Paletas de 9 sombras Ruby Rose
Maquiagem
Paletas de 9 sombras Ruby Rose
Paleta Sunflower Bru Tavares
Maquiagem
Paleta Sunflower Bru Tavares
swatches da base ruby rose natural look
Maquiagem
swatches da base ruby rose natural look
Novas máscaras FOREO UFO
Beleza
Novas máscaras FOREO UFO
Lançamento: Tudo sobre o Anthelios Color Dose da La Roche-Posay
Beleza
Lançamento: Tudo sobre o Anthelios Color Dose da La Roche-Posay
Resenha: Base Flawless Skin Cushion da Klasmé
Maquiagem
Resenha: Base Flawless Skin Cushion da Klasmé
MaquiagemEu também sou #torcidalinda
BelezaComo fazer o seu esmalte durar muito mais
Geek e Tecnologia

Qual lente comprar para minha câmera DSRL?

em 21/05/2014 por Karen Bachini

qual-lente-comprar

Eu fiz essa pergunta ao google mais de nove mil vezes. E todas as vezes, todos os artigos que eu comprei sempre disseram: ahh depende do que você quer fazer com ela.

E daí é um saco, porque quando a gente quer saber uma dica de lente, você só quer a opinião de alguém sobre uma lente boa, a queridinha da pessoa, uma lente que ela acha que você precisa comprar para ser feliz.

E bom, depois de muito pesquisar, comprei várias lentes, algumas eu me arrependi outras não, e tenho algumas queridinhas para indicar para vocês. E bom, de fato, depende do que você quer fazer mesmo com a lente.

Eu tenho uma Canon EOS T4i, da Canon, então todas as lentes que vou falar aqui são sobre a minha experiência com a Canon.

As básicas, super versáteis e com zoom

Como sua primeira lente eu recomendo comprar uma no kit com a câmera, geralmente uma 18-55mm ou 18-135mm. Essas são super versáteis e vão deixar você fazer praticamente tudo que você quiser. Entre as duas, é claro que a 10-135 é mais versátil e tem mais zoom, mas a 18-55 é mais barata, então se você nem vai usar muito o zoom não vale a pena.

lentes-normais

Daí você me pergunta: mas se essa lente 18-135 é tão versátil, porque eu preciso de outra lente tipo a 50mm?
Primeiro, quanto mais elementos dentro da lente, menor a qualidade de imagem. E você vai perceber que essas lentes que tem zoom costumam ser maiores que as outras porque elas precisam ter mais elementos para serem mais versáteis.
Segundo, porque lentes sem zoom tem abertura maior (a 18-135 é 3.5 enquanto a 50mm pode ser 1.4 ou até 1.2). Quanto mais aberta a lente é, mais luz pode entrar nela e mais desfocado fica o fundo. Com uma lente com abertura maior você consegue fotografar onde há menos luz e manter a qualidade da imagem sem granulação ou perda.

Tendo dito isso, eu já usei ambas as lentes (18-55 e 18-135) e nada muda nelas quanto a qualidade de imagem e abertura do obturador, acho que a escolha pode ser baseada em: vou usar o zoom ou não?

Lentes fixas e fundo desfocado

As lentes fixas (ou seja, sem zoom) tem menos elementos dentro dela, isso quer dizer que são muito mais leves e conseguem ter uma abertura maior, então tiram fotos mais claras mesmo em ambientes mais escuros.

lentes-fixas

A minha primeira lente fixa foi a 50mm 1.8. Eu me arrependi de ter comprado essa lente pois não gostei da qualidade dela – falei mais sobre isso nesse vídeo aqui. Acabei comprando depois a 50mm 1.4 e aí sim, um sonho de lente. A 50mm é uma ótima opção para quem gosta de tirar fotos de paisagens, coisas, detalhes, ou tem alguém para bater as fotos para você. Isso acontece porque é como se a lente tivesse um zoom automático, então você precisa ficar mais longe do que de costume.

Quanto maior a mm da lente tipo 80mm, maior é o “zoom automático” que ela dá e mais longe você vai precisar ficar da câmera. E quanto menor é o mm da lente, tipo 15mm, mais ela distorce nos cantinhos da foto, dando aquele efeito arredondado, ou quase um olho de peixe.

Só para vocês entenderem melhor, tirei as fotos com a câmera no mesmo local, no tripé sem mexer nem um centímetro. Dependendo da lente usada ela fica diferente olha só:

Lente 18-135 sem nenhum zoom:

foto teste mm camera canon (2)

Lente 18-135 com todo o zoom:

foto teste mm camera canon (3)

  • A vantagem da lente com o zoom é que você vai de muuuuito perto até muito longe.

Lente 28mm:

foto teste mm camera canon (1)

Lente 50mm:

foto teste mm camera canon (4)

  • A vantagem da lente fixa é a qualidade da imagem.

Aqui tem uma explicação bem legal e mais detalhada sobre isso.

Eu amo usar a 50mm para tirar fotos de looks ou fotos fofas da penteadeira e das coisas para resenha, mas eu não consigo gravar muitos vídeos com ela por causa desse “zoom automático”, tipo na minha penteadeira, se eu coloco a câmera em cima dela e vou me maquiar, só grava metade do rosto, daí você tem que ficar mais longe para gravar, o que seria OK se você tiver espaço, mas, se você não usa microfone isso prejudica o audio também. Conclusão: ela é linda mas não é muito versátil.

