Quando eu descobri que tinha alergia à maquiagem muita coisa teve que mudar na minha vida. No começo chorei achando que ia ter que me livrar todos os produtos da minha coleção e que ia ter que começar a usar só aquelas maquiagens hipoalergênicas, mas depois de conversar com a minha dermatologista descobri que muito do que se fala por aí sobre isso não passam de mitos e que algumas verdades não são conversadas, deixando muita gente confusa e sem saber como lidar com isso.
Depois de estar mais informada sobre o assunto, tudo que eu precisei fazer foi aprender a observar o comportamento da minha pele e a cuidar dela com mais atenção. Com o tempo foi começando a ficar mais fácil prever quando alguma coisa ia me fazer mal e a evitar desperdícios comprando algo que eu não ia poder usar depois.
Pra você que acabou de descobrir que também sofre desse mal, aqui está uma lista de Verdades e Mitos sobre alergia a maquiagem que você precisa conhecer:
Sua alergia pode ser temporária
Minha dermatologista me explicou que as vezes nossa pele reage a algumas substancias por um tempo curto e depois volta ao normal. Isso acontece bastante quando estamos estressadas ou com a imunidade baixa. É coisa natural do corpo… as vezes ele se estranha com alguma coisa só pela polêmica HEHEH (créditos Thaynara OG). Então não precisa se livrar de todas as suas maquiagens logo na primeira semana de reação alérgica, tá? Pode ser que dentro de algumas semanas sua pele volte a ser como antes como se nada tivesse acontecido…
Toda alergia é igualmente grave
Não caia na besteira de ficar dependendo do diagnostico de outra pessoa para tratar o seu problema… Tem gente que não pode nem passar um esmalte na unha que já fica toda pipocada, outras conseguem usar batom e rímel mesmo durante uma crise alérgica. Tudo depende somente do corpo e varia de pessoa pra pessoa. O conselho aqui é não se automedicar, nem ficar baseando seu grau de alergia com a experiencia de outra pessoa. Procure um médico, se observe e teste seus limites… Descubra por si só aquilo que te faz mais e aquilo que dá pra usar numa boa.
É só produto barato que dá alergia
Quando descobri que tinha alergia, não acreditei… “Como assim? Eu só uso bons produtos de marcas boas e, em sua maioria, importados. Como posso ter alergia disso?”… Só que depois de um tempo descobri que uma coisa não tem nada a ver com a outra…. Minha dermato disse as seguintes palavras: “Se você tiver alergia, até Lancôme vai te fazer mal”. Confesso que essa afirmação me deixou meio sem esperança HAHA
Você nunca mais vai poder usar maquiagem
Como eu disse, isso varia de pessoa pra pessoa. No meu caso, quando tive minha primeira reação alérgica, não conseguia nem me olhar no espelho. Fiquei com descamação, vermelhidão e coceira. Tive que ficar 40 dias sem passar nem máscara de cílios até que tudo voltasse ao normal… Tomei vários remédios e passava o dia inteiro melecada de pomadas. Achei que ficaria de novo desse jeito assim voltasse a usar maquiagem e que a unica solução pra mim seria ficar de cara lavada pra sempre. Felizmente, estava enganada… Depois dos 40 dias minha pele voltou ao normal e eu pude ir voltando AOS POUCOS a usar maquiagem. Só que foi assim: passava uma base e observava… se nada acontecesse, voltava a usar. Se minha pele reagisse, suspendia… depois de uns dias tentava de novo. E é assim até hoje…
Você precisa descobrir através de exames qual é o grau da sua alergia… E mesmo que seja muito grave, existem muitas marcas boas no mercado especiais para quem tem intolerância, como a Clinique e a Dermage.
Seus cuidados com a pele vão mudar
Essa foi uma das mudanças que eu mais senti… Como minha pele ficou mais sensível e rebelde, cuidar melhor dela foi inevitável. Joguei fora todos os produtos que eu usava antes, principalmente os que tinham álcool na composição. Comprei demaquilante de pele sensível, virei consumidora numero 1° de produtos de bebês (serio gente, Jhonsons e Granado Baby é mara) e passei a usar água termal o tempo todo!
Dormir de maquiagem passou a não ser mais uma opção e até meu shampoo foi substituído por um shampoo dermatológico.
Se eu perco o ritmo e pulo um dia sequer esses cuidados, minha pele sente e começa a dar muito trabalho!
Sua coleção de maquiagem vai ficar mais seletiva
Como eu já disse, você não vai precisar jogar fora todas as suas maquiagem e comprar coisas novas…. Só vai ter que adaptar a isso de um jeito diferente. Vai ter coisa que não vai ter problema usar de vez em quando… outras farão mal mesmo se você usa-las por 5 minutinhos. Percebendo isso, passe pra frente o que você sabe que não dá mesmo pra usar e selecione as coisas que você vai poder usar, desde que não seja todos os dias.
Por exemplo, eu sei que as sombras da Urban Decay descamam muito as minhas pálpebras… como essas são minhas sombras favoritas, acabei separando elas só pra festas e eventos especiais porque eu sei que se eu usar uma vez ou outra, não vai me fazer mal…
O lado bom de tudo isso é que você não vai mais sair gastando com maquiagem como antes… Você vai parar melhor pra pensar se vale a pena comprar algo que você não vai usar com tanta frequência. Também vai evitar comprar algo sem testar e vai se informar o máximo que puder de algum item que custe caro… Esse consumo consciente vai fazer muito bem a sua pele e ao seu bolso!
