Perfume 212 Vip Rosé – Carolina Herrera
Beleza
Perfume 212 Vip Rosé – Carolina Herrera
Matt Touch Blush – Essence
Maquiagem
Matt Touch Blush – Essence
Swatches – Base Feels RubyRose
Maquiagem
Swatches – Base Feels RubyRose
Primer Minimize Pores – Smashbox
Maquiagem
Primer Minimize Pores – Smashbox
Batom Artist Nude Cream – Make Up Forever
Beleza
Batom Artist Nude Cream – Make Up Forever
Esponja de Maquiagem Super Soft – Pramaquiar
Beleza
Esponja de Maquiagem Super Soft – Pramaquiar
PetsQual a frequência que devo dar banho no meu cão?
Viagem5 coisas que você precisa fazer no City Walk da Universal em Orlando
Saúde

Cinco coisas que prejudicam a sua saúde e você nem imagina

em 06/10/2015 por Camila Saipp

A minha família nunca teve micro-ondas em casa. Meus pais falavam que, além de ser um gasto desnecessário, ele liberava ondas nocivas a saúde, que, a longo prazo, poderiam nos fazer muito mal. Como toda criança, eu não entendia porque todas as minhas amigas tinham um em casa menos eu e me acostumei às caras de espanto quando eu contava que não tinha o dito cujo do aparelho.

Eis que na escola comecei a entender que ele realmente poderia nos trazer problemas de saúde que nem imaginamos, assim como muitas outras coisas que parecem inofensivas, mas na verdade são extremamente prejudiciais. A minha opinião sobre o micro-ondas e sobre algumas outras coisas mudou de vez há pouco tempo, quando fui chamada para escrever uma matéria sobre o assunto. O que eu descobri foi tão surpreendente que achei que valia a pena dividir com vocês!

06183040380816

Micro-ondas

Além de praticamente exterminar o teor nutricional dos alimentos (cerca de 60 a 90% dos nutrientes são perdidos), as ondas eletromagnéticas emitidas pelo micro-ondas podem transformar sua comida numa substância cancerígena, já que, o uso excessivo do aparelho está relacionado ao desenvolvimento de tumores no estômago e no fígado. As mamães que costumam esquentar a mamadeira dos bebês no micro-ondas devem prestar atenção à desnutrição da criança, pois esse processo destrói todas as enzinas presentes no leite.

recibo

Recibos de compra

Você sabia que aproximadamente 40% dos boletos impressos que recebe após efetuar uma compra – em lojas, restaurantes, caixas eletrônicos, etc. – estão revestidos com o bisfenol A (BPA)? O problema é que o BPA, que também é comumente encontrado em alimentos enlatados e produtos de plástico, está diretamente ligado ao desenvolvimento de câncer, obesidade, diabetes, infertilidade e doenças do coração. Ou seja, pessoas que têm contato frequente com recibos (como as que trabalham com vendas) devem usar algum tipo de proteção, como uma luva, por exemplo, para evitar que o composto caia em sua corrente sanguínea.

essências naturais

Purificadores de ar

Muitos purificadores de ar escondem um segredo maligno: para ter um aroma agradável, eles contam com compostos químicos chamados ftalatos, que podem causar desregulação hormonal e, consequentemente, infertilidade. Essas toxinas também foram relacionadas à obesidade e, durante a gravidez, podem influenciar no QI futuro do feto. A saída é evitar purificadores de ar artificiais e optar por essências naturais, feitas com plantas, flores ou frutas.

madeira prensada

Móveis de madeira prensada

A maioria das prateleiras e estantes encontradas no mercado é feita a partir de madeira prensada, o que nada mais é do que vários pedaços pequenos de madeira colados com um produto que contém formaldeído. Reconhecida como uma substância cancerígena, o formaldeído ainda pode causar dores de cabeça, erupções cutâneas e asma. Por isso, quando for comprar móveis, opte por produtos de madeira maciça, que são livres dessa substância, ou prensada, que devido às camadas mais espessas exigem menos cola para ficarem juntas.

café copo plastico

Alimentos quentes em recipientes de plástico

Copos, garrafas PET, mamadeiras e recipientes para armazenar comida são alguns dos produtos feitos de plástico que apresentam um grave risco para a nossa saúde. Tais objetos são revestidos de substâncias tóxicas como o poliestireno e o bisfenol A que, quando entram em contato com alguma substância quente, são liberados 55 vezes mais rápido do que o normal. O contato prolongado com essas substâncias pode causar alguns tipos de câncer, problemas neurológicos, obesidade e alterações metabólicas.

