Dizem que essa tal de geração Y (da qual faço parte) é formada de pessoas super insatisfeitas e inquietas. Eu confesso que não me sentia assim até começo desse ano, quando finalmente comecei a sentir a necessidade de voltar a estudar, depois de quase 4 anos de formada.
O problema é que junto com essa vontade também surgiu a dúvida: fazer outra faculdade ou investir em cursos livres? Aposto que muitos de vocês também já fizeram o mesmo questionamento. Afinal, o que vale mais a pena?
Faculdade X Cursos Livres
Depois de um bom tempo pesquisando sobre esses dois caminhos, descobri que a resposta pra essa pergunta é: depende. Cada uma dessas escolhas tem um efeito diferente na nossa vida e tudo que precisamos fazer antes de decidir entre elas é avaliar o nosso objetivo profissional.
A faculdade (especialmente a primeira) serve como base pra nossa carreira. Na maioria das vezes, é a graduação que vai dar a direção pra área que vamos atuar. Já os cursos livres servem para aprimorar um conhecimento que a gente já tem ou pode aprender em menos tempo.
Eu diria então que as principais diferenças entre os dois são: a carga horária (que nos cursos livres é indiscutivelmente menor) e o objetivo (a faculdade trata de um assunto de forma mais abrangente, enquanto os cursos livres vão direto ao ponto).
Qual escolher?
Bom, cada caso é um caso. Considerando as definições de cada um, dá pra dizer que a faculdade é indicada pra quem quer começar uma carreira e o curso livre é indicado pra quem quer se aprofundar em um tema específico.
Então tudo vai depender mesmo do que você quer. Por exemplo, digamos que você é formado em Direito e decidiu que quer seguir carreira como veterinário. Nesse caso, não existe qualquer curso livre que te deixe apto a exercer a profissão de veterinário sem que antes você passe pela faculdade, não é verdade? Mas digamos que você já é formado em veterinária e quer abrir sua própria clínica, porém não tem qualquer noção sobre administração; você teria duas opções: voltar pra faculdade e fazer ADM ou fazer um curso livre sobre negócios e empreendimento. Qual você acha que vale mais a pena?
Não sei você, mas nessa situação vejo muito mais vantagens em fazer um curso livre. Pra quê perder 4 ou 5 anos aprendendo sobre um monte de outras coisas que você nem usaria no dia-a-dia da sua clínica, quando poderia ir direto ao ponto em uma carga horária bem menor em um curso livre? Entende onde eu quero chegar?
O que vale mais a pena?
No fim das contas, só você consegue responder essa pergunta. É preciso pensar bem no seu objetivo profissional antes de fazer essa escolha.
Eu, por exemplo, depois de pensar bastante, acabei decidindo pelos cursos livres. É que eu não tenho intenção nenhuma de mudar de área, só queria aprender coisas novas e aprimorar o conhecimento que eu já tenho, sabe? Então eu comecei a fazer vários cursos dentro de assuntos bem específicos e acho que assim eu vou chegar bem mais longe. Inclusive, o ultimo curso que eu fiz foi lá na Lemonade School, uma escola de cursos livres voltados a marketing (que é a minha área). Contei sobre essa minha experiência com a escola aqui nesse post. Eu curti muito a escola e indico pra todo mundo!
Alguns conselhos
Antes de concluir esse post eu queria deixar alguns conselhos. O primeiro deles é pra você pensar com calma. Não precisa ter pressa pra tomar essa decisão, então pesquise bastante, analise quais são suas expectativas dentro da carreira que você quer seguir antes de sair se matriculando em faculdades ou cursos. Outro conselho importante é conversar com pessoas mais experientes que trabalham dentro da sua área. Elas com certeza se viram em situações bem parecidas com a sua enquanto traçavam sua trajetória.
Pra terminar, o conselho que eu não posso deixar de dar é pra você procurar boas instituições de ensino – tem muita escola por aí que só tem nome, mas não forma bons profissionais pro mercado. Leia sobre cada uma delas, procure saber onde trabalham o pessoal que se formou lá e pergunte pra quem já estudou se realmente vale a pena.
Bom, é isso! Agora eu quero ouvir de vocês… Já se viram com o mesmo questionamento? O que vocês optaram? Deixe nos comentários!
Tem uma plataforma online de cursos livres que dá certificado, é muito boa. É bem conhecida aqui no Brasil, segue o link:
https://www.alura.com.br/
eu nunca me vi com o mesmo questionamento pois ainda não terminei minha faculdade de graduação, mas me coloquei no lugar dessa pergunta e eu realmente teria a mesma opinião que tu!
Muito bom o post e de grande utilidade
eu fiz faculdade e pos graduação, mais acho super viável fazer cursos aleatorios
beijos
Excelente! Acho que todos deveriam ter condições de cursar uma faculdade/universidade e fazer cursos, porém sabemos que nem sempre é viável. Mas as dicas são muito válidas, é analisar com calma.