Paletas de 9 sombras Ruby Rose
Maquiagem
Paletas de 9 sombras Ruby Rose
Paleta Sunflower Bru Tavares
Maquiagem
Paleta Sunflower Bru Tavares
swatches da base ruby rose natural look
Maquiagem
swatches da base ruby rose natural look
Novas máscaras FOREO UFO
Beleza
Novas máscaras FOREO UFO
Lançamento: Tudo sobre o Anthelios Color Dose da La Roche-Posay
Beleza
Lançamento: Tudo sobre o Anthelios Color Dose da La Roche-Posay
Resenha: Base Flawless Skin Cushion da Klasmé
Maquiagem
Resenha: Base Flawless Skin Cushion da Klasmé
BelezaDia de espalhar coisas boas, dia de espalhar beijo!
BelezaBeijo bom é…
Moda

Dois livros sobre moda e estilo da mulher parisiense

em 13/04/2015 por Bia Yzawa

livros-sobre-moda-e-estilo-da-mulher-parisiense-CAPA

Fotos: Bia Yzawa

O mundo inteiro fala sobre a elegância dos franceses, desde o sotaque sedutor à forma de se vestir. Paris, de modo geral, causa um grande fascínio nas pessoas – basta perceber a fama da torre Eiffel na decoração de muita gente (e me incluam aí no meio). E no mundo da moda, não há como negar que as francesas tem um quê especial. Mas por quê? O que tanto tem na mulher francesa e, essencialmente, na parisiense?

Li dois livros que falam sobre moda e estilo da mulher francesa: o famoso guia “A Parisiense”, de Inês de la Fressange; e o livro “A elegância e os segredos da mulher francesa”, de Helena Frith Powell.

Os livros são completamente diferentes, apesar de abordar um mesmo assunto.

livros-sobre-moda-e-estilo-da-mulher-parisiense-00

A elegância e os segredos da mulher francesa – Dois batons e um amante

Foi o primeiro que li sobre o tema. Helena Powell, a autora, é uma jornalista inglesa que se mudou para a França e, intrigada com o charme e glamour das parisienses, resolveu investigar o “je ne sais quoi” (não sei o quê) francês. Segundo Powell, as francesas atingem um resultado máximo (beleza e elegância) com um esforço mínimo.

É um livro pequeno, 158 páginas, e oferece uma leitura deliciosamente leve – é possível terminar em uma tarde inteira. Não tem ilustração alguma, mas é tão bem explicado que conseguimos visualizar facilmente as cenas.

Ela conta como foi se mudar para a “cidade luz” e, principalmente, como acabou se sentindo obrigada – mais no sentindo de motivação – a mudar seus padrões por conta do fascínio que as francesas causavam nela.

Considero que esse é um livro maravilhoso para entender a raiz da preocupação das francesas de, por exemplo, passar um batom antes de sair de casa. O formato dele é de uma história narrativa, mas ele acaba tendo um quê de antropologia por falar sobre o comportamento de uma certa cultura – e eu amo entender o porquê das coisas.

O ponto negativo do livro é que mostra um lado tanto paranoico da estética presente na vida dessas mulheres. Eu, como mulher, não gostei de ter lido que a maioria das parisienses não amamentam seus filhos somente porque não querem ficar com o seio caído, por exemplo. Porém, mantendo o senso crítico, a gente exclui a parte “too much” e apreende o que há de melhor nos ‘segredos’ das francesas.

livros-sobre-moda-e-estilo-da-mulher-parisiense-01

Resumo:

Para quem vale a pena?

Interessados e curiosos sobre a elegância nata das francesas.

 

Por que sim?

  • para entender o comportamento
  • para aprender dicas das francesas (de modo indireto)
  • leitura agradável

Por que não?

  • se você deseja ler dicas diretas e objetivas
  • se você não gosta muito de ler
  • se você não tem a menor curiosidade sobre a elegância francesa

 

livros-sobre-moda-e-estilo-da-mulher-parisiense-03

A Parisiense – guia de estilo

Como o próprio nome diz, é um guia. Pesado e grandão, mas com muitas imagens, texto em tópicos e fontes gigantes; por isso a leitura é dinâmica, tal como folhear uma revista.

