A SouSmile Funciona?!
Beleza
A SouSmile Funciona?!
Lançamento – NIVEA Sun Beauty Expert!
Beleza
Lançamento – NIVEA Sun Beauty Expert!
Blush – Almanati
Beleza
Blush – Almanati
Corretivo Boeing – Benefit
Maquiagem
Corretivo Boeing – Benefit
Rímel ”No Panda” – Vizzela
Maquiagem
Rímel ”No Panda” – Vizzela
Base Aqua Hidratante – Quem Disse Berenice
Maquiagem
Base Aqua Hidratante – Quem Disse Berenice
MaquiagemTruque esperto: Como usar sombra como iluminador
MaquiagemDIY – Como fazer um iluminador de arco-íris
Off

Atenção! 5 comportamentos abusivos que são romantizados

em 12/05/2016 por Gleici Duarte

Vivemos num período de reflexão sobre conceitos e idealizações que foram repassados a nós culturalmente. Muitos usam a expressão desconstrução para sinalizar a resinificação de ações, pensamentos e fatos que considerávamos como algo certo, até que entramos em contato com novas idéias e abordagens que nos fazem ter um novo conceito sobre.

Existem frases e posturas que nos inclinam a ter um comportamento com traços abusivos, onde há uma assimetria de poder e traz consigo prejuízos físicos e emocionais, caracterizando um laço tóxico.

Fique atenta aos seguintes comportamentos

  • Frases abusivas

“Eu não vivo sem você.”, “Você é a minha única razão de viver.”, “Sem você eu não sou nada.”,”Já me machuquei demais, nosso namoro é minha última esperança.” parecem fofas e românticas, mas sinalizam uma dependência emocional não saudável.

Você não deve ser responsável pela estabilidade emocional de ninguém, pois namoros devem ter cuidados recíprocos e não é da sua alçada ficar em relacionamentos ruins com a esperança de salvar alguém. A prioridade da sua vida é você.

jessica-jones-poster-kilgrave

  • Chantagem emocional

Há quem romantize formas imaturas de demandar atenção, aquele draminha, sabe?

“Você me abandonou hoje! Como pôde não responder minha mensagem rápido?”, “Já que você não me dá atenção, vou te ignorar também.” podem ser ditas com uma voz fofinha, mas trazem consigo um peso emocional grande que precisa ser analisado e debatido entre o casal sobre o significado real daquela postura.

maxresdefault

  • Ciúme e Posse

“Você é só minha e de mais ninguém!”, “Não quero você saindo sozinha, poxa! Somos um casal, temos que estar juntos.”. Gata, a protagonista e dona da sua vida é você, ok? Tudo bem se você está num relacionamento monogâmico, mas não perca a ideia de que você continua dona de si, do seu corpo e atos.

Casais que vigiam demais os passos um dos outros têm pouca confiança no relacionamento. Converse sobre a necessidade de espaço e analise a postura do parceiro, pois se não há confiança na relação, não deveria haver uma relação.

Ciúme não é e nunca será sinal de cuidado ou de que se importa. Existem outras demonstrações de afeto mais saudáveis a serem replicadas.

NEhcgB4PPOx1kn_2_a

  • Dividir senhas e vistoriar redes sociais

A foto de casal e as declarações públicas de afeto podem ser sim coisas fofas e saudáveis no relacionamento de vocês, mas dividir senhas e ter quaisquer interações vistoriadas, não.

Confiança deve ser a base da relação, lembra? Quando você perde a autonomia das suas falas com receio de represália do parceiro, isso caracteriza um abuso. Se existe um histórico de traição de relações passadas, isso deve ser trabalhado para que não seja projetado na atual relação.

still-of-uma-thurman-and-david-carradine-in-kill-bill--vol.-2-(2004)

  • Opiniões sobre roupas e posturas

Pode parecer fofo quando ele reclama do decote do vestido, cor do batom ou se diz preocupado com o jeito que você conversa com suas amigas, mas lembre-se da sua essência e personalidade. Hoje é uma observação sobre o comprimento do seu short, amanhã é questionamentos sobre onde você vai e quando vê, você perde suas escolhas e liberdade. Não valide esse tipo de comportamento.

