Olá meninas lindas! Aqui é a Mayara e finalmente estou de volta, agora pra ficar. Peço desculpas pela ausência, mas o final de ano foi corrido, cheio obrigações com o estúdio e algumas viagens, que fizeram com que eu ficasse distante do blog. Mas aqui estou pra continuar a terceira e última parte da série especial e mais pedida sobre câmeras. Os dois posts anteriores sobre o assunto podem ser visualizados aqui e aqui. Também gostaria de dizer que acabo de criar um instagram, ainda não consegui mexer muito, nem procurar pessoas conhecidas, estou sem facebook e isso dificulta um pouco o processo. Mas, comecei a explorar suas funções e gostaria muito de compartilhar com vocês um pouco do meu olhar por lá, então me sigam: @mayaramegiolaro . E pra quem quiser ver um pouco mais do meu trabalho, é só acessar meu site.
Hoje vou falar sobre as DSLRs e as modernas Mirrorless, que geralmente são o investimento escolhido por quem quer se aprofundar no mundo fotográfico. O assunto sobre o que seria ou não um equipamento profissional gera certa polêmica entre alguns fotógrafos e especialistas, já que existem muitos modelos no mercado e alguns são considerados mais completos e outros menos. Porém, enquanto começava a escrever, lembrei do que um professor me disse certa vez: “se você ganha dinheiro com seu equipamento, não importa qual seja, ele é profissional”. E eu concordo com essa afirmação, mas é claro que um equipamento com mais recursos faz com que o resultado final se torne diferenciado e tenha aquela pegada mais profissional.
DSLRs
DSLR significa Digital Single-Lens Reflex, que seria algo como “câmera digital de reflexo por uma lente”. Nelas, ao invés da imagem ser capturada pelo sensor e dessa forma ser reproduzida numa tela de LCD atrás da câmera, a imagem é refletida por um espelho direto para o visor. Na hora de tirar a foto, esse espelho se recolhe e o sensor captura a imagem. Essas câmeras possuem muitas possibilidades para que o fotógrafo tenha controle total das funções no modo manual. A liberdade de regular a abertura do diafragma, ISO e velocidade são alguns dos recursos úteis para fazer a foto ficar o mais próximo do que o fotografo deseja. Seu preço pode variar entre 1800 a 8000 reais ou mais, dependendo dos acessórios escolhidos, local da compra, entre outros. Possuem lentes intercambiáveis que auxiliam em melhores resultados em diferentes situações.
Importante: Coloquei algumas DSLRs que eu já tive a oportunidade de conhecer e recomendo. Sei que existem muitas outras marcas que as fabricam e que com certeza possuem qualidade excelente, porém nesse segmento meu conhecimento está limitado a Canon e Nikon, por isso não incluí outros fabricantes. Da mesma maneira, existem outros modelos da Canon e Nikon que são um espetáculo, porém nem caberiam todos aqui, então me limitei a alguns exemplos somente.
Mirrorless
Muitos as chamam de híbridas, por possuírem corpo compacto, mas recursos de DSLRs. As câmeras denominadas Mirrorless não têm espelhos para redirecionar a imagem para o visor ótico. Nessas câmeras a luz chega diretamente o sensor, sendo assim, o sensor fica exposto e na maioria dos modelos não é possível visualizar a cena a ser fotografada pelo visor ótico, somente pelo LCD. Com a ausência dos espelhos, um dos maiores benefícios foi a diminuição de tamanho do equipamento. Muitas vezes as DSLRs se tornam desconfortáveis pra carregar em todos os lugares, as Mirrorless vieram pra minimizar esse ponto que pode ser negativo em algumas situações. Elas possuem as queridas lentes intercambiáveis e controles manuais. Seu preço pode ficar entre 1500 e 5000 reais, podendo variar também de acordo com o modelo escolhido, acessórios e local da aquisição.
Lentes
Dizem que a lente é como a alma da câmera, a verdade é que muito do resultado que o fotógrafo quer pode ser influenciado pelo modelo de objetiva escolhida. Digo isso por experiência própria, pois quando comecei na fotografia fiquei decepcionada por não alcançar os resultados que gostaria. Depois de estudar um pouco, descobri que precisava de uma lente que me auxiliasse nesse sentido. Cada objetiva procura atender a diferentes tipos de situações. Existem sim algumas mais versáteis e que podem ser utilizadas em várias situações, porém geralmente as mais específicas trazem resultados finais melhores.
Espero que tenham gostado e aguardem porque nesse ano pretendo estar bem mais presente aqui no blog. Muito obrigada pelos comentários nos outros posts, continuem deixando suas opiniões, dúvidas e sugestões. Quero aproveitar e desejar um 2013 maravilhoso pra todas vocês, um pouco atrasado, mas ainda com muito carinho!
ola!!!Adorei esse especial!Vc poderia me indicar uma câmera semiprofissional?A câmera sera usada basicamente para fotos para o meu blog de beleza…oque vc me indica com um preço bom?obrigada
Indico a t3i da canon! :D
Olá Mayara.. preciso da sua ajuda! heheh ´[e o seguinte procuro uma câmera que faça o fundo desfocado e que tenha a mesma função de deixar somente uma cor na foto, tipo essas coisas, e leio leio e nao entendo nada. eu precisaria de uma camera que fizesse isso e que nao fosse tao cara como a Nikon d5100 como andei pesquisando ou a d3100, existem outras marcas que nao sei se são boas! pode me ajudar?
