TOP 5 Bases Para Pele Negra!
Beleza
TOP 5 Bases Para Pele Negra!
Lápis Colorido Tie-Dailus!
Maquiagem
Lápis Colorido Tie-Dailus!
Batom Líquido – Vizzela
Beleza
Batom Líquido – Vizzela
Lip Oil – RubyRose
Maquiagem
Lip Oil – RubyRose
Batom Power Bullet Matte – Huda
Beleza
Batom Power Bullet Matte – Huda
A SouSmile Funciona?!
Beleza
A SouSmile Funciona?!
Geek e Tecnologia5 trolls inofensivos para iphones e smartphones
Geek e TecnologiaCâmeras instantâneas valem a pena? Qual comprar?
Maquiagem

Primer Facial – O que é? Como e por que usar?

em 03/07/2014 por Karen Bachini

As pessoas costumam ficar meio confusas na hora de escolher um primer. Muita gente erra na escolha e fica chateada dizendo que o primer que fulana indicou é uma droga. Mas a verdade é que os primers são super específicos para o seu tipo de pele, daí, o primer que a sua amiga maravilhosa te indicou e super funciona para ela, pode não funcionar mesmo para você.

Os primers podem ser classificados em algumas categorias, afinal cada um serve para uma coisa diferente, e quanto mais o tempo passa, mais categorias vão surgindo. O maior erro na hora de escolher um primer, é exigir que o mesmo faça o trabalho de todos. É tipo shampoo com condicionador sabe? Não limpa nem hidrata direito! hahaha

O ideal é identificar qual é o seu maior problema e apostar em um produto que resolva isso.

Porque usar primer facial antes da maquiagem?

Cada primer geralmente tem uma função específica, tipo “controlar o brilho da pele”. Mas além disso ele também ajuda um pouco em todos os sentidos, tipo assim:

  • Primeiro, ele vai intensificar e potencializar a sua maquiagem, além de criar uma superfície perfeita para a aplicação da base. Já reparou que quando você aplica primer a base desliza na pele, fica muito mais bonita e você precisa aplicar menos produto para ter a cobertura desejada?
  • Melhora o aspecto da pele, seja com poros, rugas, linhas finas, cicatrizes, falta de brilho ou o que for. Alguns também iluminam a pele e dão aquela aparência de pele jovem e descansada.
  • Deixa a maquiagem com aspecto muito mais bonito e natural.
  • Controla a oleosidade e brilho da pele.
  • Faz sua maquiagem durar por muito mais tempo.
Os que melhoram o aspecto dos poros e da pele

primer-facial-porque-usar (1)

Esse tipo de primer vai criar uma camada na sua pele disfarçando as imperfeições. Há aqueles que são focados nos poros como o Porefessional da Benefit e o Pore Refining Solutions da Clinique, ou os que dão um trato geral nas rugas, linhas finas, poros e textura da pele como o PhotoFinish da Smashbox e o Primer Facial da Contém 1g.

Geralmente, quando o primer é focado em melhorar o aspecto dos poros, ele também tem um controle de oleosidade e brilho, e deixa a pele matificada. isso porque, geralmente, poros evidentes é um problema de quem tem excesso de oleosidade na pele.

Já os primers com disfarce óptico no geral são para pele normal ou seca.

primer-facial-porque-usar (2)

Os que fazem a maquiagem durar para sempre

primer-facial-porque-usar (3)

Um dos meus tipos de primer preferidos, os de longa duração. O Mineral Veil da Hourglass é um primer coringa, e eu classifiquei ele como duração porque o que eu mais gosto dele é que ele faz qualquer base virar a prova d’água e não sair nunca do seu rosto. Aliás esse é o meu primer preferido da vida, e se eu tivesse que viver somente com um primer, seria ele. Ele é caro, mas vale cada centavo.

primer-facial-porque-usar (4)

Já o Stay Flawless da Benefit é muito bom, o melhor dele é a praticidade. Ele faz a maquiagem durar muito mais, e a marca promete até 15 horas de duração. Eu testei e gostei muito, mas nunca cheguei na marca das 15 horas hehehe.

Ele vem com essa embalagem bastão da foto acima, e você aplica direto no rosto. É muito fácil de aplicar e você nem precisa ficar espalhando com o pincel, eu só aplico diretamente no rosto e dou uma espalhadinha com a mão. Ele fica praticamente invisível.

primer-facial-porque-usar (5)

Os que corrigem a tonalidade da pele

primer-facial-porque-usar (6)

Quem tem manchas ou rosácea pode preferir primers que já dão uma consertada no tom da pele. O One Step da Stila é super versátil e serve para qualquer tom de pele. Como ele tem esses 3 tons  ele corrige o tom de pele, clareia as manchas e cobre as imperfeições.