Gostou desse post?
Cadastre-se e receba todas as nossas dicas, artigos e tutoriais por email!
Conversa com a gente
  1. Avatar
    Mari B.
    12/11/2015 às 14:36

    Desculpa, mas como estudante de química, não consigo ver informações incorretas ou pela metade assim e ficar quieta. Formaldeído só é cancerígeno se INALADO, oq obviamente a gente não consegue fazer com a madeira neah? Só é um perigo realmente pra quem prensa essa madeira. Micro-ondas tira água do alimento, não nutrientes. Nada disso aí é comprovado. Por favor, quando fizer algo assim, tenha fundamentação científica.

    • Camila Saipp
      Camila Saipp
      12/11/2015 às 16:35

      Oi, Mari,
      Nós entrevistamos alguns pesquisadores e especialistas para escrever essa matéria.
      Tudo o que está aí, foi indicado por eles!
      Beijos

  2. Avatar
    17/10/2015 às 21:26

    Móvel de madeira maciça planejado é impossível de achar. Tentei muito ano passado e só encontramos MDF no mercado, pois dizem que a maciça não é ecológica. Uma pena..

  3. Avatar
    Jeissa
    12/10/2015 às 10:40

    Olá, raramente comentou nos posts, mas hoje é necessário., rs. Quando houver pastagens desse tipo, com conteúdo de cunho científico, é muito importante deixar claro que fontes foram utilizadas para as informações. Por exemplo, de onde saiu que o microondas degrada o valor nutricional dos alimentos? Que universidade fez essa experiência, que pesquisadores, saiu em qual revista de medicina/nutrição? É muito importante para sar credibilidade ao que é afirmado. Nessa questão do microondas (não é uma defesa que faço, também não possuo mas por outro motivo) a perda nutricional é mito. Nem precisa ir longe e referenciar de forma tão rígida, dê uma olhada neste link: hypescience.com/o-forno-de-micro-ondas-elimina-nutrientes-dos-alimentos-mito-ou-realidade

  4. Avatar
    Franci Pacheco
    08/10/2015 às 12:55

    Esse é um post pra causar polêmica. Se pararmos para analisar, basicamente TUDO faz mal hoje em dia :s confesso que não dou muita bola pra isso não..

  5. Avatar
    Rosana
    07/10/2015 às 11:07

    Faltou fundamentação teórica nesse post. De onde saíram as informações de que os produtos possuem determinada substância e que essa substância é cancerígena?
    Essa do micro-ondas, por exemplo, é um mito bem antigo e sem nenhuma comprovação.

  6. Avatar
    Camila Sekine Ikeda
    06/10/2015 às 20:27

    Olá, gosto muito dos seus posts. De verdade, mas achei esse muito fraco e com informações muito delicadas e possivelmente infundadas.
    Por exemplo, formaldeído é produto da degradação do álcool no organismo, mas nem todos que bebem uma cervejinha no final de semana desenvolvem câncer ou apresentam erupções cutâneas. Você teria que comer a mesa para desenvolver um quadro grave desses, e mesmo assim as chances da causa ser as doses de tequila que muitas pessoas consomem na baladinha e não os móveis são bem mais altas :/

  7. Avatar
    06/10/2015 às 19:50

    Adorei o post…

  8. Avatar
    06/10/2015 às 15:44

    São pequenos detalhes que podem fazer toda a diferença né, dá medo saber que quase tudo hoje em dia pode nos fazer mal! Post super bacana…=)

  9. Avatar
    06/10/2015 às 14:44

    Nunca imaginei que madeira prensada e recibos faziam mal à saúde. É impressionante a quantidade de coisas que estão em nossas casas ou alimentos que nos faz mal.
    Adorei o post.
    Um beijo!
    http://www.impulsofeminino.com