Paletas multifuncionais favoritas!
Maquiagem
Paletas multifuncionais favoritas!
Sistema Velvet – nova base, corretivo e pó de contém1g
Maquiagem
Sistema Velvet – nova base, corretivo e pó de contém1g
Batom marrom – 6 indicações para entrar na tendência!
Maquiagem
Batom marrom – 6 indicações para entrar na tendência!
Dupes nacionais de makes gringas!
Beleza
Dupes nacionais de makes gringas!
Glycolic TX – a nova base do Boticário
Beleza
Glycolic TX – a nova base do Boticário
Máscara de cílios – indicações para cada gosto!
Maquiagem
Máscara de cílios – indicações para cada gosto!
MaquiagemBase Velvet Contém 1g Anti-idade
MaquiagemOpções mais baratas de produtos importados caros
Pets

Você sabe o que são Recompensas Ambientais?

em 01/07/2015 por Sara Favinha

Adestramento Positivo

Como já te mostrei aqui, o adestramento positivo é uma forma gentil e motivacional de ensinar os cães. Através desse treinamento podemos criar, modificar e extinguir comportamentos de acordo com os objetivos do adestramento. No começo do treino, a recompensa que mais usamos é a comida, seja ela a alimentação diária do cão ou petiscos caninos, isso porque com a comida conseguimos recompensar o cão muitas vezes seguidas, criando um comportamento desejado bem rápido.

É muito comum as pessoas acharem que recompensas são só comida e petiscos, mas isso não é verdade! Em pouco tempo de treinamento, assim que o comportamento que desejamos já foi entendido pelo cão, a comida precisa começar a ser substituída por outras recompensas, porque raramente você vai andar com alimentos o tempo todo, certo?

Recompensas ambientais

Recompensas ambientais a gente chama de tudo aquilo que já oferecemos para nossos cães no dia a dia, mas nunca ensinamos à eles que isso tem valor. Nossos relacionamentos, tanto com os cães como com outras pessoas é baseado na troca. Trocamos trabalho por salários, trabalho voluntário por satisfação pessoal, dinheiro por comida, afeto por cuidado e carinho. Com os cães não é diferente. Eles também estão buscando o tempo todo começar coisas boas e fazer com que essas coisas boas continuem acontecendo. No dia a dia temos muitas coisas para trocar com nossos cães, mas a maioria das pessoas não sabe disso. Vou citar alguns exemplos:

  • colo
  • cafuné
  • carinho e atenção quando o dono chega em casa
  • subir no sofá ou cama
  • colocar a guia para passear
  • abrir a porta para passear
  • cumprimentar pessoas no passeio (se o cão gosta de pessoas)
  • cumprimentar cães no passeio (se o cão gosta de cães)
  • cheirar no passeio
  • fazer xixi e cocô no passeio
  • ser solto da guia em parques e praças
  • receber ossinhos e brinquedos
  • receber a comida todos os dias
  • receber água quando acaba do potinho
  • ter acesso à cômodos em que estão pessoas (por exemplo do quintal para dentro de casa)

Ou seja, recompensa pode ser tudo aquilo que já temos para oferecer para nossos cães! É importante entender que essas coisas só vão funcionar como recompensa se for o que o cão deseja no momento e esse desejo vai mudando conforme as necessidades dele.

Então, como substituir a comida por uma recompensa ambiental?

Em primeiro lugar, é importante que o comportamento que você deseja já esteja estabelecido, ou seja, que você tenha certeza de que o cãozinho já entendeu perfeitamente o que você quer dele, por exemplo sentar, deitar, ficar quietinho, não pular. Você pode começar substituindo as recompensas em momentos bem fáceis para o cão, como quando você vai jogar uma bolinha pra ele buscar ou quando vai dar um ossinho para roer, peça o comportamento que você quer antes e em seguida dê a recompensa.

11-formas-do-cachorro-demonstrar-amor-pelo-dono

Outra forma de fazer isso é quando você percebe que o cão quer alguma coisa, por exemplo seu colo. Ao invés de você pegar ele enquanto ele está pulando feito um canguru, peça para ele sentar ou deitar e em seguida pegue no colo. A mesma coisa quando chega em casa, só dê carinho e atenção quando ele sentar, com a repetição ele vai perceber que os pulos não funcionam mais, o que funciona para receber seu carinho é sentar!

Pense nas situações do seu dia a dia e em como você poderia inserir recompensas ambientais para seu cãozinho, mostrando que tudo que é oferecido tem valor e moldando o comportamento dele pra que ele seja cada vez mais educado e admirado pelas pessoas. Me conta nos comentários, vamos conversar mais sobre isso. Até mais! :)

Gostou desse post?
Cadastre-se e receba todas as nossas dicas, artigos e tutoriais por email!
Conversa com a gente
  1. 02/07/2015 às 19:06

    Oi Franci, que bacana que gostou! Os cães vivem nos surpreendendo né? Fico feliz em ter contribuído pra que você entenda mais sobre nossos melhores amigos! Beijos!!

  2. 02/07/2015 às 16:27

    Nunca pensei assim,acho que ela íam gostar mais né?hahahhh

    • 02/07/2015 às 18:52

      Oi Tati, tudo bem? É interessante mesmo, porque a maioria das pessoas pensam na recompensa apenas como petiscos, mas elas podem ser muitas outras coisas. É importante que o cão esteja querendo ela no momento, então você consegue trocá-la por um bom comportamento. :)

      Obrigada pelo seu comentário!

  3. 01/07/2015 às 12:43

    Oi!!
    Acho fofo quando os bichinhos fazem coisas que ensinamos.
    Infelizmente nunca treinei a Zahara pra isso e hoje ela já tem 7 anos. Mas ela entende superrrr o que eu falo e várias vezes faz o que eu peço só de falar “Zahara vai na sala pega a bolinha”hahaha
    Kisses

    • 02/07/2015 às 19:04

      Olá Gih, tudo bem?

      Que bacana que a sua convivência com sua cachorrinha é tão preciosa a ponto de ela entender essas coisas. Sabe qual é uma das maiores habilidades dos cães? A sua capacidade de observação! Eles nos observam o tempo todo e são muito colaborativos, além de inteligentes. Já vi muito cão que nunca recebeu adestramento ser muito educado, isso porque a família é consistente e clara em sua comunicação com o cão. Sua cachorrinha continua aprendendo até hoje, mesmo tendo 7 aninhos. Eles são como nós, podem aprender a vida toda! Aproveite e ensine mais coisas pra ela, tenho certeza de que ela vai adorar!

      Beijos!!

  4. Franci Pacheco
    01/07/2015 às 12:39

    Que incrível isso, nunca tinha pensado nessa hipótese.