Já o Prime Time da BareMinerals é bem focado em quem tem rosácea, espinhas ou vermelidão da pele. Ele tem essa cor amarela que dá uma neutralizada muito boa no vermelho, mas sem ficar amarelo.

primer-facial-porque-usar (7)

Os que controlam a oleosidade da pele

primer-facial-porque-usar (8)

Os primers de controle de brilho foram meus queridinhos por anos! Quando a minha pele não parava de pingar óleo e eu não achava uma base que controlasse isso, comecei a investir em primers que fizeram toda a diferença.

Hoje eles são mais loções do que primers, pela textura bem leve. O Oil Control da Mac e o Fluído Matificante da Contem 1g são bem assim. Você pode aplicar antes da maquiagem ou mesmo sem maquiagem. Muitos homens também gostam de usar esses fluídos, porque são incolores e ajudam muito no controle do brilho no dia a dia.

primer-facial-porque-usar (9)

Os que dão vida à peles secas

primer-facial-porque-usar (10)

Um dos primers mais legais do mundo são esses iluminadores, que dão brilho de dentro para fora da pele. São muito legais e podem mudar muito uma pele ressecada e sem vida. O That Gal da Benefit é um excelente exemplo disso. Ele dá um efeito brilhoso e bem bonito, perolado na pele, mas bem discreto. E quando você aplica a base por cima ela fica iluminada, saudável, pele bonita mesmo.

primer-facial-porque-usar (11) primer-facial-porque-usar (12)

Geralmente, um primer acaba desempenhando até duas funções muito bem. Por exemplo: Um primer que controla a oleosidade faz a maquiagem durar mais. Afinal a oleosidade vai fazendo a maquiagem escorrer, então se não há oleosidade, a maquiagem automaticamente dura mais. Um primer que faz a maquiagem durar mais(sem alterar oleosidade) geralmente dá uma melhorada no aspecto da pele também.

O que você pode, e deve fazer, é usar mais de um primer na sua rotina. Eu, por exemplo, sempre uso dois, um para controlar a oleosidade na zona T, e outro para melhorar os poros no restante do rosto.

Como usar o primer?

  • Antes de aplicar o primer, precisamos limpar, tonificar e hidratar a pele. Isso faz toda a diferença no resultado da maquiagem.
  • O primer deve ser aplicado sozinho, antes da base, e se você não quiser, não precisa nem usar a base.
  • Após fazer a aplicação do primer, espere um ou dois minutos para a pele absorver o produto. A seguir, continue com o protetor solar ou base.

Lembre-se: O primer pode fazer toda a diferença na sua maquiagem. Em vez de ficar procurando desesperada por uma base que controle a oleosidade, porque não investir numa base normal, e em um primer que controle o brilho?

E aí, se apaixonou pelo primer?

Gostou desse post?
Cadastre-se e receba todas as nossas dicas, artigos e tutoriais por email!
Conversa com a gente
  1. Avatar
    Kennia
    25/10/2015 às 15:01

    Não encontrei o prime da Mac oil-free para comprar :(

  2. Avatar
    Norinha Cardozo
    12/01/2015 às 08:21

    Ka gostaria de saber se o Primer pode ser usado com essas bases sólidas (TIPO 3 EM 1)…Já pesquisei bastante e não encontrei nada sobre a minha dúvida! Obrigada.

    • Karen Bachini
      21/01/2015 às 12:08

      Pode sim! não tem problema nenhum usar dois ou mais primers ;)

  3. Avatar
    Luiza Lourenção
    16/10/2014 às 12:53

    eu suuuper acho, que você poderia fazer um post sobre bases e primers, para garotas com sardas, pois não queremos cobrir imperfeições mas sim ficar com a pele com uma boa aparência! Obrigada

  4. […] Além disso, no post original ela indica vários primers para cada função. Por exemplo, produtos indicados para controle da oleosidade, para aumentar a duração da maquiagem, etc. Só ler aqui ó: http://migre.me/kzhOz […]

  • Avatar
    Carine
    10/07/2014 às 12:17

    Oi, Kah! Eu via mto seu blog há um tempo atrás mas n sei pq parei … Voltei! rs
    Já usei o prime da Contém e gostei bastante (minha pele é beeeem oleosa) tenho tb o da Bare mas é o oil control e tem essa textura de gel só q eu acho q n sei passar direito (passo com as mãos msm) pq fica esbranquiçado em algumas áreas quando seca … ql dica vc me dá??
    Tenho o stay flawless tb … sinceramente n fez mta diferença na minha necessaire. Tô doida p experimentar esse da stila, será q rola em pele oleosa??
    Bjs

    • Kah
      21/07/2014 às 12:55

      Rola sim! Eu to usando e amando! :D

  • Avatar
    Ana Oliveira
    07/07/2014 às 12:04

    Nossa, Kah, esse é um dos melhores posts de primers da vida! Eu tenho pele oleosa e uso o primer da Urban Decay para disfarce de poros, e acho ele muito bom, protege demais a pele, segura a oleosidade e deixa um aspecto excelente na pele. Gostei mais dele que o do Clinique, da Sephora e o do Egg Pore Tony Molly. No momento estou de olho neste da Hourglass, experimentei rapidamente na Sephora e achei a textura apaixonante! Vc já usou o primer da UD? O que achou?

