Paletas de 9 sombras Ruby Rose
Maquiagem
Paletas de 9 sombras Ruby Rose
Paleta Sunflower Bru Tavares
Maquiagem
Paleta Sunflower Bru Tavares
swatches da base ruby rose natural look
Maquiagem
swatches da base ruby rose natural look
Novas máscaras FOREO UFO
Beleza
Novas máscaras FOREO UFO
Lançamento: Tudo sobre o Anthelios Color Dose da La Roche-Posay
Beleza
Lançamento: Tudo sobre o Anthelios Color Dose da La Roche-Posay
Resenha: Base Flawless Skin Cushion da Klasmé
Maquiagem
Resenha: Base Flawless Skin Cushion da Klasmé
VídeosComo é o cabelo perfeito para você?
MaquiagemA base da minha vida: Lingerie de Peau – Guerlain
Tv, Séries e Livros

5 dicas que vão te ajudar a ler mais

em 12/09/2014 por Gabriela Cubayachi

dicas-para-ajudar-a-ler-mais-blog-e-ai-beleza
Oi pessoal! Tudo bem? Eu sou a Gabi, blogueira do Official Gabi e, a partir de hoje, vou dividir um pouquinho a minha paixão por livros e seriados com vocês por aqui! Para o primeiro post no E aí Beleza, quis fazer algo que pudesse motivar todo mundo a ler um pouquinho mais!

Eu já perdi a conta de quantas vezes alguém diz pra mim que adora ler, mas que não faz isso com tanta frequência, tanto por falta de tempo, quanto de motivação… E posso dizer pra vocês que entendo perfeitamente! Foi justamente por isso que passei a adotar alguns hábitos e, desde então, minhas leituras tem sido muito mais produtivas! Como sei que muita gente passa por isso, achei legal dividir esses hábitos com vocês! Vamos lá?

1. Tenha seu livro em mãos

como-ter-mais-tempo-pra-ler-blog-e-ai-beleza
É claro que você não vai ficar carregando seus livros para todos os lugares possíveis, mas se você for sair para algum lugar onde tenha a possibilidade de ficar à toa por alguns minutos, leve um livro com você! Em vez de ficar jogando Candy Crush na sala de espera do médico ou no horário do almoço, você consegue ler vários capítulos. Talvez você sinta um pouco de dificuldade de concentração no começo, mas isso é normal e logo você acostuma a ler em ambientes públicos. Uma dica ótima é ler no tablet ou comprar edições de bolso e econômicas, já que elas são menores e mais leves do que as edições normais, afinal, ninguém quer carregar um livro super pesado o dia todo, certo?

2. Defina uma meta de leitura

como-ler-mais-no-dia-a-dia-blog-e-ai-beleza
Na minha opinião, leitura precisa ser algo divertido, mas quando você tem dificuldade em se organizar e arrumar tempo para ler, é super válido traçar algumas metas! Por exemplo, se você quer ler seu livro em um mês, divida o número de páginas pelo tanto de dias disponíveis que você tem, assim você consegue ter uma ideia do quanto precisa ler por dia! É claro que isso não é uma regra e nada impede que você leia mais ou menos páginas em um determinado dia, mas é bom ter uma base para que você não se perca!

3. Reserve um horário para leitura

dicas-para-conseguir-tempo-para-ler-e-ai-beleza
Um dos meus maiores problemas, é que eu sempre pensava “ah, tenho muita coisa pra fazer, não posso parar pra ler”, mas desde que comecei a reservar alguns minutos do meu dia pra isso, tenho percebido que é possível arrumar tempo sim! Você não precisa reservar uma hora inteira, se não tiver, mas tente reservar um horário e se comprometer com ele. Pode ser meia hora por dia, uma hora aos finais de semana ou o tempo que você conseguir. Se você ler durante meia hora todos os dias antes de dormir, já é muito melhor do que nada, concorda?

4. Leia sobre assuntos que você gosta

livros-sobre-gastronomia-musica-moda-blog-e-ai-beleza
Essa dica parece muito óbvia, mas não é. Sempre digo que quem não gosta de ler, ainda não encontrou o livro certo. Um erro muito comum que nós cometemos, é querermos ler algo só porque todo mundo está dizendo que é bom, não gostarmos e chegarmos à conclusão de que o problema na verdade é a gente. Você não precisa começar com um best-seller ou um clássico, por isso escolha um livro que tenha a ver com algo que você goste! Pode ser sobre qualquer coisa… Romance, ficção, culinária, moda, arte, viagens, história, quadrinhos e por aí vai. Existem muitas opções e você com certeza vai encontrar algo que tenha curiosidade e afinidade. Dessa forma, você fica mais interessado, mais motivado e consequentemente acaba lendo mais!

5. Não leia por obrigação

blog-e-ai-beleza-livros
Tenha em mente que você não precisa ler! Comece aos poucos, no tempo que você tiver disponível e lendo sobre o que você gosta. Não se preocupe em terminar logo e curta bastante seu livro! Leia, reflita sobre ele, discuta com outras pessoas e tente tirar algo bom daquela história… Tudo isso no seu tempo! Cada livro proporciona uma experiência diferente e o importante, no final das contas, é que a gente aproveite cada uma delas!

