TOP 5 Bases Para Pele Negra!
Beleza
TOP 5 Bases Para Pele Negra!
Lápis Colorido Tie-Dailus!
Maquiagem
Lápis Colorido Tie-Dailus!
Batom Líquido – Vizzela
Beleza
Batom Líquido – Vizzela
Lip Oil – RubyRose
Maquiagem
Lip Oil – RubyRose
Batom Power Bullet Matte – Huda
Beleza
Batom Power Bullet Matte – Huda
A SouSmile Funciona?!
Beleza
A SouSmile Funciona?!
Morando SozinhoWaffle vegano
ModaO exercício da compra consciente
lentes
Geek e Tecnologia

Diferença na qualidade de lentes Canon

em 13/10/2014 por Karen Bachini

Se você é um apaixonado por lentes e câmeras e já testou algumas diferentes, provavelmente já descobriu que existe variação na qualidade de uma lente dentro da mesma marca. A Canon mesmo, é uma empresa que faz linhas diferente de lentes para que você possa escolher a que se encaixa no seu bolso e nas suas necessidades. Aliás, foi por esse motivo que eu escolhi ter Canon.

Se você for comprar uma lente 50mm vai descobrir que a Canon tem 3 variações da mesma lente:

canon-diferencas

E depois de ter uma lente 50mm 1.8 (a mais barata) por anos e depois comparar ela com a 50mm 1.4 (a que eu uso atualmente) eu percebi várias diferenças. Na 1.8 a abertura de lente é menor, é super mais difícil de focar (aliás recomendo que você utilize o foco manual ou várias fotos vão sair desfocadas), a qualidade da imagem é menor, e você vai reparar que a montagem dela é toda feita em plástico e materiais de qualidade inferior. Isso é bom por lado, porque a lente fica muito mais leve, e dependendo do objetivo eu priorizaria uma lente mais leve.

Já a 1.4 é bem mais pesada, a montagem dela é de metal, e isso significa que ela é uma lente que vai ter mais durabilidade e qualidade. O auto foco dela realmente funciona, e a imagem é mais nítida e as cores mais bonitas.

Agora, falar da 1.2 é até meio que sacanagem com as outras. Essa sim, faz imagens perfeitas, muito nítidas, sem distorção, fora que 1.2 de abertura é meu sonho de consumo em todas as minhas lentes (quanto maior a abertura, mais desfocado o fundo fica e mais clara a imagem também, porque mais luz pode entrar). O pior é que comparando uma imagem de uma lente com a outra, você vê a diferença. As vezes eu entro num blog e vejo uma imagem linda, procuro as informações e lá esta, é a 50mm f/1.2. Mas você pode ver também que como a qualidade é ótima, o preço então, uhhh, muito alto.

Essa mesma variação está presente em muitas outras lentes, e você vai sentir muito ela nos valores. O ideal é, sabendo disso, ler muito direitinho todas as lentes para descobrir o que muda de uma para a outra. As vezes são coisas bem bobas que não vão influenciar para o que você quer usar a câmera. Mas, as vezes, vão fazer toda a diferença e daí, o valor mais caro vai valer a pena.

E essa tal montagem de plástico ou metal, influi em que?

Bom, a verdade é que cada lente tem a montagem e o encaixe que precisa ter para fazer suas funções. Muita gente alega que montagens de plástico quebram, ou racham, com maior facilidade, o que faz total sentido, se a Canon (e outras marcas) fizessem a montagem da lente sem considerar o peso que ela vai aguentar. Com isso quero dizer que o encaixe vai ser de metal quando a lente exigir mais sustentação, você nunca vai ver uma lente super Telephoto com montagem de plástico, porque obviamente, não iria aguentar.

Mas você vai ver diversas outras lentes, inclusive lentes caras, com montagem de plástico.

canon-mount-plastic-metal

Montagem de Plástico:

  • Lentes mais leves
  • Mais baratas
  • Tendem a ter componentes de menor qualidade

Montagem de Metal:

  • Maior qualidade
  • Maior sustentação do corpo da lente
  • Maior durabilidade

Numa estatística geral, lentes de plástico quebram com mais facilidade que as de metal. Mas eu não posso afirmar que elas quebram por causa do plástico em si, ou por causa de materiais internos.

E como isso deve afetar a minha escolha de lente?

Eu diria que é mais para você conhecer os componentes da sua lente mesmo, saber se ela vai ser leve ou pesada, se você precisa ter mais cuidado ou não, e também entender porque você está pagando o preço cobrado pela marca. E é claro, que se você quer uma lente com maior qualidade, que dê menos problema, é melhor escolher as de metal.

Como eu sei qual é a qualidade de lente que eu preciso?

Eu sempre, sempre vou recomendar que você comece pela mais barata, a não ser que já tenha experiência com a lente. Mas por exemplo, se você só tem a lente básica da câmera, uma 18-55mm ou 18-135mm, e quer ver como é fotografar com a 50mm, não tem porque você comprar a 1.2, a não ser que seja rico e goste de desperdiçar dinheiro mesmo. Afinal, você nem sabe se vai gostar ou não do estilo dela, as fotos, da experiência. Talvez você não se adapte com a lente e é melhor jogar fora 500 reais do que 4 mil né?

Se você está em dúvida entre qual lente comprar, leia esse post.

Onde comprar?

Eu costumo comprar as minhas lentes na BH Photo Vídeo (se você estiver viajando é ótimo porque daí você não paga os 60% da importação, mas eles também entregam no brasil), nos boxes da paulista e na Santa Efigênia em São Paulo, ou na Zamax que é uma loja nacional que entrega em todo o país.

Gostou desse post?
Cadastre-se e receba todas as nossas dicas, artigos e tutoriais por email!
Conversa com a gente
  1. Avatar
    26/10/2014 às 01:54

    Faz teeeeeempo que não me informo em lentes. Assistia muito o Vlog do Zack kkkkk.
    Tô ligada nessa qualidade gritante das lentes 1.4/1.2. Ai, um dia terei uma delas \o/

    Acho bem importante a pessoa que quer investir ler posts assim. Bacanão, Kah.
    Ah, minha câmera foi comprada em promoção na Zamax. Também recomendo pra galera (=

  2. Avatar
    Franci Pacheco
    18/10/2014 às 00:27

    Muito bem explicado esse post. Gostei!

  3. Avatar
    15/10/2014 às 17:47

    Tenho a 40mm com montagem de metal e devo dizer: minha paixão. Fiz fotos maravilhosas com ela no Canadá, principalmente de paisagens. As cores ficam super vibrantes, dá gosto de ver!

    Beijos.

  4. Avatar
    Andréa
    15/10/2014 às 17:29

    Ótimo post Kah! Me arrependi taaanto de querer economizar e ter comprado a 1.8 :(( um beijo

  5. Avatar
    15/10/2014 às 00:20

    Adorei o post tudo bem explicadinho, meu sonho de consumo e ter uma lente 50mm mais não sabia dessas variações que a Canon tem. Depois desse post estou pensando serialmente em trocar minha nikon pela canon aproveitar que não fiz nenhum investimento nela ainda. Enorme beijo.

    • Karen Bachini
      16/10/2014 às 14:43

      Hahhahahhaha espero que o post tenha ajudado nessa sua troca. :)

  6. Avatar
    13/10/2014 às 16:36

    Adorei o post…

  7. Avatar
    13/10/2014 às 15:12

    Adorei o post.
    To precisando comprar uma pra minha.

    Beijooos
    https://blogidfashion.wordpress.com/