Lembre-se: Um relacionamento saudável não machuca, não oprime, não assusta, não joga a culpa em cima de você. Não duvide da sua sanidade mental e fique atenta a traços abusivos na relação. Quem promove o abuso também pode, algumas vezes, não ter ciência de que está sendo controlador.

Conversa e confiança são fundamentais pra qualquer relação, e mesmo apaixonada, não subestime sua capacidade de ser feliz sozinha ou com outra pessoa.

Até mais!

Gostou desse post?
Cadastre-se e receba todas as nossas dicas, artigos e tutoriais por email!
Conversa com a gente
  1. Avatar
    Fernanda
    14/05/2016 às 09:53

    Então, sigo a kah a anos, mas nunca tive o hábito de me comunicar nos cometários, mas ao ler esse, sei la, me deu uma vontade de falar minha opinião, enfatizo minha opinião! Então Gleici, concordo sim com algumas coisas que disse, como por exemplo o fato de ficar regulando as redes sociais da pessoa, e ficar querendo se meter com quem a pessoa deve ou nao sair, seja a mulher ou o homem, em um relacionamento temos que ter a nossa vida juntos e a vida particular em que voce faz as suas coisas, enfim. Mas tenho que descordar do que voce falou a respeito de duas coisas, a primeira é o fato de voce falar que ama a pessoa mais que tudo ou que ela é sua vida ou que nao vive sem a pessoa, vamos levar essa frase para o nosso relacionamento familiar, mae e filha ou pai e filha, eu falo isso a todo momento pra minha mae e minha familia, pq é uma demonstraçao de carinho e nao de dependencia, vc falar a quem voce ama que ela é tudo pra vc ou vice versa não te torna dependente daquilo. Isso de frase abusiva pra mim é na realidade um muro que voce coloca no teu relacionamento, como voce falou, a pessoa tem que ter liberdade pra falar o que quiser e se voce ta falando isso é pq vc sente isso, pq um homem nao pode falar que nao vive sem voce, mas se vc ouvir isso da sua mae é caracterizado normal? E assim, a gente tem que começar um relacionamento, saudavel é claro, mas que vc possa demonstrar o que voce sente e o que voce quer pro resto da sua vida, assim como eu falo pra minha mae o que sinto pra ela, o seu namorado/marido também é pra ser pra vida inteira. Espero que entenda o que falei. E a segunda coisa é o fato da pessoa se importar com as coisas que voce veste, vou falar pelo que vivo, meu namorado nunca “regulou” o que vou vestir, mas ele como homem gosta de me ver linda, arrumada, mas as vezes ele fala meu amor essa saia vai mostrar suas “partes” ou veste outra roupa essa ta feia. Eu te falo com convicçao, ele nao faz isso pra limitar o que vou vestir, mas pelo simples fato de se preocupar comigo e eu as vezes nem perceber que aquela roupa talvez nao seja apropriada pra ocasiao, e se eu quiser vestir aquela roupa eu tenho liberdade pra vestir. Claro que vc tem que ter liberdade pra vestir o que quiser, e isso deve ser assim sempre! Mas da mesma forma que voce pode ouvir a opiniao de uma amiga, o seu namorado tbm pode dar a dele. Enfim, espero que conpreenda o meu ponto de vista. E escrevi quase uma carta. Rsrs bjos e nao tenha medo de ser feliz, viva sua vida intensamente, fale a quem voce ama tudo que sente por ela, pois a gente nao sabe o dia de amanha!

  2. Avatar
    Franci Pacheco
    13/05/2016 às 12:38

    esse post foi perfeito, adorei

  3. Avatar
    Zilandra Batista Rodrigues
    12/05/2016 às 23:11

    Eu começei um namoro uma vez, que na primeira semana detectei varios do que vc listou acima
    Sai fora mesmooo
    bjs

  4. Avatar
    Tatiane Nascimento
    12/05/2016 às 16:39

    Não acredito que tem mulher que acha isso fofo

  5. Avatar
    Natalie Furlan
    12/05/2016 às 16:02

    Eu leio essas frases e só imagino alguém me falando, eu gargalhando loucamente, virando de costas e saindo andando, pra nunca mais voltar hahahaha. Não me conformo que tem mulher que acha isso fofo. Meu marido, que me lembre, nunca falou nada disso, mas na primeira seria colocado em seu lugar