2012 às 19:50

    Uns dias sem entrar aqui e quando volto encontro um Lay ainda mais fofo *—–* ta lindo
    Sobre coisas vencidas,esses dias estava vendo alguns produtos que tenho da natura ainda fechados,quando olho nas datas a maioria vencidos.Um disperdi-cio né mas fazer o que venceu,amei o post.Sempre bom lembrar dos detalhes.

    • Kah
      06/03/2012 às 21:45

      @Tábata, muito obrigada flor!!!
      Beijão!! =)

  • Avatar
    Helen Maia
    06/03/2012 às 19:49

    Acho ótimo vc comentar sobre esse assunto. As vezes a gente quer ter tana coisa e nao aproveita até o fim. Isso é um grande desperdício! Sem contar a grana que vc “joga fora”.
    Sabe, eu estou com uma espécie de alergia nas palpebras, e acho que é de uma sombra que eu tenho há muuuito tempo… já deve estar vencida… e nao dá de ver a validade porque ela está na caixinha que eu já joguei… rsrsrs. Gostei da idéia de comprar mini etiquetas. Legal.

    • Kah
      06/03/2012 às 21:55

      @Helen Maia, viu.. ja deve estar vencida, por você sentindo essas reações.. Fique atenta!!
      Beijao linda!! =)

  • Avatar
    alessa Brandão
    06/03/2012 às 19:39

    pôxa que tristeza que me deu lendo esse post, juro que não sabia que a maioria das makes tem tempo de vida muito curto…isso já estimula agente a usar bastante as que já estão abertas, né???

    • Kah
      06/03/2012 às 21:46

      @alessa Brandão, isso.. aproveita bem o que ja está em uso ou quase pra vencer!!! rs..
      Beijos linda!! =)

  • Avatar
    Renata
    06/03/2012 às 19:37

    Nossa, por várias vezes eu fui usar uma maquiagem e pela textura percebi que estava vencida!
    Odeio quando essas coisas acontecem :(
    Beijos
    http://www.donnalella.com.br (TEM POST NOVO!)

    • Kah
      06/03/2012 às 21:35

      @Renata, beijos linda!!! =)

  • Avatar
    06/03/2012 às 19:33

    Post muito útil, Karen! Parabéns!

    • Kah
      06/03/2012 às 21:36

      @Amanda Lira, obrigada!! :D

  • Avatar
    Laura Couto
    06/03/2012 às 19:19

    eu sou muito desligada com datas , ainda mais coisas do tipo 6 meses 3 meses , nao consigo lembrar quando abri nunca ! eu paro de usar qndo o produto fica diferente, começa a ficar um pouco duro o cheiro muda tbem !
    beijos kah sua linda!

    • Kah
      06/03/2012 às 21:47

      @Laura Couto, beijocas florzinha!!
      Obrigada pela participaçao! =)

  • Avatar
    06/03/2012 às 19:04

    tenho um pozinho chamado asa de borboleta, ele ta com a validade vencida a mais de 10 anos, nunca me deu problema..rssss
    Sheila

    • Kah
      06/03/2012 às 21:39

      @sheila ranguett, oi amor.. bem como eu disse.. pode causar vaárias coisinhas.. mas se pra vc está tudo bem… que ótimo, mas fique sempre atenta!!
      Beijoss =)