Desde que eu viajei, tenho recebido algumas perguntas (principalmente no youtube e no instagram) sobre meu intercâmbio. A maioria de vocês quer saber quanto custa vir pra cá, onde estou hospedada, se foi preciso tirar visto e etc. Mas, como eu já disse no meu primeiro vlog, foi a minha agência Information Planet que cuidou de todas essas burocracias pra mim e eu praticamente não tive que esquentar a cabeça com nada. Quando eu vi já estava tudo prontinho e só faltava embarcar…
Mesmo assim, decidi procurar minha agência e pedir todos essas informações pra vocês. É legal mesmo se informar sobre tudo pra não ter que passar nenhum perrengue, né?! Então aqui vai os tópicos mais importantes:
Como escolher a agência
A melhor escolha é viajar com agência porque além de ser mais seguro, você também consegue pegar um pacote fechado, mais facilitado e com toda a assistência que você precisa (eu encontrei tudo isso na Information Planet… super indico!). Se você for menor de idade, escolha junto com seus pais ou responsáveis uma agência de confiança e que tenha boas referências na internet. Ah, e aqui vai outra dica de ouro: desconfie dos preços muito mais baixos do que a tabela… pode ser uma cilada!
Quanto custa fazer intercâmbio na Nova Zelândia?
Um intercâmbio de 4 semanas de curso + 4 semanas de acomodação sai, em média, R$9.000,00, considerando passagem, seguro saúde/viagem e acomodação. Quanto mais tempo você ficar, mais barato é o valor da semana na escola. E vale lembrar que esse valor pode variar um pouco de acordo com o tipo de acomodação que você escolher.
Onde ficar hospedado?
Existem basicamente 2 opções: casa de família ou hostel. Quem fica em casa de família costuma se queixar das regras impostas pela família (como limite de horário pra chegar em casa, tarefas domesticas e etc). Mas, por outro lado, é uma imersão cultural super intensa… Além de ter um contato maior com os hábitos e as comidas típicas da região, você também vai poder praticar melhor seu listening – já que vai estar convivendo só com nativos.
Já no hostel (ou casa estudantil) você vai conviver com pessoas de todos os lugares do mundo, com diversas culturas e sotaques dos mais variados. A vantagem é a interação, né?! Eu acho o hostes bem mais divertido e dá pra conhecer mais gente. Mas, como tudo na vida, também tem seus lados negativos, como ter que cozinhar sua própria comida, ter que cuidar da roupa suja, dividir o banheiro com um monte de gente e tudo mais. Pra escolher você tem que analisar o seu perfil… onde você acha que vai se adaptar melhor?
Passaporte e visto
Você precisa sim tirar o passaporte para viajar até a Nova Zelândia, mas o visto só é necessário pra quem vai ficar por mais de 90 dias no país… Se você for ficar menos que isso, não precisa.
Transporte dentro da cidade
Na Nova Zelândia o meio de transporte mais utilizado e mais seguro é o ônibus. Também existem descontos especiais pra estudantes que variam de acordo com o uso. Em geral, um estudante gasta em média U$40 dólares por semana. Se preferir, você também tem a opção de usar o UBER que funciona exatamente igual aqui no Brasil. Inclusive, o mesmo app que a gente usa aqui, dá pra usar lá. #uberévida
Quanto dinheiro levar na viagem?
Se você não for muito gastão, $1500 dólares neozelandeses é suficiente pra você gastar com alimentação compras e afins. Agora, se você pretende visitar muitos restaurantes, comprar roupas, eletrônicos e tudo mais que der na telha, o recomendado é levar entre $3000 a $4000 dólares neozelandeses.
Quais taxas são cobradas?
Diferente dos Estados Unidos que é calculado os impostos no ato da compra, na Nova Zelândia os produtos já vem com um imposto único incluído no valor da etiqueta. Então não precisa ficar preocupado em chegar no caixa e dar um valor muito diferente do que você havia previsto… Como diria minha mãe, tá tudo implícito!
Pode usar cartão de débito e crédito?
Seu cartão internacional funciona muito bem com a opção crédito fora do Brasil, mas existe uma forma mais interessante de gastar dinheiro na gringa: usando cartões pré-pagos. Esses cartões funcionam como débito e podem ser recarregados tanto no Brasil quanto na Nova Zelândia. Eles são ótimos pra controlar seus gastos porque você não consegue usar mais do que você colocou de crédito… #ficaadica
Como funciona o controle de bagagem?
No meu vlog eu mostrei que a Nova Zelândia é bem “chatinha” com essa coisa de bagagem. Lá é proibido levar qualquer tipo de artigos de madeiras, sementes, plantas, alguns alimentos específicos e, claro, armas, drogas, animais e etc.
Quanto a bagagem, a maioria das companhias aéreas permitem que o passageiro leve até 2 malas de 32KG e mais uma mala de mão de até 7kg. O excesso de bagagem é cobrado, então é bom ficar atento pra não sair do Brasil com o peso no limite. Lembre-se que você sempre volta com as malas mais pesadas do que foram…
Entrevista de imigração?
Esse processo de imigração é bem simples. O passageiro passa por um agente imigratório que vai olhar o passaporte e fazer perguntas básicas, do tipo “o que você veio fazer no país” ou “onde você vai se hospedar” e se “tem segura saúde”… essas coisas. Ter uma boa agência de intercâmbio nessas horas é muito importante porque é ela que vai te dar todas as orientações e documentos necessários pra que você não tenha nenhum problema na imigração.
Ola Karen, Tudo blz? Então vê tds os seus vlogs na Nova Zelandia e vê que foi difícil quando você voltou para o Brasil, sempre teve vontade de fazer intercambio, mas eu queria ir para um lugar, que seria inesquecível, e tipo eu não sei pra onde ir , eu nao tenho ideia, e eu queria saber como você decidiu que era Nova Zelândia que você queria visitar (ou estudar).
Karen, e em relação ao resultado do curso? Qual era o seu nível de inglês e qual nivel você obteve? Achou que valeu a pena?
Oiii Paula. Então, o meu nível já era avançado, mas eu percebi que agora eu tô falando com muito mais naturalidade. Sem contar que meu ouvido ficou mais “treinado” porque eu tive contato com um montão de sotaques diferentes… Acho que valeu muuuito a pena sim e tô até pensando em passar mais um tempo lá!
Esse lugar e top demais
e se programar da para ir sem sofrer no orçamento
beijos
Káh, que dicas incríveis e úteis, adorei!
Oi, Karen!
Acompanhei todos os seus vídeos da viagem. Dá uma vontade tão grande de arrumar as malas também. kkkkkkk
Eu fiquei com uma dúvida nesse post, sobre o cartão pré-pago. Nunca tinha ouvido falar, mas deve ajudar demais! Onde que a gente consegue comprar deles?
Beijo! :*
Oiii Melina, isso você consegue direto com o seu banco. É só chegar na sua agencia e pedir pra conversar com seu gerente. Ele vai te explicar tudo direitinho.
Oi Karen
Poxa que legal, nunca pensei em visitar a Nova Zelândia mas seu post me abriu a mente
Quem sabe um dia…
Bjooooos
muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br
Tenho muita vontade de conhecer a Nova Zelândia, e quem sabe, fazer um intercâmbio no país. Achei as dicas super explicadinhas, deu pra ter noção de tudo. Bjs
http://belsantanna.com/