Outra opção em lente fixa é a 28mm 1.8. Com essa lente eu já consigo gravar vídeos da penteadeira e até tirar selfies. Também consigo fazer vlogs segurando a câmera com a mão. Eu consigo fazer tudo que faço com a 50 com essa e mais ainda. Ela se tornou minha lente preferida, amor da minha vida.

Qualidade e versatilidade

Outra opção muito legal é a 24-70mm. Ela é muito versátil e como tem menos elementos, as fotos ficam muito boas. Eu vejo muitos profissionais usando ela para fotos de pessoas e amo o resultado.

17-40mm também é muito boa, eu gosto dela especialmente para fotos de looks. Eu acho que ambas as lentes não te impõe limitações e você consegue fazer muita coisa com elas. Mas elas são as opções mais caras que eu mostrei aqui, e são bem pesadas também.

Eu tenho que admitir que tenho escolhido as minhas lentes de acordo com o peso da câmera + lente. Não adianta ter aquela lente maravilhosa e não conseguir segurar a câmera 5 minutos. Quanto maior a lente, mais pesada, e daí gatoooo tem que malhar o bracinho para aguentar!

Para quem tem Canon, uma opção legal são as lentes Sigma. Algumas valem muito a pena pois custam 1/3 do preço da lente da Canon. Essas duas por exemplo valem muito a pena.

Onde comprar?

Eu costumo comprar as minhas lentes na BH Photo Vídeo (se você estiver viajando é ótimo porque daí você não paga os 60% da importação, mas eles também entregam no brasil), nos boxes da paulista ou na Zamax que é uma loja nacional que entrega em todo o país.

E aí, qual é a sua lente preferida?

Gostou desse post?
Cadastre-se e receba todas as nossas dicas, artigos e tutoriais por email!
Conversa com a gente
  1. Avatar
    16/06/2015 às 10:39

    Ah, Karen!! To procurando uma lente nova pra minha câmera e esse post me ajudou bastante <3
    Brigadinha!!

  2. Avatar
    Juju
    15/08/2014 às 01:48

    oi kahh…eu tenho uma sony nex f3..dessas lentes sigma/canon/nykon…qual todas encaixam ?

  3. Avatar
    Bruna Franca
    28/07/2014 às 22:48

    Onde vc comprou esse potinho de pinceis? ameeei muito.

  4. Avatar
    Fran
    29/06/2014 às 18:53

    Noossa! Acabei de comprar minha primeira DSRL estou esperando ela chegar ainda rs. Sempre leio o blog, mas faz um tempo que estou desatualizada. Aí, chego pra ler e me deparo com essa postagem, muito muito obrigada, ajudou pra caramba!

    • Kah
      30/06/2014 às 17:37

      <3 obaaaa viu não pode ficar longe não! hahaha

  5. Avatar
    Natália
    27/05/2014 às 21:23

    Kaaaaaaah! Lindona, onde voce comprou esse quadro branco tipo de escola pra escrever? to precisando muuuuito de um desses. só que moro no rio, tem noção de onde posso comprar? beijo mil!

    • Kah
      04/06/2014 às 21:29

      Na papelaria :D na kalunga

  6. Avatar
    25/05/2014 às 22:50

    Oi Kah, adoreeei seu post! Tenho tbm uma T4i e duas lentes minha quebraram, a 50mm caiu no chão e já era de tão sensível que era e minha 18-55mm parou de funcionar do nada depois de 6 meses de uso, estou com uma superzoom de até 200mm e é super pesada, desisti de levar nos eventos e em outros lugares por causa do peso, agora estou pesquisando uma lente pequena, tipo a 50mm pra comprar e voltar a levar a câmera nos lugares, seu post veio na hora certa! Beijoos! (Ana)

    • Kah
      27/05/2014 às 20:20

      Obrigada amore!! Beijokas ^^

  7. Avatar
    CrisSeko
    23/05/2014 às 21:53

    Adorei o post Kah !!!

  8. Avatar
    Raisa
    23/05/2014 às 00:17

    Eu digo que vc me entende demais!
    Essa semana estava pesquisando sobre lentes e não tinha achado nada!!

    Adorei!

  9. Avatar
    Silvia
    22/05/2014 às 17:48

    Adorei as dicas !!!!

  10. Avatar
    Cristina Costa
    22/05/2014 às 15:08

    Oi Kah… Vi nas fotos os livros da série Divergente… Que por sinal, só fui assistir no cinema por indicação sua… Amei… No dia seguinte comprei todos os livros que li em cerca de uma semana… Apaixonada!!! Você já leu todos?!?!? Só fiquei triste no final… Mas é simplesmente emocionante a série. Valeu pela indicação!!!

    • Kah
      24/05/2014 às 18:39

      Que legal!!! fico muito contente! O//

  11. Avatar
    Franci Pacheco
    22/05/2014 às 12:51

    A 50mm é a minha preferida. Adorei o post!

  12. Avatar
    22/05/2014 às 11:32

    Adoro seu blog, ele foi uma inspiração para eu começar o meu! =D

    • Kah
      24/05/2014 às 18:28

      Obrigada!! Sucesso Camila ^^

  13. Avatar
    21/05/2014 às 21:32

    Quando eu ter uma câmera dessa já tá bom…hahahh
    beijosss

  14. Avatar
    Patricia Ferreira
    21/05/2014 às 19:22

    Adorei a matéria. Simples mais, completa. Parabéns.