Bom, essas são algumas dicas que me ajudam muito! Não leio todos os dias e nem uma quantidade absurda de livros por mês, mas tenho conseguido fazer ótimas leituras que eu estava adiando há bastante tempo! Espero que gostem do post e, caso vocês passem a adotar algum desses hábitos, contem pra gente aqui o que acharam, vamos adorar saber!

E vocês, costumam adotar algum hábito para conseguirem ler mais?

Gostou desse post?
Cadastre-se e receba todas as nossas dicas, artigos e tutoriais por email!
Conversa com a gente
  1. Avatar
    15/09/2014 às 14:28

    Adorei as dicas Gabi! Vou por em prática haha! Desde que começou a faculdade estou tentando ler um livro mas não cheguei nem na metade haha!
    http://estilodeitgirl.blogspot.com.br/
    Beeijos (:

  2. Avatar
    Mic
    15/09/2014 às 13:25

    Olha, eu sempre tive o hábito de ler muito. Muito mesmo xD Mas ultimamente com o trabalho e pós estava deixando de lado….o que me ajudou muito a retomar foi comprar um kindle. Eu sei que tem gente que tem todo o carinho pelo livro de papel e o cheiro e tal, e os que eu mais gosto continuo comprando de papel também. Mas para diversificar, nada melhor do que ter todos os livros que você quer em um aparelhinho prático desses! Beijos, adoro o blog!

    • Karen Bachini
      15/09/2014 às 21:32

      Nossa kindle é uma coisa muito legal e prática mesmo, uma biblioteca na palma de sua mão. :)

  3. Avatar
    15/09/2014 às 09:45

    Concordo com a dica da Gi, de frequentar livrarias. Você tb pode pedir pra alguém te contar um livro, pois aí vai ter a influência do entusiasmo da pessoa na sua leitura…
    O que recomendo mesmo é sempre começar com um livro de contos. Assim você não tem obrigação de le-lo inteiro e são histórias diferentes, com ritmos diferentes, então a pessoa não se entedia.

    Uma dica de site: http://manualpraticodebonsmodosemlivrarias.blogspot.com.br/

    *CONSULTE SEMPRE UM LIVREIRO*

  4. Avatar
    14/09/2014 às 19:40

    Muito legal você postando aqui! Amei as dicas, eu já seguia todas elas, a minha paixão é ler e escrever, sempre carrego um livro na bolsa rs.

  5. Avatar
    Dani
    14/09/2014 às 16:27

    Nossa Gabi, a dica de “ler sobre assuntos que te interessam” foi exatamente o que eu disse pro meu marido começar a ler mais, e, na boa, funcionou muuuuuito!!!! Em 2 meses ele já leu uns 5 livros!!! Tá mais viciado do que eu! Haha
    Seja muito bem vinda, viu! Bjs!

  6. Avatar
    12/09/2014 às 19:42

    Oi Gabriela! Amei o post.. me ajudou a tomar coragem e finalmente criar o hábito da leitura. Com o corre corre do dia a dia fica super dificil “lembrar” de ler, então com certeza vou carregar mais meus livros comigo! Muito obrigada. Beijosss!
    http://www.dezoitoepoucos.com

    • Avatar
      13/09/2014 às 01:50

      Nossa, que delícia ler um comentário assim, Carol! Espero muito que essas dicas ajudem e que você consiga criar esse hábito! No começo
      é difícil, mas vale a pena demaaais! <3

  7. Avatar
    Tamara
    12/09/2014 às 17:56

    Vi o seu livro de guerra dos tronos e comprei o meu faz umas duas semanas, nem coloquei prazo pra terminar de ler pq é osso! sobre aquela ideia de ler 10 livros por ano, esse já vale uns 3!

    • Avatar
      13/09/2014 às 01:47

      Verdadeee, Tamara! Haha, eu amo essa série, mas leio intercalando com outros livros, sabe? Senão vou passar o ano todo sem ler outra coisa! :P

  8. Avatar
    12/09/2014 às 17:15

    Dicas marcadas,pois quero ler com mais frequencia…beijo

  9. Avatar
    12/09/2014 às 16:13

    Gente eu queria muito ler, tem vários livros que eu sou louca pra ler, mas trabalhar, estudar e fazer academia não tão me permitindo! Mesmo que o assunto seja interessante eu durmo ): http://simsemfrescura.blogspot.com/

    • Avatar
      13/09/2014 às 01:45

      Oi Paola! Nossa, imagino! Mas oh, te contar que foi justamente na época que eu estava trabalhando e estudando ao mesmo tempo, que eu comecei a adotar esses hábitos. Tinha dias que eu chegava tão cansada que só queria ver um seriadinho ou dormir, então praticamente só lia aos finais de semana, mas ainda assim foi melhor do que nada e tirei bastante atraso, hehe!

  10. Avatar
    Regina
    12/09/2014 às 16:03

    Leitura se pega o gosto de criança, quem gosta de ler, lê sempre, sem precisar de horário marcado, eu amo ler, não consigo dormir sem ler nem que sejam pouca linhas. Quando to com tempo leio mais, se tenho menos tempo leo menos, mas não vivo sem ler.