Conclusão
Nenhuma das coisas ditas aqui substitui a visita ao seu dermato. Você precisa ser acompanhada por um profissional que vai te ajudar a conviver com isso numa boa. E por mais que seja considerado um problema de saúde, você não tem motivos pra se desesperar… Isso é muito comum do que parece e podia ser muito pior…
Algo que eu aprendi depois de mais de um ano de diagnostico é que o bem-estar da sua pele depende mais de mim do que de qualquer outra coisa… É claro que tem coisas que ninguém pode controlar, mas os cuidados com a pele e a atenção com os produtos que fazem ou não mal, só depende da gente! Por isso, sem pânico! Tente ver tudo isso como uma oportunidade de aprender a ler seu corpo…. Tenho certeza que vocês vão se entender!
Se alguém quiser, posso fazer um post falando sobre os produtos que eu passei por causa da alergia. E se alguém tiver duvidas, pode deixar nos comentários que eu vou ficar feliz em ajudar! Comentem!
Adorei seu post. Ando tendo muitos problemas de alergia. Ontem mesmo comprei uma base, um corretivo e um pó compacto da marca SEPHORA, testei na loja e não deu nada, usei durante a noite toda, quando cheguei em casa removi com agua termal e ao acordar notei que meu rosto estava empolado e com algumas regiões de vermelhidão. Meu dermatologista falou que eu tenho alergia a PARABENO mas como essa maquiagem são isentas desse composto achei que não daria problema. Agora não sei o que fazer, se espero uns dias e testo o uso novamente ou se tenho devolver o produto. Se puder me aconselhar agradeço e muito. Abraços.
Sou alergica ao composto que dá a cor preta. Nao sei exatamente, mas foi o exame que eu fiz na alergologista. O que o ocorre é que eu nao fico confortavel ao usar rimel. Aih tomei coragem e comprei um rimel da Clinique. RECOMENDO. Os produtos da Clinique sao otimos para que tem alergia. Falam que produtos de coleçoes “minerais” nao dao alergia, mas nao boto minha mao no fogo.
Oiii Dani! Sei bem como é isso… eu tenho alergia a Iodo, e acredite se quiser, tem muitas maquiagens que tem esse componente. Também amo a Clinique porque os produtos não causam nenhuma irritação na minha pele… Sobre as coleções mineiras, depende… dizem isso porque os produtos minerais tem bem menos ingredientes que os outros, então, pela logica, tem menos chance de dar alergia, mas não é uma verdade absoluta mesmo… Beijos
Realmente existem muitos mitos a respeito disso.Nunca tive esse tipo de problema e nem conheci alguém que passa por isso.
Gostei bastantes desse post. Realmente existem muitos mitos a respeito desse assunto. Faça sim uma postagem com os produtos que você passou a usar por causa da alergia.
Um abraço! =]
Maravilhoso post! Não conhecia muito sobre a temática porque nunca tive esse tipo de problema e nem conheci alguém que passa por isso, mas as indicações são incríveis. O que achei mais curioso foi saber que a alegria pode ser temporária. Pensava que se a pele “encasquetasse” com determinado produto, já era aquele. Adorei saber que não é bem assim.
http://www.semquases.com
Post excelente!!
Gostaria de deixar uma sugestão, vocês poderiam fazer um post indicando maquiagem como base, pó, blush e corretivo que sejam cheirosos kkkk
Em Janeiro quando sai de férias meu noivo comentou que minha base tinha um cheiro esquisito kkk e era uma base da Avon 3 em 1 que eu tinha novinha e que foi uma decepção, pois o cheiro realmente é estranho!
Procurei na internet alguma postagem que fizesse referência a esse tipo de indicações e só achei uma postagem sobre uma base da guerlain que teria um aroma floral e gostoso.
Como os produtos da sephora são investimentos mais altos, gostaria de ter indicações de produtos que atendessem mais esse critério, que aliás é um que muitas pessoas não prestam atenção!!
Priii, realmente é dificil encontrar uma base acessivel que tenha um cheiro agradavel hahaha as unicas cheirosas que eu conheço são as da Guerlain HAHAHA mas o preço é de doer. O que você pode procurar é uma base sem cheiro (as da Clinique, por exemplo)… assim evita que o boy fique fazendo comentários indiscretos, né HAHAH Vou pesquisar mais sobre isso, e tentar fazer um post mais completo. Beijos!
Poxa Rê, eu te agradeço se rolar um top 3 das melhores!
Estou disposta a comprar pela sephora um kit de maquiagens que tenham um cheiro agradável, até porque duram bastante tempo, mas como não conheço muitas marcas fico com medo de comprar, pagar mais caro e me arrepender também, pois na minha pesquisa vi que payot, M.A.C e até mesmo algumas da chanel não são tão agradáveis assim.
Engraçado que eu nunca tinha prestado atenção que isso pudesse incomodar alguém que não fosse eu kkk, mas antes a sinceridade do boy do que o comentário pelas costas das falsianes kkkkkkkk
muito bom esse post. Passei por algo parecido, miinha alergia é a esmaltes e eu tenho muuitos, mas aprendi a conviver com isso
Também tenho alergia a esmalte ): Só posso usar os da Risqué ! D:
Re que post MARA
ARRASOU MULHER
A KAH SO TEM FERA NESTE BLG
BJSSS
obrigaaaada, linda ! <3 Fico muuuuuito feliz que você gostou!