TOP 5 Bases Para Pele Negra!
Beleza
TOP 5 Bases Para Pele Negra!
Lápis Colorido Tie-Dailus!
Maquiagem
Lápis Colorido Tie-Dailus!
Batom Líquido – Vizzela
Beleza
Batom Líquido – Vizzela
Lip Oil – RubyRose
Maquiagem
Lip Oil – RubyRose
Batom Power Bullet Matte – Huda
Beleza
Batom Power Bullet Matte – Huda
A SouSmile Funciona?!
Beleza
A SouSmile Funciona?!
BelezaDo azul ao preto: Guia de como usar todas as cores de batom
PetsCinco curiosidades sobre filhotes!
Maquiagem

Youtube: Canais para aprender a se maquiagem em LIBRAS!

em 02/03/2016 por Renata Stanquini

É bem simples: basta você abrir uma página do Youtube e digitar na barra de busca o que você quer aprender naquele dia. Você assiste o vídeo inteiro, dependendo do carisma da youtuber, você até dá umas risadas, anota os produtos que você precisa comprar e parte pra outro canal para se entreter mais um pouco. Essa é uma atividade bastante comum para muitas de nós, mas infelizmente não para todas.

Nessa semana enquanto lia o feedback de um vídeo, o comentário de uma menina me chamou atenção. Depois de elogiar o tutorial da youtuber em questão, Bruna Borges convidou as pessoas para conhecer seu canal, onde ensina maquiagem EM LIBRAS! Sim! Essa garota jovem, amante de maquiagem e estudante de Tradução e Interpretação em Libras/Língua Portuguesa na UFSCAR – SP decidiu criar um canal no Youtube para ensinar mulheres surdas a arte de se maquiar.

Para conhecer o canal dela no Youtube, clique aqui.

Emocionada com esse quase ato heroico, passei a pesquisar se havia mais canais como o dela. Foi aí que eu descobri que haviam mais meninas fazendo a diferença na rede social. Uma delas é Larissa Jorge, de 24 anos. Seu canal já tem quase 14 mil inscritos e entre tutoriais de maquiagem, Larissa também faz VEDA, vídeo de comprinhas, responde TAGS e muito mais coisas que tornam o canal ainda mais interessante. Em um dos seus videos ela conta que nasceu com a audição perfeita, mas aos 8 meses, após ingerir um medicamento muito forte para combater uma doença, ela se tornou surda. A partir daí sua infância se tornou muito complicada… Sem interprete na escola, Larissa teve que contar com a ajuda da mãe para entender as matérias, fazer as provas e passar de ano.

Aos 14 anos começou a se interessar por maquiagem e buscar dicas e truques na internet para aprimorar sua habilidade. Anos mais tarde conheceu blogueiras como Michelle Phan, Camila Coelho e Bruna Tavares. Sem poder escutar as instruções do passo-a-passo, Larissa prestava atenção em cada movimento para depois reproduzir em si mesma. Por diversas vezes ela pediu para várias youtubers legendarem seus vídeos na esperança que toda a comunidade surda pudesse se sentir mais inclusa. Infelizmente ela nunca teve resposta e por isso decidiu criar seu canal Brilho de Diva para acolher quem também se sente excluído nas mídias sociais.

Outra que começou recentemente, mas que tem feito um bom trabalho é a Suellen Luchini. Seu canal tem vídeos novos três vezes por semana e além de tutoriais sobre maquiagem e cabelo, ela também aborda temas como comportamento e até receitas culinárias. Bem legal, né?

Descobrir elas na internet me deixou muito feliz, mas depois de refletir mais um pouco constatei algo que me deixou um pouquinho chateada… Isso que está acontecendo não é inclusão, é segregação. Inclusão social seria se elas pudessem participar de todos os tutoriais, em qualquer canal de qualquer youtuber juntamente com todas as outras mulheres que não possuem essa deficiência. Na falta de vídeos legendados ou traduzidos com língua de sinais para que elas possam acompanhar, foi necessário que algumas dessas jovens tivessem essa iniciativa de criar um espaço excluso. A atitude é excelente, mas o ideal mesmo seria se elas se sentissem acolhidas em qualquer ambiente, não acham?

De qualquer forma, minha sugestão aqui é pra gente refletir sobre isso, apoiar e ajudar a divulgar o trabalho de meninas como essas. Se você conhece alguém com deficiência auditiva que se interessa por beleza, compartilhe esses canais com elas!

Vamos também fazer nossa parte para fazer da internet um lugar que acolhe a todas, combinado?

Ahhh… se você também conhece canais como esses, deixe nos comentários! Queremos conhecer e conversar sobre isso… Beijos <3

Gostou desse post?
Cadastre-se e receba todas as nossas dicas, artigos e tutoriais por email!
Conversa com a gente
  1. Avatar
    Franci Pacheco
    05/03/2016 às 17:57

    Nossa, eu nunca tinha pensado na falta que a legenda faz pra essas pessoas, muito bacana as ideias das meninas

  2. Avatar
    Gustavo Larissa Jorge Raquel
    03/03/2016 às 15:44

    OiI, Renata. Muito Obrigada!! Fico super feliz!!!! Uma coisinha hehe, na verdade eu perdi audição quando tinha 8 meses e não 8 anos hehe. O posto ficou ótimoooooooo!!! Muito Obrigada, amei amei. Beijos Larissa :*

    • Renata Stanquini
      Renata Stanquini
      08/03/2016 às 11:31

      Opa, hahaha desculpa! Já arrumei o erro! Não precisa agradecer, viu? Você merece! Mil beijos e sucesso pra vc sempre!

  3. Avatar
    Rebeca Zaupa
    03/03/2016 às 13:28

    Só uma correção: não é “linguagem” de sinais e sim “língua” de sinais. A Libras é uma língua, com todas as características necessárias ao reconhecimento como Língua. Ela é, inclusive, a segunda língua oficial do Brasil desde 2002.
    Fora isso, adorei o post! Adoro suas postagens!

    • Renata Stanquini
      Renata Stanquini
      08/03/2016 às 11:31

      Rebeca, muuuuuito obrigada pela sua ajuda (:
      Já arrumei! Beijos mil!

  4. Avatar
    03/03/2016 às 09:46

    Adorei demais essa postagem! Quanta coisa linda! Super útil e abordando um tema que PRECISA ser lembrado sempre, principalmente para quem trabalha nas áreas.

    http://www.semquases.com

  5. Avatar
    Maria de Menicucci
    02/03/2016 às 20:16

    Sou surda oralizada, usuária da língua portuguesa e não sei língua de sinais, apesar da maioria das pessoas acharem que todo surdo sabe falar sinais. Existem dois tipos de surdos: oralizado (que faz o uso da voz e da língua portuguesa para se comunicar) e sinalizado (que utiliza somente sinais de mão).

    A Kah podia colocar legendas closed caption nos videos tutoriais dela né??? Eu iria amar!

    • Renata Stanquini
      Renata Stanquini
      08/03/2016 às 11:32

      Que legal, Maria! Eu não sabia disso!

      É uma pena que esse tipo de informação não seja tão divulgada, né?

  6. Avatar
    Tatiane Nascimento
    02/03/2016 às 20:09

    Vou dar uma olhadinha nos canais…

  7. Avatar
    Zilandra Batista Rodrigues
    02/03/2016 às 15:57

    ameiiiii a propostaaaa
    Muito top
    bjssss