Ines de la Fressange é francesa, ex-modelo e ícone de elegância. No guia, ela dá dicas de como se sentir uma verdadeira parisiense, desde o modo de se vestir até a decoração de sua casa.

O guia é dividido em quatro partes: estilo, beleza, decoração e lugares.

A parte “Vista-se como uma parisiense” possui boas dicas de como se vestir melhor sim, mas são todas em forma de pílulas. Então, se você não entendeu bem o motivo de alguma daquelas dicas, não vai ter nenhuma explicação extra. Os segmentos de beleza, decor e lugares para conhecer em Paris são apresentados da mesma maneira, em tópicos e ilustrados, mas sem grandes explicações.

Recomendo para quem está começando a se interessar por algum desses assuntos, pois é um resumo super prático para se ter por perto. Porém, se você já lê muitos canais de moda e beleza, pode ser que você se decepcione porque as dicas são básicas e algumas um tanto óbvias como “não exagere no blush”.

Um ponto que realmente me deixou frustrada é que comprei esse livro na véspera de uma viagem rápida à Paris e pensei que, por ter dicas de lugares para visitar por lá, seria um guia proveitoso. Não levei o livro na bagagem por causa do tamanho e do peso, por isso fiz minhas anotações e cheguei a visitar alguns daqueles lugares sugeridos, mas a maioria foi uma grande decepção: as lojas de roupas citadas são demasiadamente caras. Acredito que apenas a “Petit Bateau” possui preços acessíveis, mas é basicamente a nossa loja Hering com nome francês: roupas básicas, cores neutras, sendo a maioria em algodão. E olha, minhas blusinhas compradas lá não duraram quase nada. Enfim, ficou a impressão de ser um livro com dicas para quem tem muita, mas muita grana mesmo e que vai visitar lugares glamourosos.

livros-sobre-moda-e-estilo-da-mulher-parisiense-02

Resumo:

Para quem vale a pena?

Interessados e/ou iniciantes em moda, beleza e decoração.

 

Por que sim?

  • guia prático
  • dicas rápidas
  • bem ilustrado

Por que não?

  • dicas básicas para quem gosta dos assuntos tratatos
  • não tem grandes explicações
  • dicas dos lugares são duvidáveis

 

Alguém aí já leu algum desses livros? Tem mais outras dicas de leituras?

Gostou desse post?
Cadastre-se e receba todas as nossas dicas, artigos e tutoriais por email!
Conversa com a gente
  1. Avatar
    Michelle
    16/04/2015 às 13:24

    Tenho o A Parisiense, e o que você descreveu é o que achei, com dicas básicas. Estou lendo Como ser uma Parisiense em qualquer lugar do mundo e tem uma pegada de dicas básicas igual do A Parisiense, mas também dicas em outros aspectos, não só moda.

    • Avatar
      19/04/2015 às 15:35

      Oi, Michelle! Obrigada pela indicação de livro sobre esse tema :) Vou dar uma olhada nesse, pois adoro o assunto.

  2. Avatar
    Franci Pacheco
    14/04/2015 às 16:25

    Nunca li nenhum e infelizmente não tenho mais dicas pra acrescentar

  3. Avatar
    13/04/2015 às 18:57

    Adorei o post…

  4. Avatar
    13/04/2015 às 17:46

    Fiquei interessada no primeiro exatamente por ser uma narrativa. Não sou tão chegada em moda, mas amo narrativas, por isso o segundo não me interessou (e já ouvi falar dele várias outras vezes). Fiquei curiosa com os aspectos sociológicos e o porquê das coisas. E também acho super fútil e nada explicável deixar de amamentar pra não ficar com o peito caído.
    http://www.issoaquiloetal.wordpress.com

    • Avatar
      14/04/2015 às 12:18

      Gostei muito do primeiro livro, acredito que vai gostar também ;) E sim, é demais mesmo, né :/