Amei o post!Comprei uma Sony DSLR A37 16.1 MP com Lentes Intercambiáveis preciso fazer um curso de fotografia ou dá para usar com conceitos básicos? Obrigada.
Acho que dá pra comecar com conceitos basicos :)
mayara a parte sobr as mirrorless esta meio fraquinha Pra quem inicia como eu vale a pena investir numa dslr.? ja tenho uma 3100 nikon mas tenho receio de investir num upgrade e ou mais lentes O que vc acha.?
Adorei a postagem, estou pesquisando por câmeras e me ajudpu bastante. :)
1 sonho: a Canon T4i.
estive pesquisando bem sobre o assunto e virou a minha mini-obsessão atual.
obrigada pela indicação do post, é ótimo!
xox
http://blogdasandracosta.blogspot.com
Tenho uma dúvida cruel: Nikon D3100 ou uma Canon T3???
Qual tem melhor custo benefício? To quase comprando a Canon!
Mayara amei o post! Utilidade publica… rs
Estou nessa busca de uma câmera pra comprar e estou muito tentada pela Sony Alpha da montagem. Mas vi que sua preferencia é pela Canon. Qual a melhor nesse segmento mirrorless, Sony, Canon ou Nikon?!
Tenho uma Canon sx 130is, ela é compacta mas consigo fazer mts coisas com ela
Obrigada por comentar linda, sou suspeita pra falar pois adoro a marca. :)
Amo esses posts sobre fotografia!
Que ótimo linda! Te espero nos próximos posts sobre o assunto. :)
Muito bacana esse especial câmeras. É ótimo ter a opinião de quem entende e de quem tb é “gente como a gente” e conhece o q é ser uma pessoa interessada em fotos e não profissional rsrsrs
Fico feliz que tenha gostado linda! Volte sempre. :)
Também adoro este tipo de post, é smepre muito útil!!! Mas ainda tenho uma dúvida: das mais acessíveis no mercado, qual você recomentaria para tirar fotos bem de perto, aquelas fotos que a gente consegue ver direitinho os detalhes de um batom ou de um anel, por exemplo? Por que com as câmeras que eu tenho, este tipo de foto sempre sai sem foco :(
Olá linda! Obrigada pelo comentário. Não sei qual câmera você utiliza, mas se for uma compacta por exemplo, você pode tentar usar o recurso “macro” (geralmente é uma florzinha o símbolo) e apertar devagar o disparador pra focar, antes do clique principal. Se não for esse o caso, me diz mais detalhes pra eu tentar ajudar. :)
Oi! Sim, eu sei, conheço esse recurso e já utilizo, mas mesmo assim não consigo fotos nítidas quando quero me aproximar de algum objeto. Tenho uma compacta Kodak C183 e uma GE x500. Então eu penso em comprar uma outra máquina que pudesse fazer fotos mais próximas, captar detalhes com foco, por isso te perguntei se vc conhece alguma que não seja tão cara e que funcione melhor nesse sentido!! Será que só as profissionais?
Então Li, não conheço essas câmeras que você citou pessoalmente pra ter uma opinião mais formada sobre elas. Porém, no dia a dia utilizo uma Sony compacta e consigo fazer fotos bem de perto com ela, com um foco bom (é uma DSC-WX7). Sobre as profissionais, você consegue ter mais controle da foto com elas, mas tudo depende também da lente que está utilizando e das configurações por exemplo. Desculpe não poder ajudar mais, é que fica difícil dar um parecer com certeza sem visualizar o que ocorre. Obrigada pelo comentário linda. :)
Ok, obrigada, sigo acompanhando os posts, bjs!!!
Olá!
Estou amando os seus posts. Acho que eles atingem a todos!
Acabei de comprar uma Nikon D3100…mas me sinto meio perdida, sabe? Sou nova no assunto, mas quis investir pensando em ter uma máquina legal por muito tempo.
Você indica leituras ou cursos rápidos (incluindo vídeos na internet) que podem me ajudar a entender melhor como posso usar ela e aproveitar os recursos?
OBRIGADAAAA
Oi linda! A D3100 é uma ótima câmera. No momento não me recordo de algum curso ou vídeo específico pra te indicar viu. Tem um livro que eu acho bem bacana, é o “Prática Fotográfica – Guia de Consulta Rápida”. Vou tentar abranger assuntos relacionados a recursos nos próximos posts, espero ajudar. :)
Adoro post’s de fotografia!
Que bom linda! Nesse ano pretendo escrever bastante sobre o assunto. Obrigada pelo comentário. :)
Amei o post, estou nessa dúvida também ..
Obrigada Tati linda! :)
Oi! quando voce vai escolher uma lente, vem escrito na embalagem pra que ela serve?por exemplo,pra fotografar no escuro/ao livre/em locais muito claros?eu sempre tive essa duvida.
Ah, fui escolher uma camera pra começar e me decidi pela nikon d3100(:
Oi Lari! Não vem escrito tão específicamente não. Na verdade, vem informando alguns dados da lente que demonstram suas características, dessa forma dá pra chegar a uma conclusão sobre o assunto. Vou fazer um post só sobre objetivas e como escolher uma, espero ajudar. :)
Amei o post, estou nessa dúvida também ://
Beijos,
Pamela
Lixar, Polir, Pintar!
Oi linda! Obrigada pelo comentário. :)