Receber um novo morador felino em casa é um processo que deve ser pensado com carinho. Muitas pessoas têm dúvidas sobre como preparar a casa para gatos, e o post é justamente para nortear sobre objetos, utensílios e brinquedos úteis e importantes.
Vasilhames
Fique atendo à profundidade e ao tamanho do vasilhame do seu gato. Recipientes muito fundos ou estreitos dificultam comer todo o conteúdo. Existem veterinários que recomendam o uso de vasilhas de inox ou porcelana para evitar a acne felina que pode ser adquirida por bactérias nas frestas de produtos plásticos.
Eu, particularmente, ainda uso vasilhame de plástico e me atento a limpar bem os recipientes ao menos uma vez por semana para evitar acúmulo de gordura e sujeira.
Ração adequada
Além de adequada à idade do animal, devemos nos atentar a produtos cheios de flavorizantes artificiais e sódio, que são atrativos aos gatos, mas viciam o paladar do bicho que pode se recusar a comer ração convencional posteriormente.
- Ração super premium é a melhor opção, com 100% de proteína animal, facilitando a digestão e diminuindo o volume fecal. A qualidade também é proporcional ao preço, sendo a opção mais cara. Ela não contém corantes ou palatabilizantes e contém conservantes naturais. É uma ração concentrada e de rápida absorção, o que levará à sensação de saciedade do gato.
- Ração premium é a que possui uma concentração de nutrientes ainda ideal para o gato, embora ela contenha proteína vegetal em sua fórmula. Não é a opção mais cara, e o custo benefício é o que mais atrai os donos de gatos. O custo diminui mas o animal consumirá uma maior quantidade para se saciar fazendo com que o volume fecal aumente. Estes produtos contém conservantes, corantes e palatabilizantes.
- Ração standard ainda é balanceada mas a qualidade de sua proteína é inferior. É a opção mais barata e os gatos deverão ingerir uma quantidade de ração ainda maior para se nutrirem e saciarem. Essa ração possui grande quantidade de palatabilizantes, corantes e conservantes.
Água em todo lugar
Gatos bebem muita água. Se o seu bebe pouca, evite deixar a água próxima à comida ou caixinha de areia, pois esses não são fatores atrativos para o gato se hidratar. Deixe mais de um vasilhame de água pela casa para aumentar as possibilidades do bichano beber.
Eles também adoram água corrente e sempre pedem para abrir a torneira ou até mesmo observar a água do box do banheiro durante o nosso banho. Aqui em casa, resolvi investir em um bebedouro de água corrente e o resultado foi super positivo.
Lembrando que doenças renais acometem muitos felinos, sendo uma das principais causas de internação.
Arranhadores
Você vai achar que é algo superficial até ter o seu sofá destruído, vai por mim. Arranjadores são objetos feitos com uma corda que ajuda a controlar o crescimento das unhas dos gatos, além de que arranhar é um ato de chamar atenção dos donos.
Existem vários modelos, desde castelos ostentação até objetos mais simples e que não brigam com a sua decoração.
Caixinha de areia
Diversos modelos de caixas de areia estão disponíveis, desde caixas de plástico retangulares simples até banheirinhos customizados com peneiras acopladas. Os meus usam caixas simples e removo os dejetos com uma pá pequena que veio no kit.
Alterno entre a areia Puts e sílica de grânulos maiores (esta opção é mais cara, mas suja menos). A sílica de grânulos menores pode trazer problemas respiratórios aos gatos.
Troco todo o conteúdo da caixinha de três em três dias e a casa não fica com cheiro de amônia do xixi dos gatos.
Brinquedos
Já gastei muito dinheiro com brinquedos caros, mas os preferidos dos meus gatos são esponjinhas tipo queijinho de maquiagem e elásticos de cabelo. Fazer o que, né? Existem diversas opções com cordas, penas, recheio de catnip, etc. O tempo do dono para dar atenção aos gatos é mais importante do que qualquer brinquedo caro.
O importante é manter o gato entretido, saudável a ativo.
E aí, gateiras? Gostaram das dicas? Tá faltando alguma? Diz aí!
Ótimas dicas!
http://lacinhoparacachorro.com
adorei as dicas, acho que tá bem completinho o post
Parabéns pela matéria! Em casa abandonei o pote com água, não bebiam de jeito nenhum então montamos um bebedouro com uma bombinha de aquário, foi a solução. Quanto aos brinquedos, não adianta gastar, uma caixa de papelão, um pedaço de espiral de apostila fazem a festa dos peludos.