TOP 5 Bases Para Pele Negra!
Beleza
TOP 5 Bases Para Pele Negra!
Lápis Colorido Tie-Dailus!
Maquiagem
Lápis Colorido Tie-Dailus!
Batom Líquido – Vizzela
Beleza
Batom Líquido – Vizzela
Lip Oil – RubyRose
Maquiagem
Lip Oil – RubyRose
Batom Power Bullet Matte – Huda
Beleza
Batom Power Bullet Matte – Huda
A SouSmile Funciona?!
Beleza
A SouSmile Funciona?!
BelezaLançamentos da semana – Eudora, Guerlain e muito mais
Off5 coisas para empoderar uma menina contra os estereótipos
Geek e Tecnologia

Criptografia de ponta-a-ponta no Whatsapp

em 17/04/2016 por Mayra Alcace

Você deve lembrar que há alguns meses atrás ficamos dois dias sem Whatsapp, e esses dois dias pareciam que nunca iam acabar. Todo mundo baixou outros programas de mensagens achando que era o fim do aplicativo mais usado.

Acontece que o Whatsapp parou porque a justiça brasileira queria ter acesso a conversas e eles não queriam mostrar de jeito nenhum, até porque não queriam invadir a privacidade de ninguém.

Você deve ter reparado que semana passada apareceu uma mensagem estranha em todos os chats do Whatsapp:

whatsapp

Quando eu vi essa mensagem eu achei super estranho e não fazia ideia do que estava acontecendo. Alguns dos meus amigos acharam que isso poderia ser um bug ou até mesmo um vírus. Fui pesquisar a tal mensagem e olha só o que descobri.

O que é uma mensagem criptografada?

Criptografia são um monte de regras que “escondem” informações enviadas deixando com que as conversas fiquem somente entre quem envia e quem recebe. É usada em transações bancárias, emails, criação de senhas e logins, armazenamentos sigilosos, backups em geral… Resumindo, suas mensagem viram códigos tipo 0110011101010 e só pode traduzir isso quem tenha o código.

Como funciona no Whatsapp?

Imagens, áudios, ligações, textos… tudo que pode ser feito tanto com o aplicativo quanto com o Whatsapp Web está seguro. Eles estão praticamente falando “fica calmo! Essas informações são suas, tanto que nem a gente tem como encontrá-las.”

 O que isso muda na minha vida?

Antes da criptografia ser parte da nossa vida as mensagens poderiam ser vistas por várias pessoas como hackers ou quem tinha acesso fácil as informações. Agora temos uma segurança de que aquilo que conversamos vai ficar só entre duas pessoas (ou só naquele grupo).

Uma dica: ninguém pode ver as mensagens, mas podem ver com quem você está conversando.

Como saber se essa função já está ativa?

Essa proteção já vem na última atualização do aplicativo e você não precisa apertar nenhum botão ou inserir nada! Já é padrão para todo mundo. Então se você ainda não atualizou o Whatsapp, tá esperando o que?

Quais são as vantagens e as desvantagens?

Proteger as mensagens pode ser bom para não sermos espionados, mas pode ser ruim pelo mesmo motivo. Imagina as coisas ruins que vão poder rolar no aplicativo sem nenhum tipo de monitoramento! Vamos dizer que tem uma pessoa sendo julgada por algo que ela confessou em alguma conversa e a única prova estaria lá, que foi apagada do celular. A conversa está tão protegida que ia demorar um tempão para descobrirem tudo que aconteceu. Já pensou se isso acontece com você?

E aí, as suas perguntas foram respondidas? Tem alguma outra dúvida? O que você achou sobre essa criptografia do Whatsapp?

Gostou desse post?
Cadastre-se e receba todas as nossas dicas, artigos e tutoriais por email!
Conversa com a gente
  1. Avatar
    06/05/2016 às 14:03

    Na verdade mesmo sem a criptografia, o WhatsApp disse que não guardavam as conversas dos usuários nos servidores, e só eles mesmos tinham o acesso (isso segundo eles né). Agora com a criptografia, eles tiram o deles da reta, pois não podem MESMO acessar o conteúdo da conversa, logo a justiça não vai poder exigir nada. Agora para os juízes entenderem isso, já são outros 500 haha.

  2. Avatar
    Tatiane Nascimento
    18/04/2016 às 16:31

    Agora sim entendi pra q serve hahahahhh

  3. Avatar
    Franci Pacheco
    18/04/2016 às 12:02

    pra mim é indiferente essa atualização, mas confesso que concordo contigo pelo fato de não ter nenhum monitoramento em alguns casos

  4. Avatar
    18/04/2016 às 11:25

    Uhuuuuu
    Agora sim entendi pra q serve heheheehehe
    Super útil o post

    Bjooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

  5. Avatar
    Zilandra Batista Rodrigues
    18/04/2016 às 08:45

    Otimo post
    Eu nao sabia…bjs