    • Kah
      07/07/2014 às 12:57

      Já, e amei também!!! =D

  • Avatar
    bell
    07/07/2014 às 10:29

    posso usar dois primers???? Um para disfarçar os poros e outro para disfarçar a vermelhidão???? tipo o porefessional e o da stila, não gosto muito de base pq deixa minha pele muito oleosa… Bjs

  • Avatar
    Adelina Minelli
    07/07/2014 às 00:57

    nossa que horror deixei um comentário e ate agora nada muito triste.

    • Kah
      07/07/2014 às 01:48

      Adelina, meus ultimos dias tem sido bem corridos, mas sempre respondo quando dá, hoje mesmo estou aqui de madrugada tentando deixar tudo em dia ^^

  • Avatar
    Rafaela Martins
    06/07/2014 às 12:04

    Kah, dá dicas pra gente de primes nacionais linda. bjk

    • Kah
      07/07/2014 às 01:53

      Oi Rafa, eu gosto muito dos da contém 1g e boticario!

  • Avatar
    Gisele
    06/07/2014 às 11:11

    Kah, ajudasse horrores com esse post! Estou fazendo uma lista de produtos indispensáveis para adquirir e quase esqueci do primer facial. Já provei o da Clinique e o da Contém 1g. Até hoje os primers com função matificante/controle da oleosidade são os que mais funcionam para mim. Imediatamente fiquei maluca para provar o Oil Control da Mac, óbvio. Pele oleosa é uma coisa muita chata, principalmente no verão. Mas achar o primer certo é o caminho. Beijos, amo o blog!

  • […] Karen, do E aí, Beleza? fez um post super completo sobre primer facial que vale a pena […]

  • Avatar
    Gigi
    04/07/2014 às 10:39

    Oi Kah to super adorando seu blog … Sou maquiadora faz pouco tempo e graças as suas postagens estou esclarecendo varias duvidas e tendo novas ideias … Ta de parabéns :)
    Beijos

    • Kah
      07/07/2014 às 13:19

      Que legal.. fico feliz! Beijoooo <3

  • Avatar
    Adelina Minelli
    04/07/2014 às 01:22

    kah amei o texto vai ficar com uma estrelinha de favorito.Parabéns conheci agora seu blog mais to adorando bjs

  • Avatar
    Maria Eugênia
    03/07/2014 às 20:45

    Nossa todo dia de manhã eu ficava na dúvida se passava protetor solar ou primer primeiro, e acabava passando protetor. Obrigada por ter esclarecido!

  • Avatar
    03/07/2014 às 20:20

    O único desses que já experimentei foi o da Contém 1 g, mas ó, pra mim funcionou maravilhosamente! deixou a pele lisinha, pálida e linda, e ajudou muito a segurar a make por mais tempo.

  • Avatar
    03/07/2014 às 17:08

    Adorei o post…beijo

  • Avatar
    Lúcia
    03/07/2014 às 14:39

    Oi, Ká!

    Porque = usado nas respostas
    por que = usado nas perguntas
    porquê = usado quando for substantivo
    por quê = usados em perguntas nos finais de frases

    Fica a dica, adoro muito seu blog! bjão!!

    • Kah
      07/07/2014 às 02:04

      Obrigada lú eu sempre confundo ;__;

  • Avatar
    Ana
    03/07/2014 às 14:20

    Guriaaaa, por isso que sou apaixonada por ti e pelo teu blog!
    Arrasa demais, sempre!
    Continua assim e com certeza vou comprar o primer matificante da contem 1g, mas tu n colocou os preços :(
    Beijos

    • Kah
      03/07/2014 às 14:32

      Obrigada amore.. é pq os preços variam muito…. melhor cada um procurar sua opção..
      beijos ^^

  • Avatar
    Franci Pacheco
    03/07/2014 às 12:47

    Era esse o post que eu estava precisando ler. Super me apaixonei e me ajudou MUITO.

    • Kah
      03/07/2014 às 14:49

      Oba! Fico muito feliz!! O//

  • Avatar
    03/07/2014 às 12:28

    atualmente uso da Mk e NIx,e tambem o benefit ,mais desejando imensamente o da stila e o stay flawers,,,
    suas dicas sao maravilhosas Kahlindaaaa

    • Kah
      03/07/2014 às 14:50

      Obrigadaaaa zizilindaaa ^^

  • Avatar
    Isa
    03/07/2014 às 12:14

    É muito engraçado esse lance de primers, especialmente porque o meu favorito, que eu não troco por nada, é ODIADO por muita gente, que é aquele transparente da sephora. Já experimentei outros e ele continua sendo o que mais funciona pra mim, curioso né?

  • Avatar
    Cid@
    03/07/2014 às 12:01

    Kah sua linda só vc mesmo para fazer um post tão útil. bjus