Paletas multifuncionais favoritas!
Maquiagem
Paletas multifuncionais favoritas!
Sistema Velvet – nova base, corretivo e pó de contém1g
Maquiagem
Sistema Velvet – nova base, corretivo e pó de contém1g
Batom marrom – 6 indicações para entrar na tendência!
Maquiagem
Batom marrom – 6 indicações para entrar na tendência!
Dupes nacionais de makes gringas!
Beleza
Dupes nacionais de makes gringas!
Glycolic TX – a nova base do Boticário
Beleza
Glycolic TX – a nova base do Boticário
Máscara de cílios – indicações para cada gosto!
Maquiagem
Máscara de cílios – indicações para cada gosto!
Geek e TecnologiaTrês fotógrafos que você precisa conhecer
Morando SozinhoSua ceia de Natal está no YouTube!
Viagem

Um pouco do Natal na Suíça!

em 12/12/2014 por Monique Sonego

coop_branco

Estamos quase na metade de Dezembro e o clima natalino já se instalou de vez no ar, então nada mais justo que trazer aqui pra vocês um pouquinho desse clima aqui em Lausanne e arredores. Não vou me referir como “Natal Suíço”, porque eu não viajei o país inteiro pra conferir os preparativos de Natal e como cada cidade se enfeita para a data, então não vamos generalizar.

De antemão eu peço desculpas pela qualidade das fotos. São fotos feitas com o celular mesmo, conforme eu fui andando e me deparando com coisas bacanas.

Decoração na rua

Eu diria que Lausanne é uma cidade bem “contemporânea” com relação a decoração de Natal. Isso porque o festival Lausanne Lumières coincide com a época do Natal. A cidade fica bastante iluminada, mas nem sempre no tema “natalino”. Aliás, essa contemporaneidade toda as vezes me assusta (vide foto abaixo).

arvorelausanne

Coisinhas malignas voando perto da árvore de Natal da Place de la Palud…

lumier

Lausanne Lumières

Eu diria que, num geral, mesmo em cidades como Montreux e Morges (que não tem essa pegada contemporânea), a decoração na rua é bem pontual e discreta. Em uma palavra, eu definiria a decoração de Natal de rua daqui como “elegante”.

As Lojas

Se na rua a decoração é mais contida, em algumas lojas a decoração está divina! Como é de se imaginar, as lojas (principalmente as maiores) estão super enfeitadas e completamente no clima natalino: muitas opções de presentes, euforia, frenesi e lotação máxima.

As sessões de casa/decoração das grandes lojas, como Manor, Globus e Coop City, são um espetáculo a parte. Pense em opções maravilhosas que vão muito além dos clássicos vermelho-verde-rena-bolinha-boneco-de-neve e incluem muitos cervos, corujas, esquilos, branco, dourado, materiais rústicos e invernais, e até candy colors… sério, é de cair o queixo!

globus_branco globus

Feiras de Natal

As Feiras de Natal são uma tradição na Europa e a Suíça não é exceção. São muitas as opções, e várias delas bem famosas, mas hoje vou mostrar pra vocês como é a Feira de Natal (ou mercado de Natal) de Montreux, que é a mais famosa aqui da região.

A Feira de Montreux acontece na beira do lago Léman – uma região maravilhosa, por sinal – onde você pode encontrar várias barraquinhas vendendo produtos locais, jóias, artesanato, decoração, doces, comidas e bebidas e mais um pouco de tudo que você possa imaginar. Como tudo o que é artesanal na Suíça é bem caro, nós aproveitamos essas feirinhas de Natal pra comer mesmo. Aliás, essas feiras são uma ótima opção pra experimentar a comida típica sem gastar uma fortuna.

doces_montreux

Doces doces!!!!

marche_Montreux_comida

Um retrato da fila do crepe e da rejeição dos gaufres…

marche_montreux

Não pode faltar o vin chaud (vãn chô) e a pâte du chalet!

Como nós visitamos a feira durante a noite ela estava bem cheia, praticamente impossível de andar perto dos estandes de comida. Apesar do frio (muito frio), o clima nessas feirinhas é sempre bem agradável e aconchegante, e todo mundo fica agarrado no seu vin chaud pra se esquentar.

freddie_montreux

Freddie no meio do agito do Natal!