    • Avatar
      13/09/2014 às 01:42

      Oi Regina! Concordo que quem lê desde criança, não precisa de taaanta disciplina porque isso já é um hábito, mas acho que nunca é tarde pra pegar o gosto pela leitura! Eu mesma incentivei minha vó, que não tem esse hábito, a ler pelo menos um capítulo por dia… E aos pouquinhos ela foi gostando cada vez mais e está conseguindo ler coisas que antes achava que não ia conseguir, então acho válido incentivar isso pra todo mundo! <3

  11. Avatar
    Gi
    12/09/2014 às 15:39

    Oi, Gabriela! Primeiro, parabéns pelo post! Dos novos colaboradores, este foi o que eu mais curti até agora! E acrescentaria mais um item na sua lsita (posso?! rs): frequentar livrarias! É um ambiente ótimo pra descobrir coisas novas, e acho que complementa o seu item 4, já que temos a oportunidade de dar aquela folheada no livro com calma, inclusive lendo algumas partes, enfim, acho válido tb!
    Bjs

    • Avatar
      13/09/2014 às 01:34

      Ah, que linda! Obrigada Gi, fico super feliz em saber disso! E ameeei sua dica, eu nunca consigo sair do shopping sem pelo menos passar na livraria, confesso! :P Sempre paro pra ver o que tem de novo, o que o pessoal anda lendo e pra namorar alguns livros, isso com certeza é uma ótima motivação pra ler mais! <3

  12. Avatar
    Fiama
    12/09/2014 às 13:56

    Muito boas as dicas! Vou praticar já. Seja bem-vinda, Gabriela!

  13. Avatar
    Franci Pacheco
    12/09/2014 às 13:35

    Eu adorei essas dicas. Um hábito que eu tenho, é de ler, pelo menos, um capítulo por dia :D

    • Avatar
      13/09/2014 às 01:31

      Oi Franci! Ahh, gosto muito de fazer isso também, me ajuda a organizar melhor meu tempo! É uma boa!

  14. Avatar
    Beatriz de Brito
    12/09/2014 às 13:13

    Oieee, gostei bastante do seu post. Sem modéstia, sou uma leitora e tanto e percebi que faço praticamente tudo que você falou, com exceção do “não ler por obrigação” por que mesmo que eu não goste de um livro não consigo abandoná-lo haha. Seja bem vinda ^^

    • Avatar
      13/09/2014 às 01:23

      Oi Biaaa! Obrigada, viu? Fico feliz que tenha gostado! E ah, que legal saber que alguém também faz essas coisas! Funciona super bem, né? Confesso que também não gosto de abandonar livros e sempre dou várias chances pra ver se melhora!

  15. Avatar
    12/09/2014 às 12:52

    Adorei o post, adoro ler e com essas dicas fica ainda mais fácil!
    http://admiravelparanoia.blogspot.com.br/

  16. Avatar
    12/09/2014 às 12:30

    Oi Lindonaaaa
    otimas dicas,,vc arrasa bjsss

  17. Avatar
    Raquel Thomasi
    12/09/2014 às 12:14

    Ótimas dicas Gabriela! Vou tentar colocar em prática e desencalhar alguns livros da estante…
    Adorei as fotos e fiquei louca pela sua bolsinha preta :)

    • Avatar
      13/09/2014 às 01:18

      Oi Raquel! Ah, tenta sim! É só começar aos pouquinhos que logo você consegue desencalhar os livros!
      E que bom que gostou, obrigaada!

  18. Avatar
    Thaiane
    12/09/2014 às 11:27

    Simplesmente AMEI o post, achei as dicas excelentes e super simples de seguir. Vou começar hoje mesmo!

    Esses novos colaboradores estão demais!!!!! Amando tudo, entrando aqui toda hora! Uau *-*

    • Avatar
      12/09/2014 às 17:07

      Oi Tha! Ebaaaa, fico super feliz que tenha gostado! Depois conta pra gente se funcionou, hein? <3

  19. Avatar
    Mariana
    12/09/2014 às 10:20

    Ola! Vejo o blog todos os dias mas nunca sei como começar o comentário rsrsrs. Vamos lá..nem preciso dizer o quanto gosto da Karen, tanto dos posts quanto dos vídeos! Amo as dicas, as sugestões de livros (sou apaixonada por eles). Me identifiquei muito com esse post pois faço exatamente isso! Sempre tenho meu livro comigo, sempre que tenho 10 minutos já corro pra ler. Kah, obrigada pela dedicação, você é demais!! Gabi, seja bem-vinda!! Um beijo enorme meninas!

    • Avatar
      12/09/2014 às 17:04

      Oi Mari! Opa, somos duas então! Amo o blog da Kah e estou supeeeer feliz em colaborar por aqui! <3 E aaah, isso é ótimo, né? Estou na metade de um livro aqui e juro que só peguei pra ler enquanto estava esperando alguma coisa na rua, nem saiu da minha bolsa! :P

      Muuuito obrigada! <3 Beeijo!