Patinoire

É bem comum encontrarmos patinoires (patinoárrrr) nas feiras de Natal na Europa. Em Lausanne, o patinoire fica no Flon, mais ou menos de novembro a fevereiro, e é gratuito. Você pode levar seus próprios patins (sim, eu tenho! paguei CHF 8 numa loja de usados) ou então alugar por CHF 5. Diversão garantida no frio!

patinoire

Especiais de Natal

Uma parte que não é exclusividade daqui, mas acho que é bacana e vale mencionar também, são os produtos especiais de Natal: os chocolates especiais (e caixas, latinhas, barras, edições limitadas…) as edições limitadas de Nespresso, os especiais do Starbucks, os gift sets de várias marcas, os kits de pincéis da MAC, os especiais da The Body Shop… É uma época realmente inspiradora no quesito “lançamento de produtos”. Aliás, o Natal é a única época do ano que eu faço questão absoluta de visitar uma The Body Shop, para aproveitar os cheirinhos maravilhosos e de edição limitada!

thebodyshop

Minha escolha esse ano foi a maçã verde, e ganhei a Moringa. Ginger Sparkle e Cramberry Joy são de 2013

Promoções

Assim que passa o Natal aqui as lojas começam a fazer ótimas liquidações. Mas algumas lojas, por incrível que pareça, começam a oferecer descontos mesmo antes do Natal. Então quem deixa pra comprar na última hora aqui nem sempre se dá mal! Claro que as melhores promoções começam no dia 26, então é válido deixar pra se auto-presentear depois que o Natal passa.

casadoadvento

A “casa do advento” – Luzerna, Natal de 2013

É isso gente! Espero que o post tenha matado um pouquinho da curiosidade de “Natal pelo mundo” e, como esse é meu último post antes da chegada do Papis Noel, eu vou aproveitar e desejar pra vocês um Natal maravilhoso e abençoado!

Joyeuses Fêtes!

Gostou desse post?
Cadastre-se e receba todas as nossas dicas, artigos e tutoriais por email!
Conversa com a gente
  1. 12/01/2015 às 21:42

    Que lindo, tem nem o que falar, deixa com um gostinho de quero mais da Suiça!!!
    E essa feirinha? Queria muito aqui, puro amor – e doces hahaha <3

    • 17/01/2015 às 12:53

      Lindo mesmo ;)
      Muito amor, doces, comidinhas gostosas, vinho quente!

  2. Franci Pacheco
    13/12/2014 às 15:11

    Que lindo, adorei a ideia de utilizar outras cores na decoração. Feliz Natal o/

  3. 12/12/2014 às 21:45

    Querendo loucamente ir pra Suiça!!!
    Que maravilha.

    • 16/12/2014 às 11:08

      Pois vá mesmo! A Suíça é linda em todas as épocas do ano!!!
      ;)

  4. 12/12/2014 às 17:44

    Como fica lindo a decoração de Natal em qualquer lugar do mundo né?A minha um dia fica assim lindo igual a essas…beijo

    • 16/12/2014 às 11:09

      Olha, eu tbm to na batalha pra chegar numa decoração assim! Um dia a gente chega lá! Bjos!

  5. 12/12/2014 às 17:15

    Monique eu realmente fiquei apaixonada pelo seu post, PARABÉNS! Quanto à qualidade das fotos, estou impressionada que sejam fotos tiradas pelo celular! São muito boas! Você poderia me dizer qual foi o celular que fez essas fotos e se você usou algum programa de edição?? Obrigada!! Bjuss

    • 16/12/2014 às 11:12

      Olá Graciele!
      Fico muito feliz de saber que você gostou! Muito obrigada =D
      As fotos foram tiradas com um Iphone 5c e nenhuma delas foi editada.
      Bjos!

  6. 12/12/2014 às 13:45

    Que lindo! Eu sei que no Brasil há cidades que se enfeitam bastante também, mas na minha, é um verdadeiro fiasco. Queria morar dentro destas fotos aí rsrs. Bjs**

    http://www.divei.com.br

    • 16/12/2014 às 11:14

      Sabe, bem nisso que eu estava pensando quando escrevi “elegante”. Aqui em Caxias do Sul acontece, as vezes, da decoração ser horrível mesmo (acho que uma tendência pro exagero sabe).
      Bjos!